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Alternativas para combater a violência urbana nos estados brasileiros
eddiens7
Introdução Excelente parágrafo. Apresenta contextualização, problematização e tese. Nenhuma observação a ser feita. D1 "Esse cenário decorre do fato de que uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista [...]" *Não faz muito sentido dizer que um governante sLeia mais
Introdução
Excelente parágrafo. Apresenta contextualização, problematização e tese. Nenhuma observação a ser feita.
D1
“Esse cenário decorre do fato de que uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista […]”
*Não faz muito sentido dizer que um governante se orienta por um viés individualista. Entendi sua colocação, entretanto, faria mais sentido se o termo “individualista” fosse substituído por populista, esquerdista, socialista ou, simplesmente, corrupto.
D2
“[…] acarreta num aumento da insegurança popular, visto que (vírgula) sem as devidas medidas governamentais (vírgula) há uma vulnerabilidade social […]”
Conclusão
“[…] é mister a atuação governamental *na violência* (no combate à violência) urbana nos estados brasileiros.”
“Assim, cabe ao governo […]” *Qual esfera do governo? Goveno Federal, Estadual… ?
Obs. A conclusão está muito boa, e bem detalhada. Porém, em uma redação em que o tema trata do combate à violência, não faz muito sentido utilizar a educação como o principal meio de intervenção. Quem combate o crime é a polícia e o recrudescimento do vigor das leis. Nesse sentido, a educação seria um complemento dessa solução.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
200 – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativoargumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
200 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
160 -Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Espero que minhas cosiderações auxiliem na evolução de seus textos. Bons estudos !!!
See lessO agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro
eddiens7
O texto carrega uma série de erros de pontuação e de estrutura (separação em parágrafos). Como eu não sei se isso foi um erro de digitação ou de fato falta de conhecimento do autor, não irei corrigir esse aspecto. Introdução “O homem nascer bom, mas a sociedade a corrompe”. Essa máxima dita pelo filLeia mais
O texto carrega uma série de erros de pontuação e de estrutura (separação em parágrafos). Como eu não sei se isso foi um erro de digitação ou de fato falta de conhecimento do autor, não irei corrigir esse aspecto.
Introdução
“O homem nascer bom, mas a sociedade a corrompe”. Essa máxima dita pelo filósofo iluminista Rousseau, representa uma característica atemporal e comportamental na sociedade moderna. Enquanto, ao observar (observa-se) o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro, nota-se uma corrupção moral do indivíduo, a qual adota uma conduta indiferente diante da problemática. Nesse sentido, em virtude do agravamento da fome, e da falta de comida no para os brasileiros, esse determinismo (que determinismo???), além de potencializar a permanência dos fatos, corrobora com o pensamento de Rousseau.
Obs. Enquanto, ao observar (observa-se) o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro, nota-se uma corrupção moral do indivíduo. *Erro: 2 tempos verbais em um mesmo período. Observar/nota-se*
“[…] esse determinismo (que determinismo???), além de potencializar a permanência dos fatos […]” *argumento raso*
Tome nota que todas as informações do seu texto devem estar intimamente relacionadas. Você abordou o “determinismo”, todavia, essa informação não fora previamente estabelecida.
D1
Em primeiro lugar, é necessário destacar o agravamento da fome(novamente? Você já abordou esse aspecto na introdução. Traga algo novo.) como um fator que dificulta atenuação do entrave, visto que as classes sociais mais baixa da população, não tem o que comer. No conto machadiano “A causa secreta” atrevas de um personagem fortuna, há uma abordagem sobre o tema universal: a falta de empatia evidenciando a ausência desse caráter prejudica relações interpessoais, em especial, a atuação adequada contra empecilhos na sociedade. A par desse raciocínio, é exatamente esta a questão, sem uma base sólida o corpo social não reconhece o agravamento da fome, como um episódio grave e urgente, seguindo desinteressado e corrompido, conforme a máxima de Rousseau(não faça recall do parágrafo anterior no D1, nem no D2).
Obs. Parágrafo desorganizado e argumentos desconexos. A saber, você não pode redigir que ”o agravamento da foi é um fator que dificulta a atenuação do entrave” por dois motivos: primeiro porque essa informação já havia sido supracitada e segundo porque isso é o próprio entrave. É como dizer que a existência do crime dificulta o combate ao crime, é redundante.
D2
Em segundo lugar, percebe-se que a falta de comida no país(informação sem procedência. O Brasil tem condições de alimentar praticamente o mundo inteiro. Se há pessoas passando fome o problema é logístico e financeiro.), simboliza uma deficiência estrutural uma vez que os cidadãos que não tem condições de ter uma alimentação, acaba(acabam) passando essa necessidade, por falta de dinheiro e trabalho. De acordo com a constituição federal de 1988, e dever do estado fomentar mecanismos capazes de reduzir os problemas sociais, atreves de verbas públicas e conscientização em massa. Entretanto, tais garantais não cumpridas pelo órgão, ao passo que o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro.
Obs. Parágrafo desorganizado.
Conclusão
Depreender-se, portanto, a necessidade de combater o agravamento da fome no Brasil, para tanto cabe ao governo executar projetos, isso será efetivado com a ajudar do ministério da cidadania, para que o governo possa fomentar mecanismos capazes de reduzir a fome e a desigualdade com intuito de resolver a problemática. Desse modo, tornou-se-a um princípio fundamental dos cidadãos, anulando a ideologia de Rousseau, e certamente validando os direitos constitucionais.
Obs. Faltou detalhamento
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Não atribuirei nota
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
80 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
80 – Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
80 – Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Espero que minhas considerações auxiliem na evolução de seus textos.
See lessBons estudos :)
Doenças Mentais
eddiens7
O texto ficou com um caráter expositivo (tal qual uma manchete de jornal). As citações são sempre bem-vindas, sobretudo na introdução. Entretanto, busque enriquecer com argumentos e fechando com uma tese bem definida. Observe os textos mais bem avaliados da redação do enem ou de outros concursos e vLeia mais
O texto ficou com um caráter expositivo (tal qual uma manchete de jornal). As citações são sempre bem-vindas, sobretudo na introdução. Entretanto, busque enriquecer com argumentos e fechando com uma tese bem definida. Observe os textos mais bem avaliados da redação do enem ou de outros concursos e vestibulares e busque “copiar” a estrutura. Com a prática você chegará à perfeição.
See lessOS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
eddiens7
Introdução “Governar é abrir estradas” foi uma das frases citadas pelo presidente Washington Luís Pereira de Sousa, {nos anos de 1926 até 1930} (informação desnecessária). {Em seu trabalho constante, ele deixava em evidência que obras e estradas em suas melhores aplicações poderiam consolidar os camLeia mais
Introdução
“Governar é abrir estradas” foi uma das frases citadas pelo presidente Washington Luís Pereira de Sousa, {nos anos de 1926 até 1930} (informação desnecessária).
{Em seu trabalho constante, ele deixava em evidência que obras e estradas em suas melhores aplicações poderiam consolidar os caminhos do desenvolvimento do país.} (falta de objetividade)
Sugestão: Segundo o ex-presidente, a realização de obras e estradas garantem a consolidação do desenvolvimento do país.
Tais fatos, propiciaram para que no século XXI, os rumos do espaço urbano tomassem como posse a mobilidade urbana. No entanto, a mobilidade urbana configurou-se em altos fluxos de transporte e pessoas e consequentemente o sobrecarregamento do espaço. (tese mal explorada)
D1
Em primeiro plano, cabe ressaltar que os altos fluxos de transportes e pessoas advém do estímulo e aquisição de carros para a locomoção urbana, já que, com linhas de metrô escassas, trens desconfortáveis e ônibus que circulam em estado precário, a alternativa individual de deslocamento com mais qualidade se torna propícia. Além disso, os caminhos dos pedestres, (vírgula mal empregada) apresentam perigo a idosos, deficientes e demais indivíduos com movimentação limitada, por conta das calçadas esburacadas. Desse modo, o conforto e segurança buscado pela população faz-se optativa na utilização dos automóveis.
Obs. Excelente parágrafo.
D2
Ademais, as ideias proferidas do governo JK expandiram o engrandecimento do transporte individual, fomentando também a implementação das empresas automobilísticas no Brasil. Entretanto, seus resultados vistos até os dias atuais, potencializaram o sobrecarregamento do espaço, gerando os longos congestionamentos durante o trânsito e reiterando a diminuição da qualidade de vida proporcionada pela má mobilidade urbana.
Obs. Bom parágrafo. Entretanto, achei um pouco curto. Você poderia explorar um outro fator que contribui para o congestionamento que é a falta de planejamento na industrialização do Brasil (ocorrida na ditadura de Vargas e desenvolvida no governo JK).
Conclusão
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Ministério do Transporte e o Estatuto da Cidade devem viabilizar e gerenciar geólogos, engenheiros e urbanistas, para melhorar o espaço urbano e aliado à essas melhorias, a ampliação de linhas de metrô no território brasileiro, por meio de investimentos financeiros, a fim de garantir pleno bem-estar da população, facilitando a locomoção urbana e com intuito de desincentivar a busca pelo transporte individual. Logo, o Brasil se distanciará de seu passado histórico, rumo a mobilidade adequada e digna.
Obs. Perfeito
Parabéns pela produção.
See lessNOTA 1000
LEIS DA INTERNET
eddiens7
Não é uma redação aos moldes do ENEM nem de Concursos mas você trouxe boas referências e citações. Lembre-se que uma redação deve apresentar: 1. Introdução (parágrafo para contextualizar, problematizar e apresentar as teses) 2. Desenvolvimento 1 ou D1 e Desenvolvimento 2 ou D2 (parágrafos de argumenLeia mais
Não é uma redação aos moldes do ENEM nem de Concursos mas você trouxe boas referências e citações.
Lembre-se que uma redação deve apresentar:
See less1. Introdução (parágrafo para contextualizar, problematizar e apresentar as teses)
2. Desenvolvimento 1 ou D1 e Desenvolvimento 2 ou D2 (parágrafos de argumentação)
3. Conclusão (parágrafo que deve conter a proposta de intervenção)
Efeitos das redes sociais na realidade
eddiens7
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa - 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. Competência 2: Compreender a proposta de redaçãoLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120
Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Introdução
Hodiernamente é fundamental o uso das redes sociais na resolutividade e praticidade dos desafios que o mundo moderno impõe. Frente à *A* isso, faz-se imperiosa à *A* análise das vantagens e desvantagens que a mesma pode apresentar.
Obs: Parágrafo muito curto, faltou contextualizar e apresentar a tese. Você apenas problematizou.
D1
Em primeiro plano, percebe-se o crescimento das redes sociais de forma avassaladora, nota-se que cada uma possui seus objetivos e públicos específicos. Neste contexto, o uso ponderado traz vantagens como nenhum meio de comunicação foi capaz de trazer, visto que a mesma permite solucionar diversos percalços mesmo que à *A* quilômetros de distância. Ademais, possibilita interação com o meio social em tempo real, oferecendo uma forma rápida e eficaz de comunicar algo para grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Obs: Parágrafo expositivo. Você não trouxe argumentos, dados, fontes e etc… capazes de convencer o leitor.
D2
Por outro lado, as redes socias *SOCIAIS* podem trazer efeitos negativos, por exemplo, a dependência de se manter conectado para sentir- se visto no mundo digital, deixando de fazer coisas importantes no mundo físico. Neste cenário *VÍRGULA* (o conectivo sempre vem acompanhado com a vírgula) é notório a criação de perfis falsos para propagar informações racistas e preconceituosas com objetivo de ferir a integridade das pessoas. Analogamente *VÍRGULA* (o conectivo sempre vem acompanhado com a vírgula) muitos golpistas apropriam-se de dados pessoais que são fáceis de serem encontrados nas redes sociais, e aproveitam para praticar delitos. Em bora *EMBORA*, (vírgula mal empregada) muitos acreditam *ACREDITEM* que as redes sociais seja uma terra sem lei, o Código Penal Brasileiro, traz em seu decreto a Lei 12.737/12, que disciplinou a pena para crimes cometidos na internet.
Obs: Senti um pouco de desorganização no parágrafo. A citação da lei deveria vir no início do parágrafo e ser trabalhada durante o mesmo.
Conclusão
Em resumo, medidas devem ser tomadas para coibir ou mitigar os efeitos negativos presente nas redes sociais. Para isso, é fundamental que os pais orientem e fiscalizem seus filhos de forma direta e indireta, estabelecendo horário e frequência de uso desses aplicativos e sobretudo pesquisar que tipo de conteúdo está sendo consumido por eles. Em parceria *VÍRGULA* as Instituições de Ensino *ensino* necessitam elaborar projetos por meio de palestras e oficinas, alertando os jovens sobre os riscos que o mundo virtual pode oferecer. Em consonância *VÍRGULA* a população precisa denunciar casos de crimes virtuais, para assim os poderes públicos fazerem cumprir a lei. Somente então, a problemática poderá ser atenuada e os internautas de boa índole poderão acessar suas redes sociais com mais segurança.
Obs: A intervenção está muito boa. Porém, em nenhum momento do texto você citou a importância da ação dos pais e na conclusão você “joga” essa informação.
See lessA dinâmica do meio ambiente durante a pandemia de covid-19
eddiens7
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa - 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. Competência 2: Compreender a proposta de redaçãoLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 40
Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 40
Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 80
Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Introdução
Para a OMS- Organização mundial de Saúde- pandemia é *A* disseminação mundial de uma nova doença. Neste contexto *VÍRGULA* (o conectivo sempre vem acompanhado de vírgula) o caso mais recente em nosso história é a pandemia de covid-19, decretada em 2020, que assolou grande parte da humanidade alterando a dinâmica do meio ambiente. Neste sentido fica evidente que o cenário caótico ocorre não só pela alteração do meio, mas também, pela falta de recursos para conter o avanço da doença.
Obs: Faltou estabelecer uma tese bem definida. Não consigo visualizar os eixos de argumentação do seu texto.
D1
sob uma primeira análise, percebe -se que enquanto as pessoas cobriam seus rostos, choravam seus mortos que não podiam velar (frase sem sentido); o mundo paralisado dava lugar para uma nova dinâmica do meio ambiente, onde as águas ficaram mais limpas, animais tinham maior liberdade para circular em seu habiat *HABITAT* e as emissões diária de dióxido de carbono tiveram redução de 17% em âmbito mundial, segundo pesquisa realizada pela revista Nature Climate Chang. Por outro lado *VÍRGULA* (o conectivo sempre vem acompanhado de vírgula) com a redução das atividades econômicas, ouve *HOUVE* expressivo aumento da taxa de desemprego, demissão em massa e escassez de produtos essenciais para o consumo humano.
Obs: O parágrafo ficou bem confuso. Inicialmente você tenta retratar o sentimento de tristeza causado pelas mortes da pandemia. Entretanto, na continuação do parágrafo, você aborda o nível de poluição da água, emissão de CO2, livre circulação de animais e etc… Ficou o famoso “sem pé nem cabeça” haha. Tente delimitar bem o campo da argumentação para não tangenciar nem fugir do tema.
D2
Em uma segunda análise, assim como em outros países , o Brasil teve perdas irreparáveis, porém com agravos maiores por ser um país que está em processo de desenvolvimento e importa a maioria dos seus produtos; com a chegada da pandemia o setor saúde teve maior impacto negativo pela falta de medicamentos e equipamentos de proteção individual EPIs). Além disso, pesquisa realizada pela OPAS- Organização Pan- Americana de Saúde- aponta interrupções nos serviços essenciais de saúde, como redução das cirurgias eletivas e em todas as demais áreas. Visto que muitos profissionais foram infectados com covid-19 e sofriam com a exaustão laboral.
Obs: Parágrafo expositivo.
Conclusão
Por tanto, urge a intervenção do Ministério da Saúde juntamente com seus conselhos em ampliar suas relações comerciais, por meio de contrato, afim de fomentar recursos para á saúde, recuperar serviços que foram interrompidos e mitigar o impacto de covid-19. Somente assim a problemática poderá ser resolvida e os indivíduos poderão viver de forma harmônica com o meio ambiente.
Obs: A intervenção está completa porém curta, pouco detalhada e explorada.
See lessComo garantir a humanização no atendimento ao público no setor saúde
eddiens7
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa - 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Competência 2: Compreender a proposta de redação e apLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao
tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Introdução
“A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante da nação, garante no art.4, […]” (vírgula mal empregada)
Correção: garante, em seu art. 4, atendimento […]
“Conquanto, tal prerrogativa não tem se verberado (reverberado) com ênfase na prática, quando observada, dificultando […]” (vírgula mal empregada)
Correção: […] não tem se reverberado com ênfase na prática quando observada, dificultando, desse modo, […]
D1
“Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para fazer-se cumprir as Políticas Socias já existentes, (ponto) o descaso […]”
“Nesse sentido, a sociedade vítima das negligencias sofrem com a falta de recursos no setor saúde, como a falta de medicamentos, profissionais qualificados e recursos tecnológicos, que faz (fazem) toda diferença na qualidade dos serviços oferecidos.”
“Para o filósofo contratualista John Locke, (este processo) configura- se violação do” contrato social” já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a falta de atendimento humanizado e acolhedor, o que lamentavelmente ainda é evidente no setor saúde do nosso país.”
Correção: É muito importante retomar as ideais, caso contrário o leitor terá a impressão de que aquela informação foi jogada ou está desconectada com o texto.
D2
Esqueceu de fechar o parênteses mas vou deixar passar.
“[…]aponta que 10% da população brasileira adulta (vírgula) ou seja (vírgula) ( 15,5 milhões de pessoas) já se sentiram discriminada na rede de saúde tanto na pública quanto na privada.”
Conclusão
“[…] por meio de, (não existe essa vírgula) palestras […]”
Estou muito feliz por notar e acompanhar a sua evolução.
See lessContinue assim !!!
Jovens consomem remédios sem receita e risco à saúde aumenta
eddiens7
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa - 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Notei erros de grafia e de uso da vírgula. CompetênciLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Notei erros de grafia e de uso da vírgula.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Introdução
Dados do Conselho Federal de Medicina indicam que aproximadamente 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem qualquer orientação médica, entretanto, essa prática é ainda mais frequente na população jovem. Ademas (ademais), esse costume corrobora para o aumento das intoxicações causada por drogas exógenas e leva à internações ou óbitos que poderiam ser evitados se os órgãos competentes fiscalizassem com mais rigor a distribuição desses fármacos. Dessa forma é necessário que medidas sejam tomadas para conter o consumo indevido e conscientizar a população sobre seus efeitos adversos.
“Dessa forma é necessário que medidas sejam tomadas para conter o consumo indevido e conscientizar a população sobre seus efeitos adversos.” Essa frase cai melhor na conclusão, a introdução é o momento de você convidar o leitor para discutir sobre o tema. Portanto, ao invés de falar que medidas são necessárias para o combate, diga que é necessário discutir o tema.
O parágrafo está muito bom. Atende os tópicos: contextualização, problematização e tese.
D1
Em primeiro plano, a Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA, é o principal órgão responsável pela fiscalização que pode eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde do consumidor, porém, não isenta a responsabilidade de cada indivíduo.
“Outrossim, utilizam da internet para diagnosticar possíveis patologias e já associam ao tratamento medicamentoso, e de fato realizam por meio da internet sem uma receita ou avaliação medica . Contudo, essa prática acaba sendo prejudicial, pois a avaliação medica e os exames laboratoriais acabam sendo ignorados, podendo agravar ainda mais o quadro clínico do paciente.” Essa parte ficou mal conectada.
Não fosse essa “inconsistência” o parágrafo estaria perfeito.
D2
Sob esse viés, (não é um bom modo de iniciar o D2) Sugestão: Ademais, outrossim, por outro lado e etc…
muitos adeptos da automedicação desconhecem o tempo adequado da utilização, a dosagem, os efeitos adversos e a interação medicamentosa; embora, alguns fármacos podem parecerem inofensivos, (vírgula mal empregada) eles causam efeitos deletérios no organismo, (vírgula mal empregada) quando consumidos de forma errada. Um exemplo comum é o uso rotineiro de analgésico que pode causar efeitos transitórios simples até um quadro de insuficiência renal levando a pessoa a fazer hemodiálises .
Bom parágrafo.
Conclusão
Portanto, medidas devem ser tomadas por parte do Ministério da Saúde-MS (a siga é desnecessária), em parceria com o Conselho de Farmácia, para mitigar o uso inadequado de remédios. Além disso, devem fomentar políticas públicas voltadas para a promoção e prevenção de saúde da comunidade, isso pode ser feito através de, mutirões com atendimento multidisciplinar; contratar mais médicos da família por meio de concurso ou processo seletivo. Dessa forma, a população terá uma cobertura de saúde adequada com o intuito de diminui as entraves causadas pela automedicação.
Intervenção completa.
Essa foi a sua melhor redação dentre as que eu corrigi. Tente sempre seguir esse modelo, aprimorando-o, certamente será bem sucedida.
See lessA importância da proteção das crianças no Brasil
eddiens7
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa - 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Competência 2: Compreender a proposta de redação e apLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Introdução
Na atual realidade do Brasil, a temática da proteção das crianças tem gerado divergência no âmbito familiar e social (boa frase introdutória). Neste sentido (vírgula) alguns aspectos merecem destaque como: a exploração do trabalho infantil e o abandono de incapaz. Esses fatores exigem uma intervenção de forma globalizada para evitar danos vindouros na vida dessas crianças, que um dia será (serão) adulto (adultos) bem sucedidos ou incapacitados psicologicamente para enfrentar os desafios.
Boa introdução, contextualização, problematização e tese bem definidos.
D1
É notório que a exploração de crianças priva-as de seus direitos que são previstos em lei, como (o) direito de brincar, estudar, alimentar-se, saúde e lazer dentre outros. neste cenário a família deve ser o seu principal escudo protetor, entretanto (vírgula) acaba explorando- as, muitas vezes de forma inconsciente e cultural, para aumentar a renda familiar. O ECA ( Estatuto da Crianças e do Adolescente) no seu art. 60, deixa claro que é proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.
Ótimo desenvolvimento.
D2
O Código Penal Brasileiro afirma que ao abandonar uma criança que é incapaz de se defender dos riscos resultantes do abandono é crime previsto em lei, com pena de 4 a 12 anos de reclusão no caso de morte do indefeso. Ratifica-se que que o cuidado com o menor não é de responsabilidade apenas da família, mas sim de toda sociedade que deve intervir nos fatores que podem causar dano a vida da criança.
O parágrafo está bom, mas poderia ser mais explorado.
Conclusão
Dessa forma (vírgula) para maximizar a proteção dessas crianças (vírgula) cabe ao Poder Público juntamente com o CONANDA (Conselho Nacional das Crianças e dos Adolescentes), e as escolas trazerem para a comunidade por meio de palestras e oficinas educativas, informações claras, para que todos tenham ciência que a abdicação dessa responsabilidade é crime e pode resultar em prisão e o vulnerável sofre danos físicos, mentais e emocionais no curso de sua vida adulta . Ademais a ampliação no número de creches ou casas de acolhida, com profissionais capacitados evita que as mesmas sofram com esse tipo de situação.
Intervenção completa.
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