Iniciante

TEMA: Invisibilidade e registro cívil: Garantia de acesso à cidadania no Brasil.

  • 0

Na Grécia Antiga, apenas homens gregos acima de 21 anos eram considerados cidadões enquanto mulheres, escravos e Imigrantes eram invisibilizados, ou seja, não tinham direitos. Nos dias atuais devido aos direitos humanos todo indivíduo tem direito à cidadania entretanto a garantia de acesso ao registro civil no Brasil é falho sendo não somente pela desigualdade social mas como também pela ineficácia do governo.
Em primeiro lugar, a invisibilidade é consequente da grande desigualdade social que o Brasil passa. Até 13 anos atrás o registro civil era um processo pago, sendo então apenas os mais ricos que podiam arcar. Nesse contexto, acaba gerando um padrão na gerações onde por costume os pais não registram os próprios filhos. Logo o número de pessoas invisibilizadas no Brasil não diminui.
Em segundo lugar, o problema se agrava com a ineficácia do Estado em indicar a regularidade dos registros civis. Segundo o  contratualistas Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir a todos os indivíduos sua cidadania isso forma o contrato social. Porém, o governo falha em disponibilizar população apoio necessário como informação ou registro já no nascimento da criança.
Em síntese, pode concluir-se que as medidas são necessárias para reverter a situação. Então, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Cidadania ou Saúde, fiscalizar as pessoas que ainda não fizeram seu registro, através da pesquisa do IBGE- Censo demográfico, além de oferecer maior apoio financeiro a famílias de baixa renda. Tudo a fim de que as situações como a da Grécia Antiga não aconteça com as minorias invisibilizadas no Brasil atual.

Compartilhar

5 Correções

  1. Na Grécia Antiga, apenas homens gregos acima de 21 anos eram considerados cidadões [1] enquanto mulheres, escravos e Imigrantes eram invisibilizados, ou seja, não tinham direitos. Nos dias atuais [2] devido aos direitos humanos todo indivíduo tem direito à cidadania [3] entretanto a garantia de acesso ao registro civil no Brasil é falho [4] sendo não somente pela desigualdade social [5] mas como [6] também pela ineficácia do governo.

    1 – Grafia: o correto seria CIDADÃOS.
    2 – Faltou vírgula depois da palavra atuais
    3 – Sugestão: você pode encerrar a frase com um ponto final depois de “direito à cidadania” e pôr virgula depois de “entretanto”. Vai evitar uma oração longa demais.
    4 – Faltou vírgula depois da palavra falho.
    5 – Faltou vírgula depois da palavra social.
    6 – Aqui você pode escolher entre “sendo não somente pela desigualdade social, COMO também pela ineficácia do governo” ou “sendo não somente pela desigualdade social, MAS também pela ineficácia do governo”.
    .

    Em primeiro lugar, a invisibilidade é consequente [7] da grande desigualdade social que o Brasil passa. Até 13 anos atrás [8] o registro civil era um processo pago, sendo então apenas os mais ricos que podiam arcar. Nesse contexto, acaba [9] gerando um padrão na gerações [10] onde [11] por costume os pais não registram os próprios filhos. Logo [12] o número de pessoas invisibilizadas no Brasil não diminui.

    7 – Sugestão: “a invisibilidade é consequência (…)”
    8 – Faltou vírgula.
    9 – Evite o uso do verbo acabar, pode se tornar um vício de linguagem. Nesse caso, você pode escrever “desenvolve-se um padrão na gerações (…)”
    10 – Faltou vírgula.
    11 – Onde se usa para se referir a lugares. Aqui você pode usar “no qual”.
    12 – Faltou vírgula.
    .

    Em segundo lugar, o problema se agrava com a ineficácia do Estado em indicar a regularidade dos registros civis. Segundo o contratualistas [13] Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir a todos os indivíduos sua cidadania [14] isso forma o contrato social. Porém, o governo falha em disponibilizar população apoio necessário [15] como informação ou registro já no nascimento da criança.

    13 – Acredito que tenha sido erro de digitação, mas aqui você deve usar contratualista no singular, já que Thomas Hobbes é um sujeito no singular.
    14 e 15 – Faltou vírgula.
    .

    Em síntese, pode concluir-se que as medidas são necessárias para reverter a situação. Então, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Cidadania ou Saúde, fiscalizar as pessoas que ainda não fizeram seu registro, através da pesquisa do IBGE- Censo demográfico, além de oferecer maior apoio financeiro a famílias de baixa renda. Tudo a fim de que as situações como a da Grécia Antiga não aconteça [16] com as minorias invisibilizadas no Brasil atual.

    16 – O verbo acontecer se refere a situações, então ele deve estar no plural (aconteçam).
    .

    Observações: Você pode investir mais na sua argumentação e no uso de repertórios. O desenvolvimento é 50% da sua redação, não tenha medo de escrever. Parabéns pelo texto :)

    • 2
  2. Seu repertório da introdução se encaixa bem com o tema, há alguns errôneos de ortografia mesmo, como cidadões, que na verdade é cidadãos. Além disso, na tese você poderia ter dito que o direito à cidadania é universal apenas teoricamente, já que milhares de pessoas na prática não têm esse direito pela falta do registro civil. Gostei que você marcou os dois argumentos que serão desenhados, mostra um planejamento de texto, parabéns.
    No d1, você escolheu um bom argumento, seu repertório cultural histórico foi bom também, mas acho que você poderia ter aprofundado mais, destacando as consequências desse problema na vida do cidadão, que fica sem escola ou trabalho, por exemplo, mas não ficou ruim da forma que você desenvolveu também, ficou legal, apenas esse detalhe a acrescentar.
    Sobre o d2, não ficou muito claro quando você fala em indicar as regularidade dos registros civis, faltou desenvolver e explicar melhor. O repertório cultural ficou bom.
    Por fim, a conclusão tem todos os elementos, e ficou boa a retomada do repertório citado na introdução, porém não ficou muito legal esse ministério da educação ou da saúde, você tem que apontar co clareza qual órgão deve ser usado na resolução do problema.
    Mas no geral , seu texto está bom sim, parabéns.

    • 1
  3. Olá!!! Estou corrigindo, apesar de que esse tema já foi trazido pelo Enem.

    *Não acho errado usar o contexto democrático grego, pois foi fundamental para o cenário político moderno. Claro, que fora das circunstâncias trazidas acima. Seu problema, portanto, foi a coesão e coerência. Entre os erros apontados, digo que a falta das vírgulas é a mais marcante e dificulta bastante o entendimento. Aqui eu posso até tentar colocá-las no lugar certo e interpretar, mas o corretor não vai fazer isso. Em resumo, sua nota cairia bastante já no início, pois não foram simples ”errinhos” .

    *Se atente à repetição de termos: as palavras ”Estado” e ”Brasil” foram utilizadas por mais de 3 vezes. Então, use sinônimos, pois mostram repertório cultural.
    *Estude o uso dos conectivos. Vão te ajudar bastante também.*

    *No geral: a Introdução tem argumento pertinente, mas foi mal desenvolvida.*

    *Seus argumentos foram ”desigualdade social e ineficácia do governo. Isso entendi, mas observe como as ideias se embolam: no 2° parágrafo há menção da invisibilidade, depois do padrão de gerações, aí depois volta… ficou confuso.

    *O 3° também está assim.*

    *Na sua conclusão você apontou o agente, meio, modo e finalidade. Ótimo! Só não está bem estruturado.*
    Bons estudos!!!

    • 1
  4. 160
    200
    180
    180
    160
    —–
    880

    C1:
    cidadões NÃO! cidadãos

    o contratualistaS Thomas Hobbes- retire esse S em destaque

    o governo falha em disponibilizar À população

    por meio do Ministério da Cidadania ou DA Saúde

    “Tudo a fim” está incorreto pois a oração subordinada adverbial de finalidade deve estar ligada a uma oração principal, ou seja, o correto seria “Tudo isso deve ser feito a fim…”- acrescentando um verbo ou uma locução adverbial como foi o caso do meu exemplo

    as situações como a da Grécia Antiga não aconteçaM

    Não esqueça das vírgulas em:

    “tem direito à cidadania ,entretanto a garantia de acesso ao registro”
    “Nos dias atuais, devido aos direitos humanos, …”
    “não somente pela desigualdade social, mas como também pela ineficácia do governo.”- retire a palavra como!
    Até 13 anos atrás, o registro civil era um processo pago”
    “Logo, o número de pessoas”
    “cidadania, isso forma o contrato social”
    “um padrão na gerações QUE, por costume, os pais não registram”- onde só deve ser usado para lugar

    C3: “além de oferecer maior apoio financeiro a famílias de baixa renda” Qual a relação disso com a proposta em geral?
    C4: nota-se a ausência de um conector obrigatório intraparagrafal na introdução. Minha sugestão: “, ou seja, não tinham direitos. Paralelamente, nos dias atuais, ”

    C5: o seu detalhamento não ficou tão nítido “além de oferecer maior apoio financeiro a famílias de baixa renda” funcionaria como outra ação, e não como detalhamento

    Comentários gerais

    C2: sugeriria acrescentar um repertório cultural melhor no desenvolvimento 1, aliás, eu não tirei ponto, mas eu não achei em nenhum lugar da internet que dissesse que há 13 anos o processo de registro civil era pago

    Cuidado com o uso de Grécia antiga, Hobbes, Foucault, Gilberto Dimenstein, George Simmel… Geralmente, pessoas com textos pré-prontos usam muito, podendo serem confundidos com o seu, apesar de sua redação mostrar autoria principalmente no desenvolvimento 1! Textos prototípicos passaram a perder ponto em C3 a partir do ENEM 2021

    Você tá quase lá!

    • 1
  5. Na Grécia Antiga, apenas homens gregos acima de 21 anos eram considerados cidadões [1] enquanto mulheres, escravos e Imigrantes eram invisibilizados, ou seja, não tinham direitos. Nos dias atuais [2] devido aos direitos humanos todo indivíduo tem direito à cidadania [3] entretanto a garantia de acesso ao registro civil no Brasil é falho [4] sendo não somente pela desigualdade social [5] mas como [6] também pela ineficácia do governo.

    1 – Grafia: o 

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.