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O estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira
Daniel Barbosa
C1 - 160 C2 - 180 C3 - 180 C4 - 180 C5 - 200 ======= 900 Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte! Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também! Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@ =================== A minha redação é a última q fiz
C1 – 160
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 200
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900
Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte!
Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também!
Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@
===================
See lessA minha redação é a última q fiz
NAO É ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES URGENTES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – Formacao de Cidadaos atraves da Educacao
ANGELMUSIC
Critérios avaliativos 1 – Demonstrar domínio da norma culta. • você possui Boa argumentação, nesse critério vc demonstrou bom domínio 2 – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertatiLeia mais
Critérios avaliativos
1 – Demonstrar domínio da norma culta.
• você possui Boa argumentação, nesse critério vc demonstrou bom domínio
2 – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
• Apreentou bom domínio, usou repertório (os).
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
• Não ouve fuga do tema, os argumentos possui ligação com o repertório, bom domínio.
4 – Demonstrar reconhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
• Possui conectivos, todavia, Seria necessário utilizar mais conectivos de interligação entre os parágrafos para que assim as ideias não fiquem soltas entre os parágrafos.
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos
• Desenvolvida corretamente. So uma dica, procura usar mais conectivos de conclusão, isso ajuda bastante na competência 5.
Feedback geral:
Atenção sempre ao uso da coesão textual
Cuidado com o tamanho dos parágrafos
Procure usar sempre conectivos, quanto mais usado mais sua chance de aumentar sua nota nas competências.
Nota : 880
Espero ter te ajudado. Bons estudos :D
See lessNÃO É PARA ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES E OBSERVAÇÕES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – A Relação do Homem e a Natureza
ANGELMUSIC
Olá, Irei deixar a minha correção mediante os critérios avaliativos. Introdução: •Possui Boa argumentação, todavia, ficou um pouco extensa. Seria interessante vc deixar a introdução com mais ou menos 7 à 8 linhas. • Seria interessante você colocar também um repertório relacionado a relação do homemLeia mais
Olá, Irei deixar a minha correção mediante os critérios avaliativos.
Introdução:
•Possui Boa argumentação, todavia, ficou um pouco extensa. Seria interessante vc deixar a introdução com mais ou menos 7 à 8 linhas.
• Seria interessante você colocar também um repertório relacionado a relação do homem com a natureza na introdução, para chamar a atenção do leitor,
Desenvolvimento 1
• Possui bons argumentos
•Possui repertório
Atenção: Cuidado para não deixar as frases um pouco compridas sem o uso da vírgula, para não deixar a leitura confusa e cansativa.
Desenvolvimento 2
• Possui bom argumento
• Possui repertório
Conclusão
• Possui repertório
Atenção: Faltou um pouco mais de detalhamento, em relação a ação que deve ser feito para superar os “Desafios atuais”. Quais mudanças? Somente o ser humano será capaz de realizar essa superação, ou necessita de auxílio (por exemplo: do governo ) ?
Faltou somente esses detalhamentos para sua conclusão ficar excelente
Obs geral: Procure usar mais conectivos de interligação entre os parágrafos, isso ajuda bastante nas DISPOSIÇÕES dos argumentos, fazendo com que os mesmos não fiquem soltos “avulsos”.
Feedback geral
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Comwptencia 5: 180
Nota final : 900
Continue praticando, espero ter te ajudado !
See lessManipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
ANGELMUSIC
Boa tarde. Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada. Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4. • possui repertório cultural • conectivos diversificados • argumentação objetiva • nãoLeia mais
Boa tarde.
Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada.
Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4.
• possui repertório cultural
• conectivos diversificados
• argumentação objetiva
• não houve fuga do tema
• apresentou a tese de maneira objetiva e concreta
• possui a presença de todos os agentes conclusivos.
• emprego das vírgulas, em pouco pontos ouve falha.
• presença de conectivos interparagrafais
• articulação do repertório em relação ao tema abordado foi feito com clareza e objetividade.
Pontos por competência:
C1: 180
C2: 160
C3:200
C4: 200
C5:200
Observação geral:
A comeptencia 2 da redação do Enem se refere a “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
> Dentro do exposto eu te aconselho há sempre aplicar vários repertório socioculturais de maneira que se articule ao tema proposto, isso vai te ajudar muito na competência 2.
Espero de alguma forma ter ajudado. Obrigada
See lessAlternativas para combater a violência urbana nos estados brasileiros
eddiens7
Introdução Excelente parágrafo. Apresenta contextualização, problematização e tese. Nenhuma observação a ser feita. D1 "Esse cenário decorre do fato de que uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista [...]" *Não faz muito sentido dizer que um governante sLeia mais
Introdução
Excelente parágrafo. Apresenta contextualização, problematização e tese. Nenhuma observação a ser feita.
D1
“Esse cenário decorre do fato de que uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista […]”
*Não faz muito sentido dizer que um governante se orienta por um viés individualista. Entendi sua colocação, entretanto, faria mais sentido se o termo “individualista” fosse substituído por populista, esquerdista, socialista ou, simplesmente, corrupto.
D2
“[…] acarreta num aumento da insegurança popular, visto que (vírgula) sem as devidas medidas governamentais (vírgula) há uma vulnerabilidade social […]”
Conclusão
“[…] é mister a atuação governamental *na violência* (no combate à violência) urbana nos estados brasileiros.”
“Assim, cabe ao governo […]” *Qual esfera do governo? Goveno Federal, Estadual… ?
Obs. A conclusão está muito boa, e bem detalhada. Porém, em uma redação em que o tema trata do combate à violência, não faz muito sentido utilizar a educação como o principal meio de intervenção. Quem combate o crime é a polícia e o recrudescimento do vigor das leis. Nesse sentido, a educação seria um complemento dessa solução.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
200 – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativoargumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
200 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
160 -Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Espero que minhas cosiderações auxiliem na evolução de seus textos. Bons estudos !!!
See lessO agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro
eddiens7
O texto carrega uma série de erros de pontuação e de estrutura (separação em parágrafos). Como eu não sei se isso foi um erro de digitação ou de fato falta de conhecimento do autor, não irei corrigir esse aspecto. Introdução “O homem nascer bom, mas a sociedade a corrompe”. Essa máxima dita pelo filLeia mais
O texto carrega uma série de erros de pontuação e de estrutura (separação em parágrafos). Como eu não sei se isso foi um erro de digitação ou de fato falta de conhecimento do autor, não irei corrigir esse aspecto.
Introdução
“O homem nascer bom, mas a sociedade a corrompe”. Essa máxima dita pelo filósofo iluminista Rousseau, representa uma característica atemporal e comportamental na sociedade moderna. Enquanto, ao observar (observa-se) o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro, nota-se uma corrupção moral do indivíduo, a qual adota uma conduta indiferente diante da problemática. Nesse sentido, em virtude do agravamento da fome, e da falta de comida no para os brasileiros, esse determinismo (que determinismo???), além de potencializar a permanência dos fatos, corrobora com o pensamento de Rousseau.
Obs. Enquanto, ao observar (observa-se) o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro, nota-se uma corrupção moral do indivíduo. *Erro: 2 tempos verbais em um mesmo período. Observar/nota-se*
“[…] esse determinismo (que determinismo???), além de potencializar a permanência dos fatos […]” *argumento raso*
Tome nota que todas as informações do seu texto devem estar intimamente relacionadas. Você abordou o “determinismo”, todavia, essa informação não fora previamente estabelecida.
D1
Em primeiro lugar, é necessário destacar o agravamento da fome(novamente? Você já abordou esse aspecto na introdução. Traga algo novo.) como um fator que dificulta atenuação do entrave, visto que as classes sociais mais baixa da população, não tem o que comer. No conto machadiano “A causa secreta” atrevas de um personagem fortuna, há uma abordagem sobre o tema universal: a falta de empatia evidenciando a ausência desse caráter prejudica relações interpessoais, em especial, a atuação adequada contra empecilhos na sociedade. A par desse raciocínio, é exatamente esta a questão, sem uma base sólida o corpo social não reconhece o agravamento da fome, como um episódio grave e urgente, seguindo desinteressado e corrompido, conforme a máxima de Rousseau(não faça recall do parágrafo anterior no D1, nem no D2).
Obs. Parágrafo desorganizado e argumentos desconexos. A saber, você não pode redigir que ”o agravamento da foi é um fator que dificulta a atenuação do entrave” por dois motivos: primeiro porque essa informação já havia sido supracitada e segundo porque isso é o próprio entrave. É como dizer que a existência do crime dificulta o combate ao crime, é redundante.
D2
Em segundo lugar, percebe-se que a falta de comida no país(informação sem procedência. O Brasil tem condições de alimentar praticamente o mundo inteiro. Se há pessoas passando fome o problema é logístico e financeiro.), simboliza uma deficiência estrutural uma vez que os cidadãos que não tem condições de ter uma alimentação, acaba(acabam) passando essa necessidade, por falta de dinheiro e trabalho. De acordo com a constituição federal de 1988, e dever do estado fomentar mecanismos capazes de reduzir os problemas sociais, atreves de verbas públicas e conscientização em massa. Entretanto, tais garantais não cumpridas pelo órgão, ao passo que o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro.
Obs. Parágrafo desorganizado.
Conclusão
Depreender-se, portanto, a necessidade de combater o agravamento da fome no Brasil, para tanto cabe ao governo executar projetos, isso será efetivado com a ajudar do ministério da cidadania, para que o governo possa fomentar mecanismos capazes de reduzir a fome e a desigualdade com intuito de resolver a problemática. Desse modo, tornou-se-a um princípio fundamental dos cidadãos, anulando a ideologia de Rousseau, e certamente validando os direitos constitucionais.
Obs. Faltou detalhamento
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Não atribuirei nota
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
80 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
80 – Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
80 – Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Espero que minhas considerações auxiliem na evolução de seus textos.
See lessBons estudos :)
Doenças Mentais
eddiens7
O texto ficou com um caráter expositivo (tal qual uma manchete de jornal). As citações são sempre bem-vindas, sobretudo na introdução. Entretanto, busque enriquecer com argumentos e fechando com uma tese bem definida. Observe os textos mais bem avaliados da redação do enem ou de outros concursos e vLeia mais
O texto ficou com um caráter expositivo (tal qual uma manchete de jornal). As citações são sempre bem-vindas, sobretudo na introdução. Entretanto, busque enriquecer com argumentos e fechando com uma tese bem definida. Observe os textos mais bem avaliados da redação do enem ou de outros concursos e vestibulares e busque “copiar” a estrutura. Com a prática você chegará à perfeição.
See lessOS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
eddiens7
Introdução “Governar é abrir estradas” foi uma das frases citadas pelo presidente Washington Luís Pereira de Sousa, {nos anos de 1926 até 1930} (informação desnecessária). {Em seu trabalho constante, ele deixava em evidência que obras e estradas em suas melhores aplicações poderiam consolidar os camLeia mais
Introdução
“Governar é abrir estradas” foi uma das frases citadas pelo presidente Washington Luís Pereira de Sousa, {nos anos de 1926 até 1930} (informação desnecessária).
{Em seu trabalho constante, ele deixava em evidência que obras e estradas em suas melhores aplicações poderiam consolidar os caminhos do desenvolvimento do país.} (falta de objetividade)
Sugestão: Segundo o ex-presidente, a realização de obras e estradas garantem a consolidação do desenvolvimento do país.
Tais fatos, propiciaram para que no século XXI, os rumos do espaço urbano tomassem como posse a mobilidade urbana. No entanto, a mobilidade urbana configurou-se em altos fluxos de transporte e pessoas e consequentemente o sobrecarregamento do espaço. (tese mal explorada)
D1
Em primeiro plano, cabe ressaltar que os altos fluxos de transportes e pessoas advém do estímulo e aquisição de carros para a locomoção urbana, já que, com linhas de metrô escassas, trens desconfortáveis e ônibus que circulam em estado precário, a alternativa individual de deslocamento com mais qualidade se torna propícia. Além disso, os caminhos dos pedestres, (vírgula mal empregada) apresentam perigo a idosos, deficientes e demais indivíduos com movimentação limitada, por conta das calçadas esburacadas. Desse modo, o conforto e segurança buscado pela população faz-se optativa na utilização dos automóveis.
Obs. Excelente parágrafo.
D2
Ademais, as ideias proferidas do governo JK expandiram o engrandecimento do transporte individual, fomentando também a implementação das empresas automobilísticas no Brasil. Entretanto, seus resultados vistos até os dias atuais, potencializaram o sobrecarregamento do espaço, gerando os longos congestionamentos durante o trânsito e reiterando a diminuição da qualidade de vida proporcionada pela má mobilidade urbana.
Obs. Bom parágrafo. Entretanto, achei um pouco curto. Você poderia explorar um outro fator que contribui para o congestionamento que é a falta de planejamento na industrialização do Brasil (ocorrida na ditadura de Vargas e desenvolvida no governo JK).
Conclusão
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Ministério do Transporte e o Estatuto da Cidade devem viabilizar e gerenciar geólogos, engenheiros e urbanistas, para melhorar o espaço urbano e aliado à essas melhorias, a ampliação de linhas de metrô no território brasileiro, por meio de investimentos financeiros, a fim de garantir pleno bem-estar da população, facilitando a locomoção urbana e com intuito de desincentivar a busca pelo transporte individual. Logo, o Brasil se distanciará de seu passado histórico, rumo a mobilidade adequada e digna.
Obs. Perfeito
Parabéns pela produção.
See lessNOTA 1000
LEIS DA INTERNET
eddiens7
Não é uma redação aos moldes do ENEM nem de Concursos mas você trouxe boas referências e citações. Lembre-se que uma redação deve apresentar: 1. Introdução (parágrafo para contextualizar, problematizar e apresentar as teses) 2. Desenvolvimento 1 ou D1 e Desenvolvimento 2 ou D2 (parágrafos de argumenLeia mais
Não é uma redação aos moldes do ENEM nem de Concursos mas você trouxe boas referências e citações.
Lembre-se que uma redação deve apresentar:
See less1. Introdução (parágrafo para contextualizar, problematizar e apresentar as teses)
2. Desenvolvimento 1 ou D1 e Desenvolvimento 2 ou D2 (parágrafos de argumentação)
3. Conclusão (parágrafo que deve conter a proposta de intervenção)
Efeitos das redes sociais na realidade
eddiens7
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa - 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. Competência 2: Compreender a proposta de redaçãoLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120
Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Introdução
Hodiernamente é fundamental o uso das redes sociais na resolutividade e praticidade dos desafios que o mundo moderno impõe. Frente à *A* isso, faz-se imperiosa à *A* análise das vantagens e desvantagens que a mesma pode apresentar.
Obs: Parágrafo muito curto, faltou contextualizar e apresentar a tese. Você apenas problematizou.
D1
Em primeiro plano, percebe-se o crescimento das redes sociais de forma avassaladora, nota-se que cada uma possui seus objetivos e públicos específicos. Neste contexto, o uso ponderado traz vantagens como nenhum meio de comunicação foi capaz de trazer, visto que a mesma permite solucionar diversos percalços mesmo que à *A* quilômetros de distância. Ademais, possibilita interação com o meio social em tempo real, oferecendo uma forma rápida e eficaz de comunicar algo para grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Obs: Parágrafo expositivo. Você não trouxe argumentos, dados, fontes e etc… capazes de convencer o leitor.
D2
Por outro lado, as redes socias *SOCIAIS* podem trazer efeitos negativos, por exemplo, a dependência de se manter conectado para sentir- se visto no mundo digital, deixando de fazer coisas importantes no mundo físico. Neste cenário *VÍRGULA* (o conectivo sempre vem acompanhado com a vírgula) é notório a criação de perfis falsos para propagar informações racistas e preconceituosas com objetivo de ferir a integridade das pessoas. Analogamente *VÍRGULA* (o conectivo sempre vem acompanhado com a vírgula) muitos golpistas apropriam-se de dados pessoais que são fáceis de serem encontrados nas redes sociais, e aproveitam para praticar delitos. Em bora *EMBORA*, (vírgula mal empregada) muitos acreditam *ACREDITEM* que as redes sociais seja uma terra sem lei, o Código Penal Brasileiro, traz em seu decreto a Lei 12.737/12, que disciplinou a pena para crimes cometidos na internet.
Obs: Senti um pouco de desorganização no parágrafo. A citação da lei deveria vir no início do parágrafo e ser trabalhada durante o mesmo.
Conclusão
Em resumo, medidas devem ser tomadas para coibir ou mitigar os efeitos negativos presente nas redes sociais. Para isso, é fundamental que os pais orientem e fiscalizem seus filhos de forma direta e indireta, estabelecendo horário e frequência de uso desses aplicativos e sobretudo pesquisar que tipo de conteúdo está sendo consumido por eles. Em parceria *VÍRGULA* as Instituições de Ensino *ensino* necessitam elaborar projetos por meio de palestras e oficinas, alertando os jovens sobre os riscos que o mundo virtual pode oferecer. Em consonância *VÍRGULA* a população precisa denunciar casos de crimes virtuais, para assim os poderes públicos fazerem cumprir a lei. Somente então, a problemática poderá ser atenuada e os internautas de boa índole poderão acessar suas redes sociais com mais segurança.
Obs: A intervenção está muito boa. Porém, em nenhum momento do texto você citou a importância da ação dos pais e na conclusão você “joga” essa informação.
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