Empreendedorismo Social: É Possível?

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   A sustentabilidade é um dos pilares do empreendedorismo social, visto que por um lado tem o objetivo de ajudar o coletivo local, contudo, por outra perspectiva, o lucro ganho pelos empreendedores sociais é inferior, se comparado, ao dos empreendedores comuns, o qual pode tornar essa ação inviável. Dessa forma, incentivar o Empreendedorismo Social é uma necessidade dos momentos atuais.

   Em primeiro plano, a palavra empreendedorismo tem origem francesa “entrepeneur”, a qual significa fazer algo novo. Dessa forma, pode-se definir o empreendedorismo social como uma forma de inovação que ajude a melhorar a vida das pessoas, seja ao nível global ou local. Assim, um exemplo é o “Gerando Falcões”, iniciado por Eduardo Lyra, jovem nascido na periferia de São Paulo/SP, cujo enfoque central é ajudar a vida de crianças para que elas não tenham de enfrentar as mesmas dificuldades vividas por ele. Nesse projeto houveram 191.000 pessoas impactadas, porém, em contraste, ele possui 2.122 doadores recorrentes.

   Por conseguinte, empreendedores sociais, em sua maioria, permanecem com sua existência por conta de doações, a qual evidencia o baixo lucro adquirido em seus serviços, afinal, esse modelo não tem o rendimento como objetivo central, e, sim, o valor agregado a uma sociedade. Além da baixa renda, há a intensa burocracia para a abertura de um empreendedorismo social no Brasil, cujos processos, como regulamentações e autorizações, podem durar até nove meses; ademais, ainda há a possibilidade de desamparo em  alguns direitos, como férias, décimo terceiro, aposentadoria e FGTS, afinal o empreendedorismo social deve ser um comércio contínuo, para atender à comunidade a todo instante.

   Portanto, o empreendedorismo social é altamente necessário e é preciso sua maior dispersão com o intuito de ajudar mais comunidades necessitadas, entretanto, é preciso maior garantia dos direitos do empreendedor social, tal como uma renda fixa dada pelo governo, onde as doações não sejam tão fundamentais e se possa retirar lucro desse modelo, além do processo jurídico de abertura do empreendedorismo seja mais vertiginoso, além do incentivo governamental sobre esta prática.

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2 Correções

  1. Olá, irei dar o feedback com base no que estou aprendendo.

    Em relação á pontuação não sou muito bom, mas adorei seu tema.

    Sua introdução ficou boa, se pudesse usar um repertório logo de inicio ia ser show.
    Desenvolvimento 1: Gostei mas podia ter desenvolvido melhor, defendido seu ponto de vista.
    Desenvolvimento 2: muito bom
    Conclusão: não esquece de citar o agente, ação, modo, finalidade e detalhamento.

    Em geral, bom texto. Continue pesquisando e escrevendo.

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  2. Introdução
    Parágrafo bem construído, porém os argumentos ficaram um pouco rasos. Poderia explorar mais o aspecto comparativo entre o retorno de empreendedores sociais e os comuns.

    D1
    Ficou muito expositivo e pouco argumentativo.

    D2
    Excelente parágrafo.

    Conclusão
    A intervenção ficou incompleta. Como o governo irá garantir essa “renda fixa”? Qual o órgão?

    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 200
    Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
    Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 120
    Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Espero que minhas considerações ajudem na evolução de suas redações.
    Bons estudos !!! :)

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