Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
LuizRobertoS
Boa noiteee. tudo bem? Sua redação está ótima e estou torcendo muito por um 1000 . Entretanto, na sua redação redigida aqui no site encontrei dois errinhos de competência 1, vou pontuá-los aqui em baixo. 1. No trecho " Desse modo, o clamor dessa parte invisível da população trabalhadora não poderá sLeia mais
Boa noiteee. tudo bem?
Sua redação está ótima e estou torcendo muito por um 1000 . Entretanto, na sua redação redigida aqui no site encontrei dois errinhos de competência 1, vou pontuá-los aqui em baixo.
1. No trecho ” Desse modo, o clamor dessa parte invisível da população trabalhadora não poderá ser ouvida e essas mulheres serão cada vez mais prejudicadas se esse silenciamento por parte da mídia nacional persistir.” no lugar de “ouvida”, deveria ser “ouvido”, concordando com “clamor” e não com “população trabalhadora”.
2. No trecho “Portanto, comprova-se que, a medida que o preconceito estrutural é disseminado…” a expressão ” a medida que” deve conter crase .
Dito isso, não encontrei descontos em nenhuma das outras competências, sua redação realmente está ótima e estou torcendo por você. Adorei a referência à One Day At A Time.
Abraços.
See lessDesafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
apaixao
C1: 200 C2: 200 C3: 120 C4: 160 C5: 200 ------ nota final: 880 Oi, tudo bem? Vou fazer um breve comentário acerca da sua redação. Está ótima, no entanto, cabe pontuar alguns aspectos. Houve a repetição de algumas palavras que poderiam ter sido substituidas, o que faz você perder ponto na C4. Além diLeia mais
C1: 200
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 200
——
nota final: 880
Oi, tudo bem? Vou fazer um breve comentário acerca da sua redação. Está ótima, no entanto, cabe pontuar alguns aspectos. Houve a repetição de algumas palavras que poderiam ter sido substituidas, o que faz você perder ponto na C4. Além disso, a sua conclusão não soluciona necessariamente os dois problemas apresentado. Por fim, no seu D2 considero que houve uma lacuna argumentativa, observe que você comenta de descaso governamental, mas não fala o que o Governo deixa de fazer, somente fala que ele é ineficiente em algum aspecto. Esses dois pequenos problemas apontados fazem você receber um desconto na C3. No geral, está de parabéns.
See lessDesafios para valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil
apaixao
C1: 160 C2: 40 C3: 40 C4: 160 C5: 40 ------- Total: 440 Olá, como vai? Vou estar fazendo um breve comentário a respeito da sua redação. Observe que, no D1, você toca apenas em populações indígenas - que não são os únicos povos originários, e no D2, nem de povos originários você aborda. Nessa minha aLeia mais
C1: 160
C2: 40
C3: 40
C4: 160
C5: 40
——-
Total: 440
Olá, como vai? Vou estar fazendo um breve comentário a respeito da sua redação. Observe que, no D1, você toca apenas em populações indígenas – que não são os únicos povos originários, e no D2, nem de povos originários você aborda. Nessa minha analise, entendo que você cometeu um tangenciamento ao tema, e isso faz com que você obtenha nota 40 nas competências II, III e V. Ademais, a solução proposta na conclusão não soluciona os problemas apresentados nos seus parágrafos de desenvolvimento. Espero que tenha ajudado. Abraço!
See lessDesafios atuais das grandes cidades
apaixao
Olá, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje nos critérios do ENEM. Sinta-se a vontade para me contatar caso tenha dúvidas quanto a minha correção. Vi que você está focado mais na estrutura. Quanto a isso, sugiro que analise a sua estrutura, pois carece de conectivos (isso faz com que o seu textoLeia mais
Olá, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje nos critérios do ENEM. Sinta-se a vontade para me contatar caso tenha dúvidas quanto a minha correção. Vi que você está focado mais na estrutura. Quanto a isso, sugiro que analise a sua estrutura, pois carece de conectivos (isso faz com que o seu texto fique pouco coeso, fazendo você ser penalizado na C4) Abraços!
C1: 120
See lessC2: 120
C3: 120
C4: 80
C5: 80
—-
nota final: 520
[INEP-ENEM] Os desafios da saúde pública no Brasil
apaixao
Olá, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje nos critérios do ENEM. Sinta-se a vontade para me contatar caso tenha dúvidas quanto a minha correção. Gostaria somente de pontuar os seus tópicos frasais, que estão pouco desenvolvidos nos dois parágrafos de desenvolvimento, e por isso que você recebeuLeia mais
Olá, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje nos critérios do ENEM. Sinta-se a vontade para me contatar caso tenha dúvidas quanto a minha correção. Gostaria somente de pontuar os seus tópicos frasais, que estão pouco desenvolvidos nos dois parágrafos de desenvolvimento, e por isso que você recebeu 160 ao invés de 200 na C3. Abraços!
C1: 200
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
—-
nota final: 960
O aumento da Fake news na sociedade conteporanêa. ( por favor coloquem na correção uma nota de 0 a 1000, simulando o enem)
apaixao
Olá, tudo bem? Vou corrigir a sua redação com base nos critérios do ENEM. Vejo que houve muitas inadequações levando em consideração o tipo textual do ENEM. Sugiro que faça uma análise de redações nota mil, para observar como a argumentação e tese são feitas, quais repertórios são utilizados, entreLeia mais
Olá, tudo bem? Vou corrigir a sua redação com base nos critérios do ENEM. Vejo que houve muitas inadequações levando em consideração o tipo textual do ENEM. Sugiro que faça uma análise de redações nota mil, para observar como a argumentação e tese são feitas, quais repertórios são utilizados, entre outros. Qualquer dúvida na minha correção fiquei à vontade para mandar mensagem para mim.
See lessC1: 120
C2: 40
C3: 80
C4: 40
C5: 40
—
Nota final: 320
A inclusão social de ex-detentos no mercado de trabalho
apaixao
Olá, tudo bem? vou estar passando a minha análise do seu texto com base nos critérios de correção do ENEM. fique à vontade para me perguntar sobre a nota. C1: 200 C2: 160 C3: 160 C4: 160 C5: 160 -- Nota final: 840 -- Sugiro que dê uma olhada na conclusão, pois ela não intervém no problema do individLeia mais
Olá, tudo bem? vou estar passando a minha análise do seu texto com base nos critérios de correção do ENEM. fique à vontade para me perguntar sobre a nota.
C1: 200
See lessC2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 160
—
Nota final: 840
—
Sugiro que dê uma olhada na conclusão, pois ela não intervém no problema do individualismo na sociedade, além de não apresentar um detalhamento. Além disso, atente-se ao seu D1, pois não consegui entender a relação do seu repertório com a sua argumentação. Abraços!
Caminhos para combater a desigualdade de gêneros no século XXI
apaixao
Olá, tudo bem? Gostei muito da sua redação. Sugiro somente que dê uma olhada atenciosa na sua conclusão, pois a proposta de intervenção não soluciona o problema relacionado à ineficiência da garantia de direito das mulheres. Seu texto apresentou também alguns poucos desvios gramaticais. Por fim, acrLeia mais
Olá, tudo bem? Gostei muito da sua redação. Sugiro somente que dê uma olhada atenciosa na sua conclusão, pois a proposta de intervenção não soluciona o problema relacionado à ineficiência da garantia de direito das mulheres. Seu texto apresentou também alguns poucos desvios gramaticais. Por fim, acredito que seu texto poderia apresentar mais operadores argumentativos (conectivos)
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
—
nota final: 880
Tema: Analfabetismo no Brasil
gabriel.augz
De acordo com o artigo 176 da Constituição de 1988, todos os brasileiros possuem o direito à educação. Contudo, esse conceito não se configura na prática, uma vez que o analfabetismo é um problema que se alonga em solo pátrio. Visto que que tal entrave está ligado tanto ao desenvolvimento estagnadoLeia mais
De acordo com o artigo 176 da Constituição de 1988, todos os brasileiros possuem o direito à educação. Contudo, esse conceito não se configura na prática, uma vez que o analfabetismo é um problema que se alonga em solo pátrio. Visto que que tal entrave está ligado tanto ao desenvolvimento estagnado quanto à desigualdade na esfera total, sua resolução se faz urgente.
*Boa introdução, contextualizou o tema e apresentou os argumentos.
Em primeira instância, a problemática paralisa qualquer perspectiva de crescimento do país. Segundo Durkheim, cada entidade possui uma específica atribuição, essa que a configura vital para o funcionamento do órgão social. Nesse âmbito, a falta de uma execução bem-feita desse setor resultaria em uma parada forçada dessa máquina, já que sua função é vital para a qualificação da mão-de-obra(1). Por causa disso, o resultado é uma barreira no mercado de trabalho e, junto à(2) ele, de todo o Brasil. Sob a perspectiva de que tal país é subdesenvolvido e encontra-se já em desvantagem nesse quesito, qualquer contratempo pode se tornar perda. Dessa forma, confirma-se a necessidade de combater tal empecilho.
(1) Aqui não tem hífen, cuidado.
(2) Sem crase aqui. Não tem crase antes de “eu, tu, ele, ela, …”
Outrossim, a dificuldade encontrada em território nacional salienta suas injustiças mais estruturais. Consoante à Aristóteles, o estado é responsável pelo bem-estar de seus governados. Entretanto, a inanição dessa autoridade perante a questão contradiz tal preceito, pois nega uma educação pública digna.(1) De forma que esse letramento é pareado ao particular, o serviço fornecido pelo setor estatal, precário, acaba por não sustentar uma concorrência justa. Visto que essa consequência aprofunda a segregação gradativa entre os polos sociais, fica evidente a necessidade de parar esse grave impasse.
(1) Aqui eu teria escolhido vírgula.
Infere-se, portanto, que o analfabetismo produz graves impactos no futuro do Brasil, o que faz a solução desse entrave imperiosa. Por isso, é dever do MEC(1), autoridade máxima da educação nacional, fazer a manutenção da educação básica, por meio de investimentos robustos na área e de treinamentos específicos para a alfabetização direcionada ao público adulto, tudo com a finalidade de garantir a infraestrutura para a educação brasileira e, por conseguinte, a minimização dessa problemática. Dessa forma, a carta magna será, finalmente, aplicada na realidade brasileira.
(1) Tente sempre colocar o que significa a sigla.
Agente: Ministério da Educação
Ação: manutenção da educação básica
Meio: investimentos robustos na área
Efeito: garantir a infraestrutura para a educação, minimizando a problemática
Detalhamento: essa parte não ficou tão evidente
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Total: 880 (pode ser mais ou menos, é apenas uma estimativa).
Procure apenas evitar esses erros de crase e grafia nessa reta final, pois sua argumentação está muito boa. Procure também deixar o mais evidente possível o detalhamento na proposta, pois eu não consegui encontrar (talvez os treinamentos específicos? mas isso me pareceu outra proposta).
Enfim, não vale a pena focar em outros erros agora, pois é reta final. Boa prova no domingo!
Parabéns, e continue treinando!
See lessTema: Império do consumo e seus efeitos na sociedade contemporânea
gabriel.augz
Segundo o filósofo Rousseau, o ser humano nasce livre, mas por todo lado encontra-se acorrentado. Sob esse viés, as correntes representam o consumismo exacerbado que cerceia a liberdade individual, o que resulta em uma cultura de efemeridade e em uma identidade pautada no consumo. *Gostei da sua intLeia mais
Segundo o filósofo Rousseau, o ser humano nasce livre, mas por todo lado encontra-se acorrentado. Sob esse viés, as correntes representam o consumismo exacerbado que cerceia a liberdade individual, o que resulta em uma cultura de efemeridade e em uma identidade pautada no consumo.
*Gostei da sua introdução, escreveu de maneira simples e direta. Mas já vou apontar algo aqui que vou comentar mais para frente: esse argumento de cultura de efemeridade e identidade pautada no consumo são muito parecidos.
Nesse contexto, as definições inter e intrapessoais passam a ter relação direta com o ato de adquirir. A respeito disso, o livro “Ter ou Ser”, de Fromm, ilustra, de forma eficiente, esse cenário em que há necessidade humana de reafirmação de identidade, por via de bens materiais. Ainda sob tal aspecto, a série “Black Mirror” trata, também, sobre isso em um de seus episódios: uma sociedade dependente da influência – proveniente de posses – de cada indivíduo para seu funcionamento. Sendo assim, é indubitável que haja reformulação de ideais no panorama hodierno.
*Não encontrei erros gramaticais. Porém, eu evitaria colocar dois repertórios assim. Por que? Porque você precisa argumentar com suas palavras. Só a citação do livro ou da série já seria suficiente. O repertório está ali para te ajudar na argumentação, e não ser a argumentação sozinha, entende?
Em segundo lugar, a cultura de superficialidade influi nas tendências de compra da população. A exemplo disso, há o conceito de Modernidade Líquida – do filósofo Bauman – que classifica o modo de vida atual como superficial, passageiro e frágil, logo, o mesmo pode ser aplicado ao consumo. Por isso, é preciso aprimorar o comportamento humano dos dias atuais.
*Está faltando detalhamento das ideias aqui. E aqui vem o ponto que eu falei na introdução: os dois argumentos que você escolheu são muito parecidos. O tema diz principalmente dos efeitos do consumo na sociedade, e você não citou evidentemente isso. Você poderia ter detalhado os efeitos nesse D2.
Portanto, a fim de que haja melhores condições de vida, no que diz respeito à prática de aquisição, a Mídia(1) e o governo devem divulgar campanhas, por meio de investimentos públicos – em canais midiáticos – mostrando profundamente o consumismo e como evitá-lo, para incentivar a compra consciente. Ademais, o Estado deve promover ações que visem à saúde mental e o autoconhecimento, por via de parcerias com influenciadores digitais. Então, o homem poderá ser livre novamente.
(1) Por que mídia em maiúsculo?
Agente: mídia e governo.
Ação: campanhas.
Meio: investimentos públicos.
Detalhamento: mostrar profundamente o consumismos e como evitá-lo.
Efeito: incentivar a compra consciente.
Ok, tem as 5 exigências. A sua segunda proposta não possui os 5, então por isso não vou analisar. Não há necessidade de duas propostas, apenas uma completa já é o suficiente. Lembre-se disso.
C1: 200 (não sou a melhor pessoa para encontrar erros gramaticais, então pense que poderia ser 160 também).
C2: 160 (senti falta dos efeitos)
C3: 120 (D2 pecou)
C4: 200 (ótimo uso dos recursos coesivos)
C5: 200 (proposta completa)
Total: 880 (a nota é só uma aproximação).
Você escreve muito bem, mas o que está faltando é organizar todas essas ideias. Como eu disse, senti falta dos efeitos que esse consumo pode causar na sociedade. As causas que você escolheu são bem complementares, então eu evitaria esse tipo de escolha. Procure argumentar mais e expor seu ponto de vista, repertórios são ótimos mas a sua argumentação é essencial também.
Parabéns, e continue treinando!
See less