A constituição de 1988 prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Mas genericamente, podemos observar que há uma violação da mesma, relacionada aos povos indígenas, acerca de resquícios, pela colonização do país e a maneira preconceituosa de estereótipos a eles apontados.
De início, é ressaltado os traços fortes em que a colonização do território brasileiro trouxe a invasão lusitana, onde os mesmos indivíduos já eram nativos e habitavam o local, nos anos de 1500. Em ênfase, a forma como foram abordados em passividade e posteriormente abusados, culminando na escravização desses povos.
Ademais, nota-se como os povos indígenas são analisados pela sociedade, sendo estereotipados e não sendo reconhecidos como integrantes da sociedade. Obtém-se uma imagem atrelada à corpos nus, penas nas cabeças, moradias em ocas e a selvageria, que foi retratada no livro de José de Alencar- “Iracema”, sendo essa obra parte do projeto de criação de uma identidade nacional, pela elite e contribuindo substancialmente para a invisibilidade social dos grupos indígenas no país.
Portanto, medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para que haja o espírito de fraternidade citado na declaração universal dos direitos humanos, faz-se essencial, a inserção da educação cultural abordada nas escolas brasileiras, de modo a desconstruir os estereótipos que cercam a temática, com a finalidade da questão indígena ser mais debatida na sociedade. Além de meios midiatícos, mudarem a representação visual, sem padronizar os povos indígenas. Evidenciando um passo ao progresso e dignidade de direitos devidamente aplicados.
guilhermelopesrodrigues
Boa noite!
Gostei bastante do seu texto!
Você demonstrou ter compreendido o tema proposto.
Poderia ter comentado mais no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, se aprofundar no seu segundo argumento.
Sobre a gramática, seu texto possui apenas alguns erros nesse quesito.
Sua conclusão foi bem construída, faltou somente resolver o problema na conclusão.
Continue praticando, bons estudoss
[email protected]
PARABENS PELO INICIO DO SEU TEXO MUITO COESO MUITO BOM. INTRODUÇÃO.
MUITO BEM NOS NOS SEUS ARGUMENTOS ,MUITO CONSTRUTIVOS.
FOI LINDAMENTE NO DESENVOLVIMENTO 1
PERFEITAMENTE NAS SUAS COLOCAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO 2
EXPLOROU BASTANTE OS ASPECTOS NA OBRA RELEVANTE.
APRESENTOU PROPOSTA E SOLUCÕES MUITO BONS.
ESSE TEXTO TEM UMA ESTRUTURA BELISSIMA DIGNOD DE UMA NOTA 1.000.
valentina..
Boa noite!
Gostei bastante do seu texto!
Você demonstrou ter compreendido o tema proposto.
Poderia ter comentado mais no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, se aprofundar no seu segundo argumento.
Sobre a gramática, seu texto possui apenas alguns erros nesse quesito.
Sua conclusão foi bem construída, faltou somente resolver o problema na conclusão.
Continue praticando, bons estudoss
<3
Fernandawill
Olá, muito bom o seu texto ;)
Em relação a gramatica ele está muito bem escrito, apresentando desvios pequenos na escrita
O tema foi bem entendido, porém, poderia ter sido mais aprofundado em suas teses e argumentos.
Tente escrever mais no próximo texto, e lembre-se que os 2 parágrafos de desenvolvimento são para desenvolver e provar sua tese
Conclusão está excelente.
Parabéns, bons estudos
;)
eddiens7
COMPETÊNCIA 1: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA – 160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
COMPETÊNCIA 2: COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM PROSA – 120
Desenvolve o tema por meio de argumentação rasa e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
COMPETÊNCIA 3: SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA – 120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
COMPETÊNCIA 4: DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO – 160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
COMPETÊNCIA 5: ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS – 160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Introdução.
“Mas genericamente, podemos observar […]” (vírgula mal empregada) *Mas, genericamente, podemos observar […]
“[…] há uma violação da mesma, relacionada aos povos indígenas, acerca de resquícios, pela colonização do país […]” (vírgula mal empregada) *há uma violação da mesma, relacionada aos povos indígenas acerca de resquícios pela colonização do país
Obs. Boa contextualização, trazendo a Constituição Federal como fundamento do argumento. Porém a problemática e a tese poderia ser melhor trabalhada. Lembre-se que a argumentação deve ser consistente, logo, o advérbio “genericamente” deixa sua argumentação vaga. Além disso, a problemática também está “solta”. De que maneira esses “resquícios” de colonização influencia na invisibilidade do povo indígena atualmente?
D1
“[…] é ressaltado os traços fortes em que a colonização do território brasileiro trouxe a invasão lusitana” (eu acho que entendi a mensagem, mas a frase foi mal construída)
Obs. O parágrafo ficou muito expositivo, aspecto que deve ser evitado em um texto dissertativo-argumentativo. Sua intencionalidade na redação deve ser se posicionar acerca do tema, e não explicar o tema.
D2
“[…] e a selvageria” (ausência de crase) *e à selvageria
Há uma dificuldade de interpretação desse parágrafo por causa de desvios na pontuação.
Sugestão: Ademais, nota-se como os povos indígenas são analisados pela sociedade, sendo estereotipados e não sendo reconhecidos como integrantes da sociedade. Obtém-se uma imagem atrelada à corpos nus, penas nas cabeças, moradias em ocas e à selvageria. Aspectos retratados na obra “Iracema” do escritor José de Alencar. Essa obra foi parte do projeto de criação de uma identidade nacional pela elite e contribuiu substancialmente para a invisibilidade social dos grupos indígenas no país.
Obs. O parágrafo também ficou expositivo, embora menos do que o anterior. Busque ser objetiva na argumentação. Você mostrou bom conhecimento trazendo a citação da obra de José de Alencar, portanto, explore mais no aspecto de como a obra se faz relevante na problemática real (fora da ficção).
Conclusão.
“medidas são necessárias para amenizar o impasse” (para *solucionar o impasse)
Obs. Boa intervenção. Apresentou mais de solução (muito bom), porém senti falta do “quem?” na primeira.
Espero que minhas considerações auxiliem na sua evolução.
Bons estudos!