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Obstáculos à implementação de uma educação financeira no Brasil

Obstáculos à implementação de uma educação financeira no Brasil

TEXTO I

“Infelizmente, a educação financeira não é uma ferramenta presente na vida de grande parte dos brasileiros. Na maioria das vezes, acabamos tendo contato com ela depois de mais velhos, o que já é suficiente para comprometer nossa saúde financeira.

Para se ter uma ideia, cerca de 45% dos brasileiros não fazem controle financeiro e, dentre os que fazem, mais de 20% utilizam a própria memória para gerir as suas finanças, de acordo com a última pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), de 2020.

Sem entender a importância da educação financeira, muitas pessoas sequer conhecem o conceito de investir – e, até hoje, acabam deixando o dinheiro (parado) em um dos tipos menos rentáveis de investimento: a caderneta de poupança.

No início de 2021, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) divulgou a marca de 235 milhões de contas ativas na poupança – número que ainda surpreende os economistas e evidencia uma outra importante questão: grande parcela desse público também não tem conhecimento sobre outras modalidades de investimento mais rentáveis”.

Fonte: https://blog.vexter.com.br/educacao-financeira-do-brasil/ – Acesso em 09.12.2021. 

 

TEXTO II

“O assunto de educação financeira nas escolas vem sendo discutido há anos. Em 2020, o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório o ensino de educação financeira nas redes de ensino. Para realizar a implementação, as instituições devem atender às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Diferentemente do que muitos pensam, essa decisão não transforma a educação financeira em um componente curricular, mas sim em um dos temas a serem desenvolvidos dentro da disciplina de Matemática.

E pelas diretrizes da BNCC, o ensino fundamental deve oferecer o estudo de conceitos básicos de economia e finanças. Os temas como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras, rentabilidade, investimentos e impostos também devem ser incluídos.

Apesar de na teoria tudo parecer muito simples, na prática não é. Principalmente porque não são todas as escolas do Brasil que possuem os recursos necessários para oferecer esse ensino”. 

Fonte: https://financeone.com.br/desafios-educacao-financeira-brasil/ – Acesso em 09.12.2021.

 

TEXTO III

Fonte: https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/200/noticia – Acesso em 09.12.2021.

A partir da leitura atenta dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, a respeito do tema: Obstáculos à implementação de uma educação financeira no Brasil. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

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1 Comment

  1. Siu iniciante nunca fuz nenhuma redacao mas espero corrigir aquibe ganhar algum ponto o que sua redação ficou boa em sim o termo ultilibado ficou bom a você domina muito bem a norua culta dou 890 pra sua redação está quase praticamente perfeita na parte de administração e gerir em presa o uso do conectivo como faz referências a infrações juros e rentabilidade configura se nota se que utiliza o termo rentável que rende

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