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Tema: Sexo Título: A saúde atribuída através do sexo. Modelo ENEM, por favor :)
Mr.Crozma
1 - Temas ENEM. 2 - Conectivos. 3 - Frases gigantes. 4 - Matérias em que você deve focar. 5 - Tudo o que eu consegui encontrar 1. O Enem pode até, num outro governo, falar sobre o assunto (e não tema) sexo, mas nunca vai pedir um tema com aspectos positivos, obrigando o candidato a inventar problemaLeia mais
1 – Temas ENEM. 2 – Conectivos. 3 – Frases gigantes. 4 – Matérias em que você deve focar. 5 – Tudo o que eu consegui encontrar
1. O Enem pode até, num outro governo, falar sobre o assunto (e não tema) sexo, mas nunca vai pedir um tema com aspectos positivos, obrigando o candidato a inventar problemas para conseguir apresentar uma conclusão propositiva. Eis o grande problema que fez com que vários colegas apontassem problemas na construção de suas ideias: este não é um tema Enem!
Você terá muitos problemas se adotar a estratégia do Enem para qualquer tema que aparecer nas suas provas. É provável que a sua professora tenha outras intenções com ele, e aí é importante você perguntar a ela quais são as outras formas de concluir um texto dissertativo-argumentativo. Dou alguns exemplos: conclusão por ironia; por metáfora; por questionamento… A propositiva é só uma, a mais comum de ser cobrada em vestibulares, mas nem de longe a mais legal de se construir. É aí que reside a diferença entre o cursinho e o colégio: no primeiro, você não tem a obrigação de escrever bem, basta ser funcional – cumprir as funções que estão no edital da sua prova -, ao contrário do segundo, que te prepara para a vida.
2. Com a cabeça no Enem, inventar no uso de conectivos é simplesmente LOUCURA. Você repetirá os seus conectivos preferidos o ano inteiro, enchendo o saco do seu professor, porque na correção oficial o corretor estará lendo o seu texto pela primeira vez. Seja diferente na escolha dos seus preferidos, mas use-os à exaustão nesta reta final.
Isso porque errar em conectivos significa perder pontos na competência mais fácil de gabaritar. Se você usar um conectivo de tom adversativo no lugar de um conclusivo, isso é falta grave, então não invente em conectivos, principalmente nos que ligam parágrafos.
Mais uma vez: no contexto do colégio, invente, crie, teste; no vestibular, nem pensar. As redações nota mil são um porre de ler.
3. Abaixo você verá uma lista enorme de erros que você poderá evitar com uma estratégia de redução do tamanho das frases. O ideal é que cada frase ocupe em torno de 1.5 e 2 linhas. Isso não é uma regra, mas se você escrever várias frases com uma média muito acima disso, desconfie que possa estar fazendo algo errado. O terceiro parágrafo foi todo escrito em uma única frase, e isso é um erro: se a maioria dos seus parágrafos for escrito em frase única, sua nota na competência 1 não passa de 120.
Se você simplificar, vai garantir pelo menos um 160, até porque o 200 é muito difícil. Dói dizer isto, mas o Enem pontua mais quem não se complica e pune quem arrisca, quem tenta sem sucesso fazer construções frasais mais complexas. Eu anoto os seus erros e vou explicar cada um deles porque quero te dar a chance de aprendê-los e ter o prazer de escrever, mas não acho que a sua estratégia para a prova deva ser estudar cada um destes erros; se quiser, passe reto por eles. Corrijo-os também porque ela é pública e pode ajudar outros colegas.
Pra você, que escreveu 396 palavras, o ideal seria reduzir o tamanho do texto e escrever até em frases simples, diretas, sem ousadia; isso te impede de subir aos 200 pontos na C1, mas te afasta dos 120. Vai da estratégia que achar melhor para os seus objetivos.
4. Fiz, porém, uma lista de erros mais comuns na sua redação.
Esse/Este: numa prova de redação você raramente vai fazer uso do esTe. Com o T, o pronome se refere ao que está na frente. “O problema é este: falta de miojo em casa.” Quando se referir ao que vem atrás, use sempre o S.
Paralelismo: sempre reflita sobre o que conecta os seus complementos. É esse paralelismo que torna a leitura mais agradável, então não poupe repetição de preposições. Raramente a omissão desses termos é necessária. Vale a pena estudar isso por fora.
Posso dizer a mesma coisa sobre a vírgula em orações adverbiais. Se eu for escrever muito sobre isso aqui, a correção vira um livro.
Palavras sem sentido: o corretor percebe quando você usa uma palavra estranha para evitar a repetição, mas isso torna a leitura complicada, traz até dor de cabeça. A repetição “rara” não impede você de conseguir 200 na C4; já a perda de sentido da frase pode complicar até nos quesitos argumentativos. Seja bem consciente na troca de palavras e treine bastante justamente as palavras que você percebe que mais repete. Cuidado com as substituições oferecidas pelo google. Confie num dicionário.
5. Todos os que eu encontrei, com a ressalva que já fiz: é possível reduzir o suficiente para alcançar 160 na C1 até o dia da prova. Confia nas dicas que eu passei? Apesar dos vários erros, sua C1 ainda pode ser avaliada no 120 pela proporção com o número de palavras. Evitando os erros repetidos, você aumenta bem as suas chances de 160 na C1.
Na série “Educando sexo”(1) a sexóloga, mãe de Otis (o protagonista)(2) relata a importância de praticar o sexo após a 1ª(3) vez feita(4), que baseia-se em obter mais saúde física e psicológica, como a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. No entanto, trazendo estas(5) verdades para a realidade, sabe-se que a prática exagerada desse(6) ato sexual mencionado anteriormente(7),(8) pode resultar em vício, isso é,(9) a necessidade(10) de relacionar-se intimamente com outros indivíduos.
1 – Vírgula pro adjunto adverbial com mais de 3 palavras.
2 – Digamos que você não vai usar parênteses na sua prova de redação. Aqui use vírgulas.
3 – Sempre por extenso: primeira.
4 – Feita o quê? Essa frase ficou incompleta ou sem sentido.
5 – Essas.
6 – Você não citou nenhum ato sexual em específico; ele é genérico: de um ou de qualquer ato.
7 – Aqui houve um pleonasmo que talvez possa ser explicado pelo erro do “desse”. Se fosse “esse”, já era certa a sua “menção anterior”. Lembre-se da explicação sobre o Esse/Este no ponto 4.
8 – Vírgula separando sujeito e verbo. Esse é o problema das frases gigantes. Você claramente sabe que não pode separá-los por vírgula, mas se esquece quando está há muito pensando naquela frase.
9 – Aqui são dois erros. O primeiro é que a expressão é “isto é”, sempre “T”, mas você não vai cometer esse erro porque o mais grave é que nunca fará sentido você usar uma expressão para repetir ideias que você acha que o corretor não entendeu: isso é sinal de que você mesma crê que não escreveu bem aquela frase e que ela precisa ser reescrita. “Ou seja” e “isto é” a partir de hoje estão proibidos nas suas redações, ok?
10 – Essa “necessidade” é mais específica; uma necessidade “anormal” para se tornar efetivamente um vício.
Ademais(1), a fonte informativa UOL conscientiza que(2) segundo médicos(3) como ginecologistas, psicólogos, e neurocientistas, afirmam que praticar o sexo pode ser muitíssimo benéfico para aliviar o estresse, combater a insônia, aliviar dores de cabeça, e (4)também(5) contribuindo para o bom humor juntamente(6)* a disposição para lidar com diversas situações negativas ou não(7). Entretanto, destaca-se que(8) por assuntos íntimos ainda serem tratados como inadequados na atualidade, observa-se(9) que(10) apesar de o sexo ser uma ferramenta facilitadora, ainda assim há de ser normalizada a distribuição de informações sobre tal ato sexual, para que(11) desta(12) forma(13) a população nacional venha a tomar mais conhecimento sobre este(14) meio que não somente serve para o prazer, mas também(15) para atribuir saúde aos demais envolvidos.
1 – O segundo parágrafo é onde você começa a argumentar, uma função completamente diferente da que é exercida pelo primeiro, então não fará sentido nunca uma adição aqui; faz, sim, sentido no terceiro parágrafo, que cumpre a mesma função argumentativa que cumpre o segundo parágrafo.
2 e 3 – Vírgula. Sempre que você se referir a um “conforme”, “segundo”, vai querer dar ênfase a essa autoridade, então usará vírgulas para destacá-la. Tem uma regrinha de português que justifica essas vírgulas também: oração adverbial conformativa pede vírgulas, mas acho que assim é mais difícil de entender kkkk.
4 e 5 – “E também” é uma redundância, mas o “também”, nesse caso, é aceito como uma ênfase na adição, e essa ênfase deve ser apontada com as vírgulas. Sem elas, redundância desnecessária. Não há necessidade de dar essa ênfase, inclusive.
6 – Juntamente também é uma adição diferente, acentuada, e vai precisar de destaque com a pausa da vírgula, mas por que não usar o “e”? Nesse caso, além da ausência de vírgula, houve o problema da crase: junto a alguma coisa.
7 – Negativas ou positivas. Esse “não” quebra a expectativa do leitor.
8 – Vírgula na oração adverbial causal.
9 – Destaca-se, observa-se… Eco para ser evitado.
10 – Vírgula na oração adverbial concessiva.
11 e 13 – Vírgulas para destacar a expressão explicativa/conclusiva.
12 – Desta/Dessa.
14 – Este/Esse.
15 – Aqui o problema é a ideia: prazer e saúde não estão na mesma categoria?
Diante desse ocorrido(1), vale mencionar e explicitar(2) que a prática com bastante frequência do sexo pode ser um problema na vida do indivíduo, pois(3) segundo psicanálises(4)(5) os hormônios provocados pelo ato sexual —como o homônio do prazer—(6), se constantemente(7) obtido(8) por este(9) meio íntimo, os estímulos neurológicos tornam-se uma necessidade, o(10) qual o praticante ficará obstinado a obter, e incapacitando-o em sua relação intrapessoal, ou seja(11), não tendo(12) o controle sobre suas emoções, (13)consciência e (14)foco nas diversas outras áreas de sua vida.
1 – Não houve ocorrido algum no texto até aqui!! É adição: ademais, além disso. Inverteu os parágrafos na hora de passar pro site?
2 – Mencionar e explicitar num mesmo parágrafo determinada declaração me parece contraditório. Acho que você quer assumir para si tamanha responsabilidade como a de explicitar. Sê humilde, mantenha-se nas menções.
3 e 4 – Vírgula da oração adverbial conformativa.
5 – Psicanalistas.
6 – O travessão tem espaço, tá? “sexual — como o hormônio do prazer —, se”.
7 – Não é da constância que você está reclamando. É do exagero.
8 – Obtidos. Plural na frase gigante.
9 – Esse/Este.
10 – A qual (felicidade) ou os quais (estímulos neurológicos). Preferível “a qual”.
11 – Mesmo problema do “isto é”.
12 – Quem “não tendo”? Os estímulos neurológicos? Olha o problema da frase gigante aí de novo.
13 e 14 – “Suas” não se aplica a consciência e foco, então você deve repetir o pronome: suas emoções, sua consciência e seu foco, de preferência com o artigo definido. “Sobre as suas emoções, a sua consciência e o seu foco”.
Contudo(1), faz-se necessário o agir do Ministério da Saúde(2) juntamente ao Ministério da Comunicação(3) quanto a(4) conscientização da população(5) dos(6) demais benefícios consequentes da prática do sexo, como(7) por exemplo(8)(9) desenvolvendo(10) palestras com profissionais especializados na área sexóloga esclarecendo(11) os atributos da relação intimamente sexual. Todavia(12), para que seja(13) formado(14) jovens conhecidos(15) do vício sexual, com o objetivo de disseminar(16) pessoas que possam não sofrer tal problema social e íntimo, é mister que aja(17) uma ação do Ministério da Educação objetivada à estruturação e(18) encaixe de professores sexólogos que não apenas instruam os alunos, mas também conscientizem os estudantes dos possíveis problemas exaltados. Desta(19) forma, aos poucos conquista-se(20) a resolução do vício sexual e(21) desconhecimento da saúde atribuída(22) através(23) do sexo.
1 – Portanto. Nada de inventar.
2 e 3- Vírgulas de novo.
4 – Crase.
5 – Comunicação, conscientização, população. Eco, evite-o.
6 – “A respeito dos”, ou “sobre”.
7, 8 e 9 – Mais uma vez, o problema é de pleonasmo: o “como” já introduz um exemplo; se quiser enfatizar, ponha a segunda expressão entre vírgulas. E, não, essa ênfase também não é necessária.
10 – Quebra de paralelismo: “o agir” pede “o desenvolvimento”.
11 – Assim como aqui pede “o esclarecimento”, ou: “de forma a esclarecer os atributos”. Evite o gerúndio, ele empobrece a relação entre as orações.
12 – Não era esse o conectivo que você queria usar meeesmo! Todavia não é adição.
13 e 14 – Sejam formados jovens.
15 – Informados. Ser conhecido tem um sentido bem diferente. Conhecedores, no máximo. Conscientes. Palavra demais no texto traz esse tipo de problema também.
16 – Informar também. Se o objetivo era evitar a repetição, alertar. Prefira a repetição em lugar de usar palavras desconhecidas! Mudar o sentido da frase é muito mais grave.
17 – Haja. Verbo haver.
18 – Objetivada à estruturação e AO encaixe. Paralelismo de novo.
19 – Dessa/Desta.
20 – Aos poucos se conquista. Menor dos seus desvios.
21 – A resolução do e do.
22 – Obtida, alcançada, conquistada, recebida. Atribuir é outra coisa.
23 – Nunca use “através”. Use “por meio de”. Através é um termo da física, atravessar.
Se restaram dúvidas, minha DM segue à sua disposição! Dessa vez a redação veio sem erros de digitação e por isso fiz questão de corrigi-la. Foco nos 4 primeiros pontos que destaquei, ok? Até a próxima!
See lessEvasão Escolar em Questão no Brasil (ENEM)
Mr.Crozma
Sem ter informações suas como a idade ou o projeto, torna-se difícil fazer algumas presunções a seu respeito. Espero, então, que receba de bom grado algumas preocupações que tenho a respeito da sua forma de estudar. Começamos pelo começo: tese é adjetivo, é posicionamento, é a firmeza da sua posiçãoLeia mais
Sem ter informações suas como a idade ou o projeto, torna-se difícil fazer algumas presunções a seu respeito. Espero, então, que receba de bom grado algumas preocupações que tenho a respeito da sua forma de estudar.
Começamos pelo começo: tese é adjetivo, é posicionamento, é a firmeza da sua posição a respeito do tema. Dizer o que a Constituição diz é apenas um fato. Adjetivo seria citar que “infelizmente” há evasão escolar, apesar da garantia constitucional. Eu diria, porém, que não há nenhuma contradição pelo direito constitucional não estar sendo posto em prática. Ele é o nosso projeto de nação e, portanto, sempre inacabado, sempre necessitado de vigilância. A razão constitucional apenas revela a importância do tema para a nação, e não exatamente algo que seja um absurdo quando não posto em prática. Use essas reflexões para melhorar a sua abordagem no primeiro parágrafo, já que ele corre o risco de ser avaliado como embrionário, devido à pouca quantidade de palavras que investiu ali. Expor a tese de forma clara e solene é uma garantia de coerência para o resto do texto, que à tese responde com argumentos. Para o corretor, que não te conhece, isso é de extrema importância para avaliar positivamente o seu texto.
Minha maior preocupação, na verdade, é que o seu texto não está mal escrito, mas tem poucas palavras, o que sugere uma leitura prévia a respeito do tema. Bom, isso é perigoso no sentido de criar uma escrita ilusória, que não tende a se repetir na hora da prova. Se você estiver sentindo necessidade de ler sobre o tema, é fundamental que procure melhorar a escrita com temas em que você já tenha alguma propriedade pessoal para falar. Gosta de carnaval? Então escreva sobre carnaval. Tem intimidade com algum deficiente? Então fale sobre acessibilidade. É mais ou menos essa a ideia para quem está começando. Concomitante, você também aprofundará o seu conhecimento em outros temas a partir de leituras mais densas e genéricas. Não é para fazer leitura direcionada, menos ainda para memorizar dados. Dados na hora de um tema fora da expectativa podem ser bem perigosos. Dados retirados dos textos de apoio só servem para alcançar o 120 na C2. Você talvez queira os 200.
Mais do que os 200, você definitivamente não quer fazer um texto curto, e os dados estão te induzindo a pensar que eles não precisam de explicação, que eles se bastam em si mesmos. Ora, imagine-se discutindo com um ser humano escroto: “se abandonaram os estudos por gravidez, a Constituição não tem nada a ver com isso; e a pobreza, que pobreza? Pagamos os impostos e garantimos até comida gratuita para as crianças em escolas públicas!”
Talvez se imaginando a enfrentar um troglodita você consiga entender que dados não bastam. Pense comigo que os dados da gravidez precoce podem, sim, ser complementados por pensamentos sobre políticas de informação, por mais profundidade nas consequências da evasão para essas meninas e por reflexões históricas sobre o papel da mulher no Brasil. Quanto mais você preencher as lacunas, mais o troglodita se apequena.
No segundo argumento, vi que tentou formular causa e consequência. É importante aprofundar com causa da causa e consequência da consequência. Nessas horas, reflexões econômicas, sociológicas, psicológicas, históricas… Enfim, todo tipo de matéria que você possa agregar para legitimar a sua argumentação conta muito.
Na C3, o corretor procura brechas argumentativas, e eu conto algumas que eram para ser evitadas pelo bom escritor que você promete ser. Leia os manuais de correção. Se você sabe como fazer a C5, saberá tranquilamente conquistar os 200 nas outras competências. Link no meu perfil.
Sua prioridade é aumentar a produtividade, nem que seja para garantir uma boa avaliação na C4.
Bons estudos!
See lessPercepção sobre bem-estar e felicidade
Juliahh
Oláaaaaa, tudo bom??? Então, vim apenas compartilhar um pouco dos meus conhecimentos ok? Boa introdução, tá bem conectada e organizada com tema, apresenta tese e foi curta e breve, parabéns. D! A sensação de felicidade é aderida a um conjunto de hormônios que são liberados a partir de neurotransmissLeia mais
Oláaaaaa, tudo bom???
Então, vim apenas compartilhar um pouco dos meus conhecimentos ok?
Boa introdução, tá bem conectada e organizada com tema, apresenta tese e foi curta e breve, parabéns.
D!
A sensação de felicidade é aderida a um conjunto de hormônios que são liberados a partir de neurotransmissores, um desses hormônios é a dopamina, relacionada ao prazer proporcionado quando há uma recompensa, a exemplo de um objetivo alcançado. **(período muito longo, recomendo que faça períodos mais curtos para que você tenha espaço para suas argumentações). Porém, para o hormônio ser liberado tem de haver um equilíbrio no bem-estar tanto físico quanto mental e até mesmo social. No entanto, a pandemia de COVID-19 expôs situações que tornaram impossível ter o equilíbrio necessário, já que muitos foram prejudicados pelo medo, dor e incertezas, interferindo diretamente na percepção da felicidade.** (achei legal o uso de conetivos, mas diversifica-los é bem interessante).
Segundo Émile Durkheim, sociólogo francês, os fatos sociais podem ser normais ou patológicos. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se um ambiente patológico em crise, rompe toda a harmonia social, visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo(qual sistema está corrompido? porque? qual o público é atingido? como?). Nesse cenário, é indiscutível que ponto de vista sobre bem-estar social coletivo e por consequência felicidade, em meio a uma sociedade em crise, encontram-se em declínio. ***(com o que acrescentei anteriormente poderia e pode correlacionar com esse fechamento, uma vez que é importante o detalhamento de modo direto e objetivo para uma boa argumentação, não é necessário fazer parágrafos grandes para isso, só organização e planejamento de suas ideias podem ajudar).
*** Então, uma análise geral é que: eu me corrigi de acordo com o enem, caso seja outro modelo, desculpa!!
espero ter ajudado!!! não sou profissional, mas recomendo que leia e estude redações nota mil, elas vão te ajudar muito!!
Boa sorte!!
See lessObstáculos para a implementação do ensino domiciliar no Brasil (ENEM)[FIXAREI A MELHOR CORREÇÃO]]
Mr.Crozma
Na pandemia eu tinha tempo para fazer correções com calma, com capitulações e até planejamento de texto. As circunstâncias mudaram e têm dificultado as minhas correções, mas agradeço-lhe pelo convite e aqui me faço presente. Seu foco de estudos deve ser a parte coesiva. Há muitos pontos desconexos pLeia mais
Na pandemia eu tinha tempo para fazer correções com calma, com capitulações e até planejamento de texto. As circunstâncias mudaram e têm dificultado as minhas correções, mas agradeço-lhe pelo convite e aqui me faço presente.
Seu foco de estudos deve ser a parte coesiva. Há muitos pontos desconexos porque você está privilegiando a urgência de um repertório reconhecidamente legitimado.
Outro aspecto em que você merece melhorar é na escolha dos argumentos. É até difícil distinguir a alegada “falha no sistema educacional” da “negligência estatal”. Quanto mais específico você for nos seus argumentos e exemplos, mais fácil é driblar contradições/confusões não tão aparentes, como essa a que me referi. Isso me faz pensar até se o tema que você trabalhou tem o estilo do Enem. Este é um caso mais de regulamentação pelo Poder Legislativo do que propriamente um problema do Judiciário ou mesmo do Executivo. Na real, se a maioria da população é contra o homeschooling, não há sequer um problema em não haver uma regulamentação, o que tornaria bem complicado terminar o texto com propostas de intervenção.
Das várias problematizações que eu poderia fazer quanto ao texto que aqui corrijo, cito como prioridades suas as correções que se seguem:
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Elon Musk, fundador de grandes empresas (Tesla, Spacex, entre outras)(1), afirmou por várias vezes em entrevistas que qualquer pessoa pode aprender o que quiser sem necessariamente frequentar uma faculdade, além de dizer que certificados escolares não são requisitos obrigatórios de suas empresas. No contexto nacional(2), existem muitos entraves para a implementação do ensino domiciliar, fruto do conservadorismo do sistema educacional atual,(3) e também(4) por(5) consequência da negligência estatal.
1 – Este é o meu primeiro “evite parênteses”. Pense, por exemplo, em: “fundador de grandes empresas, como a Tesla e a Spacex…”
2 – A fala do Elon Musk não veio como um “contexto internacional”, até porque ele não representa a política internacional no que tange ao ensino domiciliar. O cuidado que estou lhe pedindo é para não perder pontos bobos na C4 por falhar na conexão entre as frases. Aliás, a segunda frase não tem conexão com a primeira, até porque Elon Musk não cita o ensino domiciliar. Há muito a melhorar aqui, exatamente aqui nessa parte da introdução. Se está começando agora, pense em fazer introduções clássicas, guardar as referências para um espaço onde consegue desenvolver melhor.
3 – Este pode ser um erro ou não a depender do n. 5.
4 – O “e também” geralmente é redundante, mas a expressão passa a ser aceita quando o “também” serve para enfatizar a adição. Não sei bem o uso geral é nesse sentido, mas é interessante destacar o “também” entre duas vírgulas, para confirmar a ênfase, ou simplesmente não escrevê-lo.
5 – A preposição “por” se refere a que verbo? Pense sempre em manter um paralelismo entre as preposições: fruto DO… e DO… muitos entraves PARA e… PARA… Inclusive foi essa a dúvida que me impediu de avaliar a vírgula no n. 3.
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Primeiramente(1), constata-se a permanência da estrutura funcional do modelo educacional(2) uma prática errônea que impede o progresso escolar.(3) Na música “Cidade 2000”(4) do cantor de Trap – gênero musical derivado do Rap –(5) Matuê, um trecho da obra artística ressalta os transtornos obtidos pelo modelo de ensino atual, considerando os equívocos da metodologia adotada: “esse sistema falho, ir pra escola é um atraso”(6). Nesse viés, verifica-se o prendimento(7) ao complexo funcional contemporâneo do modelo “ensino-aprendizagem”(8) um impedimento maléfico para a obtenção vantajosa do homeschooling(termo em inglês que significa: ensino domiciliar)(9).
1 – Não existe a palavra. Ela é aceita genericamente, inclusive por mim, mas pense com a cabeça do pior corretor possível. É, ele pune isso aqui. Então, use “em primeiro lugar”. Aliás, já eleja os seus conectores e repita-os à exaustão.
2 – Faltou uma vírgula aqui, mas percebi que havia erros de digitação, então vou evitar comentar de forma aprofundada coisas que você pode já saber, como o tema das orações adjetivas.
3 – Mais uma vez, falta um operador argumentativo que você apresente ao leitor para guiá-lo no que está querendo dizer. Aqui normalmente recomendo fazer uma explicação do tópico frasal, então espero que use um “Isso porque…” ou variações disso. Operadores argumentativos atuam fortemente na sua C3 também, pois te ajudam a organizar melhor as ideias. O seu objetivo no Enem não é tacar um monte de repertórios sem coesão lógica, pelo menos se veio me procurar, pois ainda corrijo pensando no mil.
4 – Vírgula, mesmo caso das orações adjetivas.
5 – Vírgula depois do travessão também existe. O travessão serve apenas para destacar um comentário e, portanto, não substitui a necessidade da vírgula.
6 – Pense em fazer um jogo de palavras, transformando a citação direta em citação indireta. Com isso, cortará as aspas e terá mais mobilidade para desenvolver as suas próprias ideias também.
7 – Tome cuidado para não inventar palavras na busca pela não repetição. “Poucas” repetições ainda são toleradas no nível mais alto da C4.
8 – Nova vírgula de oração adjetiva. Tema a ser pesquisado por ti.
9 – O “não use parênteses” aqui vem junto com um “não use estrangeirismos”. As repetições de palavras que constem na frase-tema são liberadas.
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Ademais, o estado(1) deve ter condutas morais e justas, devido(2) seu poder de interferência na sociedade. Portanto(3), a(4) esferas públicas educacionais,(5) não devem intervir na(6) modalidade(7) de ensino a ser(8) frequentadas pelos estudantes, pois(9) como defende o filósofo contemporâneo Robert Nozick em sua teoria da ética e justiça, o governo(10) tem que fornecer aos cidadãos o consentimento libertário de tomar atitudes, desde que não tire a liberdade dos outros. Dessa forma, percebe-se que o estado(11) pratica decisões imorais(12) ao impedir o ensino domiciliar, como fez o Supremo Tribunal Federal (STF)(13) ao revogar um projeto de lei aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados no ano de 2022(14).
1 – Estado, no sentido que você usou, é sempre grifado em maiúsculo. Existe o Estado e os estados, e acho que você sabe a diferença entre eles, visto que escreveu corretamente lá no último parágrafo. Erro de digitação compromete a minha correção detalhada e deve chamá-lo a atenção para quando tiver que revisar a sua folha de prova. Não descuide da revisão nos treinos.
2 – Devido a + o. Preposição necessária. O uso do artigo é sempre recomendado para a fluidez do texto.
3 – Nunca fará sentido que a segunda frase do desenvolvimento já seja uma conclusão. Aqui é onde você gasta linhas explicando e justificando o seu posicionamento. Da primeira frase eu espero que venha qualquer raciocínio, menos um conclusivo.
4 – Concordância… Ou digitação. Todo desvio conta.
5 – Até agora não te vi colocar uma vírgula separando o sujeito e o verbo, então devo contar como desatenção?
6, 7 e 8 – Concordância também. Por que não pois tudo no plural?
9 – Vírgula, por um novo motivo. Priorize, porém, os erros mais repetitivos.
10 – Maiúscula, no mesmo sentido de Estado.
11 – Sim, Estado.
12 – Pense bem nos adjetivos que você usará, especialmente na hora de concluir. Quando você conclui atribuindo uma relação lógica que não existe, isso anula toda a força argumentativa que pretendia passar. Não existe moralidade em decisões jurídicas. Decisões são legais ou ilegais, constitucionais ou inconstitucionais.
13 – Veja, ao informar que o Supremo Tribunal Federal é representado pela sigla STF, você está dizendo para o leitor ficar atento à sigla, pois ela aparecerá mais vezes no texto. Só que dificilmente você repetirá a sigla, até por conta do problema da repetição evitável dos termos. Por isso, evite meeeesmo usar os parênteses, já que eles não nos servem muito nesse espaço de prova com trinta linhas.
14 – Eu não costumo recomendar usar estratégias argumentativas que excedam o conhecimento do nível médio. É até difícil para o corretor condenar ou aprovar o seu conhecimento jurídico. Eu tenho formação jurídica para criticar isso aqui, mas isso não deveria importar para a minha avaliação, entende? Aí você entra num campo que não vale a pena, ainda mais se você pode trocar as estratégias para exemplos de famosos, analogias com filmes, contra-argumentação do senso em comum, entre outras bem mais simples.
Portanto, o Estado, com(1) apoio do MEC (Ministério da Educação e Cultura)(2) deve reelaborar suas diretrizes – no quesito educacional –, com uma reformulação de leis na Constituição Federal Brasileira de 1988, para(3) fim de legalizar o ensino residencial. Com isso, torna(4) uma sociedade mais justa e moral para todos os cidadãos, levando em consideração a teoria filosófica de Robert Nozick.
1 – Aqui eu peço o artigo, normalmente ele contribui para a leitura agradável.
2 – Vírgula.
3 – Para o fim de legalizar; ou, a fim de legalizar.
4 – Quem ou o que torna uma sociedade mais justo e moral? O “isso” não pode ser, pois ele está precedido de uma preposição, e não de um artigo, estando proibido, portanto, de ser um sujeito, ainda mais estando separado do verbo por uma vírgula. Acabou se tornando um verbo sem sujeito.
Seu foco não deve ser a nota, mas a organização dos raciocínios e o reparo dos erros repetidos que constatei. Estás na faixa dos 700-800.
Fique à vontade para tirar dúvidas sobre a minha correção e, mais uma vez, peço desculpas por não conseguir fazer algo mais aprofundado.
See less{ENEM} A importância e os desafios da educação política no Brasil
Juliahh
Olá!!! tudo bom? espero que sim! Então, irei dá um pequeno relatório com base nos meus conhecimentos; Primeiramente, parabéns, você arrasou na organização de seu texto, os parágrafos estão de acordo com sua teste, o que destaco é que use e abuse de conectivos, senti falta de alguns, lembre que elesLeia mais
Olá!!! tudo bom? espero que sim!
Então, irei dá um pequeno relatório com base nos meus conhecimentos;
Primeiramente, parabéns, você arrasou na organização de seu texto, os parágrafos estão de acordo com sua teste, o que destaco é que use e abuse de conectivos, senti falta de alguns, lembre que eles são uma carta na manga para ter uma boa nota no C3, incluo também que seria bem interessante que você argumentasse um pouco mais, tá bom, mas seja crítico não tenha pena de problematizar as situações.
Além desses pontos, elogio sua produção textual, você sabe usar as palavras bem, dá para ver o quanto o repertório usado é bem desenvolvido, então parabéns, há alguns erros de vírgula, mas são pequenininhos ksksks;
Na conclusão, você só não detalhou cada solução, não tá evidente qual seria o benefício de tal resolução e, é interessante deixar claro, porque o corretor já lê na expectativa de ver um possível óbvio, então, seja o diferente!!!!
Amg, aqui paro minhas humildes palavras e deixo um: Lembre- se sempre, que cada queda, cada não, cada decepção que temos na vida serve como aprendizado, é como uma nova chance para recomeçarmos, então, boa sorte jovem!!!
See lessREDAÇÃO ENEM 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Juliahh
Olá, irei compartilhar alguns conhecimentos. Boa introdução, apresenta repertório e uma conexão com o tema e uma boa tese, parabéns!!! D1 Nesse contexto, a inoperância estatal é responsável por potencializar esse problema (qual problema?) . Sob esse viés, cabe salientar que o filósofo francês (1) JeLeia mais
Olá, irei compartilhar alguns conhecimentos.
Boa introdução, apresenta repertório e uma conexão com o tema e uma boa tese, parabéns!!!
D1
Nesse contexto, a inoperância estatal é responsável por potencializar esse problema (qual problema?) . Sob esse viés, cabe salientar que o filósofo francês (1) Jean-Jaccques Rosseau (1) afirmou que o Estado se responsabiliza pelo desenvolvimento de condições básicas à sociedade ao promover o bem-estar social no corpo cívico. Entretanto, essa premissa não se concretiza, uma vez que o (2)Governo pouco investe em campanhas de conscientização, com o fito de mostrar a importância que o registro civil tem, (3) soma-se também, a baixa fiscalização, no momento em que nasce uma criança, na maioria das vezes pobre, deixando-a sem uma certidão de nascimento – documento de maior relevância para o indivíduo no país – condenando-a a uma situação de invisibilidade jurídica e social. Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação estatal para alterar essa realidade.
(1) colocar entre vírgulas;
(2) não é necessário escrever estado e governo com letra maiúscula no início;
(3) recomendo colocar aqui um ponto final e um conectivo, assim, ficaria mais coerente;
D2
(1)(2)Outro fator preponderante para o acesso à cidadania no País é a sociedade. Segundo o filósofo francês Pierre Bordieu, na sua “Teoria do Habitus”, a sociedade incorpora uma determinada estrutura social, de modo a neutralizá-la e reproduzi-la. Com base nesse pensamento, é possível apontar que a pífia educação sobre registro civil e invisibilidade social, em âmbito nacional, está na base desse comportamento negligente dos cidadãos tupiniquins. A exemplo disso, tem-se o preconceito, a discriminação social, a dificuldade do acesso a benefícios governamentais. Logo, sem a instrução devida, os indivíduos permanecerão nesses hábitos nocivos a essas pessoas, comprovando, dessa forma, a teoria de Bordieu.
(1) acrescentar um conectivo com sentido de adição, como: Ademais, outrossim, além disso, para que seu texto flua bem.
(2) dica extra, é importante que os parágrafos conversem, estejam conectados, geralmente eu já faço uma conexão do d1 com d2, assim:
conectivo + somado ao (problema citado no d1) + tópico frasal junto ao problema 2 presente na tese + alusão + conexão com o problema e….
aqui destaco que você tem bons argumentos e sabe organiza-los bem, tem bom repertório e boa conclusão, isso mostra o quanto você tem potencial, mas ainda é preciso melhorar em algumas coisas, indico que use e abuse de conectivos, eles são a chave para uma boa organização e coerência, sem falar da conexão entre os argumentos.
See lessParabéns, espero que nunca desista de seus sonhos!!
Lembre-se sempre, que errar é sempre uma nova oportunidade que temos para fazer melhor do que antes!!
Os limites da liberdade de expressão
Juliahh
Olá!!! estou aqui para dizer que você escreve muito bem, tem boas colocações e apresenta uma boa organização de texto, percebi poucos desvios de gramática. Ao ler seu texto só senti falta de um pouco de aprofundamento em seus argumentos e nos repertórios, visto que seria interessante que você detalhLeia mais
Olá!!! estou aqui para dizer que você escreve muito bem, tem boas colocações e apresenta uma boa organização de texto, percebi poucos desvios de gramática.
Ao ler seu texto só senti falta de um pouco de aprofundamento em seus argumentos e nos repertórios, visto que seria interessante que você detalhasse mais eles, como a cultura do cancelamento, do que se trata? Quais padrões são colocados? Quais modos podemos usar para inferiorizar o outro?
Meu conselho é que continue assim, do jeito que esta indo, porque talento tu tens, parabéns e nunca desista de seus sonhos!!
See lessA questão das drogas como desafio mundial
Juliahh
Olá irei compartilhar um pouco de meus conhecimentos. Intro: sua introdução está muito boa, parabéns, mas ela poderia ser mais organizada para que os seus pontos sejam diretos e conectados: Na minissérie Verdades Secretas, (1) Larissa era uma modelo admirada, (2)mas que começou a utilizar drogas porLeia mais
Olá irei compartilhar um pouco de meus conhecimentos.
Intro: sua introdução está muito boa, parabéns, mas ela poderia ser mais organizada para que os seus pontos sejam diretos e conectados:
Na minissérie Verdades Secretas, (1) Larissa era uma modelo admirada, (2)mas que começou a utilizar drogas por conta das brigas constantes com a mãe e a má influência do namorado até transformar-se em dependente e viver nas ruas por culpa de seu vício. De maneira análoga, é notório a persistência de casos como de Larissa na contemporaneidade e como a questão das drogas torna-se um problema mundial. Assim, urge analisar os fatores que provocam o aumento do consumo, como o uso de substâncias para fuga de realidade e a romantização exacerbada.
(1) Onde posso encontrar essa série? é importante que você deixe seu repertório legitimado!!
(2) mas depois que começou a utilizar drogas, por consequência de brigas constantes com sua mãe e a má influência do namorado, tornou-se uma dependente e começou a viver….
Fora isso, boa intro viuu só pelas palavras chaves que foram colocadas o leitor sem o conhecimento do tema, saberia do que se trata a sua redação!!
No desenvolvimento: Não tenho conhecimento de qual banca o seu texto está voltado, ENEM, Fuvest…Então não posso opinar muito, mas levando em consideração o ENEM
Seus parágrafos D1 e D2 devem seguir os pontos de exigidos, além de apenas conectivo, tópico frasal e repertório, você deve apresentar seu ponto de vista conectando com sua alusão de modo coesivo e coerente. Então, sugiro que pesquise sobre o modelo de desenvolvimento enem, caso seja a sua situação.
See lessDesafios da alfabetização no Brasil: consequências e caminhos para lidar (modelo ENEM)
Juliahh
Olá!! vou só compartilhar de alguns humildes conhecimentos ok? A Constituição Federal de 1988 (1) defende o direito pleno à educação para todos os cidadãos. No entanto, percebe-se uma falha na garantia desse direito na questão dos desafios da alfabetização no Brasil, o que, além de grave, torna-se uLeia mais
Olá!! vou só compartilhar de alguns humildes conhecimentos ok?
A Constituição Federal de 1988 (1) defende o direito pleno à educação para todos os cidadãos. No entanto, percebe-se uma falha na garantia desse direito na questão dos desafios da alfabetização no Brasil, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar esse quadro, que possui como origens(2)a negligência governamental e a lacuna educacional.
(1) colocar uma vírgula aqui;
(2) usar dois pontos aqui – sugestão.
Dessa forma, em primeira análise, a negligência governamental é um desafio presente no problema. O filósofo italiano (1) Norberto Bobbio afirma que a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem, capaz de lhe dar direito ao respeito e à consideração por parte do Estado. Nessa lógica, o poder público não cumpre seu papel como fornecedor de direitos mínimos, uma vez que não proporciona à população analfabeta o suporte necessário para reverter sua situação educacional(2). Assim, muitos se sentem humilhados ou desvalorizados perante os outros por não saberem ler um texto ou escreverem seu próprio nome.
(1) colocar o “Norberto Bobbio ” entre duas vírgulas ou duplo travessões.
(2) seria legal se tivesse desenvolvido mais sua proposta aqui sobre o poder público, por exemplo, qual seria esse suporte necessário pela população? quais situações elas se sentem humilhadas?
Fora os errinhos que são mais gramaticais, você tem um projeto de texto muito bom, usa bem os repertórios e os envolve bem com os argumentos, tem uma introdução e conclusão completa e direta, meus parabéns!!! siga firme e forte chegará longe!!
See lessA importância de uma infância saudável na formação do cidadão
Juliahh
Olá!!! tudo bem? espero que esteja!!! Então, você escreve muito bem, a sua redação está top, está clara e bem organizada, é evidente que você organizou um projeto de texto e seguiu bem, parabéns!!! Notei alguns exageros no uso da vírgula, o uso das aspas sem necessidade no caso do D2, errinhos pequeLeia mais
Olá!!! tudo bem? espero que esteja!!!
Então, você escreve muito bem, a sua redação está top, está clara e bem organizada, é evidente que você organizou um projeto de texto e seguiu bem, parabéns!!!
Notei alguns exageros no uso da vírgula, o uso das aspas sem necessidade no caso do D2, errinhos pequenos em relação ao seu texto que tá muito bom, além deles eu só desenvolveria mais um pouco os agentes da conclusão, para deixa-la mais detalhada e completa. Fora isso, meus humildes parabéns, você chegará longe!!
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