Obstáculos para a implementação do ensino domiciliar no Brasil (ENEM)[FIXAREI A MELHOR CORREÇÃO]]

  • 0

Elon Musk, fundador de grandes empresas(Tesla, Spacex, entre outras), afirmou por várias vezes em entrevistas que qualquer pessoa pode aprender o que quiser sem necessariamente frequentar uma faculdade, além de dizer que certificados escolares não são requisitos obrigatórios de suas empresas. No contexto nacional, existem muitos entraves para a implementação do ensino domiciliar, fruto do conservadorismo do sistema educacional atual, e também por consequência da negligência estatal.

Primeiramente, constata-se a permanência da estrutura funcional do modelo educacional uma prática errônea que impede o progresso escolar. Na música “Cidade 2000” do cantor de Trap – gênero musical derivado do Rap- Matuê, um trecho da obra artística ressalta os transtornos obtidos pelo modelo de ensino atual, considerando os equívocos da metodologia adotada: “esse sistema falho, ir pra escola é um atraso”. Nesse viés, verifica-se o prendimento ao complexo funcional contemporâneo do modelo “ensino-aprendizagem” um impedimento maléfico para a obtenção vantajosa do homeschooling(termo em inglês que significa: ensino domiciliar).

Ademais, o estado deve ter condutas morais e justas, devido seu poder de interferência na sociedade. Portanto, a esferas públicas educacionais, não devem intervir na modalidade de ensino a ser frequentadas pelos estudantes, pois como defende o filósofo contemporâneo Robert Nozick em sua teoria da ética e justiça, o governo tem que fornecer aos cidadãos o consentimento libertário de tomar atitudes, desde que não tire a liberdade dos outros. Dessa forma, percebe-se que o estado pratica decisões imorais ao impedir o ensino domiciliar, como fez o Supremo Tribunal Federal (STF) ao revogar um projeto de lei aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados no ano de 2022.

Portanto, o Estado, com apoio do MEC(Ministério da Educação e Cultura) deve reelaborar suas diretrizes – no quesito educacional – , com uma reformulação de leis na Constituição Federal Brasileira de 1988, para fim de legalizar o ensino residencial. Com isso, torna uma sociedade mais justa e mora para todos os cidadãos, levando em consideração a teoria filosófica de Robert Nozick.

Compartilhar

6 Correções

  1. Na pandemia eu tinha tempo para fazer correções com calma, com capitulações e até planejamento de texto. As circunstâncias mudaram e têm dificultado as minhas correções, mas agradeço-lhe pelo convite e aqui me faço presente.

    Seu foco de estudos deve ser a parte coesiva. Há muitos pontos desconexos porque você está privilegiando a urgência de um repertório reconhecidamente legitimado.

    Outro aspecto em que você merece melhorar é na escolha dos argumentos. É até difícil distinguir a alegada “falha no sistema educacional” da “negligência estatal”. Quanto mais específico você for nos seus argumentos e exemplos, mais fácil é driblar contradições/confusões não tão aparentes, como essa a que me referi. Isso me faz pensar até se o tema que você trabalhou tem o estilo do Enem. Este é um caso mais de regulamentação pelo Poder Legislativo do que propriamente um problema do Judiciário ou mesmo do Executivo. Na real, se a maioria da população é contra o homeschooling, não há sequer um problema em não haver uma regulamentação, o que tornaria bem complicado terminar o texto com propostas de intervenção.

    Das várias problematizações que eu poderia fazer quanto ao texto que aqui corrijo, cito como prioridades suas as correções que se seguem:

    ______________________________________________________________________________

    Elon Musk, fundador de grandes empresas (Tesla, Spacex, entre outras)(1), afirmou por várias vezes em entrevistas que qualquer pessoa pode aprender o que quiser sem necessariamente frequentar uma faculdade, além de dizer que certificados escolares não são requisitos obrigatórios de suas empresas. No contexto nacional(2), existem muitos entraves para a implementação do ensino domiciliar, fruto do conservadorismo do sistema educacional atual,(3) e também(4) por(5) consequência da negligência estatal.

    1 – Este é o meu primeiro “evite parênteses”. Pense, por exemplo, em: “fundador de grandes empresas, como a Tesla e a Spacex…”

    2 – A fala do Elon Musk não veio como um “contexto internacional”, até porque ele não representa a política internacional no que tange ao ensino domiciliar. O cuidado que estou lhe pedindo é para não perder pontos bobos na C4 por falhar na conexão entre as frases. Aliás, a segunda frase não tem conexão com a primeira, até porque Elon Musk não cita o ensino domiciliar. Há muito a melhorar aqui, exatamente aqui nessa parte da introdução. Se está começando agora, pense em fazer introduções clássicas, guardar as referências para um espaço onde consegue desenvolver melhor.

    3 – Este pode ser um erro ou não a depender do n. 5.
    4 – O “e também” geralmente é redundante, mas a expressão passa a ser aceita quando o “também” serve para enfatizar a adição. Não sei bem o uso geral é nesse sentido, mas é interessante destacar o “também” entre duas vírgulas, para confirmar a ênfase, ou simplesmente não escrevê-lo.

    5 – A preposição “por” se refere a que verbo? Pense sempre em manter um paralelismo entre as preposições: fruto DO… e DO… muitos entraves PARA e… PARA… Inclusive foi essa a dúvida que me impediu de avaliar a vírgula no n. 3.

    ______________________________________________________________________________

    Primeiramente(1), constata-se a permanência da estrutura funcional do modelo educacional(2) uma prática errônea que impede o progresso escolar.(3) Na música “Cidade 2000”(4) do cantor de Trap – gênero musical derivado do Rap –(5) Matuê, um trecho da obra artística ressalta os transtornos obtidos pelo modelo de ensino atual, considerando os equívocos da metodologia adotada: “esse sistema falho, ir pra escola é um atraso”(6). Nesse viés, verifica-se o prendimento(7) ao complexo funcional contemporâneo do modelo “ensino-aprendizagem”(8) um impedimento maléfico para a obtenção vantajosa do homeschooling(termo em inglês que significa: ensino domiciliar)(9).

    1 – Não existe a palavra. Ela é aceita genericamente, inclusive por mim, mas pense com a cabeça do pior corretor possível. É, ele pune isso aqui. Então, use “em primeiro lugar”. Aliás, já eleja os seus conectores e repita-os à exaustão.

    2 – Faltou uma vírgula aqui, mas percebi que havia erros de digitação, então vou evitar comentar de forma aprofundada coisas que você pode já saber, como o tema das orações adjetivas.

    3 – Mais uma vez, falta um operador argumentativo que você apresente ao leitor para guiá-lo no que está querendo dizer. Aqui normalmente recomendo fazer uma explicação do tópico frasal, então espero que use um “Isso porque…” ou variações disso. Operadores argumentativos atuam fortemente na sua C3 também, pois te ajudam a organizar melhor as ideias. O seu objetivo no Enem não é tacar um monte de repertórios sem coesão lógica, pelo menos se veio me procurar, pois ainda corrijo pensando no mil.

    4 – Vírgula, mesmo caso das orações adjetivas.
    5 – Vírgula depois do travessão também existe. O travessão serve apenas para destacar um comentário e, portanto, não substitui a necessidade da vírgula.
    6 – Pense em fazer um jogo de palavras, transformando a citação direta em citação indireta. Com isso, cortará as aspas e terá mais mobilidade para desenvolver as suas próprias ideias também.
    7 – Tome cuidado para não inventar palavras na busca pela não repetição. “Poucas” repetições ainda são toleradas no nível mais alto da C4.
    8 – Nova vírgula de oração adjetiva. Tema a ser pesquisado por ti.
    9 – O “não use parênteses” aqui vem junto com um “não use estrangeirismos”. As repetições de palavras que constem na frase-tema são liberadas.

    ______________________________________________________________________________

    Ademais, o estado(1) deve ter condutas morais e justas, devido(2) seu poder de interferência na sociedade. Portanto(3), a(4) esferas públicas educacionais,(5) não devem intervir na(6) modalidade(7) de ensino a ser(8) frequentadas pelos estudantes, pois(9) como defende o filósofo contemporâneo Robert Nozick em sua teoria da ética e justiça, o governo(10) tem que fornecer aos cidadãos o consentimento libertário de tomar atitudes, desde que não tire a liberdade dos outros. Dessa forma, percebe-se que o estado(11) pratica decisões imorais(12) ao impedir o ensino domiciliar, como fez o Supremo Tribunal Federal (STF)(13) ao revogar um projeto de lei aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados no ano de 2022(14).

    1 – Estado, no sentido que você usou, é sempre grifado em maiúsculo. Existe o Estado e os estados, e acho que você sabe a diferença entre eles, visto que escreveu corretamente lá no último parágrafo. Erro de digitação compromete a minha correção detalhada e deve chamá-lo a atenção para quando tiver que revisar a sua folha de prova. Não descuide da revisão nos treinos.

    2 – Devido a + o. Preposição necessária. O uso do artigo é sempre recomendado para a fluidez do texto.
    3 – Nunca fará sentido que a segunda frase do desenvolvimento já seja uma conclusão. Aqui é onde você gasta linhas explicando e justificando o seu posicionamento. Da primeira frase eu espero que venha qualquer raciocínio, menos um conclusivo.

    4 – Concordância… Ou digitação. Todo desvio conta.
    5 – Até agora não te vi colocar uma vírgula separando o sujeito e o verbo, então devo contar como desatenção?
    6, 7 e 8 – Concordância também. Por que não pois tudo no plural?

    9 – Vírgula, por um novo motivo. Priorize, porém, os erros mais repetitivos.
    10 – Maiúscula, no mesmo sentido de Estado.
    11 – Sim, Estado.
    12 – Pense bem nos adjetivos que você usará, especialmente na hora de concluir. Quando você conclui atribuindo uma relação lógica que não existe, isso anula toda a força argumentativa que pretendia passar. Não existe moralidade em decisões jurídicas. Decisões são legais ou ilegais, constitucionais ou inconstitucionais.

    13 – Veja, ao informar que o Supremo Tribunal Federal é representado pela sigla STF, você está dizendo para o leitor ficar atento à sigla, pois ela aparecerá mais vezes no texto. Só que dificilmente você repetirá a sigla, até por conta do problema da repetição evitável dos termos. Por isso, evite meeeesmo usar os parênteses, já que eles não nos servem muito nesse espaço de prova com trinta linhas.
    14 – Eu não costumo recomendar usar estratégias argumentativas que excedam o conhecimento do nível médio. É até difícil para o corretor condenar ou aprovar o seu conhecimento jurídico. Eu tenho formação jurídica para criticar isso aqui, mas isso não deveria importar para a minha avaliação, entende? Aí você entra num campo que não vale a pena, ainda mais se você pode trocar as estratégias para exemplos de famosos, analogias com filmes, contra-argumentação do senso em comum, entre outras bem mais simples.

    Portanto, o Estado, com(1) apoio do MEC (Ministério da Educação e Cultura)(2) deve reelaborar suas diretrizes – no quesito educacional –, com uma reformulação de leis na Constituição Federal Brasileira de 1988, para(3) fim de legalizar o ensino residencial. Com isso, torna(4) uma sociedade mais justa e moral para todos os cidadãos, levando em consideração a teoria filosófica de Robert Nozick.

    1 – Aqui eu peço o artigo, normalmente ele contribui para a leitura agradável.
    2 – Vírgula.
    3 – Para o fim de legalizar; ou, a fim de legalizar.
    4 – Quem ou o que torna uma sociedade mais justo e moral? O “isso” não pode ser, pois ele está precedido de uma preposição, e não de um artigo, estando proibido, portanto, de ser um sujeito, ainda mais estando separado do verbo por uma vírgula. Acabou se tornando um verbo sem sujeito.

    Seu foco não deve ser a nota, mas a organização dos raciocínios e o reparo dos erros repetidos que constatei. Estás na faixa dos 700-800.

    Fique à vontade para tirar dúvidas sobre a minha correção e, mais uma vez, peço desculpas por não conseguir fazer algo mais aprofundado.

    • 5
  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?

    Observação pessoal: mais legal do que citar as empresas do Elon Musk, seria citar o tipo da empresa, ex: carros, eletrônicos, etc; porque traz um melhor direcionamento para o repertório.

    “educacional atual, e também por consequência”

    Não há vírgula nesse trecho, e seria interessante ir direto ao ponto: ‘fruto do conservadorismo do sistema educacional atual e também da negligência estatal.’

    “Na música “Cidade 2000” do”
    Há uma vírgula após ‘2000’

    “verifica-se o prendimento ao complexo funcional contemporâneo do modelo “ensino-aprendizagem” um impedimento maléfico para a obtenção vantajosa do homeschooling(termo em inglês que significa: ensino domiciliar).

    O termo em inglês deve vir entre aspas.
    Esse trecho ficou um pouco confuso, acredito que por ser um período longo. Prefira frases mais curtas e objetivas, com preferência a palavras mais simples.

    “condutas morais e justas, devido seu poder”
    Não há vírgula nesse trecho.

    “esferas públicas educacionais, não devem intervir”
    Não há vírgula aqui pois nunca separa sujeito e verbo por vírgula.

    “com apoio do MEC(Ministério da Educação e Cultura)”
    Você pode escrever apenas o nome, não precisa da sigla.

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 180
    C5 – 200

    900

    Continue praticando que tenho certeza de que vai evoluir bastante. Se precisar de uma correção me manda uma mensagem.

    • 1
  3. Posso dizer que seu desenvolvimento foi ótimo.

    O assunto foi bem explorado e estruturado, tendo assim o pacote completo de uma redação ao ler me deixou cativada a continuar até o final a dissertação, posso por assim dizer que ficou ótimo.

    Não tenho muita experiência correção pelo que li no na sua redação puder entender a fundo do assunto tratado sem ao menos precisar parar oi sair da leitura, creio que está em um belo caminho continue assim.

    • 0
  4. Indico que tire o “entre outras” de seu primeiro parágrafo e coloque “Tesla, Spacex e Solar City”, ou outra(s) empresa(s).

    Ótimas cotações, influentes e presentes no meio midiático e com grandes carreiras em seus ramos.

    Sua proposta de resolução pode ser vista com frequência e repetida entre outros participantes, por isso, EU acharia melhor uma proposta mais elaborada, com o mesmo sentido.

    • 0
  5. Nesse trecho:
    “Elon Musk, fundador de grandes empresas(Tesla, Spacex, entre outras), afirmou […]”

    Há um erro, é obrigatório o espaço antes de parênteses e depois dos parênteses (exeto em caso de pontuação →), mesmo que não seja uma regra tão conhecida. Ainda sobre essa norma gramátical, podesse colocar espaço no início do parêntes e depois, mas é facultativo. ( Interessante, não? )

    Nesse trecho:
    “No contexto nacional, existem muitos entraves para a implementação do ensino domiciliar, fruto do conservadorismo do sistema educacional atual, e também por consequência da negligência estatal.”

    Essa vírgula “atual, e também” está errada, pois os entraves são consequências do conservadorismo do sistema educacional e da negligência estatal. Não há virgula antes de e também na grande maioria dos casos e não se pode fechar o aposto explicativo, porque “e também por consequência da negligência estatal.” faz parte da explicação, já que ao remover o aposto explicativo da forma que está a frase perde o sentido.

    Nesse trecho:
    “do homeschooling(termo em inglês que significa: ensino domiciliar).”

    Termos estrangeiros devem estar entre aspas sempre, por exemplo “ausländisch Wort”. A banca costuma ser chata com termos estrangeiros, então procurária colocar o equivalente em portugues direto, assim evitando dores de cabeça.

    Nesse trecho:
    “Com isso, torna uma sociedade mais justa e mora para todos os cidadãos, levando em consideração a teoria filosófica de Robert Nozick.”

    Há um erro de conjugação do ver “tornar”, nesse caso deveria ser “tornar” mesmo. Além disso, “mora” é uma utilização incorreta do verbo, mas acredito que tenha sido um erro de digitação.

    Tirando os erros de portugues, que não são tão graves assim ou são consequência de falta de atenção, sua redação está boa. Entretanto, como brilhantemente dito pela Gabriela você deve focar mais nos aspéctos do modelo redação. Se continuar se esforçando nos estudos, se sairá muito bem.

    • 0
  6. Olá, tudo bem?

    A introdução está maravilhosa, com um ótimo repertorio e sem erros ortográficos.
    O desenvolvimento 1: sublime com um bom conectivo e repertório
    Desenvolvimento 2: deveria ter explorado melhor a argumentação, tentando exemplificar melhor os problemas envolvidos no tema, não ouse em colocar muitos repertórios e sim foque mais na argumentação.
    A conclusão está escassa, visto que é necessario desenvolver melhor a prosposta para solucionar ou amenizar o problema. Obs: foque melhor na solução, dado que é primordial na redação a resolução do óbice a ser tratado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.