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A Cultura do Assédio no Brasil
Abigail
Introdução: Foi feito um uso pertinente do repertório. Acho que no lugar de "a qual" deveria ser "na qual". O tema e os dois argumentos que serão abordados nos desenvolvimentos foram apresentados de forma clara. Só achei que o parágrafo ficou meio longo (parece maior que os desenvolvimentos), entãoLeia mais
Introdução: Foi feito um uso pertinente do repertório. Acho que no lugar de “a qual” deveria ser “na qual”. O tema e os dois argumentos que serão abordados nos desenvolvimentos foram apresentados de forma clara. Só achei que o parágrafo ficou meio longo (parece maior que os desenvolvimentos), então eu recomendo tentar ser mais concisa para sobrar mais linhas para você argumentar. Para evitar repetir palavras (falta), use sinônimos como: ausência, carência.
See lessDesenvolvimento 1: A parte “…desde as primeiras civilizações…” ficou meio desconectada do que é tratado no parágrafo. O repertório é pertinente ao tema, mas achei que a argumentação ficou um pouco superficial, faltou explicar como e porque essa orientação das crianças vai amenizar o problema.
Desenvolvimento 2: Achei que o repertório não foi bem relacionado no parágrafo. Após o ponto final, comece a frase com letra maiúscula: “Ou seja…”. Faltou explorar melhor a questão, escrevendo, por exemplo, porque não ocorrem as punições: as vítimas não são incentivadas a denunciar ou são desacreditadas quando procuram as autoridades.
Conclusão: A primeira proposta de intervenção ficou meio genérica, porque o combate ao assédio não é tratado especificamente, mas apresentou os 5 elementos exigidos.
Nota: 840
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Principais entraves para a redução das queimadas no Brasil.
Abigail
Introdução: Foi feito um uso produtivo do repertório e o tema foi apresentado. No lugar de "levado à sério" (acho que é uma expressão coloquial), eu colocaria "receber a devida atenção". Os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos foram apresentados, o que contribui para o projeto deLeia mais
Introdução: Foi feito um uso produtivo do repertório e o tema foi apresentado. No lugar de “levado à sério” (acho que é uma expressão coloquial), eu colocaria “receber a devida atenção”. Os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos foram apresentados, o que contribui para o projeto de texto.
See lessDesenvolvimento 1: O tópico frasal resumiu bem a ideia central do parágrafo. O repertório sociocultural é pertinente ao tema, mas achei que faltou relacioná-lo melhor à frase seguinte. “Estragos” e “danos” tem o mesmo significado, então seria melhor colocar apenas “danos”. Para não deixar as informações muito vagas, você poderia ter exemplificado como a conscientização vai ser feita: tem como objetivo impedir que a população crie focos de incêndio (fumantes ou pessoas que acampam) ou que os agricultores provoquem queimadas para limpar as terras?
Desenvolvimento 2: O repertório usado é pertinente ao tema, mas não foi bem explorado. Achei que o parágrafo ficou meio repetitivo, já que só é escrito que a visão equivocada agrava o problema, mas não explica que visão é essa e como isso contribui com esse entrave (a preocupação apenas com o presente faz com que as pessoas não cuidem do meio ambiente para as gerações futuras?). Evite repetir conectivos: “Da mesma forma” foi usado duas vezes; use “outrossim”, por exemplo como substituto.
Conclusão A proposta de intervenção está completa. A retomada do repertório da introdução auxilia no projeto de texto.
Nota: 840
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 140
Competência 4: 180
Competência 5: 200
A internet e era da comunicação
Abigail
Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema. O tema da redação do Enem sempre é um problema social e deve-se deixar claro na introdução qual é esse problema, mas não consegui identificar isso no seu texto, já que você apenas cita de forma vaga que é algo sobre internet. São citados oLeia mais
Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema. O tema da redação do Enem sempre é um problema social e deve-se deixar claro na introdução qual é esse problema, mas não consegui identificar isso no seu texto, já que você apenas cita de forma vaga que é algo sobre internet. São citados os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos, o que contribui para o projeto de texto. Um dos argumentos (políticas energéticas) não foi abordado nos desenvolvimentos.
See lessDesenvolvimento 1: Você inicia o parágrafo bem, apresentando o tópico frasal e fazendo um uso produtivo do repertório. No entanto, senti falta de desenvolver melhor as ideias após isso (o parágrafo ficou muito curto); tente argumentar mais para dar autoria ao seu texto.
Desenvolvimento 2: Esse parágrafo gira em torno de uma questão parecida com a que é tratada no anterior: debate por entidades do governo e o papel do Estado. Para diversificar, você poderia ter abordado, por exemplo, como a desigualdade social e entre as regiões influencia nesse problema. No lugar de “Estado estará cumprimento…”, o certo seria “cumprindo”. Para dar mais autoria ao texto e não deixá-lo muito expositivo, procure inserir indiretamente sua opinião em relação à problemática.
Conclusão: Na proposta de intervenção, faltou o detalhamento.
Nota: 800
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 80
Competência 4: 200
Competência 5: 160
TEMA: Desafios para combater a violência policia no Brasil
Volder
Competência 1: 200 Ótimo domínio da norma culta da língua portuguesa. Competência 2: 200 Ótimo entendimento do tema e da proposta apresentados. Competência 3: 180 Excesso de características expositivas no desenvolvimento. Competência 4: 200 Bom uso dos recursos coesivos. Competência 5: 200 PropostaLeia mais
Competência 1: 200
Ótimo domínio da norma culta da língua portuguesa.
Competência 2: 200
Ótimo entendimento do tema e da proposta apresentados.
Competência 3: 180
Excesso de características expositivas no desenvolvimento.
Competência 4: 200
Bom uso dos recursos coesivos.
Competência 5: 200
Proposta de intervenção completa.
Total: 980
See lessCombate ao assédio moral no trabalho (CORRIGIR NO MODELO DO ENEM)
Volder
Competência 1: 160 Alguns erros de crase e no uso da vírgula. Competência 2: 200 Ótimo entendimento do tema e da proposta apresentados. Competência 3: 180 Necessita de maior detalhamento nos argumentos. Competência 4: 200 Bom uso dos recursos coesivos. Competência 5: 160 Ausência do modo como será iLeia mais
Competência 1: 160
Alguns erros de crase e no uso da vírgula.
Competência 2: 200
Ótimo entendimento do tema e da proposta apresentados.
Competência 3: 180
Necessita de maior detalhamento nos argumentos.
Competência 4: 200
Bom uso dos recursos coesivos.
Competência 5: 160
Ausência do modo como será implantada a proposta de intervenção.
Total: 900
See lessTema: As causas e consequências da poluição pelo brasileiro
Volder
Competência 1: 200 Ótimo domínio da norma culta da língua portuguesa, além de boa escolha lexical. Competência 2: 200 Ótimo entendimento da proposta e do tema apresentados. Competência 3: 200 Ótima argumentação. Competência 4: 200 Bom uso de recursos coesivos. Competência 5: 200 Proposta de intervenLeia mais
Competência 1: 200
Ótimo domínio da norma culta da língua portuguesa, além de boa escolha lexical.
Competência 2: 200
Ótimo entendimento da proposta e do tema apresentados.
Competência 3: 200
Ótima argumentação.
Competência 4: 200
Bom uso de recursos coesivos.
Competência 5: 200
Proposta de intervenção completa.
Total: 1000
See lessDesenvolvimento e Preservação Ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
Volder
Competência 1: 200 Ótimo domínio da norma culta da língua portuguesa. Competência 2: 200 Ótimo entendimento da proposta e do tema apresentados. Competência 3: 160 Tese implícita demais. Competência 4: 200 Ótimo uso dos recursos coesivos. Competência 5: 160 Ausência do modo de resolução da questão eLeia mais
Competência 1: 200
Ótimo domínio da norma culta da língua portuguesa.
Competência 2: 200
Ótimo entendimento da proposta e do tema apresentados.
Competência 3: 160
Tese implícita demais.
Competência 4: 200
Ótimo uso dos recursos coesivos.
Competência 5: 160
Ausência do modo de resolução da questão e do detalhamento.
Total: 920
See lessEducação Financeira nas Escolas Brasileiras
Volder
Competência 1: 160 Erros gramaticais relacionados ao uso da vírgula. Competência 2: 200 Ótimo entendimento da proposta e do tema apresentados. Competência 3: 200 Ótima argumentação. Competência 4: 160 Insuficientes recursos coesivos nas introduções. Competência 5: 160 Falta de organização da propostLeia mais
Competência 1: 160
Erros gramaticais relacionados ao uso da vírgula.
Competência 2: 200
Ótimo entendimento da proposta e do tema apresentados.
Competência 3: 200
Ótima argumentação.
Competência 4: 160
Insuficientes recursos coesivos nas introduções.
Competência 5: 160
Falta de organização da proposta de intervenção.
Total: 880
See lessTEMA: O SUICÍDIO ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS
Abigail
Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema e foi usado de forma produtiva. Houve um erro de digitação em "retrato", o correto seria "retratado"; e acho que faltou uma vírgula em: "Ao longo da trama, é...". Você apresentou os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos, oLeia mais
Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema e foi usado de forma produtiva. Houve um erro de digitação em “retrato”, o correto seria “retratado”; e acho que faltou uma vírgula em: “Ao longo da trama, é…”. Você apresentou os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos, o que contribui para o projeto de texto. Achei que o parágrafo ficou muito longo (aparenta ter a mesma quantidade de linhas do desenvolvimento), procure ser mais concisa talvez resumindo a apresentação dos argumentos, uma vez que eles serão abordados mais profundamente nos parágrafos seguintes.
See lessDesenvolvimento 1: Como o tópico frasal tem a função de introduzir o que será discutido, você poderia ter escrito logo no início que as redes sociais influenciam nesse problema. Os dados usados tem relação com o tema, mas não foram bem relacionados às ideias do parágrafo. Após citar o repertório, no lugar da vírgula eu colocaria um ponto final, para que a frase não ficasse tão longa e prejudicasse a leitura. Achei que faltou inserir mais sua opinião em relação à problemática, para dar autoria ao texto e não deixá-lo expositivo.
Desenvolvimento 2: É aconselhável fazer um tópico frasal no início dos desenvolvimentos, para melhorar o projeto de texto. A primeira frase deixou clara sua opinião crítica, no entanto, ao escrever sobre o engajamento dos jovens e do grupo musical, parece que o assunto (negligência do Estado) é tangenciado.
Conclusão: Na proposta de intervenção, faltou o que será feito: os Ministérios vão promover o que?. A retomada do repertório da introdução contribui para o projeto de texto.
Nota: 780
Competência 1: 160
Competência 2: 140
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 160
🔥 COMO PREVENIR QUEIMADAS NO BRASIL
Volder
Competência 1: 190 Possui desvios de vírgulas em alguns trechos da sua redação. Competência 2: 200 Ótima interpretação do tema e da proposta exigidos. Competência 3: 200 Ótima argumentação. Competência 4: 200 Coesão e coerência bem elaboradas. Competência 5: 200 Ótima proposta de intervenção. Total:Leia mais
Competência 1: 190
Possui desvios de vírgulas em alguns trechos da sua redação.
Competência 2: 200
Ótima interpretação do tema e da proposta exigidos.
Competência 3: 200
Ótima argumentação.
Competência 4: 200
Coesão e coerência bem elaboradas.
Competência 5: 200
Ótima proposta de intervenção.
Total: 990
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