Os desafios para o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade (enem)

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu sexto artigo a importância da sustentabilidade como dependente de todo cidadão brasileiro. Entretanto, isso não acontece quando observamos os desafios entre a sustentabilidade e o desenvolvimento.
Em primeira análise, deve-se exigir medidas governamentais para solucionar este problema. Nesse sentido, é necessário encontrar um meio de equilibrar os posicionamentos dos aspectos da sustentabilidade e do desenvolvimento sem prejudicar as gerações futuras. Essa situação se encaixa na idéia do filósofo Jonh Locker e o “contrato social”, a qual o estado cumpre sua função de desfrutar os direitos dos cidadãos de forma harmônica.
Além disso, é fundamental apontar que nos dias atuais a forma que a água, comida, resíduos tóxicos são desperdiçadas é assustadora, as industrias precisão desenvolver o dobro que o normal para suprir a população, é inadmissível. Segundo o site sustentabilidade estadão é necessário 1.75 do mundo para suprir a demanda dos cidadãos, isso resulta em um planeta terra e meio.
Conclui-se, portanto, a necessidade de soluções para isso é necessário que o governo e a população trabalhe em união através de menos consumo, integração social, reciclagem de matérias, diminuição de energia, e conscientizar aqueles que não tem conhecimento, dessa forma podemos cumprir o “contrato social” de Jonh Locker.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, Alice! Ao ler sua redação, percebi um projeto de texto e uso satisfatório de conectivos. Seu repertório é bem coringa, mas para o enem é ótimo. Pontuarei alguns aspectos que julgo serem importantes para uma redação 900+.
    Na sua introdução, eu adiantaria os dois argumentos. Por exemplo, “Entretanto, isso não acontece quando observamos os desafios entre a sustentabilidade e o desenvolvimento, tanto pelo (arg 1 – no caso do seu texto me parece falta de investimento estatal ), quanto pelo (Arg 2 – desperdício)”. e finalizaria com um “Dessa maneira, essa problemática urge ser solucionada para que a Constituição seja obedecida.”
    No segundo parágrafo, acho que ficou bom, mas procuraria encerrar me posicionando, usar um conectivo como “assim” ou “dessa forma”que são conclusivos.
    No terceiro parágrafo, me ensinaram que se eu começasse com”em primeira análise”eu deveria continuar com “em segunda análise”. Então, sugiro que inicie a primeira argumentação com “a princípio”, “primeiramente ou “sob essa perspectiva” para manter o “Além disso” no início da segunda argumentação.
    Na conclusão NÃO coloque “conclui-se”, o leitor deve entender que está encerrando o texto e o portanto fica meio pleonástico, pois ele já indica uma ideia de conclusão. Então coloque apenas “Portanto, …”. Depois disso, temos que responder as perguntas QUEM, O QUÊ, COMO, DETAHAMENTO, FINALIDADE. Pela sua escrita eu até entendo cada resposta, mas é importante que use os conectivos para indicar a banca que está respondendo as perguntas. Portanto, medidas são necessárias para a mitigação da PROBLEMÁTICA . Para isso, o governo (quem) deve apoiar projetos de sustentabilidade (o que) por meio de investimentos em ONGs cujas motivações sejam menos consumo, integração social, reciclagem de matérias e diminuição de energia (como e detalhamento), tal ação visa ofertar conhecimento sobre sustentabilidade de modo que os indivíduos possam agir de forma harmônica e consciente com a natureza. Dessa forma, podemos cumprir o “contrato social” de Jonh Locke.
    Eu faria minha conclusão mais ou menos assim, deixando bem claro as respostas, pq o corretor vai se basear nisso.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.