O agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro

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“O homem nascer bom, mas a sociedade a corrompe”. Essa máxima dita pelo filósofo iluminista Rousseau. Representa uma característica atemporal e comportamental na sociedade moderna. Enquanto, ao observar o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro. Nota-se uma corrupção moral do indivíduo, a qual adotar uma conduta indiferente diante da problemática. Nesse sentido, em virtude do agravamento da fome, e da falta de comida no para os brasileiros, esse determinismo. Além de potencializar a permanência dos fatos, corrobora com o pensamento de Rousseau.
Em primeiro lugar, é necessário destacar o agravamento da fome como um fator que dificulta atenuação do entrave, visto que as classes sociais mais baixa da população, não tem o que comer. No conto machadiano “A causa secreta” atrevas de um personagem fortuna, há uma abordagem sobre o tema universal: a falta de empatia evidenciando a ausência desse caráter prejudica relações interpessoais, em especial, a atuação adequada contra empecilhos na sociedade. A par desse raciocínio, é exatamente esta a questão, sem uma base sólida o corpo social não reconhece o agravamento da fome, como um episódio grave e urgente, seguindo desinteressado e corrompido, conforme a máxima de Rousseau.
Em segundo lugar, percebe-se que a falta de comida no país, simboliza uma deficiência estrutural uma vez que os cidadãos que não tem condições de ter uma alimentação, acaba passando essa necessidade, por falta de dinheiro e trabalho. De acordo com a constituição federal de 1988, e dever do estado fomentar mecanismos capazes de reduzir os problemas sociais, atreves de verbas públicas e conscientização em massa. Entretanto, tais garantais não cumpridas pelo órgão, ao passo que o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro.
Depreender-se, portanto, a necessidade de combater o agravamento da fome no Brasil, para tanto cabe ao governo executar projetos, isso será efetivado com a ajudar do ministério da cidadania, para que o governo possa fomentar mecanismos capazes de reduzir a fome e a desigualdade com intuito de resolver a problemática. Desse modo, tornou-se-a um princípio fundamental dos cidadãos, anulando a ideologia de Rousseau, e certamente validando os direitos constitucionais.

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3 Correções

  1. O texto carrega uma série de erros de pontuação e de estrutura (separação em parágrafos). Como eu não sei se isso foi um erro de digitação ou de fato falta de conhecimento do autor, não irei corrigir esse aspecto.

    Introdução
    “O homem nascer bom, mas a sociedade a corrompe”. Essa máxima dita pelo filósofo iluminista Rousseau, representa uma característica atemporal e comportamental na sociedade moderna. Enquanto, ao observar (observa-se) o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro, nota-se uma corrupção moral do indivíduo, a qual adota uma conduta indiferente diante da problemática. Nesse sentido, em virtude do agravamento da fome, e da falta de comida no para os brasileiros, esse determinismo (que determinismo???), além de potencializar a permanência dos fatos, corrobora com o pensamento de Rousseau.

    Obs. Enquanto, ao observar (observa-se) o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro, nota-se uma corrupção moral do indivíduo. *Erro: 2 tempos verbais em um mesmo período. Observar/nota-se*

    “[…] esse determinismo (que determinismo???), além de potencializar a permanência dos fatos […]” *argumento raso*
    Tome nota que todas as informações do seu texto devem estar intimamente relacionadas. Você abordou o “determinismo”, todavia, essa informação não fora previamente estabelecida.

    D1
    Em primeiro lugar, é necessário destacar o agravamento da fome(novamente? Você já abordou esse aspecto na introdução. Traga algo novo.) como um fator que dificulta atenuação do entrave, visto que as classes sociais mais baixa da população, não tem o que comer. No conto machadiano “A causa secreta” atrevas de um personagem fortuna, há uma abordagem sobre o tema universal: a falta de empatia evidenciando a ausência desse caráter prejudica relações interpessoais, em especial, a atuação adequada contra empecilhos na sociedade. A par desse raciocínio, é exatamente esta a questão, sem uma base sólida o corpo social não reconhece o agravamento da fome, como um episódio grave e urgente, seguindo desinteressado e corrompido, conforme a máxima de Rousseau(não faça recall do parágrafo anterior no D1, nem no D2).

    Obs. Parágrafo desorganizado e argumentos desconexos. A saber, você não pode redigir que ”o agravamento da foi é um fator que dificulta a atenuação do entrave” por dois motivos: primeiro porque essa informação já havia sido supracitada e segundo porque isso é o próprio entrave. É como dizer que a existência do crime dificulta o combate ao crime, é redundante.

    D2
    Em segundo lugar, percebe-se que a falta de comida no país(informação sem procedência. O Brasil tem condições de alimentar praticamente o mundo inteiro. Se há pessoas passando fome o problema é logístico e financeiro.), simboliza uma deficiência estrutural uma vez que os cidadãos que não tem condições de ter uma alimentação, acaba(acabam) passando essa necessidade, por falta de dinheiro e trabalho. De acordo com a constituição federal de 1988, e dever do estado fomentar mecanismos capazes de reduzir os problemas sociais, atreves de verbas públicas e conscientização em massa. Entretanto, tais garantais não cumpridas pelo órgão, ao passo que o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro.

    Obs. Parágrafo desorganizado.

    Conclusão
    Depreender-se, portanto, a necessidade de combater o agravamento da fome no Brasil, para tanto cabe ao governo executar projetos, isso será efetivado com a ajudar do ministério da cidadania, para que o governo possa fomentar mecanismos capazes de reduzir a fome e a desigualdade com intuito de resolver a problemática. Desse modo, tornou-se-a um princípio fundamental dos cidadãos, anulando a ideologia de Rousseau, e certamente validando os direitos constitucionais.

    Obs. Faltou detalhamento

    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    Não atribuirei nota

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    80 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    80 – Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    80 – Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    Espero que minhas considerações auxiliem na evolução de seus textos.
    Bons estudos :)

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  2. Olá… Gostei muito dos artifícios utilizados (filósofo, obra literária, constituição), porém acho que precisa organizar em parágrafos mais claros. Observer alguns obstáculos em relação à pontuação e gramatica, mas a o tema está bem explicito. Senti falta de uma conclusão apresentando uma resolução (efetiva) para o problema do “agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro”. Espero que tenha ajudado.

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  3. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:140

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:140

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:120

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:120

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:80

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