Estudante

OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

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“Governar é abrir estradas” foi uma das frases citadas pelo presidente Washington Luís Pereira de Sousa, nos anos de 1926 até 1930. Em seu trabalho constante, ele deixava em evidência que obras e estradas em suas melhores aplicações poderiam consolidar os caminhos do desenvolvimento do país. Tais fatos, propiciaram para que no século XXI, os rumos do espaço urbano tomassem como posse a mobilidade urbana. No entanto, a mobilidade urbana configurou-se em altos fluxos de transporte e pessoas e consequentemente o sobrecarregamento do espaço.

Em primeiro plano, cabe ressaltar que os altos fluxos de transportes e pessoas advém do estímulo e aquisição de carros para a locomoção urbana, já que, com linhas de metrô escassas, trens desconfortáveis e ônibus que circulam em estado precário, a alternativa individual de deslocamento com mais qualidade se torna propícia. Além disso, os caminhos dos pedestres, apresentam perigo a idosos, deficientes e demais indivíduos com movimentação limitada, por conta das calçadas esburacadas. Desse modo, o conforto e segurança buscado pela população faz-se optativa na utilização dos automóveis.

Ademais, as ideias proferidas do governo JK expandiram o engrandecimento do transporte individual, fomentando também a implementação das empresas automobilísticas no Brasil. Entretanto, seus resultados vistos até os dias atuais, potencializaram o sobrecarregamento do espaço, gerando os longos congestionamentos durante o trânsito e reiterando a diminuição da qualidade de vida proporcionada pela má mobilidade urbana.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Ministério do Transporte e o Estatuto da Cidade devem viabilizar e gerenciar geólogos, engenheiros e urbanistas, para melhorar o espaço urbano e aliado à essas melhorias, a ampliação de linhas de metrô no território brasileiro, por meio de investimentos financeiros, a fim de garantir pleno bem-estar da população, facilitando a locomoção urbana e com intuito de desincentivar a busca pelo transporte individual. Logo, o Brasil se distanciará de seu passado histórico, rumo a mobilidade adequada e digna.

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3 Correções

  1. Oi!

    O seu domínio da escrita parece ótimo, exceto por alguns desvios (especificamente com o uso da vírgula).

    Não tenho muita coisa a oferecer sobre desenvolvimento, espero que outro usuário possa fazer isso.

    Algumas observações a mais:

    1 – Prolixidade. Manter a simplicidade nas frases pode ser muito vantajoso pra ti! Quanto menos palavras você necessitar para transmitir as suas ideias, melhor fica.
    O TEXTO: “…ele deixava em evidência que obras e estradas em suas melhores aplicações poderiam consolidar os caminhos do desenvolvimento do país”
    SUGESTÃO: “…ele deixava evidente que obras e estradas bem aplicadas poderiam consolidar o desenvolvimento do país.”

    O TEXTO: “No entanto, a mobilidade urbana configurou-se em altos fluxos de transporte e pessoas e consequentemente o sobrecarregamento do espaço.”
    SUGESTÃO: “No entanto, a mobilidade urbana proliferou altos fluxos de transporte e, consequentemente, deu início a uma sobrecarga.”

    O TEXTO: “com linhas de metrô escassas, trens desconfortáveis e ônibus que circulam em estado precário, a alternativa individual de deslocamento com mais qualidade se torna propícia”
    SUGESTÃO: “com a precariedade dos transportes públicos, a alternativa individual de deslocamento se torna propícia.”

    O TEXTO: “a fim de garantir pleno bem-estar da população, facilitando a locomoção urbana e com intuito de desincentivar a busca pelo transporte individual.”
    SUGESTÃO: “a fim de garantir o bem-estar da população, facilitando a locomoção urbana e diminuindo a necessidade de meios individuais de transporte.”

    2 – A introdução está com falta de encaminhamento argumentativo.

    Espero que isso seja útil a ti.

    • 2
  2. Introdução
    “Governar é abrir estradas” foi uma das frases citadas pelo presidente Washington Luís Pereira de Sousa, {nos anos de 1926 até 1930} (informação desnecessária).

    {Em seu trabalho constante, ele deixava em evidência que obras e estradas em suas melhores aplicações poderiam consolidar os caminhos do desenvolvimento do país.} (falta de objetividade)
    Sugestão: Segundo o ex-presidente, a realização de obras e estradas garantem a consolidação do desenvolvimento do país.

    Tais fatos, propiciaram para que no século XXI, os rumos do espaço urbano tomassem como posse a mobilidade urbana. No entanto, a mobilidade urbana configurou-se em altos fluxos de transporte e pessoas e consequentemente o sobrecarregamento do espaço. (tese mal explorada)

    D1
    Em primeiro plano, cabe ressaltar que os altos fluxos de transportes e pessoas advém do estímulo e aquisição de carros para a locomoção urbana, já que, com linhas de metrô escassas, trens desconfortáveis e ônibus que circulam em estado precário, a alternativa individual de deslocamento com mais qualidade se torna propícia. Além disso, os caminhos dos pedestres, (vírgula mal empregada) apresentam perigo a idosos, deficientes e demais indivíduos com movimentação limitada, por conta das calçadas esburacadas. Desse modo, o conforto e segurança buscado pela população faz-se optativa na utilização dos automóveis.

    Obs. Excelente parágrafo.

    D2
    Ademais, as ideias proferidas do governo JK expandiram o engrandecimento do transporte individual, fomentando também a implementação das empresas automobilísticas no Brasil. Entretanto, seus resultados vistos até os dias atuais, potencializaram o sobrecarregamento do espaço, gerando os longos congestionamentos durante o trânsito e reiterando a diminuição da qualidade de vida proporcionada pela má mobilidade urbana.

    Obs. Bom parágrafo. Entretanto, achei um pouco curto. Você poderia explorar um outro fator que contribui para o congestionamento que é a falta de planejamento na industrialização do Brasil (ocorrida na ditadura de Vargas e desenvolvida no governo JK).

    Conclusão
    Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Ministério do Transporte e o Estatuto da Cidade devem viabilizar e gerenciar geólogos, engenheiros e urbanistas, para melhorar o espaço urbano e aliado à essas melhorias, a ampliação de linhas de metrô no território brasileiro, por meio de investimentos financeiros, a fim de garantir pleno bem-estar da população, facilitando a locomoção urbana e com intuito de desincentivar a busca pelo transporte individual. Logo, o Brasil se distanciará de seu passado histórico, rumo a mobilidade adequada e digna.

    Obs. Perfeito

    Parabéns pela produção.
    NOTA 1000

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  3. Correção ———————————————————————————————————–

    Introdução – Coerente utilizar fatos históricos como forma de ambientar o leitor em sua narrativa, uma boa introdução correta mas as vezes prolixa ! Dica : É sempre bom recitar o tema na introdução , para encaminhar sua argumentação.

    Desenvolvimento – Seu desenvolvimento foi bom ! você apontou fatores importantes de forma muito correta , mas sugiro ressaltar de forma mais clara os ” desafios” enfreados pela população , além de mostrar seu posicionamento sobre o tema .

    Intervenção – Girllllllllll ! que intervenção foi essa ? PERFEITO ( no meu ponto de vista ) , Você cumpriu todas os requisitos de proposta de intervenção , E esse detalhamento ? ( de milhões ) , não ficou furo algum !! , muito coerente .

    Parabéns ! Espero que tenha ajudado de alguma forma !
    Continue . ” a prática leva a perfeição…”
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