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O estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira
Daniel Barbosa
C1 - 160 C2 - 180 C3 - 180 C4 - 180 C5 - 200 ======= 900 Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte! Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também! Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@ =================== A minha redação é a última q fiz
C1 – 160
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C5 – 200
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900
Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte!
Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também!
Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@
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See lessA minha redação é a última q fiz
O aumento da Evasão escolar no Brasil
Bárbaraborg
Oiii, espero ajudar! C1: ' organização Todos Pela Educação apontam' o todos pela educação fica com aspas, já que é o nome de um relatório. ' obra Pedagogia da Autonomia destaca ' obras/ filmes/ livros entre aspas. C2: Repertórios bem produtivos. C3: A redação ficou um pouco expositiva, faltou falarLeia mais
Oiii, espero ajudar!
C1: ‘ organização Todos Pela Educação apontam’ o todos pela educação fica com aspas, já que é o nome de um relatório.
‘ obra Pedagogia da Autonomia destaca ‘ obras/ filmes/ livros entre aspas.
C2: Repertórios bem produtivos.
C3: A redação ficou um pouco expositiva, faltou falar mais do aumento da evasão, vc argumentou na D1 que a família tem que ter um papel mais presente na educação, mas ficou faltando falar o pq ela não tem esse papel, já que o tema é o problema da evasão, problematizar mais a redação fica excelente. Tratar o tema como um problema e dizer oq a família não faz e o que o Estado não faz mesmo sendo dever deles. Adicionar consequências da evasão escolar ficou faltando tbm, iria acrescentar muito no texto.
C4:conectivos bem aplicados e palavras bem colocadas, mt bom.
C5: Paragrafo da conclusão ta mt bom tbm, todos os elementos.
Parabénsss!!! Sua redação ficou mt boa. Boa sorte.
See lessO Desaparecimento de Pessoas em ênfase no Brasil
Bárbaraborg
Oiii, espero te ajudar! C1: Adicionar uma vírgula entre o 'onde' ou retirar ele na parte: '' Segurança Pública, onde segundo''. C2:Seu repertório da introdução é mt bom e bem utilizado, o restante achei improdutivo, vc não usa eles pra sua argumentação, só coloca ali sem agregar. C3: Fica um pouco vLeia mais
Oiii, espero te ajudar!
C1: Adicionar uma vírgula entre o ‘onde’ ou retirar ele na parte: ” Segurança Pública, onde segundo”.
C2:Seu repertório da introdução é mt bom e bem utilizado, o restante achei improdutivo, vc não usa eles pra sua argumentação, só coloca ali sem agregar.
C3: Fica um pouco vago o D1, a inércia do governo não ta sendo comprovada pelo número de desaparecidos e vc não esta colocando o governo como culpado ao citar a falta de notificação (isso parece estar mais relacionado a ausência de denúncias por parte dos conhecidos da pessoa), faltou falar oq o governo podia fazer pra ajudar ou pq ele não faz.
De novo, na D2 vc diz que vai falar do descaso do poder estatal mas não argumenta isso, vc cita os tipos de desaparecimentos e deixa a redação anda mais expositiva (como se fosse uma notícia) falta criticidade e eu quero saber de vc, pq a culpa dos desaparecimentos é do governo? —> perguntas assim ajuda mt na hora de montar a redação.
C4: não utiliza ”em suma” pra inicio de parágrafo, ele significa ‘de maneira resumida’ – pode usar —> Outrossim, Ademais…
Na conclusão o ideal é utilizar um conectivo de finalidade, como: Portanto/ Urge,pois/.
C5: Tem ação, meio/modo, detalhamento, agente, só achei dificuldade pra ver a finalidade, poderia deixar mais implícita colocando palavras como: a fim de/ para/ com o objetivo de…
Indico vc a dar uma estudada em argumentação e como os repertórios podem te ajudar com isso!
See lessBoa sorte e meus parabéns pela redação!
O Trabalho na Construção da Dignidade Humana
Bárbaraborg
Oii, boa tarde, vou corrigir sua redação como sendo para o enem (acredito que seja). Espero ajudar! Introdução: Na primeira frase faltou uma palavra pra articular as ideias depois da vírgula como: ''totalmente degradante, A QUAL não há...''. Você focou muito no trabalho escravo, o tema não é esse, pLeia mais
Oii, boa tarde, vou corrigir sua redação como sendo para o enem (acredito que seja). Espero ajudar!
Introdução: Na primeira frase faltou uma palavra pra articular as ideias depois da vírgula como: ”totalmente degradante, A QUAL não há…”.
Você focou muito no trabalho escravo, o tema não é esse, poderia usar como exemplo de um trabalho sem dignidade.
Faltou uma tese bem obvia, a ultima frase ficou confusa: o empecilho disto acontece?. Indico dar uma pesquisada em teses —> Seria, basicamente, o pq de as pessoas não terem um trabalho digno? pq tem essa falta de dignidade no trabalho? Quando temos um tema no enem é muito mais fácil você elaborar uma argumentação expondo o lado negativo.
D1: ´´ A princípio, é…” Vírgula necessária.
Esse desenvolvimento ficaria excelente usado como introdução, você não tem um argumento definido, só está defendendo a importância do trabalho na dignidade humana, mas não tem algo concreto (por exemplo a falta de ação do governo em proporcionar trabalho digno). Além disso, você não cita qual a importância do tema,só o fato de ganhar dignidade. Ficou muito travado nessa dignidade e ser digno. Apresenta algumas lacunas tbm: vc fala que é necessário um emprego pra poder usufruir desse direito, pq? e os indivíduos que nao tem? o parágrafo seria mt bom se vc focasse no desemprego, seria um bom argumento.
D2: Na primeira frase desse desenvolvimento vc já tem um argumento definido -> falta de educação (o ideal é fazer isso nos dois desenvolvimentos, 2 argumentos para cada desenvolvimento).
Seu dados estatísticos foram bem colocados, porém vc poderia usar eles de maneira mais produtiva, por ex: Sob essa lógica, tais dados deixam evidente que a educação é essencial para construção de um trabalho digno, visto que sem ela os indivíduos … ( e argumentar do PQ a falta de educação contribui para o problema). Em resumo, faltou argumentação detalhada/aprofundada.
Seria bom colocar consequências para ajudar ainda mais.
Conclusão: apresenta agente, meio/modo, finalidade, só faltou detalhamento e a ação.
Comentários por competência:
C1-> Muitos erros de vírgula e a formação das frases é confusa, falta conectivos e palavras pra juntar melhor os períodos. Tbm apresenta erros de escrita, mas isso se resolve com atenção na hora de escrever e revisar antes de mandar.
C2-> o texto tem repertório só não é produtivo, vc não associa ele ao tema e não utiliza ele pra argumentar.
C3-> argumentação muito rasa e com lacunas, indico vc dar uma estudada nessa competência.
C4-> ocorre repetições de palavras e conectivos e a falta deles em alguns momentos.
C5-> só faltou a ação e o detalhamento.
Espero de vdd ajudar em algo.
See lessObstáculos para a Doação de Sangue no Brasil
Bárbaraborg
Oii, bom dia, vou analisar por competências ok. C1 - 120 '', é apresentado o dilema dos médicos'' faltou dois pontos - : -, para deixar evidente que depois vc vai esclarecer qual esse dilema. ''destacar que o estigma associado a desinformação é uma das entraves'' é UM dos entraves. ''Tal cenário eviLeia mais
Oii, bom dia, vou analisar por competências ok.
C1 – 120 ”, é apresentado o dilema dos médicos” faltou dois pontos – : -, para deixar evidente que depois vc vai esclarecer qual esse dilema.
”destacar que o estigma associado a desinformação é uma das entraves” é UM dos entraves.
”Tal cenário evidencia” vírgula necessária: Tal cenário, evidencia.
C2- 200, pelo menos um de seus repertórios é produtivo, pertinente e legitimado.
C3- 120 O seu projeto de texto ainda possui algumas falhas de organização, tal como o desenvolvimento 1, vc focou nos benefícios que a doação traz e ficou faltando uma argumentação focada somente na desinformação, por que as pessoas não recebem essa informação? quais informações deveria receber?
A D2 achei bem expositivo, traz muitas informações e não se aprofunda em nenhuma delas,vc veio trazendo a invisibilidade como causa da falta de doação, na minha visão não é necessário utilizar a segunda frase do parágrafo, já que não acrescenta muito no seu argumento. O repertório foi bom, mas mal utilizado, faltou relacionar melhor com o tema na parte da sua argumentação. Consequências do problema poderiam ser adicionadas em ambos os parágrafos dos desenvolvimentos.
C4- 120 Na introdução ao relacionar o repertório com o tema é necessário o uso de um conectivo, como:’ Fora da obra,’ ou ‘Congruente com a obra’ , para dar maior coesão.
Além disso, sua redação tem muitas repetições de palavras.
C5- 200 .tem todos os elementos necessários para o 200, porém uma dia pessoal minha é organizar melhor esse parágrafo, para garantir que todos os corretores do exame encontrem de forma facilitada e simples seu agente, meio,ação,detalhemento e finalidade, utilizando palavras como: A fim de, mediante/ por meio de, Para isso ,o/a…
Espero ajudar pelo menos um pouquinho, bons estudo e parabéns pela sua redação, ficou muito boa!!!!!
See lessInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil – Colocam as notas por competência PLEASE EU IMPLOROOO KAKAKAKA
Bárbaraborg
Oiii, bom dia, espero ajudar :) C1- 160 ''O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, adaptou em 1889, o lema positivista'' vc separou a ação 'adaptar' do sujeito, o ideal seria por entre vírgulas somente a data ",em 1889," . ''Mediante o exposto em suma,'' : Acrescentar uma vírula entre '',em suma,''.Leia mais
Oiii, bom dia, espero ajudar :)
C1- 160 ”O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, adaptou em 1889, o lema positivista” vc separou a ação ‘adaptar’ do sujeito, o ideal seria por entre vírgulas somente a data “,em 1889,” .
”Mediante o exposto em suma,” : Acrescentar uma vírula entre ”,em suma,”.
” infraestrutura, como, locais” —> ” infraestrutura, como locais” .
C2- 200, Repertórios MUITO bem aplicados e desenvolvidos.
C3- 200Argumentação muito boa, citou os porques, as consequencias e exemplos. Seu projeto de texto é muito bem estruturado.
C4-200 Conectivos bem adequados e bastante utilizados.
C5- 200 todos os elementos presentes.
Uma dica é só prestar mais atenção aos erros de vírgula. Sua redação ficou ótima, parabénsss!!!!!
See lessImpactos da ausência de projetos culturais nas escolas brasileiras
Bárbaraborg
C4-> 120 '' Desse modo'' não é conectivo para iniciar parágrafo (dica: Em primeiro lugar, Diante desse quadro). Seria bom utilizar um conectivo no repertório da D2 (Acerca disso,...) Muita repetição de palavras, inclusive vc usou demais o conectivo ''desse modo''. C1-> 160 D2: '' ...sujeito paLeia mais
C4-> 120 ” Desse modo” não é conectivo para iniciar parágrafo (dica: Em primeiro lugar, Diante desse quadro).
Seria bom utilizar um conectivo no repertório da D2 (Acerca disso,…)
Muita repetição de palavras, inclusive vc usou demais o conectivo ”desse modo”.
C1-> 160 D2: ” …sujeito para o exercício da sua cidadania, o qual, será’…’ ”A” qual é o correto. ‘… caso o cultura…’ a cultura .
‘…tempo escolar. Tempo esse, em que se desenvolve pensamentos, criticidades sobre as mazelas do mundo e do país, entre outros conceitos…’ o ideal não seria separar essas frases, uma dica é só colocar uma vírgula e continuar, por exemplo: tempo escolar, em que se desenvolve pensamentos…
Na conclusão: ‘… assegurem o que já determinado…’ faltou um ”é”.
C2- 200 ambos os seus repertórios estão contextualizados e são bem usados.
C3-> 80/120 teve falhas no projeto de texto, no final da introdução vc usa a falta de habilidades como impacto. já no início da D1 está usando com uma causa e acaba meio sem sentido, a falta de cultura se deve ao mal desenvolvimento de habilidades?. Além disso, as informações da sua redação ficaram mal organizadas, vc escreveu bem suas ideias são boas, mas tem que organizar melhor suas causas com os argumentos e consequências.
C5-160 faltou o modo/meio, vc poderia no ligar de ”Além disso” ter colocado mediante ou por meio, já garantiria 200 na C5.
Dicas/problemas gerais: Na introdução você poderia deixar a tese mais explícita isolando ela em um parágrafo.
Quando o tema se baseia em ”impactos” pode usar tbm as causas do problema: como no caso:pq as escolas não tem projetos culturais? e ai falar as consequências que seriam os impactos.No seu caso, na D1 vc usou um repertório ótimo para falar sobre a influência do meio social e seus argumentos apontaram para isso tbm, seria uma boa ter sido esse sua causa.
No D1 você acaba dando uma solução rápida que faz sentido, mas não condiz com o restante do parágrafo, por exemplo, se vc tivesse citado a negligência do governo como causa faria maior sentido ter usado essa estratégia. Para melhor argumentação, seria bom utilizar uma solução que condiz com seu argumento, por exemplo: maior atenção da sociedade com a leitura, etc.
Espero te ajudar de alguma forma, parabéns pela redação!!!!!
See lessTema: Sexo Título: A saúde atribuída através do sexo. Modelo ENEM, por favor :)
Mr.Crozma
1 - Temas ENEM. 2 - Conectivos. 3 - Frases gigantes. 4 - Matérias em que você deve focar. 5 - Tudo o que eu consegui encontrar 1. O Enem pode até, num outro governo, falar sobre o assunto (e não tema) sexo, mas nunca vai pedir um tema com aspectos positivos, obrigando o candidato a inventar problemaLeia mais
1 – Temas ENEM. 2 – Conectivos. 3 – Frases gigantes. 4 – Matérias em que você deve focar. 5 – Tudo o que eu consegui encontrar
1. O Enem pode até, num outro governo, falar sobre o assunto (e não tema) sexo, mas nunca vai pedir um tema com aspectos positivos, obrigando o candidato a inventar problemas para conseguir apresentar uma conclusão propositiva. Eis o grande problema que fez com que vários colegas apontassem problemas na construção de suas ideias: este não é um tema Enem!
Você terá muitos problemas se adotar a estratégia do Enem para qualquer tema que aparecer nas suas provas. É provável que a sua professora tenha outras intenções com ele, e aí é importante você perguntar a ela quais são as outras formas de concluir um texto dissertativo-argumentativo. Dou alguns exemplos: conclusão por ironia; por metáfora; por questionamento… A propositiva é só uma, a mais comum de ser cobrada em vestibulares, mas nem de longe a mais legal de se construir. É aí que reside a diferença entre o cursinho e o colégio: no primeiro, você não tem a obrigação de escrever bem, basta ser funcional – cumprir as funções que estão no edital da sua prova -, ao contrário do segundo, que te prepara para a vida.
2. Com a cabeça no Enem, inventar no uso de conectivos é simplesmente LOUCURA. Você repetirá os seus conectivos preferidos o ano inteiro, enchendo o saco do seu professor, porque na correção oficial o corretor estará lendo o seu texto pela primeira vez. Seja diferente na escolha dos seus preferidos, mas use-os à exaustão nesta reta final.
Isso porque errar em conectivos significa perder pontos na competência mais fácil de gabaritar. Se você usar um conectivo de tom adversativo no lugar de um conclusivo, isso é falta grave, então não invente em conectivos, principalmente nos que ligam parágrafos.
Mais uma vez: no contexto do colégio, invente, crie, teste; no vestibular, nem pensar. As redações nota mil são um porre de ler.
3. Abaixo você verá uma lista enorme de erros que você poderá evitar com uma estratégia de redução do tamanho das frases. O ideal é que cada frase ocupe em torno de 1.5 e 2 linhas. Isso não é uma regra, mas se você escrever várias frases com uma média muito acima disso, desconfie que possa estar fazendo algo errado. O terceiro parágrafo foi todo escrito em uma única frase, e isso é um erro: se a maioria dos seus parágrafos for escrito em frase única, sua nota na competência 1 não passa de 120.
Se você simplificar, vai garantir pelo menos um 160, até porque o 200 é muito difícil. Dói dizer isto, mas o Enem pontua mais quem não se complica e pune quem arrisca, quem tenta sem sucesso fazer construções frasais mais complexas. Eu anoto os seus erros e vou explicar cada um deles porque quero te dar a chance de aprendê-los e ter o prazer de escrever, mas não acho que a sua estratégia para a prova deva ser estudar cada um destes erros; se quiser, passe reto por eles. Corrijo-os também porque ela é pública e pode ajudar outros colegas.
Pra você, que escreveu 396 palavras, o ideal seria reduzir o tamanho do texto e escrever até em frases simples, diretas, sem ousadia; isso te impede de subir aos 200 pontos na C1, mas te afasta dos 120. Vai da estratégia que achar melhor para os seus objetivos.
4. Fiz, porém, uma lista de erros mais comuns na sua redação.
Esse/Este: numa prova de redação você raramente vai fazer uso do esTe. Com o T, o pronome se refere ao que está na frente. “O problema é este: falta de miojo em casa.” Quando se referir ao que vem atrás, use sempre o S.
Paralelismo: sempre reflita sobre o que conecta os seus complementos. É esse paralelismo que torna a leitura mais agradável, então não poupe repetição de preposições. Raramente a omissão desses termos é necessária. Vale a pena estudar isso por fora.
Posso dizer a mesma coisa sobre a vírgula em orações adverbiais. Se eu for escrever muito sobre isso aqui, a correção vira um livro.
Palavras sem sentido: o corretor percebe quando você usa uma palavra estranha para evitar a repetição, mas isso torna a leitura complicada, traz até dor de cabeça. A repetição “rara” não impede você de conseguir 200 na C4; já a perda de sentido da frase pode complicar até nos quesitos argumentativos. Seja bem consciente na troca de palavras e treine bastante justamente as palavras que você percebe que mais repete. Cuidado com as substituições oferecidas pelo google. Confie num dicionário.
5. Todos os que eu encontrei, com a ressalva que já fiz: é possível reduzir o suficiente para alcançar 160 na C1 até o dia da prova. Confia nas dicas que eu passei? Apesar dos vários erros, sua C1 ainda pode ser avaliada no 120 pela proporção com o número de palavras. Evitando os erros repetidos, você aumenta bem as suas chances de 160 na C1.
Na série “Educando sexo”(1) a sexóloga, mãe de Otis (o protagonista)(2) relata a importância de praticar o sexo após a 1ª(3) vez feita(4), que baseia-se em obter mais saúde física e psicológica, como a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. No entanto, trazendo estas(5) verdades para a realidade, sabe-se que a prática exagerada desse(6) ato sexual mencionado anteriormente(7),(8) pode resultar em vício, isso é,(9) a necessidade(10) de relacionar-se intimamente com outros indivíduos.
1 – Vírgula pro adjunto adverbial com mais de 3 palavras.
2 – Digamos que você não vai usar parênteses na sua prova de redação. Aqui use vírgulas.
3 – Sempre por extenso: primeira.
4 – Feita o quê? Essa frase ficou incompleta ou sem sentido.
5 – Essas.
6 – Você não citou nenhum ato sexual em específico; ele é genérico: de um ou de qualquer ato.
7 – Aqui houve um pleonasmo que talvez possa ser explicado pelo erro do “desse”. Se fosse “esse”, já era certa a sua “menção anterior”. Lembre-se da explicação sobre o Esse/Este no ponto 4.
8 – Vírgula separando sujeito e verbo. Esse é o problema das frases gigantes. Você claramente sabe que não pode separá-los por vírgula, mas se esquece quando está há muito pensando naquela frase.
9 – Aqui são dois erros. O primeiro é que a expressão é “isto é”, sempre “T”, mas você não vai cometer esse erro porque o mais grave é que nunca fará sentido você usar uma expressão para repetir ideias que você acha que o corretor não entendeu: isso é sinal de que você mesma crê que não escreveu bem aquela frase e que ela precisa ser reescrita. “Ou seja” e “isto é” a partir de hoje estão proibidos nas suas redações, ok?
10 – Essa “necessidade” é mais específica; uma necessidade “anormal” para se tornar efetivamente um vício.
Ademais(1), a fonte informativa UOL conscientiza que(2) segundo médicos(3) como ginecologistas, psicólogos, e neurocientistas, afirmam que praticar o sexo pode ser muitíssimo benéfico para aliviar o estresse, combater a insônia, aliviar dores de cabeça, e (4)também(5) contribuindo para o bom humor juntamente(6)* a disposição para lidar com diversas situações negativas ou não(7). Entretanto, destaca-se que(8) por assuntos íntimos ainda serem tratados como inadequados na atualidade, observa-se(9) que(10) apesar de o sexo ser uma ferramenta facilitadora, ainda assim há de ser normalizada a distribuição de informações sobre tal ato sexual, para que(11) desta(12) forma(13) a população nacional venha a tomar mais conhecimento sobre este(14) meio que não somente serve para o prazer, mas também(15) para atribuir saúde aos demais envolvidos.
1 – O segundo parágrafo é onde você começa a argumentar, uma função completamente diferente da que é exercida pelo primeiro, então não fará sentido nunca uma adição aqui; faz, sim, sentido no terceiro parágrafo, que cumpre a mesma função argumentativa que cumpre o segundo parágrafo.
2 e 3 – Vírgula. Sempre que você se referir a um “conforme”, “segundo”, vai querer dar ênfase a essa autoridade, então usará vírgulas para destacá-la. Tem uma regrinha de português que justifica essas vírgulas também: oração adverbial conformativa pede vírgulas, mas acho que assim é mais difícil de entender kkkk.
4 e 5 – “E também” é uma redundância, mas o “também”, nesse caso, é aceito como uma ênfase na adição, e essa ênfase deve ser apontada com as vírgulas. Sem elas, redundância desnecessária. Não há necessidade de dar essa ênfase, inclusive.
6 – Juntamente também é uma adição diferente, acentuada, e vai precisar de destaque com a pausa da vírgula, mas por que não usar o “e”? Nesse caso, além da ausência de vírgula, houve o problema da crase: junto a alguma coisa.
7 – Negativas ou positivas. Esse “não” quebra a expectativa do leitor.
8 – Vírgula na oração adverbial causal.
9 – Destaca-se, observa-se… Eco para ser evitado.
10 – Vírgula na oração adverbial concessiva.
11 e 13 – Vírgulas para destacar a expressão explicativa/conclusiva.
12 – Desta/Dessa.
14 – Este/Esse.
15 – Aqui o problema é a ideia: prazer e saúde não estão na mesma categoria?
Diante desse ocorrido(1), vale mencionar e explicitar(2) que a prática com bastante frequência do sexo pode ser um problema na vida do indivíduo, pois(3) segundo psicanálises(4)(5) os hormônios provocados pelo ato sexual —como o homônio do prazer—(6), se constantemente(7) obtido(8) por este(9) meio íntimo, os estímulos neurológicos tornam-se uma necessidade, o(10) qual o praticante ficará obstinado a obter, e incapacitando-o em sua relação intrapessoal, ou seja(11), não tendo(12) o controle sobre suas emoções, (13)consciência e (14)foco nas diversas outras áreas de sua vida.
1 – Não houve ocorrido algum no texto até aqui!! É adição: ademais, além disso. Inverteu os parágrafos na hora de passar pro site?
2 – Mencionar e explicitar num mesmo parágrafo determinada declaração me parece contraditório. Acho que você quer assumir para si tamanha responsabilidade como a de explicitar. Sê humilde, mantenha-se nas menções.
3 e 4 – Vírgula da oração adverbial conformativa.
5 – Psicanalistas.
6 – O travessão tem espaço, tá? “sexual — como o hormônio do prazer —, se”.
7 – Não é da constância que você está reclamando. É do exagero.
8 – Obtidos. Plural na frase gigante.
9 – Esse/Este.
10 – A qual (felicidade) ou os quais (estímulos neurológicos). Preferível “a qual”.
11 – Mesmo problema do “isto é”.
12 – Quem “não tendo”? Os estímulos neurológicos? Olha o problema da frase gigante aí de novo.
13 e 14 – “Suas” não se aplica a consciência e foco, então você deve repetir o pronome: suas emoções, sua consciência e seu foco, de preferência com o artigo definido. “Sobre as suas emoções, a sua consciência e o seu foco”.
Contudo(1), faz-se necessário o agir do Ministério da Saúde(2) juntamente ao Ministério da Comunicação(3) quanto a(4) conscientização da população(5) dos(6) demais benefícios consequentes da prática do sexo, como(7) por exemplo(8)(9) desenvolvendo(10) palestras com profissionais especializados na área sexóloga esclarecendo(11) os atributos da relação intimamente sexual. Todavia(12), para que seja(13) formado(14) jovens conhecidos(15) do vício sexual, com o objetivo de disseminar(16) pessoas que possam não sofrer tal problema social e íntimo, é mister que aja(17) uma ação do Ministério da Educação objetivada à estruturação e(18) encaixe de professores sexólogos que não apenas instruam os alunos, mas também conscientizem os estudantes dos possíveis problemas exaltados. Desta(19) forma, aos poucos conquista-se(20) a resolução do vício sexual e(21) desconhecimento da saúde atribuída(22) através(23) do sexo.
1 – Portanto. Nada de inventar.
2 e 3- Vírgulas de novo.
4 – Crase.
5 – Comunicação, conscientização, população. Eco, evite-o.
6 – “A respeito dos”, ou “sobre”.
7, 8 e 9 – Mais uma vez, o problema é de pleonasmo: o “como” já introduz um exemplo; se quiser enfatizar, ponha a segunda expressão entre vírgulas. E, não, essa ênfase também não é necessária.
10 – Quebra de paralelismo: “o agir” pede “o desenvolvimento”.
11 – Assim como aqui pede “o esclarecimento”, ou: “de forma a esclarecer os atributos”. Evite o gerúndio, ele empobrece a relação entre as orações.
12 – Não era esse o conectivo que você queria usar meeesmo! Todavia não é adição.
13 e 14 – Sejam formados jovens.
15 – Informados. Ser conhecido tem um sentido bem diferente. Conhecedores, no máximo. Conscientes. Palavra demais no texto traz esse tipo de problema também.
16 – Informar também. Se o objetivo era evitar a repetição, alertar. Prefira a repetição em lugar de usar palavras desconhecidas! Mudar o sentido da frase é muito mais grave.
17 – Haja. Verbo haver.
18 – Objetivada à estruturação e AO encaixe. Paralelismo de novo.
19 – Dessa/Desta.
20 – Aos poucos se conquista. Menor dos seus desvios.
21 – A resolução do e do.
22 – Obtida, alcançada, conquistada, recebida. Atribuir é outra coisa.
23 – Nunca use “através”. Use “por meio de”. Através é um termo da física, atravessar.
Se restaram dúvidas, minha DM segue à sua disposição! Dessa vez a redação veio sem erros de digitação e por isso fiz questão de corrigi-la. Foco nos 4 primeiros pontos que destaquei, ok? Até a próxima!
See lessO homem e as relações trabalhistas na sociedade brasileira (ENEM)
Bárbaraborg
Oii, espero te ajudar :) C1- em geral, não há muitos erros, notei alguns erros por falta de atenção, "Dessa forma, o povo brasileiro, por está inserido nessa dinâmica" erro de concordância, o certo seria estar. - 200 C2- Seu repertório, pelo menos um deles, é bem utilizado. -200 C3- Falta dar uma apLeia mais
Oii, espero te ajudar :)
C1- em geral, não há muitos erros, notei alguns erros por falta de atenção, “Dessa forma, o povo brasileiro, por está inserido nessa dinâmica” erro de concordância, o certo seria estar. – 200
C2- Seu repertório, pelo menos um deles, é bem utilizado. -200
C3- Falta dar uma aprofundada na sua argumentação, ao invés de acrescentar muita informação é mais viável explicar uma de forma detalhada. O uso de consequências ajuda muito e senti falta delas na sua redação. Não notei nenhuma marca de autoria ou seu pensamento nesse tema, por exemplo na introdução, você não deixou obvio se esse tema se trata de um problema (e considerando o histórico do enem, ele será um problema sim), tente problematizar o tema. Em geral, sua argumentação ficou expositiva e menos argumentativa. – 80/120
C4- Não percebi excesso de repetição e mal uso dos conectivos, só daria uma dica de quando for utilizar “primeiramente” no começo da D1, utilize também “segundamente” no início da D2, creio que não perde ponto na C4, mas pode prejudicar o projeto de texto na C3. – 200
C5- todos os elementos.- 200
*880/920*
* Sua introdução ficou confusa e mal elaborada indico dar uma pesquisada e procurar um modelo de introdução.
* Em sua redação, o problema mais evidente seria na C3.
Parabéns!!!! Você escreve bem, boa sorte <3
See lessEvasão Escolar em Questão no Brasil (ENEM)
Mr.Crozma
Sem ter informações suas como a idade ou o projeto, torna-se difícil fazer algumas presunções a seu respeito. Espero, então, que receba de bom grado algumas preocupações que tenho a respeito da sua forma de estudar. Começamos pelo começo: tese é adjetivo, é posicionamento, é a firmeza da sua posiçãoLeia mais
Sem ter informações suas como a idade ou o projeto, torna-se difícil fazer algumas presunções a seu respeito. Espero, então, que receba de bom grado algumas preocupações que tenho a respeito da sua forma de estudar.
Começamos pelo começo: tese é adjetivo, é posicionamento, é a firmeza da sua posição a respeito do tema. Dizer o que a Constituição diz é apenas um fato. Adjetivo seria citar que “infelizmente” há evasão escolar, apesar da garantia constitucional. Eu diria, porém, que não há nenhuma contradição pelo direito constitucional não estar sendo posto em prática. Ele é o nosso projeto de nação e, portanto, sempre inacabado, sempre necessitado de vigilância. A razão constitucional apenas revela a importância do tema para a nação, e não exatamente algo que seja um absurdo quando não posto em prática. Use essas reflexões para melhorar a sua abordagem no primeiro parágrafo, já que ele corre o risco de ser avaliado como embrionário, devido à pouca quantidade de palavras que investiu ali. Expor a tese de forma clara e solene é uma garantia de coerência para o resto do texto, que à tese responde com argumentos. Para o corretor, que não te conhece, isso é de extrema importância para avaliar positivamente o seu texto.
Minha maior preocupação, na verdade, é que o seu texto não está mal escrito, mas tem poucas palavras, o que sugere uma leitura prévia a respeito do tema. Bom, isso é perigoso no sentido de criar uma escrita ilusória, que não tende a se repetir na hora da prova. Se você estiver sentindo necessidade de ler sobre o tema, é fundamental que procure melhorar a escrita com temas em que você já tenha alguma propriedade pessoal para falar. Gosta de carnaval? Então escreva sobre carnaval. Tem intimidade com algum deficiente? Então fale sobre acessibilidade. É mais ou menos essa a ideia para quem está começando. Concomitante, você também aprofundará o seu conhecimento em outros temas a partir de leituras mais densas e genéricas. Não é para fazer leitura direcionada, menos ainda para memorizar dados. Dados na hora de um tema fora da expectativa podem ser bem perigosos. Dados retirados dos textos de apoio só servem para alcançar o 120 na C2. Você talvez queira os 200.
Mais do que os 200, você definitivamente não quer fazer um texto curto, e os dados estão te induzindo a pensar que eles não precisam de explicação, que eles se bastam em si mesmos. Ora, imagine-se discutindo com um ser humano escroto: “se abandonaram os estudos por gravidez, a Constituição não tem nada a ver com isso; e a pobreza, que pobreza? Pagamos os impostos e garantimos até comida gratuita para as crianças em escolas públicas!”
Talvez se imaginando a enfrentar um troglodita você consiga entender que dados não bastam. Pense comigo que os dados da gravidez precoce podem, sim, ser complementados por pensamentos sobre políticas de informação, por mais profundidade nas consequências da evasão para essas meninas e por reflexões históricas sobre o papel da mulher no Brasil. Quanto mais você preencher as lacunas, mais o troglodita se apequena.
No segundo argumento, vi que tentou formular causa e consequência. É importante aprofundar com causa da causa e consequência da consequência. Nessas horas, reflexões econômicas, sociológicas, psicológicas, históricas… Enfim, todo tipo de matéria que você possa agregar para legitimar a sua argumentação conta muito.
Na C3, o corretor procura brechas argumentativas, e eu conto algumas que eram para ser evitadas pelo bom escritor que você promete ser. Leia os manuais de correção. Se você sabe como fazer a C5, saberá tranquilamente conquistar os 200 nas outras competências. Link no meu perfil.
Sua prioridade é aumentar a produtividade, nem que seja para garantir uma boa avaliação na C4.
Bons estudos!
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