Estudante

A importância da proteção das crianças no Brasil

  • 2

Na atual realidade do Brasil, a temática da proteção das crianças tem gerado divergência no âmbito familiar e social.  Neste sentido alguns aspectos merecem destaque como: a exploração do trabalho infantil e o abandono de incapaz.  Esses fatores exigem  uma intervenção de forma  globalizada para evitar danos vindouros na vida dessas crianças, que um dia será adulto bem sucedidos ou incapacitados psicologicamente para enfrentar os desafios.

É notório que a exploração de crianças priva-as de seus direitos que são previstos em lei, como direito de brincar, estudar, alimentar-se, saúde e lazer dentre outros. neste cenário a família deve ser o seu principal escudo protetor, entretanto acaba explorando- as, muitas vezes de forma inconsciente e cultural, para aumentar a renda familiar. O ECA ( Estatuto da Crianças e do Adolescente) no seu art. 60, deixa claro que é proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

O Código  Penal Brasileiro afirma que ao abandonar uma criança que é incapaz de se defender dos riscos resultantes do abandono é crime previsto em lei, com pena de 4 a 12 anos de reclusão no caso de morte do indefeso. Ratifica-se que que o cuidado com o menor não é de responsabilidade apenas da família, mas sim de toda sociedade que deve intervir nos fatores que podem causar dano a vida da criança.

Dessa forma para maximizar a proteção dessas crianças  cabe ao Poder Público juntamente com o CONANDA (Conselho Nacional das Crianças e dos Adolescentes), e  as escolas trazerem para a comunidade por meio de  palestras e oficinas educativas, informações claras, para que todos tenham ciência  que a abdicação dessa responsabilidade é crime e pode resultar em prisão e o vulnerável sofre danos físicos, mentais e emocionais no curso de sua vida adulta .  Ademais a  ampliação no número de  creches ou casas de acolhida, com profissionais capacitados  evita que as mesmas sofram com esse tipo de situação.

 

 

Obs: colegas ainda estou tendo muita dificuldade para redigir a dissertação, estou levando em média  4h, mas tento sempre corrigir os erros das redações anteriores em um novo tema.

 

Compartilhar

8 Correções

  1. Olá, tudo bem? Bom, vou tentar te ajudar supondo que sua redação seja para o Enem.

    INTRODUÇÃO: Na atual realidade do Brasil, a temática da proteção das crianças tem gerado divergência no âmbito familiar e social. Neste sentido alguns aspectos merecem destaque como: a exploração do trabalho infantil e o abandono de incapaz. Esses fatores exigem uma intervenção de forma globalizada para evitar danos vindouros na vida dessas crianças, que um dia será adulto bem sucedidos ou incapacitados psicologicamente para enfrentar os desafios.

    –> Primeiramente, acho que seria interessante você acrescentar um repertório sociocultural na sua introdução, pode ser uma menção a um filme, uma frase de um pensador, dentre outros desde que tenha relação com o tema. Além disso, senti uma certa desordem na na formulação do parágrafo, como por exemplo, os argumentos que você vai trabalhar nos parágrafos seguintes que foram colocados no final da segunda linha.. tente pesquisar sobre como elaborar uma introdução.

    D1: É notório que a exploração de crianças priva-as de seus direitos que são previstos em lei, como direito de brincar, estudar, alimentar-se, saúde e lazer dentre outros. neste cenário a família deve ser o seu principal escudo protetor, entretanto acaba explorando- as, muitas vezes de forma inconsciente e cultural, para aumentar a renda familiar. O ECA ( Estatuto da Crianças e do Adolescente) no seu art. 60, deixa claro que é proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

    –> Atente-se ao uso de conectivos! seria interessante colocar conectivos no início dos parágrafos, nesse parágrafo em específico você poderia começar com: Primeiramente, De início, Em primeiro lugar, Inicialmente, entre outros. senti também que faltou uma relação maior do repertório com os argumentos, e os argumentos também podiam ter sido mais aprofundados.

    Para o seu terceiro parágrafo eu indico as mesmas dicas acima.

    Com relação a conclusão, você usou conectivos e apresentou os elementos necessários, porém uma outra dica que dou é se atentar a ortografia e também a ordem em que apresenta os elementos constituintes da conclusão (agente, ação, modo/meio efeito e detalhamento) pesquise um pouco sobre isso também!

    Enfim, espero ter ajudado de alguma forma, tenho certeza que irá melhorar muito, continue se esforçando.
    Bons estudos! <3

    • 2
  2. Oi, bom dia!

    Eu gostei da sua redação, você mostrou conhecer o tema. Acho que o único problema foi como você organizou as informações, que ficaram pouco jogadas no meio do texto.

    Na conclusão, você poderia cortar “escolas”, como agente, já que já colocou a Conanda e o poder público, ou trocar por Ministério da educação, que daria mais propriedade para o texto. Um erro gravíssimo é que você não colocou a ação e foi direto para o meio.

    Eu também tenho problemas com o tempo da dissertação, uma coisa que me ajuda é fazer um rascunho antes de começar a escrever, com o esqueleto da redação, assim é mais difícil se perder ou travar.

    ~ Boa sorte ^^

    • 1
  3. A redação está boa, porém
    – melhore seus uso de conectivos, lembre-se que eles devem ser usados no início de cada novo parágrafo para que a redação tenha sentido
    – no início da redação comece utilizando alguma referência sociocultural
    – o segundo parágrafo está meio confuso coloque mais ideias pra dar eficácia ao seu texto
    – elabora mais a conclusão

    • 1
  4. Olá
    A sua redação está muito bem elaborada a indrodução, o desenvolvimento está 10. Mas é necessário que voce melhore a pontuação, e algumas expressões e elabore mais o texto. O segundo parágrafo está meio confuso coloque mais idéias pra dar eficácia ao seu texto. A sua conclusão está um pouco a desejar, pense em mais algumas idéias para deixar o seu texto enriquecido e prezivel.
    Mas no geral a sua redação está boa não está nota 1000 mas está boa.

    • 1
  5. Boa noite!
    Gostei muito da sua redação, eu como iniciante notei alguns pontos a serem destacados:
    Falta de conectivos no inicio dos parágrafos. A suas ideias estavam um pouquinho confusas, acho que poderia rearranja-las de uma melhor forma, no mais, gostei bastante, foque em repetições e em diminuir seu tempo que sei que conseguirá

    • 1
  6. Olá, tudo bem? Vou tentar te ajudar um pouco com o que sei usando como base as competências do ENEM.

    – Em primeiro lugar, tomar cuidado, pois sempre que há vírgula após o uso de conectivos interparágrafos e intraparágrafos. Por exemplo, não contem vírgula após os conectivos utilizados para iniciar o desenvolvimento 1 e a conclusão;

    – O uso de pronomes oblíquos átonos a todo momento pode causar erros, simplifique sua escrita para que não haja riscos quanto a perca de pontos na competência 01;

    – Aconselho que estude um pouco sobre regência verbal;

    – Busque utilizar a intertextualidade em todos os parágrafos, salvo o conclusivo. Isso vai enriquecer seu texto. No texto você utilizou bem no desenvolvimento, mas faltou na introdução;

    – Estude o uso de conectivos e tente decorar alguns para utilizar não somente no início de parágrafos, mas também entre os períodos deles;

    – Organize melhor suas ideias, busque um passo a passo, pois assim sua nota ficará maior na competência 03.

    Espero ter ajudado, boa sorte e bons estudos!

    • 1
  7. Oii tudo bem? Gostei muito de sua redação você mostrou ter domínio sobre o tema. Mas, pensando na competência 3 do ENEM é notável que ouve um pouco de desequilíbrio aí, as informações muito jogadas sem muita coesão. Há alguns erros de digitação como alguns espaços desnecessários, mas acho q isso não seria um problema quando escrita em um papel né? Já a sua conclusão eu achei bem vaga, pois é um tema que abrange muitas maneiras para se intervir e você poderia ter aprofundado mais e não colocar apenas as escolas. Senti falta de conectivos entre os parágrafos, mas nada q um bom treinamento não te ajude. Quanto ao tempo que você se queixou, se você for prestar seu vestibular esse ano é de se preocupar porque 4 horas para fazer uma redação é muito tempo e é quase o tempo inteiro do ENEM por exemplo, mas caso não seja seu ano de prestar vestibular fique tranquila que com o tempo você se acostuma e pega o jeito. Você está no caminho certo!! Parabéns!!!

    • 0
  8. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
    Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200
    Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Introdução
    Na atual realidade do Brasil, a temática da proteção das crianças tem gerado divergência no âmbito familiar e social (boa frase introdutória). Neste sentido (vírgula) alguns aspectos merecem destaque como: a exploração do trabalho infantil e o abandono de incapaz. Esses fatores exigem uma intervenção de forma globalizada para evitar danos vindouros na vida dessas crianças, que um dia será (serão) adulto (adultos) bem sucedidos ou incapacitados psicologicamente para enfrentar os desafios.

    Boa introdução, contextualização, problematização e tese bem definidos.

    D1
    É notório que a exploração de crianças priva-as de seus direitos que são previstos em lei, como (o) direito de brincar, estudar, alimentar-se, saúde e lazer dentre outros. neste cenário a família deve ser o seu principal escudo protetor, entretanto (vírgula) acaba explorando- as, muitas vezes de forma inconsciente e cultural, para aumentar a renda familiar. O ECA ( Estatuto da Crianças e do Adolescente) no seu art. 60, deixa claro que é proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

    Ótimo desenvolvimento.

    D2
    O Código Penal Brasileiro afirma que ao abandonar uma criança que é incapaz de se defender dos riscos resultantes do abandono é crime previsto em lei, com pena de 4 a 12 anos de reclusão no caso de morte do indefeso. Ratifica-se que que o cuidado com o menor não é de responsabilidade apenas da família, mas sim de toda sociedade que deve intervir nos fatores que podem causar dano a vida da criança.

    O parágrafo está bom, mas poderia ser mais explorado.

    Conclusão
    Dessa forma (vírgula) para maximizar a proteção dessas crianças (vírgula) cabe ao Poder Público juntamente com o CONANDA (Conselho Nacional das Crianças e dos Adolescentes), e as escolas trazerem para a comunidade por meio de palestras e oficinas educativas, informações claras, para que todos tenham ciência que a abdicação dessa responsabilidade é crime e pode resultar em prisão e o vulnerável sofre danos físicos, mentais e emocionais no curso de sua vida adulta . Ademais a ampliação no número de creches ou casas de acolhida, com profissionais capacitados evita que as mesmas sofram com esse tipo de situação.

    Intervenção completa.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.