Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil

Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil

TEXTO I

“O conceito de desenvolvimento sustentável (DS) surgiu a nível mundial no relatório de Brundtland em 1987, fruto de análises coordenadas pela Comissão Mundial sobre o meio ambiente e o desenvolvimento criada em 1983 pela Assembleia Geral das nações unidas, com o propósito de desenvolver o crescimento econômico e superar a pobreza dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

No Brasil, em 1992, a conferência das nações unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento (Rio 92, ECO 92 ou CÚPULA DA TERRA) mostrou para a humanidade a responsabilidade e a necessidade da conciliação entre o desenvolvimento econômico, social e a utilização dos recursos naturais. Os participantes do evento chegaram a um consenso de que os países desenvolvidos eram os maiores responsáveis pelos danos ao meio ambiente e que os países em desenvolvimento necessitavam de apoio financeiro e tecnológico para caminhar ao novo conceito de sustentabilidade. O fato mais importante é que a partir deste evento ficou concretizado o conceito de DS.

O DS é composto pelas dimensões econômica, ambiental e empresarial. O objetivo é obter crescimento econômico por meio da preservação do meio ambiente e pelo respeito aos anseios dos diversos agentes sociais, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”. 

Fonte: CARVALHO; KERSTING e outros. Desenvolvimento sustentável x desenvolvimento econômico. Revista Monografias Ambientais. Universidade Federal de Santa Maria – Acesso em 11.08.2021.

 

TEXTO II

“Será possível gerar empregos que causem menos impactos ou que até favoreçam a manutenção do meio-ambiente? E empregos criados a um custo sustentável, que simultaneamente preservassem a integridade física, moral e econômica do trabalhador? São possíveis no Brasil?

Uma das respostas está na promoção dos “empregos verdes”, entendidos como empregos que reduzem o impacto ambiental das empresas e dos setores econômicos a índices sustentáveis. Segundo Green Jobs, os “empregos verdes” abrangem atividades profissionais da construção civil à agricultura, do mercado energético à reciclagem, da educação básica às mudanças de legislação. Concretizam-se na adoção de políticas públicas que incentivem a sustentabilidade, o aumento da produção e o uso de produtos ecológicos que diminuam a necessidade de energia e de matérias primas nas diversas atividades econômicas mundiais. Embora não haja parâmetros reconhecidos internacionalmente para comprovar que fazer negócios sustentáveis seja mais rentável, existem vários estudos e indícios concretos de que a “economia verde” vem sendo a responsável pelo crescimento dos empregos verdes.

Para a Organização Interacional do Trabalho (OIT), o conceito de “empregos verdes” resume a transformação das economias, das empresas, dos ambientes de trabalho e dos mercados laborais em direção a uma economia sustentável que proporcione trabalho decente com baixo consumo de carbono. Segundo estudo realizado pela OIT, no Brasil já existiam 2.653.059 empregos formais nessa área. A meta é reduzir em 20% a emissão de carbono até 2030”. 

Fonte: RAMOS. Desenvolvimento econômico sustentável: tendências e desafios na promoção dos empregos verdes no Brasil.  Textos e Debates. Revista de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima – Acesso em 11.08.2021.

 

TEXTO III

Fonte: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/sustentabilidade/sustentabilidade-atrai-consumidores-mas-acoes-de-conservacao-ainda-sao-caras/ – Acesso em 11.08.2021.

A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão, a respeito do tema: Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Conteúdo relacionado

1 Comment

  1. O âmbito a qual a sociedade está inserida revela o desafio de criar um modelo de sustentabilidade  econômica brasileira. Nesse sentido, é necessário que o Estado e a a população assumam sua responsabilidade diante desse impasse. Sendo assim, será possível promover o tão esperado resultado de desenvolvimento social, o qual   amenizará os impactos de degradação  que já causamos ao meio ambiente pelo nosso uso impróprio dos recursos naturais em nome do bem estar consumista.

       Sob esse viés, é indubtável que o governo esteja ciente das questões de produção sustentável da nação. Isso porque, a própria Constituição Brasileira diz que todo cidadão tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, é notável que muitas vezes grandes empresas não são devidamente punidas pelos seus crimes ambientais e isso demonstra a incompetência estatal, uma vez que negligencia o dano que isso causa a natureza e ainda é condizente com lucro fácil que tais firmas ganham por meio da exploração da fauna e flora de maneira insensata, logo, é descumprido o que a lei garante aos seus cidadãos sobre o meio ecológico.

      Outrossim, o filme ´´Walle´´ da Disney, mostra uma história de um robô que sendo o único morador do planeta Terra encontra um brotinho de arvore que representava a esperança de recuperar a terra que por muito tempo  foi imprópria a vida ,devido  a destruição que o próprio homem causou ao local que morava. De maneira semelhante, mas fora da ficção, a forma como vivemos  influencia diretamente no nosso futuro, visto que quando  desperdiçamos ou contribuímos com nosso modo capitalista de adquirir produtos feitos de origem animal,além, o descarte indevido de lixos nos rios, compras de artigos de roupa em fast fashions nos aproximamos da situação exemplificada no filme. Dessarte, é preciso que apoiemos a causa de crescimento econômico por vias sustentáveis para que se torne adequado a condição de vida á situação ambiental do mundo.

     Portanto, é necessário que o Ministério  Público ,órgão responsável por todos os setores sociais do país- crie leis rígidas, a fim de punir as empresas que inconsequentemente não adotarem  o modo de produção sustentável de seus produtos. Em suma, por meio de Ongs será feito campanhas que divulguem aos cidadãos a importância de seus atos nesse desafio, também, incentivar as pessoas a mudarem seus hábitos e  consumirem produtos apenas de empresas que cumprirem devidamente seu papel no quesito desenvolvimento sustentável.

Comente