Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Desafios atuais das grandes cidades brasileiras

Desafios atuais das grandes cidades brasileiras

TEXTO I

“Além dos problemas com educação, saúde e segurança, a mobilidade, a sustentabilidade e a sociodiversidade são os três temas que começam a se tornar essenciais para qualquer cidade no mundo, segundo Jaime Lerner, arquiteto e urbanista especialista em mobilidade sustentável.

Em sua palestra durante o Fórum Volvo de Mobilidade, realizado em Curitiba, Lerner alertou que não podemos perder nunca a visão da cidade, pois isso vai ser cada vez mais importante no futuro se quisermos avançar. “Chegou o momento de pensar na mobilidade a partir do crescimento das cidades, não somente a partir dos veículos e de uma visão parcial das cidades”, disse o arquiteto.

Segundo Lerner, a cidade é o nosso retrato de família. “Embora não seja um patrimônio histórico e cultural, (as cidades) são referências em nossa vida. Por esse motivo, eu defendo a tese de que é importante fazer uma transformação imediata, uma acupuntura urbana e criar uma nova energia para a cidade. Tudo tem que ser viabilizado rápido e sem desperdício”. 

Fonte: https://transportemoderno.com.br/2015/06/17/os-desafios-urbanos-das-cidades-no-mundo/ – Acesso em 14.12.2021.

 

TEXTO II

“Basicamente, as cidades constituem-se a partir de seus sítios ou espaços centrais, expandindo-se a partir de então. Nesse ínterim, as classes economicamente mais abastadas tendem a localizar-se nas proximidades desse centro, uma vez que são esses os espaços mais caros e valorizados.

Com o passar do tempo, esses centros principais tornam-se sobrecarregados e inchados, e a evolução das técnicas vai permitindo que as práticas e serviços desloquem-se a partir de novos subcentros. Estes vão tornando-se mais valorizados, o que encarece os preços dos terrenos e eleva os custos sociais, proporcionando o afastamento das populações mais pobres e a ocupação pela população mais rica.

A segregação urbana, como podemos ver, revela as contradições econômicas e sociais da sociedade contemporânea sobre o espectro do espaço geográfico”. 

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/segregacao-urbana.htm – Acesso em 14.12.2021.

 

TEXTO III

“A implantação de um modelo de “cidade compacta” traz benefícios à saúde da população urbana. Testado em seis cidades do mundo, inclusive São Paulo, o modelo promove mudanças no uso do solo, aproximando a moradia dos locais de trabalho, reduz as distâncias percorridas e estimula a utilização do transporte público e ativo (feito a pé ou na bicicleta). O estudo internacional, com a participação da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, mostra que tais alterações podem estimular as atividades físicas e reduzir emissões de poluentes. Com isso, diminui-se também a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares e respiratórias, e a diabetes tipo 2. O trabalho é descrito em artigo da revista The Lancet.

Além de São Paulo, o modelo foi aplicado nas cidades de Boston (Estados Unidos), Copenhague (Dinamarca), Deli (Índia), Londres (Reino Unido) e Melbourne (Austrália) por estudiosos dos países pesquisados. “A ideia foi avaliar o impacto à saúde da implantação do modelo de cidade compacta. Isso inclui um uso mais diversificado e adensado do solo, distâncias menores e o favorecimento a um sistema de transporte sustentável, menos individual e com utilização de matrizes limpas de energia, conforme as recomendações da ONU”, diz Thiago Hérick de Sá, pós-doutorando da FSP, que participou do trabalho”.

Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/cidades-compactas-podem-melhorar-qualidade-de-vida-da-populacao-urbana/ – Acesso em 14.12.2021.

A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, a respeito do tema: Desafios atuais das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas? Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Conteúdo relacionado

6 Comments

  1. O Brasileiro sofre muito com o desemprego nas maiorias das cidades tipo: São Paulo sofre com muitos desabrigados, os empregos abaixaram. Na Bahia muitos sofrem com desempregos e vários outros lugares, essa devia ser a pauta já que estamos falando de desafios

  2. Acho esses temas muito interessante e de muito importante para a sociedade onde vivemos, já que muitas cidades tem diversos problemas pela falta de uma boa utilização da ocupação e do uso do solo de uma cidade. Há varios exemplos disso: o movimento pendular que muitos trabalhadores acabam fazendo porque moram longe do trabalho; O engarrafamento; A falta de segurança em certos locais da cidade; A moradia em lugares de risco a vida como por exemplo áreas que ocorrem risco de deslizamento de terra.

Comente