Estudante

A invisibilidade dos Povos Indígenas

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A constituição de 1988 prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Mas genericamente, podemos observar que há uma violação da mesma, relacionada aos povos indígenas, acerca de resquícios, pela colonização do país e a maneira preconceituosa de estereótipos a eles apontados.

De início, é ressaltado os traços fortes em que a colonização do território brasileiro trouxe a invasão lusitana, onde os mesmos indivíduos já eram nativos e habitavam o local, nos anos de 1500. Em ênfase, a forma como foram abordados em passividade e posteriormente abusados, culminando na escravização desses povos.

Ademais, nota-se como os povos indígenas são analisados pela sociedade, sendo estereotipados e não sendo reconhecidos como integrantes da sociedade. Obtém-se uma imagem atrelada à corpos nus, penas nas cabeças, moradias em ocas e a selvageria, que foi retratada no livro de José de Alencar- “Iracema”, sendo essa obra parte do projeto de criação de uma identidade nacional, pela elite e contribuindo substancialmente para a invisibilidade social dos grupos indígenas no país.

Portanto, medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para que haja o espírito de fraternidade citado na declaração universal dos direitos humanos, faz-se essencial, a inserção da educação cultural abordada nas escolas brasileiras, de modo a desconstruir os estereótipos que cercam a temática, com a finalidade da questão indígena ser mais debatida na sociedade. Além de meios midiatícos, mudarem a representação visual, sem padronizar os povos indígenas. Evidenciando um passo ao progresso e dignidade de direitos devidamente aplicados.

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5 Correções

  1. Boa noite!
    Gostei bastante do seu texto!
    Você demonstrou ter compreendido o tema proposto.
    Poderia ter comentado mais no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, se aprofundar no seu segundo argumento.
    Sobre a gramática, seu texto possui apenas alguns erros nesse quesito.
    Sua conclusão foi bem construída, faltou somente resolver o problema na conclusão.
    Continue praticando, bons estudoss

    • 1
  2. PARABENS PELO INICIO DO SEU TEXO MUITO COESO MUITO BOM. INTRODUÇÃO.
    MUITO BEM NOS NOS SEUS ARGUMENTOS ,MUITO CONSTRUTIVOS.
    FOI LINDAMENTE NO DESENVOLVIMENTO 1

    PERFEITAMENTE NAS SUAS COLOCAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO 2
    EXPLOROU BASTANTE OS ASPECTOS NA OBRA RELEVANTE.
    APRESENTOU PROPOSTA E SOLUCÕES MUITO BONS.

    ESSE TEXTO TEM UMA ESTRUTURA BELISSIMA DIGNOD DE UMA NOTA 1.000.

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  3. Boa noite!
    Gostei bastante do seu texto!
    Você demonstrou ter compreendido o tema proposto.
    Poderia ter comentado mais no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, se aprofundar no seu segundo argumento.
    Sobre a gramática, seu texto possui apenas alguns erros nesse quesito.
    Sua conclusão foi bem construída, faltou somente resolver o problema na conclusão.
    Continue praticando, bons estudoss
    <3

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  4. Olá, muito bom o seu texto ;)
    Em relação a gramatica ele está muito bem escrito, apresentando desvios pequenos na escrita
    O tema foi bem entendido, porém, poderia ter sido mais aprofundado em suas teses e argumentos.
    Tente escrever mais no próximo texto, e lembre-se que os 2 parágrafos de desenvolvimento são para desenvolver e provar sua tese
    Conclusão está excelente.
    Parabéns, bons estudos
    ;)

    • 1
  5. COMPETÊNCIA 1: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    COMPETÊNCIA 2: COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM PROSA – 120
    Desenvolve o tema por meio de argumentação rasa e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    COMPETÊNCIA 3: SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA – 120
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.

    COMPETÊNCIA 4: DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO – 160
    Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5: ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS – 160
    Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Introdução.
    “Mas genericamente, podemos observar […]” (vírgula mal empregada) *Mas, genericamente, podemos observar […]
    “[…] há uma violação da mesma, relacionada aos povos indígenas, acerca de resquícios, pela colonização do país […]” (vírgula mal empregada) *há uma violação da mesma, relacionada aos povos indígenas acerca de resquícios pela colonização do país

    Obs. Boa contextualização, trazendo a Constituição Federal como fundamento do argumento. Porém a problemática e a tese poderia ser melhor trabalhada. Lembre-se que a argumentação deve ser consistente, logo, o advérbio “genericamente” deixa sua argumentação vaga. Além disso, a problemática também está “solta”. De que maneira esses “resquícios” de colonização influencia na invisibilidade do povo indígena atualmente?

    D1
    “[…] é ressaltado os traços fortes em que a colonização do território brasileiro trouxe a invasão lusitana” (eu acho que entendi a mensagem, mas a frase foi mal construída)

    Obs. O parágrafo ficou muito expositivo, aspecto que deve ser evitado em um texto dissertativo-argumentativo. Sua intencionalidade na redação deve ser se posicionar acerca do tema, e não explicar o tema.

    D2
    “[…] e a selvageria” (ausência de crase) *e à selvageria
    Há uma dificuldade de interpretação desse parágrafo por causa de desvios na pontuação.

    Sugestão: Ademais, nota-se como os povos indígenas são analisados pela sociedade, sendo estereotipados e não sendo reconhecidos como integrantes da sociedade. Obtém-se uma imagem atrelada à corpos nus, penas nas cabeças, moradias em ocas e à selvageria. Aspectos retratados na obra “Iracema” do escritor José de Alencar. Essa obra foi parte do projeto de criação de uma identidade nacional pela elite e contribuiu substancialmente para a invisibilidade social dos grupos indígenas no país.

    Obs. O parágrafo também ficou expositivo, embora menos do que o anterior. Busque ser objetiva na argumentação. Você mostrou bom conhecimento trazendo a citação da obra de José de Alencar, portanto, explore mais no aspecto de como a obra se faz relevante na problemática real (fora da ficção).

    Conclusão.
    “medidas são necessárias para amenizar o impasse” (para *solucionar o impasse)

    Obs. Boa intervenção. Apresentou mais de solução (muito bom), porém senti falta do “quem?” na primeira.

    Espero que minhas considerações auxiliem na sua evolução.
    Bons estudos!

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