Iniciante

Impacto das redes socias no comportamento dos jovens brasileiros

  • 1

Na série americana Black Mirror,é narrada a história de uma sociedade na qual as relações interpessoais são movidas pela internet.Trazendo se esse contexto para o mundo hodierno,é notório o crescimento do uso das redes social no Brasil,em especial,entre os mais jovens.Denota-se,entretanto,cada vez mais um uso indiscriminado dos meios digitais,e o impacto que isso tem causado no comportamento dos mais novos no país devido á falta de controle pelo estado,pais e responsáveis por crianças e adolescentes,sendo premente a análise acerca dessa mazela social que os tem afetado.

Diante desse cenário, cabe se salientar que o abuso do uso desses conteúdos afeta diretamente o desenvolvimento piscológico e educacional desses indivíduos,devido ao desinteresse pela realidade que ele acarreta.Segundo o sociólogo alemão Émille Durkhein,um fato social patológico é quando uma sociedade encontra-se doente mediante a um problema que lhe aflige,sendo já incapaz de refletir meios para resolvê-lo.Nesse contexto,pode-se comprovar que as brasileiros já se encontram nesta condição,dada a normalização dos impactos que essa problemática desencadeia.

Ademais,a falta de acompanhamento e controle por parte dos pais e responsáveis,em conjunto com a falta de controle por parte do estado-que é o órgão competente na elaboração de leis-,corrobora para dificuldade da atenuação desse impasse.Essa negligência dos agentes antes citados,faz com que as empresas que administram essas redes,tenham liberdade para influenciar diretamente na vida desses pequenos negligenciados, uma vez que suas opiniões e ações serão moldadas pelos conteúdos que consomem.

Nesse contexto,o estado,em parceria com as empresas, por meio do ministério da justiça e educação,deve investir na regulação do uso para os mais jovens e campanhas educacionais,como controle do tempo de uso e palestras nas escolas,bem como conscientizar os pais a serem mais presentes na vida dos seus filhos.

Compartilhar

8 Correções

  1. Introdução:

    Iniciou muito bem com esse Repertório, porém na hora de contextualizar (juntar o Repert. com o tema) você poderia ter colocado um conectivo (exemplos: ”Nesse sentido,” ”Sob essa perspectiva,”) [C4]. E não há necessidade do ‘se’ em trazendo-se [C1]. O repertório podia se relacionar mais com sua contextualização, achei que você não trouxe o tema por completo na hora de explicar o repertório [C2 podia ser impactada]

    ‘Denota-se,entretanto,cada vez mais um uso indiscriminado dos meios digitais,e o impacto que isso tem causado no comportamento dos mais novos no país devido á falta de controle pelo estado,pais e responsáveis por crianças e adolescentes,sendo premente a análise acerca dessa mazela social que os tem afetado.’

    [C1] Não pode uma vírgula e depois ‘e’ está errado. Achei que você possui ideia boas mais ocorre uma falta de projeto de texto [C3], já que sua tese (com seus argumentos) esta enrolada na sua contextualização. Eu indico dar uma estudada em estrutura da redação, projeto de texto para separar melhor cada trecho. Por exemplo, essa parte ‘Denota-se,entretanto,cada vez mais um uso indiscriminado dos meios digitais,e o impacto que isso tem causado no comportamento dos mais novos no país ‘ devia estar com a frase de cima, não na tese. O ideal (se comparado com outras redações nota 1000) é deixar a tese separada, somente seus argumentos.

    D1:
    De novo, achei a ideia boa de argumentação mas falta melhorias. Uma das principais é que você não cita a FALTA DE CONTROLE DO ESTADO que você mencionou na tese, final da introdução. Isso é falta de projeto de texto/organização [C3]. Você inicia o desenvolvimento já abordando impactos/consequências, o texto ficaria mais fluido se você colocasse essa parte no final do desenvolvimento. Além disso, a lacunas argumentativas: Por que as redes sociais acarretam desinteresse pela realidade? O repertório que você trouxe se alinha com o que você comentou após ele, porém o que você disse antes não se conecta. Esse repertório podia ser melhor aproveitado se você colocasse como argumento o ‘a normalização da problemática’ ou o ‘silenciamento’.Ocorre também erros de competência 1.

    D2: Agora você coloca 2 responsáveis o estado e os responsáveis, pode abordar isso mas acaba sendo mais difícil e raso a argumentação, minha dica é escolher apenas 1 deles para culpar. Erros de C1 ”parte do estado-que é o órgão competente” -> não é necessário o ‘que é o’ pode retirar essa parte. Falta conectivos entre os períodos [C4]. Não coloque vírgula entre sujeito e a ação [C1]. Novamente, sua ideia é muito boa mas falta estrutura textual de redação. Lacunas argumentativas: por que os responsáveis o estado negligenciam isso? O que eles poderiam fazer para não negligenciar (seria um bom exemplo). A última parte do D2 foi bom, trabalha só com consequências.

    C:
    Tem conectivos melhores que esse para iniciar uma conclusão, como: ”Portanto,”.
    Você resolve e foca só na negligencia do estado e dos pais, o que de acordo com sua introdução está correto, mas sua D1 não cita isso, o que acaba fazendo ela ficar tangenciada com o restante da redação. Na conclusão indico pegar um modelo e ir só completando. Agente – Estado. Ação- investir em regulamentação das redes sociais ( você NÃO CITA QUE É DAS REDES SOCIAIS – mais atenção nisso) e campanhas educacionais. Conscientizar os pais. Meio – Ministérios. Detalhamento – Controle do tempo e palestras. FINALIDADE não tem. [C5].

    C1 erros de escrita – 120
    C2 repertórios e produtividade – 160
    C3 argumentação e projeto de texto – 120
    C4 conectivos – 160
    C5 4/5 elementos da proposta – 160

    É conforme a minha visão e percepção, espero que tenha aprendido algo novo.

    Oii, então indico para você dar uma olhada em projeto de texto, estrutura da redação, leia outras redações e observe o modelo para pegar um padrão de uso. Mas você escreve muito bem e possui muitas ideias boas, se estudar e aprender a conectar tudo vai ir longe! Abraços.

    • 1
  2. Impacto das redes socias no comportamento dos jovens brasileiros

    Introdução:

    “Trazendo se esse contexto para o mundo hodierno,é notório o crescimento do uso das redes social no Brasil,em especial,entre os mais jovens”->
    aqui você poderia relacionar melhor a problemática do tema com a sua referência, ficou um pouco jogado.

    “Denota-se,entretanto,cada vez mais um uso indiscriminado dos meios digitais,e o impacto que isso tem causado no comportamento dos mais novos no país devido á falta de controle pelo estado,pais e responsáveis por crianças e adolescentes,sendo premente a análise acerca dessa mazela social que os tem afetado.” ->
    o termo “entretanto” é usado para contrapor uma ideia, assim, não acho que seja necessário usá-lo aqui; esse parágrafo ficou confuso, não consegui identificar os dois elementos da sua tese, apenas um.

    Parágrafo 1:

    Diante desse cenário, cabe se salientar que o abuso do uso desses conteúdos afeta diretamente o desenvolvimento piscológico e educacional desses indivíduos,devido ao desinteresse pela realidade que ele acarreta.Segundo o sociólogo alemão Émille Durkhein,um fato social patológico é quando uma sociedade encontra-se doente mediante a um problema que lhe aflige,sendo já incapaz de refletir meios para resolvê-lo.Nesse contexto,pode-se comprovar que as brasileiros já se encontram nesta condição,dada a normalização dos impactos que essa problemática desencadeia. ->
    em “cabe se”, não é necessário usar o “se”; esse problema psicológico e educacional que você citou aqui, não está na introdução como um dos dois problemas da tese.
    essa referência serve para mais de um tema, logo, tenha em mente que uma referência que cabe para quase todos os temas, não cabe para nenhum (digo isso por experiência própria kakakak)

    Parágrafo 2:

    Ademais,a falta de acompanhamento e controle por parte dos pais e responsáveis,em conjunto com a falta de controle por parte do estado-que é o órgão competente na elaboração de leis-,corrobora para dificuldade da atenuação desse impasse.Essa negligência dos agentes antes citados,faz com que as empresas que administram essas redes,tenham liberdade para influenciar diretamente na vida desses pequenos negligenciados, uma vez que suas opiniões e ações serão moldadas pelos conteúdos que consomem.
    -> parágrafo ok, com citação dele na introdução

    Conclusão:

    Nesse contexto,o estado,em parceria com as empresas, por meio do ministério da justiça e educação,deve investir na regulação do uso para os mais jovens e campanhas educacionais,como controle do tempo de uso e palestras nas escolas,bem como conscientizar os pais a serem mais presentes na vida dos seus filhos. ->
    “por meio do ministério da justiça e educação”, isso não seria o meio que você faria tal ação, e sim, um outro agente
    faltou a finalidade nessa intervenção e uma outra intervenção

    Competência 1: 140
    Competência 2: 140
    Competência 3: 140
    Competência 4: 160
    Competência 5: 100

    • 0
  3. Olá! Pensei em enviar a correção do seu texto através dos comentários, mas infelizmente os recursos são bem limitado e para você entender o que de fato está afetando sua redação é preciso de anotações e destaque no local exato do erro. Portanto, caso sinta interesse em entender detalhadamente a problemática que está diminuindo sua nota, você pode me enviar mensagem através do email: [email protected] que terei o prazer de te fornecer uma correção completa e gratuita.

    • 0
  4. Bom não sei se minha opinião será valida, pois ainda não sou boa em corrigir redações, já que entrei aqui para que vocês me ajudassem. Irei me basear nos comentários a cima. Como citado logo a cima podemos perceber alguns erros, como por exemplo :Ortografia pode haver muitos erros digitais então irei relevar, pois erros assim normalmente não percebemos ou não sabemos como escrever. Seria bom se você pudesse revisar e anotar seus erro para assim aperfeiçoa-lo.
    Mas você mandou bem, continue com seu esforço.

    • 0
  5. Introdução
    Análise geral:

    Uso do gerúndio e conectivos: O “trazendo se” apresenta dois problemas: a construção desnecessária do gerúndio e o uso inadequado do pronome. Um conectivo como “Analogamente” daria mais fluidez e formalidade.
    Apresentação do tema: O texto apresenta claramente o tema e faz uma boa introdução com o gancho da série Black Mirror. A transição para o problema principal é direta, mas o uso de “mazela social” soa pouco natural.
    Estrutura:
    Tema + gancho com citação cultural: [OK]
    Problema 1: Uso indiscriminado das redes sociais: [OK]
    Problema 2: Impacto no comportamento dos jovens: [OK]
    Desfecho (necessidade de análise): [OK]
    Desenvolvimento 1
    Análise geral:

    Argumentação e aprofundamento:
    O tópico frasal está bem estruturado, mas há superficialidade no detalhamento dos impactos no desenvolvimento psicológico e educacional. Poderia explorar exemplos específicos ou dados para reforçar o argumento.
    A citação de Durkheim é interessante, mas ocupa muito espaço que poderia ser usado para expor a opinião do autor. Além disso, falta estabelecer uma conexão mais explícita entre a citação e os problemas apresentados.
    O uso de “pode-se comprovar que os brasileiros já se encontram nesta condição” é vago. Por que se encontram nessa situação? Quais são as evidências?
    Estrutura:

    Tópico frasal: [OK] (pode ser mais direto e objetivo).
    Citação + relação ao problema: [OK], mas faltou aprofundar.
    Problematização: [OK].
    Desfecho: [??] (não há uma conclusão clara do parágrafo).
    Desenvolvimento 2
    Análise geral:

    Argumentação e aprofundamento:
    O tópico frasal está adequado, mas repete a estrutura do primeiro parágrafo, o que pode soar monótono.
    A frase “corrobora para dificuldade” precisa de revisão (“corrobora para a dificuldade”).
    A discussão sobre o papel do Estado e dos pais/responsáveis é pertinente, mas novamente falta detalhamento. Como essas influências moldam o comportamento das crianças? Quais são os impactos de longo prazo?
    A afirmação de que as empresas influenciam diretamente os jovens carece de fundamentação ou exemplos concretos.
    Estrutura:

    Tópico frasal: [OK].
    Citação + relação ao problema: [??] (não há citação direta e a argumentação é vaga).
    Problematização: [OK].
    Desfecho: [??] (não conclui de forma clara).
    Conclusão
    Análise geral:

    Conectivo de conclusão: Faltou o uso de um conectivo adequado, como “Portanto” ou “Logo”.
    Clareza e detalhamento: As soluções propostas são boas, mas pouco detalhadas. Por exemplo, como será feita a “regulação do uso”? O que significa “controle do tempo de uso”? É necessário ser mais específico e claro.
    Estrutura:
    Quem: Estado, empresas e Ministério (mas faltou especificar as empresas). [OK]
    O que: Regulação do uso e campanhas educacionais. [OK]
    Detalhamento: Controle do tempo de uso e palestras. [OK]
    Meio: [??] Faltou detalhar como o Estado e os Ministérios executarão essas ações.
    Finalidade: [??] Não ficou claro qual é o objetivo final das medidas propostas.
    Pontuação geral
    Competência 1 (Domínio da norma-padrão): 160
    Problemas de digitação (ex.: “piscológico”, “á falta”) e algumas construções pouco formais prejudicam a nota.
    Competência 2 (Compreensão do tema): 160
    O tema foi bem compreendido e abordado em todos os parágrafos.
    Competência 3 (Repertório sociocultural): 160
    Boa citação de Durkheim e referência cultural (Black Mirror), mas faltou explorar mais os impactos psicológicos e sociais com exemplos ou dados.
    Competência 4 (Coerência e coesão): 160
    Há coesão entre os parágrafos, mas a repetição de estruturas e o uso de conectivos insuficientes prejudicam a fluidez.
    Competência 5 (Proposta de intervenção): 140
    A proposta apresenta boas ideias, mas falta detalhamento e clareza sobre os meios e a finalidade das ações.
    Nota final: 780

    • 0
  6. Analisando esteticamente, a conclusão ficou muito pequena. Não vou considerar alguns erros ortográficos pq sabemos que na digitação pode acontecer algumas falhas.

    Introdução
    Não precisa desse “se” depois de “trazendo” e, quanto ao gerundio, claro que pode usar, só não pode ABUSAR. E, se for usar, tenta não iniciar a frase com ele, conectivo nunca é demais, caberia perfeitamente um “Analogamente” ou “Em comparação”.
    Estrutura:
    – apresentou o tema + citação e puxou pro meio atual [OK]
    – problema 1 “uso indiscriminado dos meios digitais” [OK]
    – problema 2 “impacto no comportamento dos mais novos” [OK]
    – desfecho “sendo premente a análise acerca dessa mazela social que os tem afetado.” [OK]

    Desenvolvimento 1
    Não precisa desse “se” depois de “cabe”. Você poderia ter aprofundado mais sobre os problemas que isso gera, por exemplo, detalhando mais sobre o “desenvolvimento piscológico e educacional” que você colocou no tópico frasal. Lembre-se que o corretor quer ver/saber a SUA opinião, não adianta gastar horrores de linha falando sobre um citação, a redação é sua, e não de Durkheim ;) Da mesma forma poderia ter detalhado “pode-se comprovar que as brasileiros já se encontram nesta condição” por quê eles se encontram nessa situação ? quais as consequências dessa situação?
    Estrutura:
    – tópico frasal [OK] Dica: diminua as linhas do tópico frasal e guarde-as para sua poblematização
    – citação + relação ao problema [OK]
    – problematização [OK]
    – desfecho/conclusão [?]

    Desenvolvimento 2
    Não sei se foi erro de digitação em “Corrobora para (a) dificuldade”. E outra, é interessante SIM, quando se tratar de Estado (Órgão Federal) a letra ser maiuscula. E, novamente, faltou aprofundar. Poderia ter detalhado “uma vez que suas opiniões e ações serão moldadas pelos conteúdos que consomem” e quais as consequências disso na vida presente/futura das crianças e adolescentes? como isso vai influenciar no comportamento (q vc citou na introdução) dessas crianças? E outra, baseado em que suas informações são verídicas?
    Estrutura:
    – tópico frasal [OK] segue a mesma dica.
    – citação + relação ao problema [??]
    – problematização [OK]
    – desfecho/conclusão [?]

    Conclusão
    Se você está CONCLUINDO um pensamento, então o conectivo coreto é o de conclusão: “Assim, Logo, Dessa forma, Em suma, Portanto…” Novamente a questão do Estado e Ministérios (órgão) com a inicial maiúscula. Nas passagens “investir na regulação do uso para os mais jovens” e “controle do tempo de uso” USO DE QUE ? claro q eu sei do q se trata, mas você precisa sanar QUAISQUER dúvidas que eventualmente possa surgir, seja claro e objetivo.
    Estrutura:
    – QUEM: Estado + Empresas (Empresas de que?) + Ministério [OK]
    – O QUE: investir na regulação do uso + campanhas educacionais [OK]
    – DETALHAMENTO: controle do tempo de uso e palestras nas escolas (detalhou o “o que”) [OK]
    – MEIO: [??] COMO o Ministério da Justiça e Educação vai fazer isso? Não é porque vc colocou “por meio de” que já fez o meio.
    – FINALIDADE: [??] pra que vão fazer isso tudo? A FIM DE QUE??

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 140
    = 780

    • 0
  7. De um modo geral, para ficar mais nitida e um pouco mais profundo, caberia citar no desfecho final a situaçao educacional brasileira presente nos mais jovens e tambem dos nossos proprios pais e ao Estado caberia frizar a falta de investimento educacional nas escolas e a regularizaçao de conteudos nas redes sociais, enfatizando diversas culturas sociais de uma sociedade com multiplas diversidades a qual nos pertence

    • 0
  8. Começando por análise de parágrafos, o primeiro contém o repertório, conecta com o tema mesmo não explorando muito. “Trazendo” é gerúndio, não pode. O uso das vírgulas está sem espaçamento para a palavra pós vírgula. E não sei se você queria deixar claro no primeiro parágrafo seus dois argumentos, porque não fica claro. No finalzinho tem *_devido á falta…_* uso errado de acentuação.

    Segundo parágrafo:
    Começo com conectivo, repertório, análise – Ótimo. Falta um aprofundamento no final sobre os impactos que essa problemática desencadeia. Fica algo vazio, como se tivesse continuação, mas não tem. Também um erro em “as brasileios”.

    Terceiro parágrafo:
    Começo com conectivo, aprofundamento – Está bom. Acredito que estado devia ter a letra maiúscula por ser um Orgão Federal, mas sinto que já vi o Lauro do interpreta ENEM dizer que não tem problema. De qualquer forma, ao especificar o estado não precisa desse *que* no começo.

    Quarto parágrafo:
    Pontos positivos: Conectivo inicial e todos os itens que precisam.
    Porém está muito curto, falta uma finalidade, uma exploração sobre o que fazer mais, um detalhamento, talvez até algo que remete ao primeiro repertório, que é bastante usado.

    Nota final
    C1- 160
    C2- 160
    C3 – 180
    C4 – 140
    C5 – 160

    800 pontos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.