O preconceito contra dependentes químicos no Brasil

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No Brasil, vemos um crescimento no número de dependentes químicos. Junto com esse avanço, temos visto também um grande preconceito contra essas pessoas.

Esse preconceito ocorre, muito provavelmente pela falta de empatia pelo próximo, levando em consideração que são feitas até mesmo piadas com as pessoas que sofrem dessas condições.

Um exemplo disso é o ator Fábio Assunção, que durante todo seu período de recuperação foi alvo de piadas e de preconceito, enviados por meio da internet. Um outro exemplo podemos citar a série Grey’s Anatomy, que se passa em um hospital. Uma médica chamada Amélia sofre preconceito por uma paciente que se recusava ser atendida por ela, por conta de seu passado.

Esse problema que é o preconceito, pode ser facilmente resolvido se as pessoas tivessem um espírito de compreensão com o próximo e vissem a dependência química tal como a doença que ela é, que necessita de tratamento e acompanhamento profissional.

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2 Correções

  1. 1 – 153 palavras. 2 – Breves considerações.

    1. Em qualquer vestibular que cobre 30 linhas, você deve buscar preencher pelo menos 25 delas, se quiser cumprir ou mostrar ao corretor que está tentando cumprir as funções que o texto dissertativo-argumentativo pede, de preferência 25 linhas escritas com uma caneta ponta fina, 0.7.

    Um texto com 150 palavras vai ter algo em torno de 13 linhas ocupadas, e talvez você fique angustiada por não conseguir escrever ou travar de vez em quando. Muito bem: a resposta para isso está sempre na compreensão do que o corretor quer ler em cada etapa do seu texto.

    Em uma linha de introdução você não consegue cumprir as três principais tarefas que lhe foram atribuídas para aquele primeiro parágrafo:

    I. Apresentar/contextualizar o tema

    É aqui que você prova que entendeu qual é o tema, mostrando ao corretor que você falará a mesma língua que a dele.
    — e essa função você cumpriu.

    II. Expor a sua opinião/tese

    Não existe dissertação-argumentativa sem a tese, que é a razão de existir dos argumentos. É por isso que você tem enormes dificuldades para argumentar quando não coloca claramente o seu posicionamento.

    Perceba que, no Enem, o seu posicionamento é direcionamento pela banca, então você não tem muitas opções: vai defender o preconceito? Ainda assim, é importantíssimo colocar que o preconceito merece ser combatido, até para você ter a sacada de que o seu texto está sendo escrito para convencer os preconceituosos, por exemplo. Aí você consegue entender melhor como vai funcionar a argumentação e o quanto você precisa se dedicar a ela.

    — essa você ficou devendo.

    III. Antecipar os próximos passos argumentativos

    Já vi chamarem de “spoiler”. Eu prefiro a ideia de “fios soltos”, mas o importante não é tanto o nome, mas a ideia que está por trás disso. O seu corretor quer saber se você tem um projeto de texto. Então, você prova que tem um projeto quando mostra pro corretor que já sabia o que ia argumentar antes mesmo de começar a desenvolver.

    Peço que perceba em várias redações que são postadas aqui o quanto aquele final da introdução tem sempre aquela estrutura que vai dar “pistas” sobre os argumentos, e aí veja como essas pistas argumentativas se relacionam com os dois argumentos que estarão sendo apresentados.

    Para fazer essas pistas, você já precisará ter definidos quais os seus argumentos, e aí é lembrar que o argumento é a sua estratégia de persuasão para convencer o leitor que a sua tese/opinião está correta.

    Um último detalhe: a sua opinião sempre vai problematizar, no Enem. O seu objetivo final é apresentar uma proposta de intervenção, então você não vai poder dizer que não há problema, ou não há o que ser feito sobre aquele tema.

    2. Você demonstra ser alguém com muito potencial de crescimento pela forma como se expressa, tanto nesse texto quanto nas correções que li de você. Não tenho por que lhe encher de informações se ainda estamos em janeiro. Com a devida intensidade nos estudos, tenho certeza de que chegará preparada em novembro.

    Siga praticando redação, dê ênfase inicial ao estudo da teoria, pois é importante saber o que se espera do seu texto, e tente resolver a sua dúvida sobre qual curso vai fazer antes de as aulas voltarem, porque essa escolha pode afetar os rumos dos seus estudos, a depender dos pesos e das notas que cada curso demanda. Uma dica minha seria estudar para o curso mais concorrido. Se não gostar do curso no primeiro semestre, tem o sisu do segundo semestre para fazer o outro.

    Bons estudos, e se quiser refazer só a introdução e me enviar por mensagem, está autorizada.

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  2. Boa noite, tudo bem?

    Acredito que na sua redação ficou faltando algumas linhas a serem cumpridas.
    Achei que o 1º e o 2º parágrafos ficaram muitos curtos, dava para se tornar apenas 1.

    Não querendo constranger, você deveria escrever um pouco mais sobre o não aceitamento desse tipo de preconceito.

    Lembre-se que redações dissertativa-argumentativa exige 30 linhas.

    Fica a dica!

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