O reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde – ENEM 2021 (2º aplicação)

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“Existe cuidado sem cura, mas não existe cura sem cuidado (Florence Nightgale)”. As ciências da saúde vem se modernizando e expandindo a cada década, nos mostrando como o cuidado e pesquisas andam juntos. No Brasil, o reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde ainda é visto como supéfluo e o reflexo disso é a ausência de ensino sobre o referido tema nas escolas e a falta de incentivo ás mulheres em relação a área.

Dessa forma, a ausência de ensino sobre os feitos importantes das mulheres ao longo da história tem causado forte impacto na sociedade. No documentário ” A Guerra da Criméia” a história e feitos de Florence Nightgale são retratados. Em meio a forte guerra, a enfermeira descobre o motivo pelo qual muitos soldados acabaram ficando doentes – a escassez de higiene. Tal descoberta revolucionou os meios pelos quais cuidamos do ambiente ao qual vivemos.

Além disso, a falta de incentivo ás mulheres também tem seu impacto negativo na sociedade. “Radioatividade” é um filme que relata a história de Marie Curie, descobridora do elemento periódico Rádio, que hoje em dia é amplamente usado para diagnósticos radiológicos. Sua trajetória mostra como as mulheres podem contribuir positivamente para o avanço da ciência, independentemente da área que escolherem.

Desse modo, é visto que o reconhecimento da contribuição das mulheres na área da saúde é de extrema importância. Portanto, cabe ao Ministério da Educação, junto ao Ministério das Comunicações criar projetos, palestras e aulas, com ênfase nas escolas, a fim de ampliar e incentivar as mulheres a ingressarem na referida área, fazendo assim, a ciência expandir cada vez mais.

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4 Correções

  1. Sou um aluno do Ensino Médio mas vou tentar corrigir.

    Quando a competência 1, vc utilizou e abusou, digamos assim, do gerundismo (na Introdução, por exemplo), além de erros de vírgula que perdem pontos consideráveis. Recomendo não utilizar gerúndios na redação, pois isso mostra empobrecimento do vocabulário. Troque por sinônimos ou mude a concordância verbal e nominal, a depender da situação.

    Quanto a competência 2, vc demonstrou entendimento do tema, além de utilizar repertórios legítimos e ligá-los ao assunto. Muito bem!

    Quanto a competência 3, ficou bem difícil ver sua argumentação na redação. Recomendo utilizar marcas de autoria no texto (como adjetivos) pois aí conseguimos perceber o seu argumento e tal.

    Quanto a competência 4, teve alguns problemas de coerência no texto que tiram o sentido em alguns momentos, além de que não utilizou muitos conectivos dentro do texto. Vc utilizou no início dos parágrafos, mas faltou ligações entre as frases do texto.

    Quanto a competência 5, vc colocou agente, ação, finalidade e detalhamento, mas faltou o modo. Vc pode dizer que o modo seria “junto ao Ministério das Comunicações”, mas isso (acredito eu) não seria o modo como a ação seria realizada, pois não tem como outro agente ser o modo.

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160

    Nota: 720

    Foi uma nota ok, mas recomendo vc treinando e tirar notas acimas de 800. Sucesso!!

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  2. PRINCIPAIS PONTOS:
    – Você compreendeu a necessidade dos repertórios, os que você utilizou são muito bons. Contudo, ao menos no D2, faltou você torná-lo pertinente, lembrar além da importância, o propósito de sua utilização ( deve sustentar sua argumentação). Tipo, vc desenvolveu o repertório da “Radioatividade”, interessante, mas como isso apoia a falta de incentivo à mulher?
    – Colocou cada núcleo da tese em cada desenvolvimento, no geral a estrutura geral ta ok ( introd., D1, D2 e Concl.). Contudo, houve um déficit na coesão, na conexão entre os períodos, houve principalmente falta de CONECTIVOS, que são extremamente importantes.
    – Percebi a brevidade dos parágrafos, faltou aprofundamento na argumentação, conectar bem e tornar pertinente os repertórios. Faltou o DESFECHO ( a “conclusão dos desenvolvimentos”), é bom ver uma aulinha, eu terei que rever também.😉
    – Faltou o Meio/Modo na conclusão, mas me parece que ou você não soube fazer ou algo do tipo, por quê certamente você conhece os demais elementos da conclusão.

    “Há dois meses e meio eu não conseguia escrever duas linhas de texto, você já passou dessa fase, falta (“”sacar””) umas coisinhas, sacar a organização sintática e fica massa. Espero ter ajudado.” 🥳

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  3. Oie! tudo bem? vou mostrar como eu faria, tá bom?

    As ciências da saúde vêm se modernizando e se expandindo a cada década, mostrando-nos como os cuidados médicos e biológicos são imprescindíveis para o homem. Todavia, problemas como o apagamento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil impedem uma melhor configuração desse pilar tão importante ao bem estar social, sendo isso fruto tanto da míngua conscientização das pessoas diante do fato, quanto da persistência do preconceito à mulher entre a sociedade.

    Diante disso, é fulcral destacar primeiramente que a falta de consciência acerca da contribuição das mulheres nas ciências da saúde ilustra um entrave à legitimação da capacidade feminina na produção de conhecimento no país. Isso se dá, pois o modelo de educação patriarcal que cultua a performance masculina em detrimento da feminina foi e é responsável por apagar a contribuição das mulheres aos avanços das ciências biomédicas ao longo da história. Com isso, o inconsciente coletivo é alimentado, desde o período escolar, com uma visão androcentrista de mundo, anulando o papel feminino.

    Ademais, a postura social machista no Brasil configura uma barreira sólida contra a validação da capacidade da mulher na ciência. Sob essa lógica, o filósofo Michel Foucault prega que os detentores das narrativas de poder – isto é, os homens – são quem determinam mecanismos de controle e coerção na sociedade. Sendo assim, historicamente, a visão social machista impõe um limite à possibilidade da mulher exercer influência nas estruturas sociais, consequentemente dissolvendo o reconhecimento de sua contribuição no mundo.

    Portando, cabe ao Ministério da Educação a elaboração de um projeto nacional de ensino que trate da atuação da mulher nas ciências da saúde e em outras áreas de conhecimento de modo expresso no ambiente escolar, por meio da reformulação de livros e apostilas – ao inserir mais nomes femininos – e da promoção de debates e palestras que dissertem sobre o tema de forma clara. Desse modo, a consciência do brasileiro será melhor exposta à contribuição feminina perante as ciências e os saberes produzidos ao longo da história, mitigando a performance androcentrista.

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  4. Boa tarde! Tudo bem?
    Sou estudante do ensino médio, mais vou tentar te ajudar da melhor maneira possível.
    Me desculpe se cometer algum erro.
    Mais irei corrigir no modo do Enem kkk.

    Percebi que o texto ele foi bem desenvolvido e elaborado. Só pecando em alguns erros gramaticais (que são atribuidos no Enem), no caso estão presentes nos verbos, uma vez que, não podem estar no “nos”. Por exemplo: ao invés de “nos mostrando como o cuidado…”, poderia ser utilizado “Mostra-se como o cuidado”. Por se prezar muito a imparcialidade na redação. Ou seja , não se pode ter uma relação com o redação, então sempre se descarta a relação do “nós”. E tome cuidado com a repetição de palavras , no caso séria “mulheres” , que poderiam ser substituídas por “elas”, “gênero feminino”, etc.
    Fora isso , a conclusão ta excelente, conforme tudo que é pedido e esperando.

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