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Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
fernando23
Parabens, sua redação ficou muito boa.. Acho que vc devera mostrar as teses com mais clareza, falar na lata mesmo, isso só ficou visível no 2 desenvolvimento. Voce articula muito bem o texto ligando todas as partes. Obs.: Na conclusão vc mostrou o agente e ação e a finalidade. Faltou o meio/modo e oLeia mais
Parabens, sua redação ficou muito boa.. Acho que vc devera mostrar as teses com mais clareza, falar na lata mesmo, isso só ficou visível no 2 desenvolvimento. Voce articula muito bem o texto ligando todas as partes. Obs.: Na conclusão vc mostrou o agente e ação e a finalidade. Faltou o meio/modo e o detalhamento/aprofudamento, atente-se a isso n próximo que vai ganhar muito mais ponto.
c1 – 160
c2 – 200
c3 – 160
c3 – 200
c5 – 160
n: 880
See lessDesafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
fernando23
Seu texto é muito bom. Apresenta poucos erros de português. Entretando, senti falta de mais contextualização, principalmente na introdução. Acredito que vai perder alguns pontos na 2ª competenca por isso. Achei sua conclusão muito fraquinha, faltou detalhar mais. Outro ponto positivo é que vc articuLeia mais
Seu texto é muito bom.
Apresenta poucos erros de português. Entretando, senti falta de mais contextualização, principalmente na introdução. Acredito que vai perder alguns pontos na 2ª competenca por isso. Achei sua conclusão muito fraquinha, faltou detalhar mais. Outro ponto positivo é que vc articula muito bem o texto.
Sua nota deve ser algo em torno de: 640 – 720.
See lessO preocupante crescimento da automedicação pela sociedade brasileira contemporânea
Matheus Oliveira Higo
Olá DenilsonSantoss! Tudo bem?? Sua redação está muuito boa! Gostaria de sugerir que você tome um pouco de cuidado com o "engessamento" do seu texto, embora seus argumentos estejam muito bem harmonizado, sua redação parece um moldezinho em que você foi encaixando suas ideias. Tente trazer mais autorLeia mais
Olá DenilsonSantoss!
Tudo bem??
Sua redação está muuito boa!
Gostaria de sugerir que você tome um pouco de cuidado com o “engessamento” do seu texto, embora seus argumentos estejam muito bem harmonizado, sua redação parece um moldezinho em que você foi encaixando suas ideias. Tente trazer mais autoria a ela por meio da utilização de repertórios mais direcionados ao tema, como o uso de cloroquina na pandemia.
Falo isso, pois minha professora, que é corretora do Enem, me recomendou a fazer isso, posto que o Enem está tentando acabar com modelos prontos.
Outra coisa que você deve tomar cuidado é usar palavras que indicam sugestão, em sua conclusão. Como: “Tal ação pode ser realizada por meio…” O uso dessas palavras incorre em nota 80 na competência 5, independentemente do número de elementos contidos.
Portanto:
C1- 200 (Gramática espetacular)
C2- 200 (Conhecimento do tema, ótimos repertórios e domínio da dissertação argumentantiva)
C3- 180 (Pra mim é 200, porém, creio que um corretor poderia tirar, em virtude do “engessamento” 160+200./2=180 Sua argumentação está muito boa!)
C4- 200 (Texto muito coeso)
C5- 80 (Para mim sua conclusão é 200, porém, em virtude da grade do Enem, você tiraria 80, devido ao uso do “pode”
860
Você tem muito potencial para chegar no mil, ou próximo a isso!
Continue praticando e se atente às dicas que te passei.
Se tiver alguma dúvida, pode mandar msg! s2
Podes corrigir minha redação?
Link: https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/tema-o-legado-da-escravidao-e-o-preconceito-contra-negros-no-brasil/
Grato
See lessPossíveis ações de combate ao sedentarismo infantil no Brasil.
Sarobs
Olá, gostei bastante da sua redação mas tem alguns pontos que podem ser melhorados. No primeiro paragrafo você apresentou sua tese, no segundo e terceiro parágrafo você soube argumentar mas poderia ter se aprofundado um pouco mais e na sua conclusão também. No último parágrafo você retomou brevementLeia mais
Olá, gostei bastante da sua redação mas tem alguns pontos que podem ser melhorados.
See lessNo primeiro paragrafo você apresentou sua tese, no segundo e terceiro parágrafo você soube argumentar mas poderia ter se aprofundado um pouco mais e na sua conclusão também.
No último parágrafo você retomou brevemente sua tese e trouxe a solução do problema, porém poderia ter focado em algo, tal como os meios de combate e detalhamento dela.
Estigmas associados às doenças mentais
Vhgujkjkh
Você utilizou um repertório coringa no início, o que pode salvar em certas situações,entretanto nesse contexto não ficou muito adequado ao tema, não se encaixou muito bem, além disso você colocou uma frase pronta que não se adequou de forma alguma a esse tema: "Nesse esteio, é fato que essa vicissitLeia mais
Você utilizou um repertório coringa no início, o que pode salvar em certas situações,entretanto nesse contexto não ficou muito adequado ao tema, não se encaixou muito bem, além disso você colocou uma frase pronta que não se adequou de forma alguma a esse tema: “Nesse esteio, é fato que essa vicissitude advém da mentalidade capitalista”. Somado a isso, há muitas palavras complicadas, que podem,na verdade, confundir o corretor.
See lessNo d1 novamente há o uso de muuitas palavras complicadas, que não dificultam o entendimento, além disso, você poderia ter desenvolvido as causas e consequências, destacando que prejuízos as pessoas portadoras de distúrbios mentais sofrem e como isso afeta seu dia-a-dia. Sobre o repertório sociocultural, ficou bom e encaixpu-se perfeitamente.
No d2, há o uso de menos palavras complicadas, o que deixou o entendimento fluido e claro, ficou muito bom, e você desenvolveu muito bem as causas e consequências, parabéns, ótimo parágrafo.
A conclusão ficou bem completa, com todos os elementos necessários , ótima.
TEMA: Invisibilidade e registro cívil: Garantia de acesso à cidadania no Brasil.
Vhgujkjkh
Seu repertório da introdução se encaixa bem com o tema, há alguns errôneos de ortografia mesmo, como cidadões, que na verdade é cidadãos. Além disso, na tese você poderia ter dito que o direito à cidadania é universal apenas teoricamente, já que milhares de pessoas na prática não têm esse direito peLeia mais
Seu repertório da introdução se encaixa bem com o tema, há alguns errôneos de ortografia mesmo, como cidadões, que na verdade é cidadãos. Além disso, na tese você poderia ter dito que o direito à cidadania é universal apenas teoricamente, já que milhares de pessoas na prática não têm esse direito pela falta do registro civil. Gostei que você marcou os dois argumentos que serão desenhados, mostra um planejamento de texto, parabéns.
See lessNo d1, você escolheu um bom argumento, seu repertório cultural histórico foi bom também, mas acho que você poderia ter aprofundado mais, destacando as consequências desse problema na vida do cidadão, que fica sem escola ou trabalho, por exemplo, mas não ficou ruim da forma que você desenvolveu também, ficou legal, apenas esse detalhe a acrescentar.
Sobre o d2, não ficou muito claro quando você fala em indicar as regularidade dos registros civis, faltou desenvolver e explicar melhor. O repertório cultural ficou bom.
Por fim, a conclusão tem todos os elementos, e ficou boa a retomada do repertório citado na introdução, porém não ficou muito legal esse ministério da educação ou da saúde, você tem que apontar co clareza qual órgão deve ser usado na resolução do problema.
Mas no geral , seu texto está bom sim, parabéns.
Os desafios para o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade (enem)
beatriz1511
Olá, Alice! Ao ler sua redação, percebi um projeto de texto e uso satisfatório de conectivos. Seu repertório é bem coringa, mas para o enem é ótimo. Pontuarei alguns aspectos que julgo serem importantes para uma redação 900+. Na sua introdução, eu adiantaria os dois argumentos. Por exemplo, "EntretaLeia mais
Olá, Alice! Ao ler sua redação, percebi um projeto de texto e uso satisfatório de conectivos. Seu repertório é bem coringa, mas para o enem é ótimo. Pontuarei alguns aspectos que julgo serem importantes para uma redação 900+.
See lessNa sua introdução, eu adiantaria os dois argumentos. Por exemplo, “Entretanto, isso não acontece quando observamos os desafios entre a sustentabilidade e o desenvolvimento, tanto pelo (arg 1 – no caso do seu texto me parece falta de investimento estatal ), quanto pelo (Arg 2 – desperdício)”. e finalizaria com um “Dessa maneira, essa problemática urge ser solucionada para que a Constituição seja obedecida.”
No segundo parágrafo, acho que ficou bom, mas procuraria encerrar me posicionando, usar um conectivo como “assim” ou “dessa forma”que são conclusivos.
No terceiro parágrafo, me ensinaram que se eu começasse com”em primeira análise”eu deveria continuar com “em segunda análise”. Então, sugiro que inicie a primeira argumentação com “a princípio”, “primeiramente ou “sob essa perspectiva” para manter o “Além disso” no início da segunda argumentação.
Na conclusão NÃO coloque “conclui-se”, o leitor deve entender que está encerrando o texto e o portanto fica meio pleonástico, pois ele já indica uma ideia de conclusão. Então coloque apenas “Portanto, …”. Depois disso, temos que responder as perguntas QUEM, O QUÊ, COMO, DETAHAMENTO, FINALIDADE. Pela sua escrita eu até entendo cada resposta, mas é importante que use os conectivos para indicar a banca que está respondendo as perguntas. Portanto, medidas são necessárias para a mitigação da PROBLEMÁTICA . Para isso, o governo (quem) deve apoiar projetos de sustentabilidade (o que) por meio de investimentos em ONGs cujas motivações sejam menos consumo, integração social, reciclagem de matérias e diminuição de energia (como e detalhamento), tal ação visa ofertar conhecimento sobre sustentabilidade de modo que os indivíduos possam agir de forma harmônica e consciente com a natureza. Dessa forma, podemos cumprir o “contrato social” de Jonh Locke.
Eu faria minha conclusão mais ou menos assim, deixando bem claro as respostas, pq o corretor vai se basear nisso.
Os impactos da pandemia na educação
beatriz1511
Olá, Cristina! Vejo que seu texto tem estrutura dissertativa, um raciocínio e faz bom uso de conectivos (vi que fez um cuidado para não repetí-los). No entanto, pontuarei alguns aspectos. Começo pela concordância, no seu texto vc diz que é muito preocupante, o que é preocupante ? Seriam os impactosLeia mais
Olá, Cristina! Vejo que seu texto tem estrutura dissertativa, um raciocínio e faz bom uso de conectivos (vi que fez um cuidado para não repetí-los). No entanto, pontuarei alguns aspectos.
See lessComeço pela concordância, no seu texto vc diz que é muito preocupante, o que é preocupante ? Seriam os impactos da pandemia, certo ? Então, os impactos são muito preocupantes. A primeira frase do parágrafo de argumentação eu faria um pouco mais curta, mas está certíssima, pois foi retomado o argumento citado na introdução. Além disso vc usou repertório para ratificar seu ponto de vista.
Já na conclusão, eu precisei me esforçar para entender, mas vamos ver se entendi. O agente é o Governo, o que ele fará é ofertar acesso a internet e aparelhos móveis, a finalidade é que os estudantes continuem os estudos. No entanto como o governo fará para entregar internet e celular ? Isso seria o modo . A outra solução é o Ministério da Educação(AGENTE) fazer propagandas de incentivo a volta as aulas (O QUE ?), por meio da televisão (MODO) a fim de estimular o interesse dos alunos a retornar aos estudos( FINALIDADE). Essa segunda solução faltaria o detalhamento.
Isso foi o que me chamou mais atenção, mas qualquer coisa estou disponível. Bons estudos!!
Desenvolvimento e Preservação Ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
jheniffer0407
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160 (Revise o uso de vírgulas e aspectos de regência, porque em alguns pontos, não ficou claro a quem/o que você estava se referindo. Opte pela construção das frases em ordem direta.) Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160
(Revise o uso de vírgulas e aspectos de regência, porque em alguns pontos, não ficou claro a quem/o que você estava se referindo. Opte pela construção das frases em ordem direta.)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
(Ótima seleção de informações, repertório variado.)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
(Tente deixar claro o seu posicionamento a partir de uma tese mais específica, ficou muito generalizada, principalmente após o trecho “Portanto…” no parágrafo introdutório.)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140
(Noto que você dividiu seu parágrafo de intervenção em duas propostas, mas não é necessário. Mais vale descrever uma única proposta que contenha todos os elementos necessários. No caso, senti falta do detalhamento de como será colocado em prática “modo” , e também a finalidade. Boa retomada da tese.)
Nota final: 880
See lessExcelente texto!!
COMBATE AO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO NO BRASIL
jheniffer0407
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160 (Revise o uso de vírgulas e aspectos de regência, porque em alguns pontos, não ficou claro a quem/o que você estava se referindo. Opte pela construção das frases em ordem direta.) Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160
(Revise o uso de vírgulas e aspectos de regência, porque em alguns pontos, não ficou claro a quem/o que você estava se referindo. Opte pela construção das frases em ordem direta.)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
(Ótima seleção de informações, repertório variado.)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
(Tente deixar claro o seu posicionamento a partir de uma tese mais específica, ficou muito generalizada, principalmente após o trecho “Portanto…” no parágrafo introdutório.)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140
(Noto que você dividiu seu parágrafo de intervenção em duas propostas, mas não é necessário. Mais vale descrever uma única proposta que contenha todos os elementos necessários. No caso, senti falta do detalhamento de como será colocado em prática “modo” , e também a finalidade. Boa retomada da tese.)
Nota final: 880
See lessExcelente texto!!