Desaparecimento da Representatividade Indígena no Brasil

  • 2

Desde o início do período colonial no Brasil, o português, com o seu projeto mercantilista – balança comercial positiva -, viu nos nativos americanos a oportunidade de explorar as riquezas naturais de forma barata. Em razão disso, houve uma considerável queda na densidade demográfica indígena – 5 milhões de indígenas antes de Pedro Alvarez Cabral, 800 mil hodiernamente -, seja por escravidão, seja por conflitos, o que levou a um incisivo decair da representatividade da cultura indígena. Atualmente, devido, principalmente, à falta de políticas que visem defender os direitos indígenas, é visível a extinção das linguas nativo-americanas. Assim sendo, é premente que esse tema seja discutido.

De modo incipiente, é importante entender o papel do carecer de medidas públicas para o desaparecimento das línguas indígenas. Na conjuntura atual, existem 274 línguas pré-cabralinas, sendo que dessas 190 correm o risco de desaparecer .A maior parte deste problema reside no fato do Brasil ser um expoente no agronegócio – o Brasil é um dos maiores exportadores de commodities agrícolas do mundo -, sendo que a demarcação de terras indígenas – necessária para a manutenção da cultura indígena – se configura como um empecilho para a expansão da fronteira agrícola brasileira. O carecimento de políticas que garantam qualidade de vida para os índios se torna visível na hodierna discussão acerca da aprovação da PEC 215 – projeto de lei que visa passar do executivo para o legislativo o direito de ratificar terras indígenas já demarcadas e demarcar outras -, já que a câmara dos deputados, formada por uma expressiva bancada ruralista, pode se configurar como um problema para essa questão.

Como consequência desta falta de medidas, é crescente o caso de êxodo indígena para as cidades – fazendo com que os mesmos percam considerável contato com a sua cultura – e de mortes em razão de conflitos por terra. Todos esse pontos, caso intervenção governamental não seja feita, só contribuirão para tornar a situação mais incisiva, fazendo com que, cada vez mais, a representatividade das línguas indígenas no Brasil diminua.

Com base na análise dos dados supracitados, urge que algo seja feito para contornar essa situação. Além da não aprovação da PEC 215, é de importância que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de uma emenda à constituição enviada para câmara dos deputados, torne o crime contra os povos indígenas inafiançavel. Com a aprovação desta proposta, é de se esperar que, por meio de leis mais rígidas, crimes contra indígenas, principalmente os influenciados por questões econômicas, sejam punidos de forma mais veemente.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oii, Oliver!!

    – Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 200

    – Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 120
    (Trouxe a história, porém faltou o uso de vozes alheias, como filósofos, sociólogos e especialistas na temática)

    – Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 120
    (Uso incorreto de conectivos e repetição de palavras)

    – Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    (Faltou o detalhamento da proposta)

    Nota Final:
    760

    • 1
  2. O repertório da sua redação está ótimo, você escreve muito bem. O problema é que os parágrafos estão um pouco desproporcionais, uma introdução grande e o D2 muito pequeno. No mais é só isso, sua redação está ótima parabéns, aparentemente não tem nenhum erro gramatical. O seu desenvolvimento falta algumas coisas.

    • 1
  3. C1: 160 o participante demonstra o conhecimento na norma culta padrão mediano.
    C2: 200 compreende a proposta da redação aplicando o conceitos das áreas de conhecimento.
    C3: 160 seleciona, relaciona, organiza e interpreta de forma mediana.
    C4: 120 demostra conhecimento coesivo mediano.
    C5: 160 a conclusão está faltando alguns operadores.

    total:800
    OBS: estudar mais concordância verbal e regência, e também os operadores da proposta de intervenção. Para que se saia bem na redação.

    • 1
  4. Olá, bom dia colega. Tudo bem.

    Penso que em toda redação existem pontos positivos e pontos que possamos melhorar…

    Em seu texto há repertório. Bons argumentos. Uma certa técnica de escrita etc.

    Mas também talvez seria legal você procurar se atentar por “tamanhos” de parágrafos mais “próximos”, pois está muito desproporcional.

    MAS NO GERAL A AVALIAÇÃO É BOA. E ESSA DICA TEM O INTUITO DE MELHORAR AINDA MAIS SEU TEXO.

    A NOTA SERIA ENTRE 800 a 850.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.