Iniciante

A formação educacional de deficientes visuais

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No livro ” Caixa de pássaros”, escrito por Josh Malerman, retrata um mundo cercado por criaturas, as pessoas que arriscaram-se a olhar para elas, perdiam a sanidade ou apresentavam um comportamento agressivo. Nessa nova realidade, os indivíduos usavam vendas nos olhos para se proteger e tentavam se adaptar aos novos obstáculos impostos pelo mundo. De maneira análoga, hodiernamente, a formação educacional de cegos é um grande desafio a ser combatido no Brasil. Isso se evidencia não só pela ausência de inclusão escolar dos cegos, como também pela carência da infraestrutura  das instituições.

Em primeiro plano, é possível considerar a dificuldade de  integração dos portadores de deficiência ocular ou baixar visão no âmbito escolar. De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, a educação é um direito de todos e é dever do Estado oferecer o atendimento educacional especializado na escola regular. Entretanto, apesar do direito está garantido, nota-se a falta de materiais didáticos em braile, além dos professores não estarem devidamente preparados para receber alunos com incapacidade visual. Desse modo, é necessário mudanças na forma de instrução dos cegos e recursos didáticos para auxiliar nos estudos de forma apropriada.

Outrossim, é válido destacar a ausência da infraestrutura adaptativa nas escolas. Segundo a redatora brasileira, Marianna Moreno, a inclusão dos deficientes só ocorre com a adaptação de pensamento da sociedade e com a adequação dos espaços físicos. Dessa maneira, é evidente que a mudança do pensamento do corpo social influencia no reconhecimento da importância de ter espaços adaptados, como as instituições escolas. Porém, esse reconhecimento não é incorporado pelo Estado, pois, a falta de investimentos em estruturas básicas para a acessibilidade de deficientes só geram empecilhos para a inclusão desses alunos.

Portanto, torna-se urgente medidas para minimizar a problemática da educação de cegos. Nesse sentido, o Governo Federal em consonância com o Ministério da Educação, deve criar projetos com a finalidade de promover a acessibilidade e a inclusão dos deficientes visuais, por meio de ações como a preparação dos professores, adaptação dos ambientes escolares, como também fornecer os recursos necessários para a aprendizagem do aluno. Espera-se com isso, que os alunos deficientes tenham uma educação adequada e respeitando as suas limitações visuais.

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1 Correção

  1. Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio mas tentarei corrigir sua redação com meus conhecimentos.

    INTRODUÇÃO

    Já nas primeiras linhas da sua redação é possível observar erros de coesão. Irei mostrar a correção abaixo:

    “O filme ‘Caixa de pássaros’, escrito por Josh Malerman, retrata um mundo cercado por criaturas, no qual as pessoas que arriscaram-se para olhá-las perdiam a sanidade ou apresentavam um comportamento agressivo.”

    Além disso, esse parágrafo possui ainda um erro de vírgula (não se separa complemento do sujeito) e de colocação pronominal: “se proteger” (proteger-se), “se adaptar” (adaptar-se). Se for um erro frequente no texto, poderá descontar ponto só por isso, pois o correto é utilizar a ênclise.

    DESENVOLVIMENTO 1

    No tópico frasal tem um erro de coesão no “é possível considerar”. Seria melhor trocar por “é perceptível”.

    Vejo um erro de gramática no “Entretanto, apesar do direito está garantido” (o correto é “estar garantido). Todavia, essa mesma expressão possui ainda um outro erro que é de coerência, porque como direito vai estar garantido se ainda o problema continua na sociedade? Então ele não está garantido; ou seja, o direito existe, só não é usufruido pela população, no caso os deficientes visuais, então ficaria mais ou menos assim a frase: “Entretanto, apesar da existência desse direito, tais indivíduos com deficiência visual não usufrem dele, como nota-se na falta de materiais…”

    DESENVOLVIMENTO 2

    Temos um erro gramatical no “instituições escolas” (instituições escolares).

    Outro erro é no “Porém, esse reconhecimento não é incorporado pelo Estado, pois, a falta de investimentos em estruturas básicas…” (deve-se tirar a vírgula depois do “pois”, não se separa conjunção da explicação)

    CONCLUSÃO

    Um erro de concordância: “Nesse sentido, o Governo Federal em consonância com o Ministério da Educação, deve criar projetos…” (o correto é “devem”). E quais seriam esses projetos? Você não deixou claro isso. Pode ser qualquer projeto, entende? Com isso, normalmente o corretor do ENEM ele desconta pontos por isso, pela falta da ação, mas você conseguiu colocar os outros 4 recursos da proposta:

    Agente ✅
    Ação ❌ (por não deixar claro quais os projetos, realmente desconta ponto)
    Meio ✅
    Finalidade ✅
    Detalhamento ✅

    AVALIAÇÃO

    Competência 1 (Erros gramaticais): 160
    Competência 2 (Estrutura textual): 200
    Competência 3 (Argumentação e repertório): 200
    Competência 4 (Coesão, coerência e conectivos): 120
    Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160

    NOTA: 840

    Uma nota muito boa. Você escreve muito bem, mas deve se atentar nesses erros que mencionei. Você utilizou muito bem os repertórios na redação e argumentou muito bem, mas foque em melhorar na coesão e coerência do seu texto. Sucesso!!

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