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Democratização do acesso ao cinema no Brasil
Spayke
Apertei sem querer em enviar kkkk Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com base em meus conhecimentos. INTRODUÇÃO Sua introdução achei bem interessante, com uso do repertório e tese bem construídos. Porém, a contextualização do repertório ficou muito vaga:Leia mais
Apertei sem querer em enviar kkkk
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com base em meus conhecimentos.
INTRODUÇÃO
Sua introdução achei bem interessante, com uso do repertório e tese bem construídos. Porém, a contextualização do repertório ficou muito vaga:
“Contudo, na veridicidade brasileira, a garantia da Magna Carta não se cumpre desejavelmente, haja vista a democratização do acesso ao cinema ser um assunto a tratar.”
Por que é um assunto a tratar? Não ficou claro isso. Há a democratização do cinema ou não há? Vc tem que pensar no corretor como alguém que não sabe absolutamente nada, ou seja, qualquer informação no seu texto precisa estar bem explicada ao seu leitor.
DESENVOLVIMENTO 1
“Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a forma na qual a cultura é reconhecida no Brasil é um fator preponderante para a ocorrência dessa prática.”
Que prática? Mesmo erro do parágrafo anterior.
Apesar da boa colocação do repertório, vc argumentou bem pouco nesse desenvolvimento 1, tem mais linha de repertório do que de argumentação. Lembre-se, o foco é sua argumentação, o seu ponto de vista.
No final desse parágrafo, vc ultilizou o “Por conseguinte”, que é um conectivo indicando consequência, mas vc usou para finalizar o parágrafo. Isso é um erro na competência 4, mau uso dos conectivos. Poderia ser um conectivo conclusivo (logo, portanto, com isso).
DESENVOLVIMENTO 2
Nesse seu desenvolvimento não há praticamente nenhuma argumentação. Por que a cultura virou uma espécie de mercadoria? Como isso afeta o acesso à cultura pelas classes sociais mais desfavorecidas?
CONCLUSÃO
Para obter uma conclusão 200, precisa-se dos 5 elementos na Proposta de Intervenção: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Vc fez duas propostas. Na primeira faltou a finalidade, e na segunda faltou o detalhamento:
Proposta 1
Agente ✅
Ação ✅
Meio ✅
Finalidade ❌
Detalhamento ✅
Proposta 2
Agente ✅
Ação ✅
Meio ✅
Finalidade ✅
Detalhamento ❌
AVALIAÇÃO
Competência 1 (Erros gramaticais): 200
Competência 2 (Estrutura textual): 160
Competência 3 (Argumentação e repertório): 120
Competência 4 (Coesão, coerência e conectivos): 160
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160
NOTA: 800
Uma nota boa, mas precisa argumentar mais no seu texto. Talvez eu tenha sido um pouco rígido na correção, mas é melhor errar aqui pra não errar no ENEM. Sucesso!!
See lessDemocratização do acesso ao cinema no Brasil
Spayke
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com base em meus conhecimentos. INTRODUÇÃO Sua introdução achei bem interessante, com uso do repertório e tese bem construídos. Porém, a contextualização do repertório ficou muito vaga: "Contudo, na veridicidade brasileLeia mais
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com base em meus conhecimentos.
INTRODUÇÃO
Sua introdução achei bem interessante, com uso do repertório e tese bem construídos. Porém, a contextualização do repertório ficou muito vaga:
“Contudo, na veridicidade brasileira, a garantia da Magna Carta não se cumpre desejavelmente, haja vista a democratização do acesso ao cinema ser um assunto a tratar.”
Por que é um assunto a tratar? Não ficou claro isso. Há a democratização do cinema ou não há? Vc tem que pensar no corretor como alguém que não sabe absolutamente nada, ou seja, qualquer informação no seu texto precisa estar bem explicada ao seu leitor.
DESENVOLVIMENTO 1
“Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a forma na qual a cultura é reconhecida no Brasil é um fator preponderante para a ocorrência dessa prática.”
Que prática? Mesmo erro do parágrafo anterior.
Apesar da boa colocação do repertório, vc argumentou bem pouco nesse desenvolvimento 1, tem mais linha de repertório do que de argumentação. Lembre-se, o foco é sua argumentação, o seu ponto de vista.
No final desse parágrafo, vc ultilizou o “Por conseguinte”, que é um conectivo indicando consequência, mas vc usou para finalizar o parágrafo. Isso é um erro na competência 4, mau uso dos conectivos. Poderia ser um conectivo conclusivo (logo, portanto, com isso).
DESENVOLVIMENTO 2
Nesse seu desenvolvimento não há praticamente nenhuma argumentação. Por que a cultura virou uma espécie de mercadoria? Como isso afeta o acesso à cultura pelas classes sociais mais desfavorecidas?
CONCLUSÃO
Para obter uma conclusão 200, precisa-se dos 5 elementos na Proposta de Intervenção: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Vc fez duas propostas. Na primeira faltou a finalidade, e na segunda faltou o detalhamento:
Proposta 1
Agente ✅
See lessAção ✅
Meio ✅
Finalidade ❌
Detalhamento
Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Spayke
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com meus conhecimentos. INTRODUÇÃO Percebi que você tem um estilo de escrita próprio, gostei muito disso, não se restringe a modelos prontos. Deixou claro os seus argumentos, perfeito: A1: falta de acesso ao cadastramenLeia mais
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio, mas irei corrigir sua redação com meus conhecimentos.
INTRODUÇÃO
Percebi que você tem um estilo de escrita próprio, gostei muito disso, não se restringe a modelos prontos.
Deixou claro os seus argumentos, perfeito:
A1: falta de acesso ao cadastramento
A2: ausência de conhecimento sobre a importância da realização
Porém você feriu a estrutura do texto pois inverteu os argumentos nos dois desenvolvimentos: você colocou no Desenvolvimento 1 seu Argumento 2, e no Desenvolvimento 2 o Argumento 1. Isso desconta pontos na competência 2 por erro na estrutura textual. Não pode inverter os argumentos nos desenvolvimentos, cuidado. Mas ficou muito boa sua introdução.
DESENVOLVIMENTO
Sobre a sigla IBGE recomendo colocar entre parênteses e não entre vírgulas, mas não é erro não, só uma recomendação.
Um erro de concordância. Na frase “mais de 2 milhões de pessoas no Brasil não tem registro civil.”, o correto seria “têm” pois se refere as pessoas, que é plural.
Achei que você argumentou pouco no seu D1. Poderia falar sobre porque as áreas mais pobres do país possuem altos índices de pessoas sem documentação (talvez já tenha dito ali né, que é pq não possuem informações nessas localidades, mas poderia ser um pouquinho melhor) parece que você só jogou a informação ali, entende. Ah, e depois dessa frase das áreas mais pobres, poderia colocar um conectivo conclusivo:
“Este número é principalmente concentrado nas áreas mais pobres do país. LOGO, por não possuírem acesso a informações que apresentem com clareza a importância, diversos brasileiros não enxergam o porte identitário como necessidade.”
DESENVOLVIMENTO 2
Boa, colocou repertório. Porém, o mesmo erro do parágrafo anterior: pouca argumentação. Recomendo priorizar a argumentação pois é sua marca de autoria. Eu argumentação bem pouco nas minhas redações e não sabia como melhorar, e sempre perdia ponto na competência 3. Aí eu consegui com a produção de vários textos melhorar isso, discutir mais o tema para o leitor/corretor. Me ajudou bastante. Claro que tem vezes que o tema não ajuda, mas sempre tente argumentar bem sem deixar nada vago, ok?
“meios de locomoção necessários para deslocar-se às Varas de Justiça. Falta de transporte, localização desfavorável…”
Depois do ponto falta um conectivo conclusivo, mesma coisa do parágrafo anterior.
CONCLUSÃO
“Cabe, portanto, às entidades governamentais estaduais e municipais…”
Faltou uma vírgula depois do “governamentais”.
“Essas unidades, dotadas de profissionais capacitados para emitir e auxiliar no processo…”
Essa frase tem um erro de paralelismo.
Emitir e auxiliar no processo ❌
Emitir e auxiliar o processo✅
Para sua conclusão ser nota 200, é necessário ter os 5 itens na proposta de intervenção: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Entretanto, sua redação faltou o meio como vai ser realizada a ação.
Agente ✅
Ação ✅
Meio ❌
Finalidade ✅
Detalhamento ✅
AVALIAÇÃO
Competência 1 (Erros gramaticais): 200
Competência 2 (Estrutura textual): 160
Competência 3 (Argumentação e repertório): 160
Competência 4 (Coesão, coerência e conectivos): 160
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160
NOTA: 840
Uma nota muito boa, mas o seu foco em melhorar é na argumentação, tenho certeza que você consegue. Talvez eu tenha sido um pouco rígido em descontar ponto, mas é melhor errar aqui pra não errar no ENEM. Sucesso!!!
See lessA formação educacional de deficientes visuais
Spayke
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio mas tentarei corrigir sua redação com meus conhecimentos. INTRODUÇÃO Já nas primeiras linhas da sua redação é possível observar erros de coesão. Irei mostrar a correção abaixo: "O filme 'Caixa de pássaros', escrito por Josh Malerman, retrata um mundoLeia mais
Oi, tudo bom? Sou apenas um aluno do Ensino Médio mas tentarei corrigir sua redação com meus conhecimentos.
INTRODUÇÃO
Já nas primeiras linhas da sua redação é possível observar erros de coesão. Irei mostrar a correção abaixo:
“O filme ‘Caixa de pássaros’, escrito por Josh Malerman, retrata um mundo cercado por criaturas, no qual as pessoas que arriscaram-se para olhá-las perdiam a sanidade ou apresentavam um comportamento agressivo.”
Além disso, esse parágrafo possui ainda um erro de vírgula (não se separa complemento do sujeito) e de colocação pronominal: “se proteger” (proteger-se), “se adaptar” (adaptar-se). Se for um erro frequente no texto, poderá descontar ponto só por isso, pois o correto é utilizar a ênclise.
DESENVOLVIMENTO 1
No tópico frasal tem um erro de coesão no “é possível considerar”. Seria melhor trocar por “é perceptível”.
Vejo um erro de gramática no “Entretanto, apesar do direito está garantido” (o correto é “estar garantido). Todavia, essa mesma expressão possui ainda um outro erro que é de coerência, porque como direito vai estar garantido se ainda o problema continua na sociedade? Então ele não está garantido; ou seja, o direito existe, só não é usufruido pela população, no caso os deficientes visuais, então ficaria mais ou menos assim a frase: “Entretanto, apesar da existência desse direito, tais indivíduos com deficiência visual não usufrem dele, como nota-se na falta de materiais…”
DESENVOLVIMENTO 2
Temos um erro gramatical no “instituições escolas” (instituições escolares).
Outro erro é no “Porém, esse reconhecimento não é incorporado pelo Estado, pois, a falta de investimentos em estruturas básicas…” (deve-se tirar a vírgula depois do “pois”, não se separa conjunção da explicação)
CONCLUSÃO
Um erro de concordância: “Nesse sentido, o Governo Federal em consonância com o Ministério da Educação, deve criar projetos…” (o correto é “devem”). E quais seriam esses projetos? Você não deixou claro isso. Pode ser qualquer projeto, entende? Com isso, normalmente o corretor do ENEM ele desconta pontos por isso, pela falta da ação, mas você conseguiu colocar os outros 4 recursos da proposta:
Agente ✅
Ação ❌ (por não deixar claro quais os projetos, realmente desconta ponto)
Meio ✅
Finalidade ✅
Detalhamento ✅
AVALIAÇÃO
Competência 1 (Erros gramaticais): 160
Competência 2 (Estrutura textual): 200
Competência 3 (Argumentação e repertório): 200
Competência 4 (Coesão, coerência e conectivos): 120
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160
NOTA: 840
Uma nota muito boa. Você escreve muito bem, mas deve se atentar nesses erros que mencionei. Você utilizou muito bem os repertórios na redação e argumentou muito bem, mas foque em melhorar na coesão e coerência do seu texto. Sucesso!!
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Spayke
Sou um aluno do Ensino Médio mas vou tentar corrigir. Quando a competência 1, vc utilizou e abusou, digamos assim, do gerundismo (na Introdução, por exemplo), além de erros de vírgula que perdem pontos consideráveis. Recomendo não utilizar gerúndios na redação, pois isso mostra empobrecimento do vocLeia mais
Sou um aluno do Ensino Médio mas vou tentar corrigir.
Quando a competência 1, vc utilizou e abusou, digamos assim, do gerundismo (na Introdução, por exemplo), além de erros de vírgula que perdem pontos consideráveis. Recomendo não utilizar gerúndios na redação, pois isso mostra empobrecimento do vocabulário. Troque por sinônimos ou mude a concordância verbal e nominal, a depender da situação.
Quanto a competência 2, vc demonstrou entendimento do tema, além de utilizar repertórios legítimos e ligá-los ao assunto. Muito bem!
Quanto a competência 3, ficou bem difícil ver sua argumentação na redação. Recomendo utilizar marcas de autoria no texto (como adjetivos) pois aí conseguimos perceber o seu argumento e tal.
Quanto a competência 4, teve alguns problemas de coerência no texto que tiram o sentido em alguns momentos, além de que não utilizou muitos conectivos dentro do texto. Vc utilizou no início dos parágrafos, mas faltou ligações entre as frases do texto.
Quanto a competência 5, vc colocou agente, ação, finalidade e detalhamento, mas faltou o modo. Vc pode dizer que o modo seria “junto ao Ministério das Comunicações”, mas isso (acredito eu) não seria o modo como a ação seria realizada, pois não tem como outro agente ser o modo.
C1: 120
C2: 200
C3: 120
C4: 120
C5: 160
Nota: 720
Foi uma nota ok, mas recomendo vc treinando e tirar notas acimas de 800. Sucesso!!
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Spayke
C1: 200 C2: 200 C3: 120 C4: 200 C5: 200 Nota: 920 Obs: Dei 120 na competência 3 pois vc não apresentou muita argumentação em ambos os desenvolvimentos. Ficou semelhante a uma pesquisa ou algo do tipo. Tente usar um pouco mais de conectivos dentro do texto pra ligar as frases. Quanto aos desafios graLeia mais
C1: 200
C2: 200
C3: 120
C4: 200
C5: 200
Nota: 920
Obs: Dei 120 na competência 3 pois vc não apresentou muita argumentação em ambos os desenvolvimentos. Ficou semelhante a uma pesquisa ou algo do tipo. Tente usar um pouco mais de conectivos dentro do texto pra ligar as frases. Quanto aos desafios gramaticais, só notei o “constituição federal” com letra minúscula. De resto, tá tudo bom. Continue treinando!
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Spayke
C1: 200 Não encontrei muitos erros. C2: 160 Você não fechou seus dois parágrafos de desenvolvimento. Seu repertório no d2 ficou um pouco vazio, faltou de qm é essa obra/filme/série. C3: 160 Argumentação ok, poderia argumentar mais. C4: 160 Faltou o uso de alguns conectivos. Você utilizou "Por consegLeia mais
C1: 200
Não encontrei muitos erros.
C2: 160
Você não fechou seus dois parágrafos de desenvolvimento. Seu repertório no d2 ficou um pouco vazio, faltou de qm é essa obra/filme/série.
C3: 160
Argumentação ok, poderia argumentar mais.
C4: 160
Faltou o uso de alguns conectivos. Você utilizou “Por conseguinte” no d2, sendo que esse conectivo é pra uma consequência de uma causa dita antes. A negligência governamental não é tecnicamente uma causa pra o preconceito com as pessoas com síndrome de down.
C5: 160
Proposta de intervenção incompleta (faltou detalhamento).
Seus parágrafos me parecem um pouco curtos.
NOTA FINAL: 840
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Spayke
C1: 140 Alguns erros gramaticais. C2: 140 Falta de repertórios nos desenvolvimentos para fortalecer o ponto de vista. C3: 120 Argumentação desorganizada e um pouco previsível C4: 120 Muitos erros de coesão. C5: 160 Proposta de Intervenção incompleta (faltou meio). Tente melhorá-la. NOT FINAL: 680
C1: 140
Alguns erros gramaticais.
C2: 140
Falta de repertórios nos desenvolvimentos para fortalecer o ponto de vista.
C3: 120
Argumentação desorganizada e um pouco previsível
C4: 120
Muitos erros de coesão.
C5: 160
Proposta de Intervenção incompleta (faltou meio). Tente melhorá-la.
NOT FINAL: 680
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Spayke
C1: 160 Teve alguns erros em sua redação, como vírgula e outros. C2: 140 Você colocou algumas vezes a 1° pessoa no texto, e isso não pode ocorrer (ex: observamos, percebamos...). Além disso, não colocou tópico frasal no desenvolvimento 1. Repertórios ok. C3: 160 Argumentação ok. C4: 140 Falta um pouLeia mais
C1: 160
Teve alguns erros em sua redação, como vírgula e outros.
C2: 140
Você colocou algumas vezes a 1° pessoa no texto, e isso não pode ocorrer (ex: observamos, percebamos…). Além disso, não colocou tópico frasal no desenvolvimento 1. Repertórios ok.
C3: 160
Argumentação ok.
C4: 140
Falta um pouco de coesão no seu texto. Os períodos estão muito longos.
C5: 160
Proposta de intervenção incompleta (faltou o meio; Ministério da Educação ou qualquer outro ministério ou agente não tem como ser um meio)
NOTA FINAL: 760
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Spayke
C1: 200 Possui um excelente domínio da língua formal C2: 200 Ótima estrutura e repertórios bem relacionados. C3: 200 Argumentação constante; separou a tese em duas partes e as aprofundou no desenvolvimento. C4: 200 Uso muito bom dos conectivos e coesão perfeita. OBS: Não recomendo começar o parágrafLeia mais
C1: 200
Possui um excelente domínio da língua formal
C2: 200
Ótima estrutura e repertórios bem relacionados.
C3: 200
Argumentação constante; separou a tese em duas partes e as aprofundou no desenvolvimento.
C4: 200
Uso muito bom dos conectivos e coesão perfeita.
OBS: Não recomendo começar o parágrafo de desenvolvimento 2 com “Em decorrência disso”, é raro ter casos de redações ótimas com esse uso do conectivo. Recomendo um “Além disso”, “Ademais”, “Consequentemente” (caso seja relação de causa e consequência na tese)
C5: 200
Proposta de intervenção completa.
NOTA FINAL: 1000
Sou apenas um aluno, e corrigi de acordo com meus conhecimentos. Talvez outros não deem essa nota, mas eu gostei bastante de sua redação. Continue assim!!
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