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Real ou Virtual, qual oferece menos riscos?
Bia08
Olá, boa noite!! :)) No geral, gostei da sua redação! __________________________________________________________________________________ Observações: ---> Dê preferência em colocar os verbos na terceira pessoa (singular/plural); ---> Na introdução, tente deixar a sua tese mais explícita. (souLeia mais
Olá, boa noite!! :))
No geral, gostei da sua redação!
__________________________________________________________________________________
Observações:
—> Dê preferência em colocar os verbos na terceira pessoa (singular/plural);
—> Na introdução, tente deixar a sua tese mais explícita.
(sou apenas uma estudante, então não sei se corrigi de forma correta)
See lessOs desafios para o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade (enem)
beatriz1511
Olá, Alice! Ao ler sua redação, percebi um projeto de texto e uso satisfatório de conectivos. Seu repertório é bem coringa, mas para o enem é ótimo. Pontuarei alguns aspectos que julgo serem importantes para uma redação 900+. Na sua introdução, eu adiantaria os dois argumentos. Por exemplo, "EntretaLeia mais
Olá, Alice! Ao ler sua redação, percebi um projeto de texto e uso satisfatório de conectivos. Seu repertório é bem coringa, mas para o enem é ótimo. Pontuarei alguns aspectos que julgo serem importantes para uma redação 900+.
See lessNa sua introdução, eu adiantaria os dois argumentos. Por exemplo, “Entretanto, isso não acontece quando observamos os desafios entre a sustentabilidade e o desenvolvimento, tanto pelo (arg 1 – no caso do seu texto me parece falta de investimento estatal ), quanto pelo (Arg 2 – desperdício)”. e finalizaria com um “Dessa maneira, essa problemática urge ser solucionada para que a Constituição seja obedecida.”
No segundo parágrafo, acho que ficou bom, mas procuraria encerrar me posicionando, usar um conectivo como “assim” ou “dessa forma”que são conclusivos.
No terceiro parágrafo, me ensinaram que se eu começasse com”em primeira análise”eu deveria continuar com “em segunda análise”. Então, sugiro que inicie a primeira argumentação com “a princípio”, “primeiramente ou “sob essa perspectiva” para manter o “Além disso” no início da segunda argumentação.
Na conclusão NÃO coloque “conclui-se”, o leitor deve entender que está encerrando o texto e o portanto fica meio pleonástico, pois ele já indica uma ideia de conclusão. Então coloque apenas “Portanto, …”. Depois disso, temos que responder as perguntas QUEM, O QUÊ, COMO, DETAHAMENTO, FINALIDADE. Pela sua escrita eu até entendo cada resposta, mas é importante que use os conectivos para indicar a banca que está respondendo as perguntas. Portanto, medidas são necessárias para a mitigação da PROBLEMÁTICA . Para isso, o governo (quem) deve apoiar projetos de sustentabilidade (o que) por meio de investimentos em ONGs cujas motivações sejam menos consumo, integração social, reciclagem de matérias e diminuição de energia (como e detalhamento), tal ação visa ofertar conhecimento sobre sustentabilidade de modo que os indivíduos possam agir de forma harmônica e consciente com a natureza. Dessa forma, podemos cumprir o “contrato social” de Jonh Locke.
Eu faria minha conclusão mais ou menos assim, deixando bem claro as respostas, pq o corretor vai se basear nisso.
Os impactos da pandemia na educação
beatriz1511
Olá, Cristina! Vejo que seu texto tem estrutura dissertativa, um raciocínio e faz bom uso de conectivos (vi que fez um cuidado para não repetí-los). No entanto, pontuarei alguns aspectos. Começo pela concordância, no seu texto vc diz que é muito preocupante, o que é preocupante ? Seriam os impactosLeia mais
Olá, Cristina! Vejo que seu texto tem estrutura dissertativa, um raciocínio e faz bom uso de conectivos (vi que fez um cuidado para não repetí-los). No entanto, pontuarei alguns aspectos.
See lessComeço pela concordância, no seu texto vc diz que é muito preocupante, o que é preocupante ? Seriam os impactos da pandemia, certo ? Então, os impactos são muito preocupantes. A primeira frase do parágrafo de argumentação eu faria um pouco mais curta, mas está certíssima, pois foi retomado o argumento citado na introdução. Além disso vc usou repertório para ratificar seu ponto de vista.
Já na conclusão, eu precisei me esforçar para entender, mas vamos ver se entendi. O agente é o Governo, o que ele fará é ofertar acesso a internet e aparelhos móveis, a finalidade é que os estudantes continuem os estudos. No entanto como o governo fará para entregar internet e celular ? Isso seria o modo . A outra solução é o Ministério da Educação(AGENTE) fazer propagandas de incentivo a volta as aulas (O QUE ?), por meio da televisão (MODO) a fim de estimular o interesse dos alunos a retornar aos estudos( FINALIDADE). Essa segunda solução faltaria o detalhamento.
Isso foi o que me chamou mais atenção, mas qualquer coisa estou disponível. Bons estudos!!
Origens e soluções para o problema dos relacionamentos abusivos na sociedade brasileira
Emillychris
Oii, Introdução: Pontos positivos – Usou um repertório logo no início para apresentar o tema, relacionou com os problemas no Brasil e deixou a tese bem clara. Pontos a melhorar – Troque o “onde” por algum outro termo, tente usar ele apenas para lugares físicos e eu senti um pouco a falta de opinião,Leia mais
Oii,
Introdução:
Pontos positivos – Usou um repertório logo no início para apresentar o tema, relacionou com os problemas no Brasil e deixou a tese bem clara.
Pontos a melhorar – Troque o “onde” por algum outro termo, tente usar ele apenas para lugares físicos e eu senti um pouco a falta de opinião, no sentido de você falar que essas atitudes causam prejuízos para a sociedade.
Desenvolvimento:
Pontos positivos – (1) Gostei do conhecimento que você trouxe, foi pertinente ao tema e se encaixou bem na problemática; (2) Nesse você já abordou a necessidade de tomar alguma providência a respeito, e no geral, você destrinchou os problemas da tese na mesma ordem ao longo do texto.
Pontos a melhorar – (1) O parágrafo acabou ficando muito expositivo, faltou relacionar ao fato de que era um problema a ser resolvido; (2) É melhor escrever o nome da organização por inteiro e depois, caso for mencionar novamente, colocar a sigla e eu achei que o dado ficou um pouco jogado no texto, poderia ter aprofundado um pouco mais. Ah, e só uma coisinha boba, acho que poderia trocar “ignorância” por falta de informação, sei que o sentido é o mesmo, mas assim faz com que sua ideia não seja interpretada de uma maneira pejorativa.
Conclusão:
Pontos positivos – A posposta de solução resolve os problemas abordados.
Pontos a melhorar – Faltou retomar a tese e o tema e eu achei muito confuso. Tu não deixou tão claro os 5 elementos, tanto que eu identifiquei os agentes, duas ações e o motivo, acredito que as palestras nas escolas sejam a maneira “como” faria aquilo acontecer, mas não ficou bem definido e passa como uma segunda ação facilmente.
C1: Domínio da norma culta – 200
No terceiro parágrafo, “sejam orientadas À falar” está errado, pois não pode ter acento indicativo de crase antes de verbo
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 160
O texto estava de acordo com tema proposto, mas o repertório estava um pouco conflituoso, porque ou ele estava sozinho no parágrafo, sem opinião ou estava apenas citado sem ser trabalhado mais a fundo.
C3: Qualidade da argumentação – 120
Pois o 1º arg estava muito expositivo sem a parte de argumentação em si, e no 2º poderia ter aprofundado com mais exemplos e situações claras.
C4: Coesão textual – 200
Tem no início de pelo menos dois parágrafos o uso de conectivos e no interior deles também.
C5: Qualidade da proposta de solução – 120
Tem, de maneira clara, apenas 3 dos 5 elementos, agente, ação e finalidade, além do mais que você não retomou o tema e muito menos a tese, fazendo com que a proposta de solução ficasse solta no parágrafo.
->800
See lessSua redação está boa, precisa apenas tomar cuidado com alguns detalhes importantes, mas que são de fácil resolução. Espero ter ajudado!!
Lixo eletrônico e os impactos socioambientais
beatriz1511
Olá, Abigail! Sua redação está ótima, sua escrita é simples e coerente, a cara do enem, sua nota certamente transitaria entre 960 e mil!!! No entanto, há algo que me incomoda, eu costumava fazer também, colocar "só assim" ou "somente assim" na conclusão, pois passa a ideia de que a solução se limitaLeia mais
Olá, Abigail! Sua redação está ótima, sua escrita é simples e coerente, a cara do enem, sua nota certamente transitaria entre 960 e mil!!! No entanto, há algo que me incomoda, eu costumava fazer também, colocar “só assim” ou “somente assim” na conclusão, pois passa a ideia de que a solução se limita às intervenções mencionadas no texto, sendo que sabemos que há mais n problemas e soluções. Talvez seja apenas um detalhe, mas uma corretora me disse uma vez e acho válido passar também.
See lessTema: Idosos no Brasil do século XXI: negligenciados ou valorizados?
Emillychris
Oii, Introdução: Pontos positivos – Gostei muito do trecho, apresentou bem o tema, sem apenas fazer uma cópia da proposta. Pontos a melhorar – Acho que é melhor colocar “1988” ao invés de só o 88 e poderia trocar a primeira vez que aparece “idosos” para não haver repetições. Desenvolvimento: PontosLeia mais
Oii,
Introdução:
Pontos positivos – Gostei muito do trecho, apresentou bem o tema, sem apenas fazer uma cópia da proposta.
Pontos a melhorar – Acho que é melhor colocar “1988” ao invés de só o 88 e poderia trocar a primeira vez que aparece “idosos” para não haver repetições.
Desenvolvimento:
Pontos positivos – (1º) Interessante abordar o estatuto e elencou os problemas na mesma sequência que apresentou na introdução. (2º) O filme casou perfeitamente com a problemática por conta da forma que você trabalhou e a citação também está de acordo.
Pontos a melhorar – (1º) Poderia ter trabalhado um pouco mais no problema, dando ênfase e exemplificando situações mais específicas. (2º) Eu acho que as referências poderiam ter parado no filme, porque dali para frente, no espaço que está a citação, você poderia ter colocado e marcado um pouco sua opinião, pois assim o parágrafo não ficaria tão expositivo.
Conclusão:
Pontos positivos – Apresentou uma solução que atende as necessidades expostas no decorrer do texto.
Pontos a melhorar – Não retomou nem a tese e nem o tema, poderia ter feito um período curto que, pelo menos, retomasse o tema para ficar mais harmonioso.
C1: Domínio da norma culta – 200
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
C3: Qualidade da argumentação – 160
Por conta do 1º argumento que acabou ficando só expositivo e não se aprofundou no problema e no 2º que poderia ter marcado mais sua opinião.
C4: Coesão textual – 200
C5: Qualidade da proposta de solução – 160
Atende a problemática e contém os 5 elementos, mas a construção da sua conclusão poderia ter ficado mais completa com retomada do tema/tese.
-> 920 – sua redação ficou muito boa!!
See lessEspero ter ajudado!
Pobreza Menstrual no Brasil
Emillychris
Oii, Introdução: Pontos positivos – Abordou logo no início um repertório, mas deixou um pouco vago. Pontos a melhorar – Não apresentou bem o tema e por isso a ideia ficou um pouco solta. A tese tinha os problemas a serem debatidos, mas o curto período “Logo, cabe discutir esses dois tópicos” da a imLeia mais
Oii,
Introdução:
Pontos positivos – Abordou logo no início um repertório, mas deixou um pouco vago.
Pontos a melhorar – Não apresentou bem o tema e por isso a ideia ficou um pouco solta. A tese tinha os problemas a serem debatidos, mas o curto período “Logo, cabe discutir esses dois tópicos” da a impressão que você apenas jogou essa parte para finalizar um argumento.
Desenvolvimento:
Pontos positivos – (1º) Começou muito bem, retomou o problema que você ia debater no parágrafo e ligou o repertório; (2º) Gostei da abordagem dos dados, ficou bem pertinente ao tema.
Pontos a melhorar – (1º) Do “consequentemente” para frente eu já achei que ficou um pouco confuso, o foco estava na desigualdade e nas mulheres num geral e do nada passou para a evasão escolar com o público juvenil. E a questão do equilíbrio socioeconômico solucionar o problema é verídico, mas acaba ficando muito generalizado quando poderia focar e pontuar mais coisas; (2º) Abordou infecções e doenças como problemas acerca da falta de saneamento básico, mas ficou um pouco superficial e poderia trabalhar mais a fundo nisso.
Conclusão:
Pontos positivos – As propostas de soluções atendem as questões debatidas acima.
Pontos a melhorar – Faltou retomar a tese e elencar os problemas levantados ao longo do texto.
C1: Domínio da norma culta – 160
“Constituição” dever ser com letra maiúscula; “para parte da população” deve estar entre vírgulas; E na conclusão, após mencionar os dois agentes, o “deve” deveria estar no plural, pois são dois agentes que vão praticar a ação.
Obs.: tem muito “desse” no parágrafo 2 e um deles remete as mulheres, mas está falando de período letivo nas escolas, e como você falou apenas “mulheres” o texto todo, colocar “jovem/adolescentes” nessa parte ajudaria.
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
Presença pertinente ao tema e produtiva do repertório.
C3: Qualidade da argumentação – 120
A redação segue um projeto de texto, mas há falhas na introdução com a falta da apresentação do tema, tese com algumas falhas de conexão e fluidez, primeiro argumento começa bem, mas termina sem concretizar a ideia e no segundo a uma ideia geral, porém acabou ficando um pouco superficial e por fim a conclusão não retoma a tese.
C4: Coesão textual – 200
Há a presença de conectivos no interior de todos os parágrafos e no início de pelo menos dois.
C5: Qualidade da proposta de solução – 160
Apresenta os 5 elementos na primeira proposta e 3 na segunda, sendo que ambas ajudam a solucionar os problemas. Entretanto, ele não ficou tão bem estruturado, visto que falta uma retomada da tese, ou pelo menos do tema.
-> 840
See lessEspero ter ajudado, sua redação está boa, falta apenas aprofundar algumas coisas.
Desafios no combate à pobreza menstrual no Brasil
beatriz1511
Olá, Abigail! Achei o tema da sua redação super atual e necessário! A estrutura da sua redação muito boa, ficou bem claro os argumentos, tem conectivos (só no segundo parágrafo de argumentação que acho que mudaria um dos "Com"... "Com essa abordagem", "Com base nisso" ). No geral, não vi nada graveLeia mais
Olá, Abigail! Achei o tema da sua redação super atual e necessário!
See lessA estrutura da sua redação muito boa, ficou bem claro os argumentos, tem conectivos (só no segundo parágrafo de argumentação que acho que mudaria um dos “Com”… “Com essa abordagem”, “Com base nisso” ). No geral, não vi nada grave para pontuar.
Exigências mentais e uma vida mais equilibrada ((SE PUDER, CORRIGIR COM O MÉTODO DO ENEM, OBRIGADA ;)
beatriz1511
Ooi Isa! Percebi que tem um domínio bom da língua e há uma linha de raciocínio em seu texto. No entanto, no Enem é importante que você registre essa sequência de pensamento a partir de conectivos (senti falta deles). Além disso na segunda argumentação para ter a conexão entre parágrafos não diria quLeia mais
Ooi Isa!
See lessPercebi que tem um domínio bom da língua e há uma linha de raciocínio em seu texto. No entanto, no Enem é importante que você registre essa sequência de pensamento a partir de conectivos (senti falta deles). Além disso na segunda argumentação para ter a conexão entre parágrafos não diria que estou abrindo uma nova discussão, mas sim mostrando um outro ponto de vista.
Na conclusão, é importante que você responda as perguntas de QUEM ? O QUE ? COMO ? PARA QUE ? (além do detalhamento). Pessoalmente eu trocaria o Conclui-se por Portanto. Grande parte das redações 1000 iniciam assim o parágrafo.
Esses são alguns detalhes, espero que te ajude! Bons estudos!
“O uso constante das redes sociais, visando à publicação de fatos inerentes à vida pessoal”.
beatriz1511
Olá, Ana! Achei interessante os pontos levatados no seu texto, dá para perceber um raciocínio e, consequentemente, um projeto de texto. Sendo assim, farei apenas algumas observações: 1- Eu retomaria o intertexto utilizado no começo da redação em algum parágrafo de argumentação, como concluir o parágLeia mais
Olá, Ana!
See lessAchei interessante os pontos levatados no seu texto, dá para perceber um raciocínio e, consequentemente, um projeto de texto. Sendo assim, farei apenas algumas observações:
1- Eu retomaria o intertexto utilizado no começo da redação em algum parágrafo de argumentação, como concluir o parágrafo que você fala de black mirror com um “Esse episódio evidencia o progresso precário de King”, algo assim que retomasse a ideia do intertexto.
2- No início do segundo parágrafo, tomar cuidado com paralelismo, e por isso, deveria ser “a vida e os relacionamentos interpessoais…”. Aah, eu também iniciaria com “Primeiramente”, “Em primeira análise”, “Sob esse prisma” pra ir acumulando pontos na C3. O mesmo serve para o terceiro parágrafo, mas prestar atenção que se optar por escrever “Em primeira análise”, este deverá continuar com “Em segunda análise”. No caso do seu texto eu vejo mais como uma consequência, entào optaria por algum conectivo de consequência.
3- senti falta de detalhamento no como, palestras e cursos ok, mas vão chamar profissionais especializados nessa área ? É bom inserir para não perder 40 pontos na C5.
Acho que é isso, espero ter acrescentado algo. Bons estudos!