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Bullying e suas consequências na educação
JoaoLucasVerissimo
Oii, Yasmin!! Seu texto possui uma ótima estruturação (introdução, desenvolvimento e conclusão), todavia alguns erros, sobretudo, de coerência prejudicaram a qualidade textual. Minhas dicas e pontuações: + Faça mais uso de adjetivos, advérbios e verbos de comentário no seu texto!! (denunciar, corromLeia mais
Oii, Yasmin!!
Seu texto possui uma ótima estruturação (introdução, desenvolvimento e conclusão), todavia alguns erros, sobretudo, de coerência prejudicaram a qualidade textual.
Minhas dicas e pontuações:
+ Faça mais uso de adjetivos, advérbios e verbos de comentário no seu texto!!
(denunciar, corromper, danosa, revoltante, preocupante, infelizmente, escravizar …)
Isso já deixa bem claro para o corretor a sua opinião, trazendo, também, uma marca de autoria. (C3)
Ex:
“Analogamente, tal crítica conjuntura pode traduzir a danosa problemática do bullying, o qual afeta a vida de milhares de indivíduos, especialmente, da juventude – um grave embate motivado pela majoritária negligência escolar na prevenção desses casos e, ainda, pela vergonhosa intolerância social de densa parte comunitária. Desse modo, faz-se urgente discutir medidas para mitigar esse triste impasse.
+ Tenha muito cuidado com as generalizações! Isso compromete a coerência textual (C3)
Ex:
“Primordialmente, vale ressaltar que o maior foco de ocorrência discriminatória é nas escolas, na qual há falta de empatia (todas as escolas possuem uma falta de empatia?? Além disso, faltou especificar que não seria a escola em si, mas a juventude que faz parte dela ou a direção dos institutos)”
+ Tente utilizar mais coesivos de “retorno”, como “esse” e “tal”, e tenha cuidado com as construções sem complemento!! (C4)
Ex:
“Nessa perspectiva, a negligência educacional (que negligência? sempre especifique) é um grande problema para…”
“Logo, é necessário que os indivíduos estejam vigilantes quanto a ambiguidade (que ambiguidade?).”
Obs: Yasmin, pelo contexto, suas ideias são compreensíveis, porém o corretor cobra essa completude das ideias!!!
+ Sempre traga exemplos do cotidiano e dados estatísticos para o seu texto!! Muitas das ideias ficaram incoerentes por não haver uma comprovação concreta – algo caracterizado como “achismo” – comprometendo ainda mais a sua coerência textual!! (C3)
+ Tenha cuidado com a concordância verbal e com o uso da vírgula e da crase!! (C1)
Ex:
“… personagem Luis que acaba falecendo devido as (às**) lesões provocadas por…”
“A princípio, é preciso urgentemente que o Ministério da Educação, * juntamente com Instituições de ensino, promovam (promova*) campanhas de conscientização…”
+ Nunca use “conscientizar” na proposta, pois é algo que é inerente ao ser humano. Então, não se conscientiza, se educa, instrui, ensina, orienta!!!! (C5)
+ Vc trouxe duas citações – algo excelente – todavia busque trazer uma maior variedade de repertórios (vc poderia ter trazido uma citação + filósofo ou citação + história) (C2)
Ex:
“Vc poderia ter feito uma analogia entre a ideia de preconceito que ocorre na escola transcender o ambiente escolar com a evasão dos ideais nazistas no período da segunda guerra”
– Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 160
– Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
– Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
– Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 160
– Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Nota Final:
760
Continue escrevendo! Qualquer dúvida é só perguntar!! Valeuuu
See lessÊxodo Rural
JoaoLucasVerissimo
Oii, Bruno!! Seu texto apresenta boas ideias, todavia a parte gramatical e a organização dos períodos prejudicou o entendimento da sua construção textual. Mesmo assim, não desista de escrever!! Vai dar certo!! Minhas dicas e pontuações: + Leia redações nota 1000 + Sempre leia o seu texto antes de enLeia mais
Oii, Bruno!!
Seu texto apresenta boas ideias, todavia a parte gramatical e a organização dos períodos prejudicou o entendimento da sua construção textual. Mesmo assim, não desista de escrever!! Vai dar certo!!
Minhas dicas e pontuações:
+ Leia redações nota 1000
+ Sempre leia o seu texto antes de enviar! Muitos períodos ficaram sem verbo, além de apresentar erros de concordância, vírgula e ortografia. Assim, a competência 01 foi comprometida, bem como as competências 03 e 04 por ter prejudicado a compreensão textual.
+ Você trouxe muitas referências históricas – algo que é excelente -, todavia a competência 02 cobra uma diversidade de repertórios. Desse modo, sempre tente trazer combinações (C2)
Ex: Filosofia + História; Filme + Geografia.
+ Tente não utilizar “ademais” no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, pois ele indica uma ideia de adição. O ideal seria colocar no terceiro parágrafo. (C4)
+ Invista mais no uso de conectivos!! Auxilia no entendimento lógico do texto (C4)
+ Revise as principais regras acerca do uso das vírgulas (C1)
+ Sua conclusão não ficou completa!! Ficou faltando o meio e o detalhamento. (C5)
+ Reescrevi o seu primeiro parágrafo a fim de ilustrar o que eu falei anteriormente!!
” A Revolução Industrial ocasionou várias mudanças no curso histórico, especialmente com o surgimento das indústrias nas cidades, uma conjuntura que acarretou uma vasta migração do campo para os centros urbanos. No cenário atual, o êxodo rural ainda acontece, sobretudo, pela busca de uma melhor qualidade de vida, um cenário motivado pela redução de empregos e, ainda, pelas péssimas condições de trabalho.”
– Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 80
– Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
– Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
– Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Nota Final:
560
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See lessSegurança pública no Brasil: como vencer esse desafio?
JoaoLucasVerissimo
Oii, Luiz!! Seu texto possui a alma da dissertação argumentativa, porém alguns erros prejudicaram a fluidez e a coerência da sua construção textual. Minhas dicas: + Leia redações nota 1000!! + Tenha cuidado com as marcas de oralidade!! (C1) Ex: "...os policiais humanos não conseguiam dar conta" + CuLeia mais
Oii, Luiz!!
Seu texto possui a alma da dissertação argumentativa, porém alguns erros prejudicaram a fluidez e a coerência da sua construção textual.
Minhas dicas:
+ Leia redações nota 1000!!
+ Tenha cuidado com as marcas de oralidade!! (C1)
Ex:
“…os policiais humanos não conseguiam dar conta”
+ Cuidado com o uso da crase e da vírgula, além de sempre revisar o texto para que assim evite erros de concordância (C1)
Ex:
“Dessa forma, apenas 10% foi encaminhado para à (não vai crase) área de utensílios.”
“Devido a (à) falta de punição correspondente ao crime cometido, os bandidos veem com bons olhos o mundo do crime, pois,* ao infringir regras da sociedade,* ele saberá que a punição não é certa.
+ Sempre traga vozes alheias para o seu texto, como filósofos, sociólogos e geógrafos, isso foi altamente prejudicial para a pontuação da competência 02 (C2)
+ Tenha cuidado com o uso de dados, sobretudo, com o uso exacerbado! Seus dados são bons, porém, por vc não ter deixado explícito sua opinião na maior parte do texto, acabou ficando bem expositivo. Assim, sempre traga um dado e explique-o, abordando sua opinião acerca daquilo (C3)
+ Luiz, eu consegui ver sua opinião no texto, muito embora, como falei, não esteja muito explicita, todavia a dissertação argumentativa cobra uma criticidade – então faça mais uso de verbos de comentário, advérbios e adjetivos
Ex: (Vc pode fazer construções neste estilo)
“Inicialmente, convém denunciar o pouco investimento na compra utensílios de segurança. Sob esse aspecto, em concordância com a Corregedoria do Rio de Janeiro, apenas 10% do investimento em segurança do estado é direcionado para a compra de equipamentos policiais. Consequentemente, tal negligência acarreta um retrocesso na qualidade desses materiais, afetando diretamente na eficiência do controle policial.”
(Perceba que o dado não protagoniza no texto, ele só auxilia no reforço da minha opinião)
+ Cuidado com a repetição de palavras, especialmente aquelas que possuem sinônimos “fáceis” (C4)
+ Cuidado com as generalizações, isso prejudica a coerência do seu texto! (C3)
+ Sempre comece os parágrafos de desenvolvimento com um período que aponte o que vai ser argumentado! Vc só fez isso no segundo. (C4)
– Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Nota Final:
640
Continue escrevendo!! Qualquer dúvida, só perguntar!! Valeuuu
See lessPráticas alimentares alternativas em ascensão no Brasil
JoaoLucasVerissimo
Oii, Yasmin!! Seu texto apresenta uma ótima estruturação de parágrafos, porém alguns erros, especialmente, gramaticais prejudicaram o seu texto. Minhas dicas: + Revise o uso da vírgula e da crase! Percebi que também houve alguns erros de concordância e ortografia, mas acredito que tenha sido no momeLeia mais
Oii, Yasmin!!
Seu texto apresenta uma ótima estruturação de parágrafos, porém alguns erros, especialmente, gramaticais prejudicaram o seu texto.
Minhas dicas:
+ Revise o uso da vírgula e da crase! Percebi que também houve alguns erros de concordância e ortografia, mas acredito que tenha sido no momento de digitar, assim, sempre leia o seu texto antes de entregá-lo para correção. (C1)
Ex:
– “Contudo, é evidente, *no sistema mundial atual, a comercialização de alimentos e adereços originados dos bichos,* onde grande parte da população não é ciente do seu processo de produção.”
– “Sob essa perspectiva, alguns indivíduos são adeptos a alimentações alternativas, *devido a (devido à****) exploração animal …”
– “Dessa forma, é visto que,* por detrás das câmeras e toda glamourização positiva a respeito da carne, existe muita dor e sofrimento animal para tal produção, seguido de maus tratos, cuidados mínimos e uma vida “inteira” incapacitados (de incapacidade**) dentro de uma cela.”
– “Ademais, a prática da criação de gado para o consumo,* apesar da estética “não nociva “, é responsável…”
– região amazônia (Região Amazônica**)
– “Logo, tem-se um desastroso impacto não somente para a fauna e a flora,* mas também aos seres humanos.”
– “A princípio, cabe ao IBAMA,* juntamente com ONGs de preservação ambiental,*”
+ Explore mais o uso dos repertórios socioculturais e, principalmente, foque naquilo que é necessário!! Vc precisa explicar melhor a citação de Gandhi, no sentido de fazer uma associação clara com a temática – (Minha opinião) Acho mais interessante trazer um filme ou série nessa parte (Ex: Madagascar, Okja ), pois, além de vc poder usar essa citação posteriormente, traria uma maior diversidade de referências -. Além disso, quando vc citou o documentário, vc já poderia ter sinalizado o ponto que converge com a tese, deixando, assim, mais linhas para a composição argumentativa. (C2)
+ Cuidado com o uso de coesivos!!
“Contudo, é evidente, no sistema mundial atual, a comercialização de alimentos e adereços originados dos bichos, onde (na qual) grande parte da população não é ciente do seu processo de produção” : O “onde” está inadequado (C4)
+ Tenha cuidado com o surgimento de “rimas” no texto!!
Ex:
– “no sistema mundial atual” al-al
– “originados dos bichos” os-os-os (C1)
+ Yasmin, o uso de dados estatísticos é extremamente importante para o texto dissertativo argumentativo, todavia evite trazer tantos, afinal, além de acreditar q vc não vai decorar essas informações para o dia da prova (pelo menos não essa quantidade toda kkk), acaba tomando muito espaço, fazendo com que o seu parágrafo fique expositivo!! (C3)
+ Traga mais advérbios, adjetivos e verbos de comentário para o seu texto a fim de deixá-lo bem posicionado criticamente (C3)
Ex:
“Sob esse víes, convém apontar* o documentário “Dominion” por denunciar* os constantes abusos sofridos pelos animais para a produção de alimento, sinalizando* a danosa* glamourização a respeito do consumo de carne hodiernamente.”
+ Traga um maior detalhamento para sua proposta!! Vc pode fazer isso mediante o apontamento de exemplos já existentes ou descrevendo melhor o como esses meios de comunicação, apresentados na proposta, iriam trabalhar!!! (C5)
– Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
– Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
– Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 160
– Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Nota Final:
780
Continue escrevendo!! Qualquer dúvida, só perguntar!! Valeuuu
See lessAs Dificuldades enfrentadas pelos Deficientes Físicos no Brasil
JoaoLucasVerissimo
Oii, Jéssica!! Seu texto possui a alma da dissertação, vamos dizer assim kkk, porém, muito embora vc tenha acertado em algumas coisas, muitos erros de estrutura e de coerência prejudicaram o texto. Minha dicas: + Leia redações nota 1000! + Revise o uso das vírgulas, da concordância verbal e de ortogLeia mais
Oii, Jéssica!!
Seu texto possui a alma da dissertação, vamos dizer assim kkk, porém, muito embora vc tenha acertado em algumas coisas, muitos erros de estrutura e de coerência prejudicaram o texto.
Minha dicas:
+ Leia redações nota 1000!
+ Revise o uso das vírgulas, da concordância verbal e de ortografia! Houve muito erros de escrita – acredito que foi no momento de digitar – e concordância. (C1)
Ex: “… que, * apesar do personagem não possuir nenhuma deficiência física, * ele têm (tem**) a Síndrome…”
+ Sempre que você citar alguma série coloque entre aspas! Vc fez isso na introdução, porém não apresentou no trecho referente a “The Good Doctor” (C1)
+ Tenha MUITO cuidado com as generalizações!!! Além de vc não comprovar suas informações mediante dados estatísticos e exemplos do cotidiano, o uso dessas generalizações empobreceu sua argumentação, deixando-a altamente incoerente! (C3)
Ex: “um (majoritário) pensamento coletivo de que eles são inaptos a exercer qualquer atividade social”
+ A ideia do seu segundo parágrafo de desenvolvimento não está coerente, afinal, passar uma imagem de superação pode ser uma forma de amenizar essas dificuldades, principalmente no mercado de trabalho – uma problemática que vc poderia ter abordado (C3)
+ Reveja o uso de conectivos e também faça mais uso deles!! É inapropriado começar um parágrafo com “Desse modo”, pois ele trás uma ideia de conclusão, e também trazer “Enfim” na conclusão (C4)
+ Evite a repetição constante de palavras!! Vc repete conectivos, por exemplo “pois”, e também muitas palavras, como “deficiente”. (C4)
+ Use mais referências socioculturais! Vc chega a trazer a voz alheia, porém não foi bem desenvolvida. (C2)
+ Traga um maior detalhamento para a proposta, indicando agentes mais específicos e ações mais completas!! (C5)
– Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
– Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Nota Final:
600
Continue escrevendo!! Qualquer dúvida, só perguntar!! Valeuuu
See lessos problemas das fake news
JoaoLucasVerissimo
Oii, Young!! Sua escrita é muito promissora, todavia alguns erros de estruturação, gramática e coerência prejudicaram seu texto!! Minha dicas: + Leia redações nota 1000 dos últimos ENEMs + Tenha cuidado com o uso do gerúndio e, especialmente, com o da vírgula! Em algumas partes, houveram inadequaçõeLeia mais
Oii, Young!!
Sua escrita é muito promissora, todavia alguns erros de estruturação, gramática e coerência prejudicaram seu texto!!
Minha dicas:
+ Leia redações nota 1000 dos últimos ENEMs
+ Tenha cuidado com o uso do gerúndio e, especialmente, com o da vírgula! Em algumas partes, houveram inadequações e a falta de pontuação.
Ex: “… essa disseminação, que deveria ser positiva, tornou-se uma arma com a promoção de notícias falsas” – Faltaram essas vírgulas
+ Sempre apresente um período que introduza o que vc vai falar em cada parágrafo do desenvolvimento. No segundo vc apresentou, porém o primeiro n.
+ Traga uma variedade maior de referências socioculturais!! Vc apresenta duas referências históricas, algo que é bom, porém a Competência 02 conta com essa variedade
+ Apresente um detalhamento maior da sua proposta, principalmente a parte do “como” fazer!
– Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
– Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
– Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 160
– Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Nota Final:
760
Continue escrevendo!! Qualquer dúvida, só perguntar!! Valeuuu
See lessDesaparecimento da Representatividade Indígena no Brasil
JoaoLucasVerissimo
Oii, Oliver!! - Competência 1 Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 200 - Competência 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumeLeia mais
Oii, Oliver!!
– Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 200
– Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
(Trouxe a história, porém faltou o uso de vozes alheias, como filósofos, sociólogos e especialistas na temática)
– Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
– Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 120
(Uso incorreto de conectivos e repetição de palavras)
– Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
(Faltou o detalhamento da proposta)
Nota Final:
See less760
A importância do ensino à distância na brasil
JoaoLucasVerissimo
Oii, Bruno!! Seu texto apresenta boas ideias, todavia a parte gramatical e a organização dos períodos prejudicou o entendimento da sua construção textual. Mesmo assim, não desista de escrever!! Vai dar certo!! Minhas dicas: - Leia redações nota 1000 - Sempre traga uma referência cultural (filosofia,Leia mais
Oii, Bruno!!
Seu texto apresenta boas ideias, todavia a parte gramatical e a organização dos períodos prejudicou o entendimento da sua construção textual. Mesmo assim, não desista de escrever!! Vai dar certo!!
Minhas dicas:
– Leia redações nota 1000
– Sempre traga uma referência cultural (filosofia, sociologia, história, geografia)
– Estude o uso da vírgula e concordância verbal
– Sempre revise seu texto antes de enviar
– Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 80
– Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
– Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Nota Final:
See less560
Doping no esporte
JoaoLucasVerissimo
Oi, Letícia!! Vou apontar algumas coisas sobre seu texto!! + Introdução - Letícia, a introdução é o carro chefe do seu texto. Trazer o conceito de doping não é errado, porém não trás o impacto e, principalmente, a intertextualidade tão pedida pelo texto ENEM. Sugiro q vc traga um filme, série, teoriLeia mais
Oi, Letícia!! Vou apontar algumas coisas sobre seu texto!!
+ Introdução
– Letícia, a introdução é o carro chefe do seu texto. Trazer o conceito de doping não é errado, porém não trás o impacto e, principalmente, a intertextualidade tão pedida pelo texto ENEM. Sugiro q vc traga um filme, série, teoria ou livro q aborde essa temática.
– Pontuação: Não é interessante começar um período com a conjunção “e”, o melhor seria vc ter terminado a sentença, ficando: “O doping é o uso de substâncias proibidas, como esteroides e anabolizantes, para obter vantagem indevida e, sendo descoberto, o atleta poderá perder suas premiações.”
– Outra coisa, tente trazer a tese de forma mais clara, trazendo advérbios e adjetivos que demonstrem sua opinião!!
Ex:
“Na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazista fez o uso de drogas para potencializar o desempenho dos seus soldados no campo de batalha. Paralelamente, tal perigosa prática ainda se faz presente na contemporaneidade, principalmente, nos esportes, conjuntura ilegal a qual pode ser altamente prejudicial à saúde dos esportistas. Nessa apreensão, faz-se preciso discutir acerca desse impasse”
+ Desenvolvimento 01:
– Senti falta de coesivos q liguem o seu texto. No inicio, vc poderia ter colocado um “Primeiramente” ou “Em primeira análise” para indicar uma organização textual. Isso conta muito na parte de progressão do texto.
– Gostei muito do exemplo q vc trouxe, pois mostra q isso realmente acontece, porém perceba q falta uma “argumentação” da sua parte. A dissertação argumentativa pede que vc exponha fatos q comprovem sua tese, mas também pede que esteja bem explícito sua opinião. Trazer só o fato e não argumentar deixa o texto expositivo!!
– Cuidado com períodos iniciados por “E, …”
– Vírgulas:
“No atletismo, *já houve várias denúncias do uso de substâncias ilícitas”
“Após um relatório da Agência Antidoping dos EUA, *suas 7 vitórias no Tour de France foram retiradas”
+ Desenvolvimento 02:
– “Além disso**, o tipo mais comum de doping são os anabolizantes que têm como função principal a reposição de testosterona.” – Falta de coesão para marcar a progressão textual
– Acho que “Gerer” não existe, troque por acarretar, implicar…
– Semelhante ao parágrafo anterior, este também está bem expositivo!!!
+ Conclusão:
– Letícia, vc trazer duas proposta – Vigilância Sanitária deveria implementar normas mais rigorosas e a Associação dos Esportes elaborar novos métodos de testagem. Tenha cuidado, pois cada proposta deve ser bem elaborada, dizendo quem vai fazer, como, o que, para que e trazendo um detalhamento.
– Perceba q vc traz “o quê” e “quem”, mas não diz o detalhamento e o como, para quê da proposta!!!
Letícia, não sei se vc quer uma correção molde ENEM, mas isso que eu comentei não foge do que é pedido pela dissertação argumentativa, ok?
Minhas sugestões:
+ Leia redações nota 1000!!!! A partir disso, vc terá uma base melhor para escrita
+ Sempre traga referências interdisciplinares, como filosofia e história, e também repertórios socioculturais (livros, séries e tals)
+ Cuidado com os coesivos, sempre tente usar algum para interligar os períodos
Não pare de escrever!!! A aprendizagem faz parte!! Bjosss e valeu <3
Notas:
C1: 160 (erros de sintaxe e pontuação)
C2: 80 (falta de intertextualidade)
C3: 80 (falta de análise crítica + texto muito expositivo)
C4: 80 (utilizou poucos coesivos, tendo uma estruturação não interligada sintaticamente)
C5: 80 (não trouxe o detalhamento, o resultado e como realizar a proposta)
Total: 480
See lessTema: As manifestações de violência dentro dos estádios brasileiros de futebol. ENEM
JoaoLucasVerissimo
Oii, Nathy!! Seu texto está ótimo!! Vou falar sobre cada parágrafo: + Introdução: - Uma boa referência realmente faz toda a diferença no início de um texto. A referência cinematográfica ficou muito topp, parabéns!!! - Cuidado com as vírgulas!! Obs: “No filme ”A gangue está em campo”,* estrelado peloLeia mais
Oii, Nathy!! Seu texto está ótimo!! Vou falar sobre cada parágrafo:
+ Introdução:
– Uma boa referência realmente faz toda a diferença no início de um texto. A referência cinematográfica ficou muito topp, parabéns!!!
– Cuidado com as vírgulas!!
Obs:
“No filme ”A gangue está em campo”,* estrelado pelo ator conhecido como ”The Rock”, …”
“Em contrapartida, o futebol brasileiro( , – essa vírgula está incorreta por separar sujeito do predicado) encontra-se “
– No filme é sujeito do verbo “conta”, então não pode ser preposicionado – O filme … (correto)
+ Desenvolvimento 01:
– Vírgulas: Cuidado para não separar sujeito de predicado!!!
“… o descaso governamental sobre a disciplina de educação física nas escolas, (x) impossibilita…”
“O baixo investimento em quadras e professores especializados, (x) invizibiliza”
– Nathy, vou ser sincero, consegui entender o seu ponto de partida em falar que os déficits no ensino de educação física nas escolas auxilia na violência nos campos, porém tenha cuidado com a forma que vc apresenta essa informação, principalmente com as generalizações.
Ex: “o descaso governamental sobre a disciplina de educação física nas escolas impossibilita o crescimento social” – O correto seria apontar que isso auxilia na deficiência de mecanismos de convivência em conjunto e tals
– Além disso, senti falta de dados estatísticos e realidade evidente – vc fala sobre essa inviabilização de desenvolvimento pessoal, que também é uma generalização, porém não prova.
– Traga mais elementos coesivos que liguem as partes do parágrafo. Ex: Por conseguinte, assim…
+ Desenvolvimento 02:
– Estruturação de períodos: Acredito que talvez desta forma ficasse mais claro a relação q vc quis estabelecer
“Além disso, muito embora seja marcado pela diversidade cultural, o Brasil apresenta uma grave conjuntura de intolerância social”
“Além disso, mesmo o Brasil sendo marcado pela diversidade cultural, tem como segunda grande característica, (x) a intolerância social, “
– Cuidado com a repetição de palavras, como intolerância e diversidade
– Semelhante ao parágrafo anterior, senti muita falta de comprovações sobre o q vc defende!!!
+ Conclusão:
– “o panorama da violência no futebol brasileiro, (x) deve ser”
“… para que, junto a ele, a educação e a tolerância social cresçam juntas.”
“Uge que o” – Urge****
– Cuidado! O Ministério da Cultura não existe mais
“os Ministérios da Educação e da Cultura, (x) unam-se” – erro de concordância e vírgula!!
“Para que assim,* o país do futebol “
– Nathy, ficou faltando o detalhamento do seu texto. Outra coisa, a proposta de redação deve ser bem coerente e tals, perceba q vc critica a negligência governamental, mas o convoca para remediar a causa. Eu super entendo q seria o mais “correto”, afinal é dever do governo, porém, estava até conversando com minha professora de redação, trazê-los para a intervenção não é coerente, visto que vc estava criticando anteriormente!!!
Nathy, seu texto já tem a alma da redação ENEM, só precisa melhorar em alguns aspectos. Minhas sugestões:
– Tenha mais cuidado com o uso das vírgulas
– Tente sempre trazer referências socioculturais para o seu texto, como filósofo, sociólogos e tals
– Use mais conjunções
– Invista muitooo na utilização de dados e fatos do cotidiano que comprovem sua tese
Notas:
C1: 120 (Erros de pontuação, concordância e ortografia)
C2: 80 (Falta de uma variedade de repertórios)
C3: 120 (Falta de comprovações concretas)
C4: 120 (Períodos pouco conectados)
C5: 160 (Sem detalhamento)
Total: 600
Nathy, fui bem rigoroso na correção!!! Continue escrevendo, vc está no caminho certo! Valeu <3
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