Inclusão de Pessoas com Síndrome de Down no Mercado de Trabalho

  • 0

FAVOR CORRIGIREM DE ACORDO COM O ENEM, E SE POSSÍVEL, ATRIBUIR NOTA

“Não são as crises que mudam o mundo, mas sim nossa reação a elas”. Mediante o pensamento de Zygmunt Bauman, compreende-se que, com os meios eficazes, a sociedade brasileira pode superar os desafios relacionados a inclusão de pessoas com síndrome de down no mercado de trabalho, que são responsáveis por configurar um cenário preocupante. É preciso analisar, pois, a ineficácia governamental e o preconceito como elementos propulsores do problema em questão.

Primordialmente, é oportuno mencionar a negligência, por parte do governo, como principal argumento que impede a inclusão dessa minoria. De acordo com o livro “Ética e Nicômaco”, de Aristóteles, a política serve para garantir a felicidade e a tranquilidade dos cidadãos. Entretanto, o conceito representado na obra encontra-se deturpado no Brasil à medida que as legislações são insuficientes para a inserção de pessoas com síndrome de down no âmbito trabalhista.

Por conseguinte, faz-se fundamental apontar que o revés encontra motivação no preconceito enraizado na sociedade brasileira. A saber, o Mito de Procusto salienta que todos devem se encaixar em um padrão e aqueles que não pertencerem devem ser abominados. Essa visão é semelhante ao pensamento de muitos preconceituosos, visto que consideram esses indivíduos como incapazes de estudar e trabalhar.

Devido aos fatos supracitados, é evidente que essa problemática deve ser resolvida e fazer jus ao pensamento de Bauman. Desse modo, cabe ao Governo Federal, por intermédio do gestor de órgãos públicos, elaborar leis por meio do Poder Legislativo, que visem adicionar cotas nas grandes empresas para que 10% dos funcionários contratados sejam pessoas com deficiência. Com tal medida, espera-se assegurar a equidade e reduzir, consideravelmente, a discriminação social.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução:
    “Não são as crises que mudam o mundo, mas sim nossa reação a elas”. Mediante o pensamento de Zygmunt Bauman, compreende-se que, com os meios eficazes, a sociedade brasileira pode superar os desafios relacionados a [1] inclusão de pessoas com síndrome de down [2] no mercado de trabalho, que são responsáveis por configurar um cenário preocupante. É preciso analisar, pois, a ineficácia governamental e o preconceito como elementos propulsores do problema em questão.

    Obs.:
    1 – Ausência de crase.
    2 – Coloque aspas em palavras estrangeiras.

    Desenvolvimento 01:
    Primordialmente, é oportuno mencionar a negligência, por parte do governo, como principal argumento que impede a inclusão dessa minoria. [1] De acordo com o livro “Ética e Nicômaco”, de Aristóteles, a política serve para garantir a felicidade e a tranquilidade dos cidadãos. Entretanto, o conceito representado na obra encontra-se deturpado no Brasil à medida que as legislações são insuficientes para a inserção de pessoas com síndrome de down [2] no âmbito trabalhista.

    Obs.:
    1 – Que minoria? Fale, óbvio que eu sei do que você está falando, mas, no tópico frasal, você deve deixar tudo claro.
    2 – Ausência de aspas.
    – Sua argumentação está boa, mas tem pouquíssima, poderia ter argumentado mais, fazendo um encerramento do parágrafo.

    Desenvolvimento 02:
    Por conseguinte, faz-se fundamental apontar que o revés [1] encontra motivação no preconceito enraizado na sociedade brasileira. A saber, o Mito de Procusto salienta que todos devem se encaixar em um padrão e aqueles que não pertencerem devem ser abominados. Essa visão é semelhante ao pensamento de muitos preconceituosos, visto que consideram esses indivíduos como incapazes de estudar e trabalhar.

    Obs.:
    1 – Mesma coisa do d1, você deve deixar tudo bem claro, e quando você fala “revés” e não fala que revés é esse, fica muito vago.
    – Se o seu d1 já tem pouca argumentação, esse d2 é que tem mesmo, perceba que de sua opinião só tem um pedacinho no final. Isso é pouquíssimo, para ficar uma quantidade boa, faça 4 períodos, com mais ou menos, 3 linhas cada, menos o tópico frasal, pois ele deve ser bem breve.

    Conclusão:
    Devido aos fatos supracitados, é evidente que essa problemática deve ser resolvida e fazer jus ao pensamento de Bauman. Desse modo, cabe ao Governo Federal, [1] por intermédio do gestor de órgãos públicos, elaborar leis por meio do Poder Legislativo, que visem adicionar cotas nas grandes empresas para que 10% dos funcionários contratados sejam pessoas com deficiência. Com tal medida, espera-se assegurar a equidade e reduzir, consideravelmente, a discriminação social.

    Obs.;
    1 – As iniciais de “governo federal” são minúsculas.
    – Senti que poderia ter detalhado um pouco mais.

    Nota:
    c1: 160
    c2: 200
    c3: 160
    c4: 200
    c5: 160
    Total: 880//

    • 0
  2. C1: 200

    Não encontrei muitos erros.

    C2: 160

    Você não fechou seus dois parágrafos de desenvolvimento. Seu repertório no d2 ficou um pouco vazio, faltou de qm é essa obra/filme/série.

    C3: 160

    Argumentação ok, poderia argumentar mais.

    C4: 160

    Faltou o uso de alguns conectivos. Você utilizou “Por conseguinte” no d2, sendo que esse conectivo é pra uma consequência de uma causa dita antes. A negligência governamental não é tecnicamente uma causa pra o preconceito com as pessoas com síndrome de down.

    C5: 160

    Proposta de intervenção incompleta (faltou detalhamento).

    Seus parágrafos me parecem um pouco curtos.

    NOTA FINAL: 840

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.