Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Democratização do acesso ao cinema no Brasil
Spayke
Apertei sem querer em enviar kkkk Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com base em meus conhecimentos. INTRODUÇÃO Sua introdução achei bem interessante, com uso do repertório e tese bem construídos. Porém, a contextualização do repertório ficou muito vaga:Leia mais
Apertei sem querer em enviar kkkk
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com base em meus conhecimentos.
INTRODUÇÃO
Sua introdução achei bem interessante, com uso do repertório e tese bem construídos. Porém, a contextualização do repertório ficou muito vaga:
“Contudo, na veridicidade brasileira, a garantia da Magna Carta não se cumpre desejavelmente, haja vista a democratização do acesso ao cinema ser um assunto a tratar.”
Por que é um assunto a tratar? Não ficou claro isso. Há a democratização do cinema ou não há? Vc tem que pensar no corretor como alguém que não sabe absolutamente nada, ou seja, qualquer informação no seu texto precisa estar bem explicada ao seu leitor.
DESENVOLVIMENTO 1
“Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a forma na qual a cultura é reconhecida no Brasil é um fator preponderante para a ocorrência dessa prática.”
Que prática? Mesmo erro do parágrafo anterior.
Apesar da boa colocação do repertório, vc argumentou bem pouco nesse desenvolvimento 1, tem mais linha de repertório do que de argumentação. Lembre-se, o foco é sua argumentação, o seu ponto de vista.
No final desse parágrafo, vc ultilizou o “Por conseguinte”, que é um conectivo indicando consequência, mas vc usou para finalizar o parágrafo. Isso é um erro na competência 4, mau uso dos conectivos. Poderia ser um conectivo conclusivo (logo, portanto, com isso).
DESENVOLVIMENTO 2
Nesse seu desenvolvimento não há praticamente nenhuma argumentação. Por que a cultura virou uma espécie de mercadoria? Como isso afeta o acesso à cultura pelas classes sociais mais desfavorecidas?
CONCLUSÃO
Para obter uma conclusão 200, precisa-se dos 5 elementos na Proposta de Intervenção: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Vc fez duas propostas. Na primeira faltou a finalidade, e na segunda faltou o detalhamento:
Proposta 1
Agente ✅
Ação ✅
Meio ✅
Finalidade ❌
Detalhamento ✅
Proposta 2
Agente ✅
Ação ✅
Meio ✅
Finalidade ✅
Detalhamento ❌
AVALIAÇÃO
Competência 1 (Erros gramaticais): 200
Competência 2 (Estrutura textual): 160
Competência 3 (Argumentação e repertório): 120
Competência 4 (Coesão, coerência e conectivos): 160
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160
NOTA: 800
Uma nota boa, mas precisa argumentar mais no seu texto. Talvez eu tenha sido um pouco rígido na correção, mas é melhor errar aqui pra não errar no ENEM. Sucesso!!
See lessDemocratização do acesso ao cinema no Brasil
Spayke
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com base em meus conhecimentos. INTRODUÇÃO Sua introdução achei bem interessante, com uso do repertório e tese bem construídos. Porém, a contextualização do repertório ficou muito vaga: "Contudo, na veridicidade brasileLeia mais
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com base em meus conhecimentos.
INTRODUÇÃO
Sua introdução achei bem interessante, com uso do repertório e tese bem construídos. Porém, a contextualização do repertório ficou muito vaga:
“Contudo, na veridicidade brasileira, a garantia da Magna Carta não se cumpre desejavelmente, haja vista a democratização do acesso ao cinema ser um assunto a tratar.”
Por que é um assunto a tratar? Não ficou claro isso. Há a democratização do cinema ou não há? Vc tem que pensar no corretor como alguém que não sabe absolutamente nada, ou seja, qualquer informação no seu texto precisa estar bem explicada ao seu leitor.
DESENVOLVIMENTO 1
“Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a forma na qual a cultura é reconhecida no Brasil é um fator preponderante para a ocorrência dessa prática.”
Que prática? Mesmo erro do parágrafo anterior.
Apesar da boa colocação do repertório, vc argumentou bem pouco nesse desenvolvimento 1, tem mais linha de repertório do que de argumentação. Lembre-se, o foco é sua argumentação, o seu ponto de vista.
No final desse parágrafo, vc ultilizou o “Por conseguinte”, que é um conectivo indicando consequência, mas vc usou para finalizar o parágrafo. Isso é um erro na competência 4, mau uso dos conectivos. Poderia ser um conectivo conclusivo (logo, portanto, com isso).
DESENVOLVIMENTO 2
Nesse seu desenvolvimento não há praticamente nenhuma argumentação. Por que a cultura virou uma espécie de mercadoria? Como isso afeta o acesso à cultura pelas classes sociais mais desfavorecidas?
CONCLUSÃO
Para obter uma conclusão 200, precisa-se dos 5 elementos na Proposta de Intervenção: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Vc fez duas propostas. Na primeira faltou a finalidade, e na segunda faltou o detalhamento:
Proposta 1
Agente ✅
See lessAção ✅
Meio ✅
Finalidade ❌
Detalhamento
Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Spayke
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com meus conhecimentos. INTRODUÇÃO Percebi que você tem um estilo de escrita próprio, gostei muito disso, não se restringe a modelos prontos. Deixou claro os seus argumentos, perfeito: A1: falta de acesso ao cadastramenLeia mais
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com meus conhecimentos.
INTRODUÇÃO
Percebi que você tem um estilo de escrita próprio, gostei muito disso, não se restringe a modelos prontos.
Deixou claro os seus argumentos, perfeito:
A1: falta de acesso ao cadastramento
A2: ausência de conhecimento sobre a importância da realização
Porém você feriu a estrutura do texto pois inverteu os argumentos nos dois desenvolvimentos: você colocou no Desenvolvimento 1 seu Argumento 2, e no Desenvolvimento 2 o Argumento 1. Isso desconta pontos na competência 2 por erro na estrutura textual. Não pode inverter os argumentos nos desenvolvimentos, cuidado. Mas ficou muito boa sua introdução.
DESENVOLVIMENTO
Sobre a sigla IBGE recomendo colocar entre parênteses e não entre vírgulas, mas não é erro não, só uma recomendação.
Um erro de concordância. Na frase “mais de 2 milhões de pessoas no Brasil não tem registro civil.”, o correto seria “têm” pois se refere as pessoas, que é plural.
Achei que você argumentou pouco no seu D1. Poderia falar sobre porque as áreas mais pobres do país possuem altos índices de pessoas sem documentação (talvez já tenha dito ali né, que é pq não possuem informações nessas localidades, mas poderia ser um pouquinho melhor) parece que você só jogou a informação ali, entende. Ah, e depois dessa frase das áreas mais pobres, poderia colocar um conectivo conclusivo:
“Este número é principalmente concentrado nas áreas mais pobres do país. LOGO, por não possuírem acesso a informações que apresentem com clareza a importância, diversos brasileiros não enxergam o porte identitário como necessidade.”
DESENVOLVIMENTO 2
Boa, colocou repertório. Porém, o mesmo erro do parágrafo anterior: pouca argumentação. Recomendo priorizar a argumentação pois é sua marca de autoria. Eu argumentação bem pouco nas minhas redações e não sabia como melhorar, e sempre perdia ponto na competência 3. Aí eu consegui com a produção de vários textos melhorar isso, discutir mais o tema para o leitor/corretor. Me ajudou bastante. Claro que tem vezes que o tema não ajuda, mas sempre tente argumentar bem sem deixar nada vago, ok?
“meios de locomoção necessários para deslocar-se às Varas de Justiça. Falta de transporte, localização desfavorável…”
Depois do ponto falta um conectivo conclusivo, mesma coisa do parágrafo anterior.
CONCLUSÃO
“Cabe, portanto, às entidades governamentais estaduais e municipais…”
Faltou uma vírgula depois do “governamentais”.
“Essas unidades, dotadas de profissionais capacitados para emitir e auxiliar no processo…”
Essa frase tem um erro de paralelismo.
Emitir e auxiliar no processo ❌
Emitir e auxiliar o processo✅
Para sua conclusão ser nota 200, é necessário ter os 5 itens na proposta de intervenção: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Entretanto, sua redação faltou o meio como vai ser realizada a ação.
Agente ✅
Ação ✅
Meio ❌
Finalidade ✅
Detalhamento ✅
AVALIAÇÃO
Competência 1 (Erros gramaticais): 200
Competência 2 (Estrutura textual): 160
Competência 3 (Argumentação e repertório): 160
Competência 4 (Coesão, coerência e conectivos): 160
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160
NOTA: 840
Uma nota muito boa, mas o seu foco em melhorar é na argumentação, tenho certeza que você consegue. Talvez eu tenha sido um pouco rígido em descontar ponto, mas é melhor errar aqui pra não errar no ENEM. Sucesso!!!
See lessA formação educacional de deficientes visuais
Spayke
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio mas tentarei corrigir sua redação com meus conhecimentos. INTRODUÇÃO Já nas primeiras linhas da sua redação é possível observar erros de coesão. Irei mostrar a correção abaixo: "O filme 'Caixa de pássaros', escrito por Josh Malerman, retrata um mundoLeia mais
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio mas tentarei corrigir sua redação com meus conhecimentos.
INTRODUÇÃO
Já nas primeiras linhas da sua redação é possível observar erros de coesão. Irei mostrar a correção abaixo:
“O filme ‘Caixa de pássaros’, escrito por Josh Malerman, retrata um mundo cercado por criaturas, no qual as pessoas que arriscaram-se para olhá-las perdiam a sanidade ou apresentavam um comportamento agressivo.”
Além disso, esse parágrafo possui ainda um erro de vírgula (não se separa complemento do sujeito) e de colocação pronominal: “se proteger” (proteger-se), “se adaptar” (adaptar-se). Se for um erro frequente no texto, poderá descontar ponto só por isso, pois o correto é utilizar a ênclise.
DESENVOLVIMENTO 1
No tópico frasal tem um erro de coesão no “é possível considerar”. Seria melhor trocar por “é perceptível”.
Vejo um erro de gramática no “Entretanto, apesar do direito está garantido” (o correto é “estar garantido). Todavia, essa mesma expressão possui ainda um outro erro que é de coerência, porque como direito vai estar garantido se ainda o problema continua na sociedade? Então ele não está garantido; ou seja, o direito existe, só não é usufruido pela população, no caso os deficientes visuais, então ficaria mais ou menos assim a frase: “Entretanto, apesar da existência desse direito, tais indivíduos com deficiência visual não usufrem dele, como nota-se na falta de materiais…”
DESENVOLVIMENTO 2
Temos um erro gramatical no “instituições escolas” (instituições escolares).
Outro erro é no “Porém, esse reconhecimento não é incorporado pelo Estado, pois, a falta de investimentos em estruturas básicas…” (deve-se tirar a vírgula depois do “pois”, não se separa conjunção da explicação)
CONCLUSÃO
Um erro de concordância: “Nesse sentido, o Governo Federal em consonância com o Ministério da Educação, deve criar projetos…” (o correto é “devem”). E quais seriam esses projetos? Você não deixou claro isso. Pode ser qualquer projeto, entende? Com isso, normalmente o corretor do ENEM ele desconta pontos por isso, pela falta da ação, mas você conseguiu colocar os outros 4 recursos da proposta:
Agente ✅
Ação ❌ (por não deixar claro quais os projetos, realmente desconta ponto)
Meio ✅
Finalidade ✅
Detalhamento ✅
AVALIAÇÃO
Competência 1 (Erros gramaticais): 160
Competência 2 (Estrutura textual): 200
Competência 3 (Argumentação e repertório): 200
Competência 4 (Coesão, coerência e conectivos): 120
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160
NOTA: 840
Uma nota muito boa. Você escreve muito bem, mas deve se atentar nesses erros que mencionei. Você utilizou muito bem os repertórios na redação e argumentou muito bem, mas foque em melhorar na coesão e coerência do seu texto. Sucesso!!
See lessTema: Sexo Título: A saúde atribuída através do sexo. Modelo ENEM, por favor :)
Mr.Crozma
1 - Temas ENEM. 2 - Conectivos. 3 - Frases gigantes. 4 - Matérias em que você deve focar. 5 - Tudo o que eu consegui encontrar 1. O Enem pode até, num outro governo, falar sobre o assunto (e não tema) sexo, mas nunca vai pedir um tema com aspectos positivos, obrigando o candidato a inventar problemaLeia mais
1 – Temas ENEM. 2 – Conectivos. 3 – Frases gigantes. 4 – Matérias em que você deve focar. 5 – Tudo o que eu consegui encontrar
1. O Enem pode até, num outro governo, falar sobre o assunto (e não tema) sexo, mas nunca vai pedir um tema com aspectos positivos, obrigando o candidato a inventar problemas para conseguir apresentar uma conclusão propositiva. Eis o grande problema que fez com que vários colegas apontassem problemas na construção de suas ideias: este não é um tema Enem!
Você terá muitos problemas se adotar a estratégia do Enem para qualquer tema que aparecer nas suas provas. É provável que a sua professora tenha outras intenções com ele, e aí é importante você perguntar a ela quais são as outras formas de concluir um texto dissertativo-argumentativo. Dou alguns exemplos: conclusão por ironia; por metáfora; por questionamento… A propositiva é só uma, a mais comum de ser cobrada em vestibulares, mas nem de longe a mais legal de se construir. É aí que reside a diferença entre o cursinho e o colégio: no primeiro, você não tem a obrigação de escrever bem, basta ser funcional – cumprir as funções que estão no edital da sua prova -, ao contrário do segundo, que te prepara para a vida.
2. Com a cabeça no Enem, inventar no uso de conectivos é simplesmente LOUCURA. Você repetirá os seus conectivos preferidos o ano inteiro, enchendo o saco do seu professor, porque na correção oficial o corretor estará lendo o seu texto pela primeira vez. Seja diferente na escolha dos seus preferidos, mas use-os à exaustão nesta reta final.
Isso porque errar em conectivos significa perder pontos na competência mais fácil de gabaritar. Se você usar um conectivo de tom adversativo no lugar de um conclusivo, isso é falta grave, então não invente em conectivos, principalmente nos que ligam parágrafos.
Mais uma vez: no contexto do colégio, invente, crie, teste; no vestibular, nem pensar. As redações nota mil são um porre de ler.
3. Abaixo você verá uma lista enorme de erros que você poderá evitar com uma estratégia de redução do tamanho das frases. O ideal é que cada frase ocupe em torno de 1.5 e 2 linhas. Isso não é uma regra, mas se você escrever várias frases com uma média muito acima disso, desconfie que possa estar fazendo algo errado. O terceiro parágrafo foi todo escrito em uma única frase, e isso é um erro: se a maioria dos seus parágrafos for escrito em frase única, sua nota na competência 1 não passa de 120.
Se você simplificar, vai garantir pelo menos um 160, até porque o 200 é muito difícil. Dói dizer isto, mas o Enem pontua mais quem não se complica e pune quem arrisca, quem tenta sem sucesso fazer construções frasais mais complexas. Eu anoto os seus erros e vou explicar cada um deles porque quero te dar a chance de aprendê-los e ter o prazer de escrever, mas não acho que a sua estratégia para a prova deva ser estudar cada um destes erros; se quiser, passe reto por eles. Corrijo-os também porque ela é pública e pode ajudar outros colegas.
Pra você, que escreveu 396 palavras, o ideal seria reduzir o tamanho do texto e escrever até em frases simples, diretas, sem ousadia; isso te impede de subir aos 200 pontos na C1, mas te afasta dos 120. Vai da estratégia que achar melhor para os seus objetivos.
4. Fiz, porém, uma lista de erros mais comuns na sua redação.
Esse/Este: numa prova de redação você raramente vai fazer uso do esTe. Com o T, o pronome se refere ao que está na frente. “O problema é este: falta de miojo em casa.” Quando se referir ao que vem atrás, use sempre o S.
Paralelismo: sempre reflita sobre o que conecta os seus complementos. É esse paralelismo que torna a leitura mais agradável, então não poupe repetição de preposições. Raramente a omissão desses termos é necessária. Vale a pena estudar isso por fora.
Posso dizer a mesma coisa sobre a vírgula em orações adverbiais. Se eu for escrever muito sobre isso aqui, a correção vira um livro.
Palavras sem sentido: o corretor percebe quando você usa uma palavra estranha para evitar a repetição, mas isso torna a leitura complicada, traz até dor de cabeça. A repetição “rara” não impede você de conseguir 200 na C4; já a perda de sentido da frase pode complicar até nos quesitos argumentativos. Seja bem consciente na troca de palavras e treine bastante justamente as palavras que você percebe que mais repete. Cuidado com as substituições oferecidas pelo google. Confie num dicionário.
5. Todos os que eu encontrei, com a ressalva que já fiz: é possível reduzir o suficiente para alcançar 160 na C1 até o dia da prova. Confia nas dicas que eu passei? Apesar dos vários erros, sua C1 ainda pode ser avaliada no 120 pela proporção com o número de palavras. Evitando os erros repetidos, você aumenta bem as suas chances de 160 na C1.
Na série “Educando sexo”(1) a sexóloga, mãe de Otis (o protagonista)(2) relata a importância de praticar o sexo após a 1ª(3) vez feita(4), que baseia-se em obter mais saúde física e psicológica, como a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. No entanto, trazendo estas(5) verdades para a realidade, sabe-se que a prática exagerada desse(6) ato sexual mencionado anteriormente(7),(8) pode resultar em vício, isso é,(9) a necessidade(10) de relacionar-se intimamente com outros indivíduos.
1 – Vírgula pro adjunto adverbial com mais de 3 palavras.
2 – Digamos que você não vai usar parênteses na sua prova de redação. Aqui use vírgulas.
3 – Sempre por extenso: primeira.
4 – Feita o quê? Essa frase ficou incompleta ou sem sentido.
5 – Essas.
6 – Você não citou nenhum ato sexual em específico; ele é genérico: de um ou de qualquer ato.
7 – Aqui houve um pleonasmo que talvez possa ser explicado pelo erro do “desse”. Se fosse “esse”, já era certa a sua “menção anterior”. Lembre-se da explicação sobre o Esse/Este no ponto 4.
8 – Vírgula separando sujeito e verbo. Esse é o problema das frases gigantes. Você claramente sabe que não pode separá-los por vírgula, mas se esquece quando está há muito pensando naquela frase.
9 – Aqui são dois erros. O primeiro é que a expressão é “isto é”, sempre “T”, mas você não vai cometer esse erro porque o mais grave é que nunca fará sentido você usar uma expressão para repetir ideias que você acha que o corretor não entendeu: isso é sinal de que você mesma crê que não escreveu bem aquela frase e que ela precisa ser reescrita. “Ou seja” e “isto é” a partir de hoje estão proibidos nas suas redações, ok?
10 – Essa “necessidade” é mais específica; uma necessidade “anormal” para se tornar efetivamente um vício.
Ademais(1), a fonte informativa UOL conscientiza que(2) segundo médicos(3) como ginecologistas, psicólogos, e neurocientistas, afirmam que praticar o sexo pode ser muitíssimo benéfico para aliviar o estresse, combater a insônia, aliviar dores de cabeça, e (4)também(5) contribuindo para o bom humor juntamente(6)* a disposição para lidar com diversas situações negativas ou não(7). Entretanto, destaca-se que(8) por assuntos íntimos ainda serem tratados como inadequados na atualidade, observa-se(9) que(10) apesar de o sexo ser uma ferramenta facilitadora, ainda assim há de ser normalizada a distribuição de informações sobre tal ato sexual, para que(11) desta(12) forma(13) a população nacional venha a tomar mais conhecimento sobre este(14) meio que não somente serve para o prazer, mas também(15) para atribuir saúde aos demais envolvidos.
1 – O segundo parágrafo é onde você começa a argumentar, uma função completamente diferente da que é exercida pelo primeiro, então não fará sentido nunca uma adição aqui; faz, sim, sentido no terceiro parágrafo, que cumpre a mesma função argumentativa que cumpre o segundo parágrafo.
2 e 3 – Vírgula. Sempre que você se referir a um “conforme”, “segundo”, vai querer dar ênfase a essa autoridade, então usará vírgulas para destacá-la. Tem uma regrinha de português que justifica essas vírgulas também: oração adverbial conformativa pede vírgulas, mas acho que assim é mais difícil de entender kkkk.
4 e 5 – “E também” é uma redundância, mas o “também”, nesse caso, é aceito como uma ênfase na adição, e essa ênfase deve ser apontada com as vírgulas. Sem elas, redundância desnecessária. Não há necessidade de dar essa ênfase, inclusive.
6 – Juntamente também é uma adição diferente, acentuada, e vai precisar de destaque com a pausa da vírgula, mas por que não usar o “e”? Nesse caso, além da ausência de vírgula, houve o problema da crase: junto a alguma coisa.
7 – Negativas ou positivas. Esse “não” quebra a expectativa do leitor.
8 – Vírgula na oração adverbial causal.
9 – Destaca-se, observa-se… Eco para ser evitado.
10 – Vírgula na oração adverbial concessiva.
11 e 13 – Vírgulas para destacar a expressão explicativa/conclusiva.
12 – Desta/Dessa.
14 – Este/Esse.
15 – Aqui o problema é a ideia: prazer e saúde não estão na mesma categoria?
Diante desse ocorrido(1), vale mencionar e explicitar(2) que a prática com bastante frequência do sexo pode ser um problema na vida do indivíduo, pois(3) segundo psicanálises(4)(5) os hormônios provocados pelo ato sexual —como o homônio do prazer—(6), se constantemente(7) obtido(8) por este(9) meio íntimo, os estímulos neurológicos tornam-se uma necessidade, o(10) qual o praticante ficará obstinado a obter, e incapacitando-o em sua relação intrapessoal, ou seja(11), não tendo(12) o controle sobre suas emoções, (13)consciência e (14)foco nas diversas outras áreas de sua vida.
1 – Não houve ocorrido algum no texto até aqui!! É adição: ademais, além disso. Inverteu os parágrafos na hora de passar pro site?
2 – Mencionar e explicitar num mesmo parágrafo determinada declaração me parece contraditório. Acho que você quer assumir para si tamanha responsabilidade como a de explicitar. Sê humilde, mantenha-se nas menções.
3 e 4 – Vírgula da oração adverbial conformativa.
5 – Psicanalistas.
6 – O travessão tem espaço, tá? “sexual — como o hormônio do prazer —, se”.
7 – Não é da constância que você está reclamando. É do exagero.
8 – Obtidos. Plural na frase gigante.
9 – Esse/Este.
10 – A qual (felicidade) ou os quais (estímulos neurológicos). Preferível “a qual”.
11 – Mesmo problema do “isto é”.
12 – Quem “não tendo”? Os estímulos neurológicos? Olha o problema da frase gigante aí de novo.
13 e 14 – “Suas” não se aplica a consciência e foco, então você deve repetir o pronome: suas emoções, sua consciência e seu foco, de preferência com o artigo definido. “Sobre as suas emoções, a sua consciência e o seu foco”.
Contudo(1), faz-se necessário o agir do Ministério da Saúde(2) juntamente ao Ministério da Comunicação(3) quanto a(4) conscientização da população(5) dos(6) demais benefícios consequentes da prática do sexo, como(7) por exemplo(8)(9) desenvolvendo(10) palestras com profissionais especializados na área sexóloga esclarecendo(11) os atributos da relação intimamente sexual. Todavia(12), para que seja(13) formado(14) jovens conhecidos(15) do vício sexual, com o objetivo de disseminar(16) pessoas que possam não sofrer tal problema social e íntimo, é mister que aja(17) uma ação do Ministério da Educação objetivada à estruturação e(18) encaixe de professores sexólogos que não apenas instruam os alunos, mas também conscientizem os estudantes dos possíveis problemas exaltados. Desta(19) forma, aos poucos conquista-se(20) a resolução do vício sexual e(21) desconhecimento da saúde atribuída(22) através(23) do sexo.
1 – Portanto. Nada de inventar.
2 e 3- Vírgulas de novo.
4 – Crase.
5 – Comunicação, conscientização, população. Eco, evite-o.
6 – “A respeito dos”, ou “sobre”.
7, 8 e 9 – Mais uma vez, o problema é de pleonasmo: o “como” já introduz um exemplo; se quiser enfatizar, ponha a segunda expressão entre vírgulas. E, não, essa ênfase também não é necessária.
10 – Quebra de paralelismo: “o agir” pede “o desenvolvimento”.
11 – Assim como aqui pede “o esclarecimento”, ou: “de forma a esclarecer os atributos”. Evite o gerúndio, ele empobrece a relação entre as orações.
12 – Não era esse o conectivo que você queria usar meeesmo! Todavia não é adição.
13 e 14 – Sejam formados jovens.
15 – Informados. Ser conhecido tem um sentido bem diferente. Conhecedores, no máximo. Conscientes. Palavra demais no texto traz esse tipo de problema também.
16 – Informar também. Se o objetivo era evitar a repetição, alertar. Prefira a repetição em lugar de usar palavras desconhecidas! Mudar o sentido da frase é muito mais grave.
17 – Haja. Verbo haver.
18 – Objetivada à estruturação e AO encaixe. Paralelismo de novo.
19 – Dessa/Desta.
20 – Aos poucos se conquista. Menor dos seus desvios.
21 – A resolução do e do.
22 – Obtida, alcançada, conquistada, recebida. Atribuir é outra coisa.
23 – Nunca use “através”. Use “por meio de”. Através é um termo da física, atravessar.
Se restaram dúvidas, minha DM segue à sua disposição! Dessa vez a redação veio sem erros de digitação e por isso fiz questão de corrigi-la. Foco nos 4 primeiros pontos que destaquei, ok? Até a próxima!
See lessO reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde – ENEM 2021 (2º aplicação)
Spayke
Sou um aluno do Ensino Médio mas vou tentar corrigir. Quando a competência 1, vc utilizou e abusou, digamos assim, do gerundismo (na Introdução, por exemplo), além de erros de vírgula que perdem pontos consideráveis. Recomendo não utilizar gerúndios na redação, pois isso mostra empobrecimento do vocLeia mais
Sou um aluno do Ensino Médio mas vou tentar corrigir.
Quando a competência 1, vc utilizou e abusou, digamos assim, do gerundismo (na Introdução, por exemplo), além de erros de vírgula que perdem pontos consideráveis. Recomendo não utilizar gerúndios na redação, pois isso mostra empobrecimento do vocabulário. Troque por sinônimos ou mude a concordância verbal e nominal, a depender da situação.
Quanto a competência 2, vc demonstrou entendimento do tema, além de utilizar repertórios legítimos e ligá-los ao assunto. Muito bem!
Quanto a competência 3, ficou bem difícil ver sua argumentação na redação. Recomendo utilizar marcas de autoria no texto (como adjetivos) pois aí conseguimos perceber o seu argumento e tal.
Quanto a competência 4, teve alguns problemas de coerência no texto que tiram o sentido em alguns momentos, além de que não utilizou muitos conectivos dentro do texto. Vc utilizou no início dos parágrafos, mas faltou ligações entre as frases do texto.
Quanto a competência 5, vc colocou agente, ação, finalidade e detalhamento, mas faltou o modo. Vc pode dizer que o modo seria “junto ao Ministério das Comunicações”, mas isso (acredito eu) não seria o modo como a ação seria realizada, pois não tem como outro agente ser o modo.
C1: 120
C2: 200
C3: 120
C4: 120
C5: 160
Nota: 720
Foi uma nota ok, mas recomendo vc treinando e tirar notas acimas de 800. Sucesso!!
See lessOs impactos das invasões de territórios indígenas no Brasil
Spayke
C1: 200 C2: 200 C3: 120 C4: 200 C5: 200 Nota: 920 Obs: Dei 120 na competência 3 pois vc não apresentou muita argumentação em ambos os desenvolvimentos. Ficou semelhante a uma pesquisa ou algo do tipo. Tente usar um pouco mais de conectivos dentro do texto pra ligar as frases. Quanto aos desafios graLeia mais
C1: 200
C2: 200
C3: 120
C4: 200
C5: 200
Nota: 920
Obs: Dei 120 na competência 3 pois vc não apresentou muita argumentação em ambos os desenvolvimentos. Ficou semelhante a uma pesquisa ou algo do tipo. Tente usar um pouco mais de conectivos dentro do texto pra ligar as frases. Quanto aos desafios gramaticais, só notei o “constituição federal” com letra minúscula. De resto, tá tudo bom. Continue treinando!
See lessEvasão Escolar em Questão no Brasil (ENEM)
Mr.Crozma
Sem ter informações suas como a idade ou o projeto, torna-se difícil fazer algumas presunções a seu respeito. Espero, então, que receba de bom grado algumas preocupações que tenho a respeito da sua forma de estudar. Começamos pelo começo: tese é adjetivo, é posicionamento, é a firmeza da sua posiçãoLeia mais
Sem ter informações suas como a idade ou o projeto, torna-se difícil fazer algumas presunções a seu respeito. Espero, então, que receba de bom grado algumas preocupações que tenho a respeito da sua forma de estudar.
Começamos pelo começo: tese é adjetivo, é posicionamento, é a firmeza da sua posição a respeito do tema. Dizer o que a Constituição diz é apenas um fato. Adjetivo seria citar que “infelizmente” há evasão escolar, apesar da garantia constitucional. Eu diria, porém, que não há nenhuma contradição pelo direito constitucional não estar sendo posto em prática. Ele é o nosso projeto de nação e, portanto, sempre inacabado, sempre necessitado de vigilância. A razão constitucional apenas revela a importância do tema para a nação, e não exatamente algo que seja um absurdo quando não posto em prática. Use essas reflexões para melhorar a sua abordagem no primeiro parágrafo, já que ele corre o risco de ser avaliado como embrionário, devido à pouca quantidade de palavras que investiu ali. Expor a tese de forma clara e solene é uma garantia de coerência para o resto do texto, que à tese responde com argumentos. Para o corretor, que não te conhece, isso é de extrema importância para avaliar positivamente o seu texto.
Minha maior preocupação, na verdade, é que o seu texto não está mal escrito, mas tem poucas palavras, o que sugere uma leitura prévia a respeito do tema. Bom, isso é perigoso no sentido de criar uma escrita ilusória, que não tende a se repetir na hora da prova. Se você estiver sentindo necessidade de ler sobre o tema, é fundamental que procure melhorar a escrita com temas em que você já tenha alguma propriedade pessoal para falar. Gosta de carnaval? Então escreva sobre carnaval. Tem intimidade com algum deficiente? Então fale sobre acessibilidade. É mais ou menos essa a ideia para quem está começando. Concomitante, você também aprofundará o seu conhecimento em outros temas a partir de leituras mais densas e genéricas. Não é para fazer leitura direcionada, menos ainda para memorizar dados. Dados na hora de um tema fora da expectativa podem ser bem perigosos. Dados retirados dos textos de apoio só servem para alcançar o 120 na C2. Você talvez queira os 200.
Mais do que os 200, você definitivamente não quer fazer um texto curto, e os dados estão te induzindo a pensar que eles não precisam de explicação, que eles se bastam em si mesmos. Ora, imagine-se discutindo com um ser humano escroto: “se abandonaram os estudos por gravidez, a Constituição não tem nada a ver com isso; e a pobreza, que pobreza? Pagamos os impostos e garantimos até comida gratuita para as crianças em escolas públicas!”
Talvez se imaginando a enfrentar um troglodita você consiga entender que dados não bastam. Pense comigo que os dados da gravidez precoce podem, sim, ser complementados por pensamentos sobre políticas de informação, por mais profundidade nas consequências da evasão para essas meninas e por reflexões históricas sobre o papel da mulher no Brasil. Quanto mais você preencher as lacunas, mais o troglodita se apequena.
No segundo argumento, vi que tentou formular causa e consequência. É importante aprofundar com causa da causa e consequência da consequência. Nessas horas, reflexões econômicas, sociológicas, psicológicas, históricas… Enfim, todo tipo de matéria que você possa agregar para legitimar a sua argumentação conta muito.
Na C3, o corretor procura brechas argumentativas, e eu conto algumas que eram para ser evitadas pelo bom escritor que você promete ser. Leia os manuais de correção. Se você sabe como fazer a C5, saberá tranquilamente conquistar os 200 nas outras competências. Link no meu perfil.
Sua prioridade é aumentar a produtividade, nem que seja para garantir uma boa avaliação na C4.
Bons estudos!
See lessObstáculos para a implementação do ensino domiciliar no Brasil (ENEM)[FIXAREI A MELHOR CORREÇÃO]]
Mr.Crozma
Na pandemia eu tinha tempo para fazer correções com calma, com capitulações e até planejamento de texto. As circunstâncias mudaram e têm dificultado as minhas correções, mas agradeço-lhe pelo convite e aqui me faço presente. Seu foco de estudos deve ser a parte coesiva. Há muitos pontos desconexos pLeia mais
Na pandemia eu tinha tempo para fazer correções com calma, com capitulações e até planejamento de texto. As circunstâncias mudaram e têm dificultado as minhas correções, mas agradeço-lhe pelo convite e aqui me faço presente.
Seu foco de estudos deve ser a parte coesiva. Há muitos pontos desconexos porque você está privilegiando a urgência de um repertório reconhecidamente legitimado.
Outro aspecto em que você merece melhorar é na escolha dos argumentos. É até difícil distinguir a alegada “falha no sistema educacional” da “negligência estatal”. Quanto mais específico você for nos seus argumentos e exemplos, mais fácil é driblar contradições/confusões não tão aparentes, como essa a que me referi. Isso me faz pensar até se o tema que você trabalhou tem o estilo do Enem. Este é um caso mais de regulamentação pelo Poder Legislativo do que propriamente um problema do Judiciário ou mesmo do Executivo. Na real, se a maioria da população é contra o homeschooling, não há sequer um problema em não haver uma regulamentação, o que tornaria bem complicado terminar o texto com propostas de intervenção.
Das várias problematizações que eu poderia fazer quanto ao texto que aqui corrijo, cito como prioridades suas as correções que se seguem:
______________________________________________________________________________
Elon Musk, fundador de grandes empresas (Tesla, Spacex, entre outras)(1), afirmou por várias vezes em entrevistas que qualquer pessoa pode aprender o que quiser sem necessariamente frequentar uma faculdade, além de dizer que certificados escolares não são requisitos obrigatórios de suas empresas. No contexto nacional(2), existem muitos entraves para a implementação do ensino domiciliar, fruto do conservadorismo do sistema educacional atual,(3) e também(4) por(5) consequência da negligência estatal.
1 – Este é o meu primeiro “evite parênteses”. Pense, por exemplo, em: “fundador de grandes empresas, como a Tesla e a Spacex…”
2 – A fala do Elon Musk não veio como um “contexto internacional”, até porque ele não representa a política internacional no que tange ao ensino domiciliar. O cuidado que estou lhe pedindo é para não perder pontos bobos na C4 por falhar na conexão entre as frases. Aliás, a segunda frase não tem conexão com a primeira, até porque Elon Musk não cita o ensino domiciliar. Há muito a melhorar aqui, exatamente aqui nessa parte da introdução. Se está começando agora, pense em fazer introduções clássicas, guardar as referências para um espaço onde consegue desenvolver melhor.
3 – Este pode ser um erro ou não a depender do n. 5.
4 – O “e também” geralmente é redundante, mas a expressão passa a ser aceita quando o “também” serve para enfatizar a adição. Não sei bem o uso geral é nesse sentido, mas é interessante destacar o “também” entre duas vírgulas, para confirmar a ênfase, ou simplesmente não escrevê-lo.
5 – A preposição “por” se refere a que verbo? Pense sempre em manter um paralelismo entre as preposições: fruto DO… e DO… muitos entraves PARA e… PARA… Inclusive foi essa a dúvida que me impediu de avaliar a vírgula no n. 3.
______________________________________________________________________________
Primeiramente(1), constata-se a permanência da estrutura funcional do modelo educacional(2) uma prática errônea que impede o progresso escolar.(3) Na música “Cidade 2000”(4) do cantor de Trap – gênero musical derivado do Rap –(5) Matuê, um trecho da obra artística ressalta os transtornos obtidos pelo modelo de ensino atual, considerando os equívocos da metodologia adotada: “esse sistema falho, ir pra escola é um atraso”(6). Nesse viés, verifica-se o prendimento(7) ao complexo funcional contemporâneo do modelo “ensino-aprendizagem”(8) um impedimento maléfico para a obtenção vantajosa do homeschooling(termo em inglês que significa: ensino domiciliar)(9).
1 – Não existe a palavra. Ela é aceita genericamente, inclusive por mim, mas pense com a cabeça do pior corretor possível. É, ele pune isso aqui. Então, use “em primeiro lugar”. Aliás, já eleja os seus conectores e repita-os à exaustão.
2 – Faltou uma vírgula aqui, mas percebi que havia erros de digitação, então vou evitar comentar de forma aprofundada coisas que você pode já saber, como o tema das orações adjetivas.
3 – Mais uma vez, falta um operador argumentativo que você apresente ao leitor para guiá-lo no que está querendo dizer. Aqui normalmente recomendo fazer uma explicação do tópico frasal, então espero que use um “Isso porque…” ou variações disso. Operadores argumentativos atuam fortemente na sua C3 também, pois te ajudam a organizar melhor as ideias. O seu objetivo no Enem não é tacar um monte de repertórios sem coesão lógica, pelo menos se veio me procurar, pois ainda corrijo pensando no mil.
4 – Vírgula, mesmo caso das orações adjetivas.
5 – Vírgula depois do travessão também existe. O travessão serve apenas para destacar um comentário e, portanto, não substitui a necessidade da vírgula.
6 – Pense em fazer um jogo de palavras, transformando a citação direta em citação indireta. Com isso, cortará as aspas e terá mais mobilidade para desenvolver as suas próprias ideias também.
7 – Tome cuidado para não inventar palavras na busca pela não repetição. “Poucas” repetições ainda são toleradas no nível mais alto da C4.
8 – Nova vírgula de oração adjetiva. Tema a ser pesquisado por ti.
9 – O “não use parênteses” aqui vem junto com um “não use estrangeirismos”. As repetições de palavras que constem na frase-tema são liberadas.
______________________________________________________________________________
Ademais, o estado(1) deve ter condutas morais e justas, devido(2) seu poder de interferência na sociedade. Portanto(3), a(4) esferas públicas educacionais,(5) não devem intervir na(6) modalidade(7) de ensino a ser(8) frequentadas pelos estudantes, pois(9) como defende o filósofo contemporâneo Robert Nozick em sua teoria da ética e justiça, o governo(10) tem que fornecer aos cidadãos o consentimento libertário de tomar atitudes, desde que não tire a liberdade dos outros. Dessa forma, percebe-se que o estado(11) pratica decisões imorais(12) ao impedir o ensino domiciliar, como fez o Supremo Tribunal Federal (STF)(13) ao revogar um projeto de lei aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados no ano de 2022(14).
1 – Estado, no sentido que você usou, é sempre grifado em maiúsculo. Existe o Estado e os estados, e acho que você sabe a diferença entre eles, visto que escreveu corretamente lá no último parágrafo. Erro de digitação compromete a minha correção detalhada e deve chamá-lo a atenção para quando tiver que revisar a sua folha de prova. Não descuide da revisão nos treinos.
2 – Devido a + o. Preposição necessária. O uso do artigo é sempre recomendado para a fluidez do texto.
3 – Nunca fará sentido que a segunda frase do desenvolvimento já seja uma conclusão. Aqui é onde você gasta linhas explicando e justificando o seu posicionamento. Da primeira frase eu espero que venha qualquer raciocínio, menos um conclusivo.
4 – Concordância… Ou digitação. Todo desvio conta.
5 – Até agora não te vi colocar uma vírgula separando o sujeito e o verbo, então devo contar como desatenção?
6, 7 e 8 – Concordância também. Por que não pois tudo no plural?
9 – Vírgula, por um novo motivo. Priorize, porém, os erros mais repetitivos.
10 – Maiúscula, no mesmo sentido de Estado.
11 – Sim, Estado.
12 – Pense bem nos adjetivos que você usará, especialmente na hora de concluir. Quando você conclui atribuindo uma relação lógica que não existe, isso anula toda a força argumentativa que pretendia passar. Não existe moralidade em decisões jurídicas. Decisões são legais ou ilegais, constitucionais ou inconstitucionais.
13 – Veja, ao informar que o Supremo Tribunal Federal é representado pela sigla STF, você está dizendo para o leitor ficar atento à sigla, pois ela aparecerá mais vezes no texto. Só que dificilmente você repetirá a sigla, até por conta do problema da repetição evitável dos termos. Por isso, evite meeeesmo usar os parênteses, já que eles não nos servem muito nesse espaço de prova com trinta linhas.
14 – Eu não costumo recomendar usar estratégias argumentativas que excedam o conhecimento do nível médio. É até difícil para o corretor condenar ou aprovar o seu conhecimento jurídico. Eu tenho formação jurídica para criticar isso aqui, mas isso não deveria importar para a minha avaliação, entende? Aí você entra num campo que não vale a pena, ainda mais se você pode trocar as estratégias para exemplos de famosos, analogias com filmes, contra-argumentação do senso em comum, entre outras bem mais simples.
Portanto, o Estado, com(1) apoio do MEC (Ministério da Educação e Cultura)(2) deve reelaborar suas diretrizes – no quesito educacional –, com uma reformulação de leis na Constituição Federal Brasileira de 1988, para(3) fim de legalizar o ensino residencial. Com isso, torna(4) uma sociedade mais justa e moral para todos os cidadãos, levando em consideração a teoria filosófica de Robert Nozick.
1 – Aqui eu peço o artigo, normalmente ele contribui para a leitura agradável.
2 – Vírgula.
3 – Para o fim de legalizar; ou, a fim de legalizar.
4 – Quem ou o que torna uma sociedade mais justo e moral? O “isso” não pode ser, pois ele está precedido de uma preposição, e não de um artigo, estando proibido, portanto, de ser um sujeito, ainda mais estando separado do verbo por uma vírgula. Acabou se tornando um verbo sem sujeito.
Seu foco não deve ser a nota, mas a organização dos raciocínios e o reparo dos erros repetidos que constatei. Estás na faixa dos 700-800.
Fique à vontade para tirar dúvidas sobre a minha correção e, mais uma vez, peço desculpas por não conseguir fazer algo mais aprofundado.
See lessO preconceito contra dependentes químicos no Brasil
Mr.Crozma
1 - 153 palavras. 2 - Breves considerações. 1. Em qualquer vestibular que cobre 30 linhas, você deve buscar preencher pelo menos 25 delas, se quiser cumprir ou mostrar ao corretor que está tentando cumprir as funções que o texto dissertativo-argumentativo pede, de preferência 25 linhas escritas comLeia mais
1 – 153 palavras. 2 – Breves considerações.
1. Em qualquer vestibular que cobre 30 linhas, você deve buscar preencher pelo menos 25 delas, se quiser cumprir ou mostrar ao corretor que está tentando cumprir as funções que o texto dissertativo-argumentativo pede, de preferência 25 linhas escritas com uma caneta ponta fina, 0.7.
Um texto com 150 palavras vai ter algo em torno de 13 linhas ocupadas, e talvez você fique angustiada por não conseguir escrever ou travar de vez em quando. Muito bem: a resposta para isso está sempre na compreensão do que o corretor quer ler em cada etapa do seu texto.
Em uma linha de introdução você não consegue cumprir as três principais tarefas que lhe foram atribuídas para aquele primeiro parágrafo:
I. Apresentar/contextualizar o tema
É aqui que você prova que entendeu qual é o tema, mostrando ao corretor que você falará a mesma língua que a dele.
— e essa função você cumpriu.
II. Expor a sua opinião/tese
Não existe dissertação-argumentativa sem a tese, que é a razão de existir dos argumentos. É por isso que você tem enormes dificuldades para argumentar quando não coloca claramente o seu posicionamento.
Perceba que, no Enem, o seu posicionamento é direcionamento pela banca, então você não tem muitas opções: vai defender o preconceito? Ainda assim, é importantíssimo colocar que o preconceito merece ser combatido, até para você ter a sacada de que o seu texto está sendo escrito para convencer os preconceituosos, por exemplo. Aí você consegue entender melhor como vai funcionar a argumentação e o quanto você precisa se dedicar a ela.
— essa você ficou devendo.
III. Antecipar os próximos passos argumentativos
Já vi chamarem de “spoiler”. Eu prefiro a ideia de “fios soltos”, mas o importante não é tanto o nome, mas a ideia que está por trás disso. O seu corretor quer saber se você tem um projeto de texto. Então, você prova que tem um projeto quando mostra pro corretor que já sabia o que ia argumentar antes mesmo de começar a desenvolver.
Peço que perceba em várias redações que são postadas aqui o quanto aquele final da introdução tem sempre aquela estrutura que vai dar “pistas” sobre os argumentos, e aí veja como essas pistas argumentativas se relacionam com os dois argumentos que estarão sendo apresentados.
Para fazer essas pistas, você já precisará ter definidos quais os seus argumentos, e aí é lembrar que o argumento é a sua estratégia de persuasão para convencer o leitor que a sua tese/opinião está correta.
Um último detalhe: a sua opinião sempre vai problematizar, no Enem. O seu objetivo final é apresentar uma proposta de intervenção, então você não vai poder dizer que não há problema, ou não há o que ser feito sobre aquele tema.
2. Você demonstra ser alguém com muito potencial de crescimento pela forma como se expressa, tanto nesse texto quanto nas correções que li de você. Não tenho por que lhe encher de informações se ainda estamos em janeiro. Com a devida intensidade nos estudos, tenho certeza de que chegará preparada em novembro.
Siga praticando redação, dê ênfase inicial ao estudo da teoria, pois é importante saber o que se espera do seu texto, e tente resolver a sua dúvida sobre qual curso vai fazer antes de as aulas voltarem, porque essa escolha pode afetar os rumos dos seus estudos, a depender dos pesos e das notas que cada curso demanda. Uma dica minha seria estudar para o curso mais concorrido. Se não gostar do curso no primeiro semestre, tem o sisu do segundo semestre para fazer o outro.
Bons estudos, e se quiser refazer só a introdução e me enviar por mensagem, está autorizada.
See less