Estudante

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. SE POSSÍVEL ME DEEM NOTA!!

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Na telenovela “Malhação-Viva a Diferença”, a escola pública que a maioria dos personagens estudam, sofre inúmeros ataques de “Fake News”, tais publicações não só prejudicaram a imagem da instituição, mas também mudaram o pensamentos de muitos sobre a escola. Fora do mundo fictício, no Brasil, esse cenário não é diferente, muitas pessoas são manipuladas através do controle de dados na internet, por meio de seus dispositivos, os quais definem o que é melhor para acessar, consumir e até mesmo qual deve ser sua opinião. Nesse âmbito, faz-se necessária a resolução dos pontos que contribuem para a problemática, tais como: A negligência governamental e a falta de conhecimento da população sobre o assunto.

  Diante desse contexto, é lícito ressaltar que mesmo a Constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país garantir segurança e lazer a todos cidadãos brasileiros, tal benefício não tem se aplicado com ênfase na prática, quando observamos que o simples ato de acessar a internet, pode ser na verdade uma transferência de nossas informações pessoas, como gostos, desejos e necessidades materiais e diversas, para um simples algoritmo “invisível”, sem que percebamos, o qual coleta e filtra todas esses pontos e seleciona o que devemos acessar, nos colocando em uma bolha, movida por ele. Além disso, tais dados coletados são vendidos e repassados, com certa facilidade, já que além de não ter uma medida que impeça tal atitude, ela não é considerada um crime. Visto isso, é evidente que tais prerrogativas constitucionais ficam apenas na teoria.

   Ademais, é válido destacar ainda que segundo dados do IBGE, dos indivíduos de 10 anos ou mais entrevistados, apenas 35,3% não tinham acesso a internet. Diante disso, é inegável que grande parcela da população estão a “alienação”, visto que parte são jovens e crianças, os quais estão em uma fase de desenvolvimento, sendo “facilmente” levados por informações que despertem interesse, não só eles, mas as demais pessoas envolvidas, acabam também sendo manipuladas pela falta de conhecimento sobre o assunto, em questão de um simples clique que aparenta inofensivo, está na realidade construindo um ambiente que o faça acreditar que é o ideal para ele. Como consequência, são influenciados a realizar ações com uma falsa vontade, quando na verdade não passam de um movimento conduzido. 

Nessa conjuntura é indubitável que medidas são necessárias para resolver o impasse. Portanto, cabe ao Governo através do Ministério da Educação, promover aulas e palestras ministradas por profissionais qualificados no assunto, em dias úteis, em lugares acessíveis, como escolas e praças públicas, voltadas para todos, para que todas as pessoas tenham acesso, para desenvolver, então, o conhecimento devido sobre tal problemática. Assim, será possível que ocorra um cenário diferente da novela Malhação.

 

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4 Correções

  1. Oi, tudo bem?
    Infelizmente eu não tenho tanto conhecimento para te avaliar com notas, mas posso comentar a tua redação dentro das minhas possibilidades.

    Para mim, é notório que você entende bem a proposta e estrutura do texto exigido pelo Enem. Você apresentou uma redação bastante coesiva, com repertórios pertinentes, tópicos frasais, conectivos e técnicas marcantes à redação do enem.

    Meus conselhos são apenas que você tente variar mais o tipo de repertório dos argumentos, entre dados, citações, filósofos, ou fatos históricos; e também, que você preze por uma proposta de intervenção bem detalhada, substituir a palavra “impasse” pela problemática seria uma boa maneira de mostrar a sua compreensão do tema.

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  2. Infelizmente eu não tenho tanto conhecimento para te avaliar com notas, mas posso comentar a tua redação dentro das minhas possibilidades.

    Para mim, é notório que você entende bem a proposta e estrutura do texto exigido pelo Enem. Você apresentou uma redação bastante coesiva, com repertórios pertinentes, tópicos frasais, conectivos e técnicas marcantes à redação do enem.

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  3. Boa noite Julia,
    Vamos lá.

    Olha,de inicio pude observar que você domina bem a tipologia textual,isso não é uma tarefa fácil.
    Você apresentou dados, que sustentaram o seu ponto de vista.
    Conectivos variados.
    Argumentação coesa
    Não houve fuga do tema……

    CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA

    Competência 1: 140
    Apresentou alguns erros relacionados ao uso das virgulas no decorrer do texto

    Competência 2: 160
    Presença de pessoas escritas na 1 pessoa do singular. Cuidado isso não pode acontecer.

    Competência 3: 200

    Competência 4: 140
    Contém a presença de variáveis conectivos , todavia os períodos estão longos. Como por exemplo no desenvolvimento 1,são 8 linhas sem ponto final. Atente-se a isso,pois erros assim faz com que você perca pontos nessa competência e consequentemente nas demais.

    Competência 5: 160
    Ausência de um dos agentes conclusivos (MEIO/ MODO) —-Por meio do que a ação será realizada.

    OUTRA COISA: “em dias úteis,….” Ficou um pouco vaga. Dependendo do corretor o mesmo pode não entender de fato o que isso significa,por isso para evitar perdas de pontos procure usar ,por exemplo, “em lugares acessíveis Á POPULAÇÃO,COMO POR EXEMPLO: ESCOLAS, PRAÇAS PÚBLICAS…..”

    *** DICAS ****
    1) PROCURE SEMPRE INOVAR SEU REPERTÓRIO
    2) CUIDADO COM OS ERROS DE VIRGULAS
    3) JAMAIS USE 1 PESSOA EM UMA REDAÇÃO, COLOQUE O SUJEITO SEMPRE NO INDEFINIDO.
    4) USE LINGUAGEM COESA
    5) ATENTE-SE AS PALAVRAS CHAVES DO TEMA
    ¨6) CONTINUE PRATICANDO

    Bom é isso, espero ter te ajudado.
    BJSS, BOA NOITE
    SUCESSO !!!

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  4. C1: 160

    Teve alguns erros em sua redação, como vírgula e outros.

    C2: 140

    Você colocou algumas vezes a 1° pessoa no texto, e isso não pode ocorrer (ex: observamos, percebamos…). Além disso, não colocou tópico frasal no desenvolvimento 1. Repertórios ok.

    C3: 160

    Argumentação ok.

    C4: 140

    Falta um pouco de coesão no seu texto. Os períodos estão muito longos.

    C5: 160

    Proposta de intervenção incompleta (faltou o meio; Ministério da Educação ou qualquer outro ministério ou agente não tem como ser um meio)

    NOTA FINAL: 760

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