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O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DESIGUALDADE HUMANA
eddiens7
Olá, antes da correção sugiro que dê enter entre os parágrafos pois facilita a leitura. Vamos lá. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa - 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desLeia mais
Olá, antes da correção sugiro que dê enter entre os parágrafos pois facilita a leitura. Vamos lá.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Introdução
Há alguns erros gramaticais e de coesão.
” ‘Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade’, fala do filósofo Albert Einstein,(vírgula mal empregada) ̶ ̶c̶o̶n̶g̶r̶u̶e̶n̶t̶e̶ ̶a̶o̶ ̶c̶e̶n̶á̶r̶i̶o̶ (sem coesão), (vírgula mal empregada) acerca do trabalho na contemporaneidade.”
“Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade”, fala do filósofo Albert Einstein acerca do trabalho na contemporaneidade.
“De forma análoga, observamos que o mundo globalizado alega uma nova forma de inovação, através da flexibilidade de horários, a tecnologia, a fuga de estereótipos e a preocupação ambiental.” (erro de concordância/não há necessidade de artigo ou preposição)
Ou você escreve: […] da flexibilidade de horários, DA tecnologia, DA fuga de estereótipos e DA preocupação ambiental.
Ou: […] da flexibilidade de horários, tecnologia, fuga de estereótipos e preocupação ambiental. (prefiro assim)
“No entanto, tais particularidades não são cem por cento efetivadas, visto que,” (vírgula mal empregada)
“[…] há esforços para que se mantenham as relações de regresso, como os trabalhos análogos à escravidão.” evite esse tipo de argumentação, quem no mundo está se esforçando para manter as relações de trabalho escravo? Seria preferível se você redigisse: “[…] visto que, hodiernamente, ainda existem relações de trabalho similares à escravidão.”
O parágrafo está bem construído, você direcionou muito bem a problemática e a tese.
D1
Revolução industrial teve início no século XVIII, mais precisamente em 1750.
Excelente parágrafo.
D2
Novamente uma argumentação um tanto quanto fora da realidade. Embora existam sim casos de trabalho escravo isso é exceção da regra, historicamente falando as jornadas de trabalho nunca foram tão curtas, a remuneração nunca foi tão alta e tampouco a projeção de escalada de carreira nunca foi tão positiva. O seu próprio dado confirma isso: “cerca de 370 mil trabalhadores vivendo em situação precária” dentro de um cenário com 2,8 milhões de trabalhadores. Argumente e exponha os dados como exceção da regra.
Fora isso o parágrafo está muito bem estruturado.
Conclusão
“[…] e asseguram (vírgula)em conjuntura com o Ministério do Trabalho, as relações ambíguas e de maior”
Intervenção completa.
Espero que minhas considerações auxiliem na evolução de seus textos.
See lessBons estudos !!! :)
A CRACOLÂNDIA E SEUS DESAFIOS NO BRASIL
eddiens7
Introdução "[...] transtornos mentais: Toc, Déficit de atenção [...]" (toc e déficit não são grafados com letra maiúscula) Obs. Parágrafo muito bem construído, problematização, contextualização e tese bem consistentes. D1 Obs. Ótima argumentação mas faltou a autoria do argumento para dar substânciaLeia mais
Introdução
“[…] transtornos mentais: Toc, Déficit de atenção […]” (toc e déficit não são grafados com letra maiúscula)
Obs. Parágrafo muito bem construído, problematização, contextualização e tese bem consistentes.
D1
Obs. Ótima argumentação mas faltou a autoria do argumento para dar substância ao texto, sempre importante citar alguma referência para reforçar sua ideia.
D2
Obs. O parágrafo ficou meio confuso e desorganizado. Lembre-se de usar conectivos para ligar um período à outro, caso contrário ficará parecendo apenas frases soltas no texto, sem objetividade.
Sugestão
Ademais, é importante salientar o acesso fácil às drogas, “que” [onde] (não faz sentido pois você não fez referência a nenhum lugar) implica aos dependentes a compra e a comercialização das mesmas, fomentando um crescente número de pessoas interligadas ao uso. “Segundo” O Filósofo Platão já [dizia] : “De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar”. “Dessa forma” Se não temos um controle sobre o meio, o espaço pode ser tomado. De forma análoga, o acesso às drogas “deve ser dificultado pelas forças policiais” [deve ser o meio de menor eficácia ao convívio destes dependentes químicos] (confuso). Sob esse viés, é fundamental a mediação dos governantes e o policiamento nos locais onde se realocam os indivíduos.
Conclusão
“Além disso, o Ministério da Segurança Pública, por intermédio de investimentos governamentais, possa fornecer o policiamento[…]” (ao invés de “possa fornecer” use “forneça”
Obs. Intervenção completa.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Lembro de ter corrigido um texto seu, percebi uma notória evolução. Continue assim.
See lessEspero que minhas considerações auxiliem na evolução de seus textos.
Bons estudos !!! :)
Empreendedorismo Social: É Possível?
eddiens7
Introdução Parágrafo bem construído, porém os argumentos ficaram um pouco rasos. Poderia explorar mais o aspecto comparativo entre o retorno de empreendedores sociais e os comuns. D1 Ficou muito expositivo e pouco argumentativo. D2 Excelente parágrafo. Conclusão A intervenção ficou incompleta. ComoLeia mais
Introdução
Parágrafo bem construído, porém os argumentos ficaram um pouco rasos. Poderia explorar mais o aspecto comparativo entre o retorno de empreendedores sociais e os comuns.
D1
Ficou muito expositivo e pouco argumentativo.
D2
Excelente parágrafo.
Conclusão
A intervenção ficou incompleta. Como o governo irá garantir essa “renda fixa”? Qual o órgão?
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 120
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Espero que minhas considerações ajudem na evolução de suas redações.
See lessBons estudos !!! :)
A invisibilidade dos Povos Indígenas
eddiens7
COMPETÊNCIA 1: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA - 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. COMPETÊNCIA 2: COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLeia mais
COMPETÊNCIA 1: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA – 160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
COMPETÊNCIA 2: COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM PROSA – 120
Desenvolve o tema por meio de argumentação rasa e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
COMPETÊNCIA 3: SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA – 120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
COMPETÊNCIA 4: DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO – 160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
COMPETÊNCIA 5: ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS – 160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Introdução.
“Mas genericamente, podemos observar […]” (vírgula mal empregada) *Mas, genericamente, podemos observar […]
“[…] há uma violação da mesma, relacionada aos povos indígenas, acerca de resquícios, pela colonização do país […]” (vírgula mal empregada) *há uma violação da mesma, relacionada aos povos indígenas acerca de resquícios pela colonização do país
Obs. Boa contextualização, trazendo a Constituição Federal como fundamento do argumento. Porém a problemática e a tese poderia ser melhor trabalhada. Lembre-se que a argumentação deve ser consistente, logo, o advérbio “genericamente” deixa sua argumentação vaga. Além disso, a problemática também está “solta”. De que maneira esses “resquícios” de colonização influencia na invisibilidade do povo indígena atualmente?
D1
“[…] é ressaltado os traços fortes em que a colonização do território brasileiro trouxe a invasão lusitana” (eu acho que entendi a mensagem, mas a frase foi mal construída)
Obs. O parágrafo ficou muito expositivo, aspecto que deve ser evitado em um texto dissertativo-argumentativo. Sua intencionalidade na redação deve ser se posicionar acerca do tema, e não explicar o tema.
D2
“[…] e a selvageria” (ausência de crase) *e à selvageria
Há uma dificuldade de interpretação desse parágrafo por causa de desvios na pontuação.
Sugestão: Ademais, nota-se como os povos indígenas são analisados pela sociedade, sendo estereotipados e não sendo reconhecidos como integrantes da sociedade. Obtém-se uma imagem atrelada à corpos nus, penas nas cabeças, moradias em ocas e à selvageria. Aspectos retratados na obra “Iracema” do escritor José de Alencar. Essa obra foi parte do projeto de criação de uma identidade nacional pela elite e contribuiu substancialmente para a invisibilidade social dos grupos indígenas no país.
Obs. O parágrafo também ficou expositivo, embora menos do que o anterior. Busque ser objetiva na argumentação. Você mostrou bom conhecimento trazendo a citação da obra de José de Alencar, portanto, explore mais no aspecto de como a obra se faz relevante na problemática real (fora da ficção).
Conclusão.
“medidas são necessárias para amenizar o impasse” (para *solucionar o impasse)
Obs. Boa intervenção. Apresentou mais de solução (muito bom), porém senti falta do “quem?” na primeira.
Espero que minhas considerações auxiliem na sua evolução.
See lessBons estudos!
Lutando Por Espaço (Desafios atuais das grandes cidades brasileiras).
eddiens7
Competência 1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa - 120 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais e de convenções de escrita. Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto - 160 Desenvolve o tema por meioLeia mais
Competência 1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa – 120
– Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados.
Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120
Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Intervenção que respeite os direitos humanos – 80
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema.
Obs. na introdução.
– “ocupavam espaço — mesmo que, de maneira temporária” (vírgula mal empregada)
– […] “ocupavam espaço […] quer que estivessem” (não há concordância)
– “também progrediu mudaram seus costumes” (ausência de vírgula)
A introdução ficou pobre. Contextualização rasa (enriqueça-a incluindo um contexto histórico ou citação, por exemplo), ausência de problemática e de tese bem definidas.
Obs. no desenvolvimento.
– “desequilíbrio desproporcional” (redundância)
– “Socioeconomicamente falando” (marcas de oralidade) Seria preferível se você escrevesse: “no aspecto socioeconômico…”, ou então, “na esfera socioeconômica” etc… Lembre-se que você está redigindo um texto dissertativo-argumentativo, e não “falando”.
– “outra opção, senão, optar […]” (vírgula mal empregada)
– “Quanto mais espaços são ocupados, mais a cidade torna-se populosa.” (redundância)
É altamente recomendável a divisão do desenvolvimento em 2. Caso contrário você limita a sua redação a apenas um eixo de argumentação
Obs. na conclusão.
– “[…] relata que “Para todas as cidades é proposto […]” (erro gramatical, aspas não é pontuação que exija letra maiúscula)
– “[…] 30% das distâncias de viagem.” (o ponto final vem após as aspas)
– “[…] com muita vontade política e empenho por parte dos agentes privados” (isso não é meio de intervenção, opte por leis, decretos, campanhas etc…)
A conclusão parecia desenvolvimento até a parte do “cabe ao poder público […]” onde você propôs uma solução para o problema, ainda que de maneira pouco detalhada.
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