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Desafios da alfabetização no Brasil: consequências e caminhos para lidar (modelo ENEM)

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     A Constituição Federal de 1988 defende o direito pleno à educação para todos os cidadãos. No entanto, percebe-se uma falha na garantia desse direito na questão dos desafios da alfabetização no Brasil, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar esse quadro, que possui como origens a negligência governamental e a lacuna educacional.

     Dessa forma, em primeira análise, a negligência governamental é um desafio presente no problema. O filósofo italiano Norberto Bobbio afirma que a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem, capaz de lhe dar direito ao respeito e à consideração por parte do Estado. Nessa lógica, o poder público não cumpre seu papel como fornecedor de direitos mínimos, uma vez que não proporciona à população analfabeta o suporte necessário para reverter sua situação educacional. Assim, muitos se sentem humilhados ou desvalorizados perante os outros por não saberem ler um texto ou escreverem seu próprio nome.

     Além disso, outra questão enfrentada é a lacuna educacional. Para o sociólogo Kant, o ser humano é resultado de seu processo educacional. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há também um problema educacional. Nessa ótica, em relação aos desafios na alfabetização no país, percebe-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não deveria entregar à sociedade jovens analfabetos ou analfabetos funcionais – que conseguem ler, mas não interpretar informações. Ademais, com o advento da pandemia de coronavírus em 2020 a situação se agravou, pois as escolas foram fechadas e as taxas de analfabetismo cresceram, de acordo com o IBGE.

     Portanto, é necessário intervir sobre o problema. Para isso, o Governo deve investir na construção de locais destinados à alfabetização da população sem esse conhecimento, por meio de redirecionamento de verba pública, a fim de combater a analfabetização da população jovem e adulta. Tal ação pode ocorrer com o apoio de professores e voluntários de ONGs. Paralelamente, é preciso criar estratégias para intervir sobre a lacuna educacional. Desse modo, será possível garantir a todos o direito à educação, como defende a Constituição.

 

Link para proposta: Tema da Redação – Stoodi – Desafios da alfabetização no Brasil: consequências e caminhos para lidar – Stoodi

Se possível, por favor, apontem lacunas de argumentação. São a minha maior dificuldade. ;)

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2 Correções

  1. Excelente redação! Adorei o fechamento na conclusão utilizando o repertório da introdução. Acredito que no D1 você poderia argumentar um pouco mais sobre a negligência estatal, pois achei um pouquinho superficial, poderia ter aprofundado mais a respeito de como se nota essa negligência na prática, ex: falta de investimento em infraestrutura e capacitação de profissionais. Também, sua proposta de intervenção ficou bastante genérica, faltando um pouquinho de detalhamento e especificidade. exemplo: “Governo” mas, por meio de qual órgão ou setor? Ministério da educação? Prefeituras municipais? e de que forma os professores e voluntários participariam nesse processo, entende? No demais, parabéns pela excelente redação!

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  2. Olá!! vou só compartilhar de alguns humildes conhecimentos ok?

    A Constituição Federal de 1988 (1) defende o direito pleno à educação para todos os cidadãos. No entanto, percebe-se uma falha na garantia desse direito na questão dos desafios da alfabetização no Brasil, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar esse quadro, que possui como origens(2)a negligência governamental e a lacuna educacional.

    (1) colocar uma vírgula aqui;
    (2) usar dois pontos aqui – sugestão.

    Dessa forma, em primeira análise, a negligência governamental é um desafio presente no problema. O filósofo italiano (1) Norberto Bobbio afirma que a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem, capaz de lhe dar direito ao respeito e à consideração por parte do Estado. Nessa lógica, o poder público não cumpre seu papel como fornecedor de direitos mínimos, uma vez que não proporciona à população analfabeta o suporte necessário para reverter sua situação educacional(2). Assim, muitos se sentem humilhados ou desvalorizados perante os outros por não saberem ler um texto ou escreverem seu próprio nome.

    (1) colocar o “Norberto Bobbio ” entre duas vírgulas ou duplo travessões.
    (2) seria legal se tivesse desenvolvido mais sua proposta aqui sobre o poder público, por exemplo, qual seria esse suporte necessário pela população? quais situações elas se sentem humilhadas?

    Fora os errinhos que são mais gramaticais, você tem um projeto de texto muito bom, usa bem os repertórios e os envolve bem com os argumentos, tem uma introdução e conclusão completa e direta, meus parabéns!!! siga firme e forte chegará longe!!

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