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A QUESTÃO DO DESCARTE DO LIXO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. - a carência de debates: Debates sobre o quê? Ausência de complemento. Sugiro colocar: ausência de debates acerca do tema. - que as poucas discussõLeia mais
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
See less– a carência de debates: Debates sobre o quê? Ausência de complemento. Sugiro
colocar: ausência de debates acerca do tema.
– que as poucas discussões nas instituições de ensino sobre a temática como um obstáculo: reformule essa estrutura sintática, uma vez que há ausência de verbo. Reescrevendo: as poucas discussões nas instituições de ensino sobre a temática têm sido um obstáculo…
– Dispensa-se o “a”: pela participação não efetiva
-Remover vírgula, pois não se separa sujeito de predicado verbal: o direito assegurado pela Constituição será algo factível na sociedade brasileira.
– MEC, IBOPE: Por mais que a sigla seja conhecida, o ideal é escrevê-la por extenso.
–
Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Excelente introdução: Apresentou uma contextualização do tema, um problema de texto e, por fim, levantou as teses que serão defendidas ao longo do texto.
– Além disso, trouxe repertórios socioculturais pertinentes à discussão desenvolvida no texto. Muito bem!
–
Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– No seu texto, eu gostei da forma como os seus argumentos foram trabalhados, mas faltou desenvolver alguns argumentos. Por exemplo, em seu primeiro parágrafo de argumentação, você diz que há ausência de debates em relação ao tema nas escolas, mas, no decorrer do parágrafo, você não diz o porquê disso acontecer. Dessa forma, quais são as causas para que, por parte das escolas, não haja debates acerca da reciclagem? Seria a falta de conhecimento dos professores? Seria por causa da negligência dos professores? Qual seria, de fato, a causa para que esses diálogos não sejam propagados, deixando, com isso, as crianças, futuros adultos, desnorteados acerca do problema? Então, fica aí a dica: planeje a sua redação e o modo como vai trabalhar os seus argumentos.
–
Competência IV (200): Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– Você usou conectivos entre os parágrafos e dentro deles, sem nenhum uso inadequado. Ótimo!
–
Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Parabéns!
–
Logo, cabe às escolas, em parceria com o MEC (AGENTES), produzir uma semana de discussões sobre a questão do lixo (AÇÃO), com a participação ativa dos docentes de ciências e geografia, juntamente aos representantes do sindicato de coletores de resíduos (DETALHAMENTO DA AÇÃO) . Em soma, será executado por meio de palestras e oficinas, mostrando a importância e como separar e descartar o lixo (MODO/MEIO), a fim de fomentar boas condutas da população e evitar danos à natureza (FINALIDADE).
–
Nota: 920
O sistema carcerário e os seus efeitos no SÉC. XXI
Jobson
Competência l (120): Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. - maus-tratos - Embora no Brasil - O “mesmo” não é pronome pessoal em nenhuma situação. Ele é um pronome demonstrativo e deve ser utilizado parLeia mais
Competência l (120): Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
See less– maus-tratos
– Embora no Brasil
– O “mesmo” não é pronome pessoal em nenhuma situação. Ele é um pronome demonstrativo e deve ser utilizado para retomar uma oração ou realçar um substantivo.
– inserir vírgula: que, consequentemente,
– crase: leva à morte
– caracterizando um conflito maior
– ausência de preposição: morte de muitos presidiários
– não separar sujeito de predicado verbal: O excesso de lotação prisional e alta precariedade são os principais
– crase: devido à falência
– Entre os anos de 2010 e 2013
– não separar sujeito de predicado verbal: o excesso de lotação nos cárceres tornam-se
– concordância: torna-se (o excesso de lotação)
– concordância: nulo (o excesso de lotação)
– isolar conectivo de realce: torna-se ,por sua vez, nulo ao convívio social
– concordância: faz-se necessária a atuação
– inserir vírgula: faz-se necessária a atuação do Governo Brasileiro, em parceria com a CNJ
– concordância: com o CNJ
– Excesso de gerúndio no texto pode ser considerado um vício de linguagem, além de empobrecer o vocabulário do seu texto.
– Organize os períodos da conclusão, pois há quebra de estrutura sintática.
–
Competência ll (160): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
– Você apresentou uma boa contextualização para seu texto. Entretanto, é necessário que você explicite a tese, ou seja, seu posicionamento crítico, de forma mais direta.
– Desenvolvimento 2: Citações de autoridade do assunto em questão, no desenvolvimento do texto é um ótimo recurso para enriquecer sua discussão e argumentação. Ao elaborar sua argumentação, faça análises, comparações de dados e informações relacionadas ao assunto, pois assim, certamente sua argumentação ficará melhor.
–
Competência lll (120): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, mas de forma pouca organizada, em defesa de um ponto de vista.
– Sempre feche os argumentos ao final, por meio de incitação à solução, síntese de idéias ou consequência, a fim de apresentar autoria: projeto de texto prévio em que há a hierarquia das ideias.
– No segundo parágrafo, você trouxe um bom dado, mas esqueceu-se de ampliar a reflexão sobre ele.
– A base de um texto dissertativo-argumentativo é o comentário crítico. Isso quer dizer que muito mais que informar, é imprescindível que você se posicione em defesa de um ponto de vista. É preciso que você problematize o tema e apresente dados que sustentem seus argumentos. Se os dados apenas forem apresentados, o texto não atenderá ao gênero solicitado.
– Desenvolvimento 2: Faltou você abordar sobre as mortes dos presidiários, em consequência do excesso de lotação nos presídios, conforme você apresentou na introdução. Organize seu texto, para que haja maior planejamento textual.
–
Competência lV (160): Articula as partes do texto com algumas inadequações, e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
– O ideal é iniciar os desenvolvimentos com conectivos, para que haja maior articulação de ideias. Assim, no desenvolvimento 1, você poderia iniciá-lo com conectivos de relevância: em primeiro lugar, em primeira analise, a princípio…
– Não utilize “Através de” na escrita, já que é um termo com o sentido de “atravessar”. Utilize “por meio de” ou “por intermédio de”.
– utilize mais os conectores a fim de ligar os períodos de forma adequada.
– Houve repetição do conectivo “portanto”
– Organize os períodos da conclusão:
– Além disso, deve criar programas de incentivo ao público carcerário, tendo como base o desenvolvimento de um melhor convívio social.
– Dessa forma, haverá o baixo índice de conflitos prisionários e uma melhor relação social com o mundo exterior.
–
Competência V (120): Elabora de forma mediana a proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos. Ainda que a sua redação possua mais de uma intervenção, apenas a mais completa será pontuada pelo corretor do Enem.
– Sua proposta de intervenção não está completa. Falta o detalhamento e o modo/meio.
– Observação: Qual governo? Estadual, Federal, Municipal? Especifique.
Nesse sentido, faz-se necessário a atuação do Governo Brasileiro (?), em parceria com a CNJ (Conselho Nacional de Justiça) (AGENTE), atuando através de um melhor investimento para a expansão carcerária (AÇÃO), evitando assim as lotações presidiárias (EFEITO). Além, da criação de programas de incentivo ao público carcerário (AÇÃO), vindo como base o desenvolvimento de um melhor convívio social. Surgindo como efeito, o baixo índice de conflitos prisionários e uma melhor relação social com o mundo exterior. (EFEITO)
–
Nota: 680
TEMA: A crise hídrica em questão no Brasil (modelo ENEM)
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fique de olho! - tem tornado-se – tem-se tornado: nas locuções verbais em que o verbo principal está no particípio, o pronome deve permanecer depoiLeia mais
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fique de olho!
See less– tem tornado-se – tem-se tornado: nas locuções verbais em que o verbo principal está no particípio, o pronome deve permanecer depois do verbo auxiliar.
– Inserir vírgula: “Uma verdade inconveniente” –, correspondem
– Inserir vírgula: São Paulo, que: Como pronome relativo, o “que” é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas.
–
Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Ótima introdução: Contextualizou o tema, problematizou e trouxe teses explícitas.
– Notei que você trouxe para a redação mais de um repertório sociocultural de áreas diferentes para enriquecer sua argumentação, entre eles um pensamento de Francis Bacon. Além disso, você relacionou as citações com a discussão que estava sendo desenvolvida na dissertação. Excelente!
– Observação: Retome as teses no início da conclusão. Após isso, inicie a proposta de intervenção.
– Por fim, retomou a área do conhecimento no último período da conclusão, configurando circularidade no texto. Ótimo!
–
Competência lll (200): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
– Na introdução, apresentou uma tese e antecipou os argumentos (o aumento da temperatura do clima e as intervenções antrópicas), estes que foram desenvolvidos com profundidade, demonstrando posicionamento e criticidade. Excelente!
–
Competência IV (200): Articula muito bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– Você usou conectores entre os parágrafos e dentro deles, sem nenhum uso inadequado. Ótimo!
–
Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– Você apresentou uma proposta de intervenção com os 5 elementos necessários para obter a nota máxima:
–
Portanto, infere-se que o Governo Federal (AGENTE) – instância máxima do Poder Executivo (DETALHAMENTO DO AGENTE) – deve criar projetos de desenvolvimento sustentável no uso da água (AÇÃO). Essa medida poderá ser executada por meio de campanhas explicativas sobre os impactos da ausência de água (MODO/MEIO), além de incluir aulas interdisciplinares na grade curricular escolar sobre gestão ambiental, com o fito de reverter a situação da questão hídrica no Brasil. (FINALIDADE)
–
Comentário final: Olá, você compreendeu o tema e trouxe excelentes ideias para o seu texto, além de ter trabalhado com um repertório sociocultural diversificado e bem produtivo. Para atingir a nota máxima, basta que você estude o que foi corrigido gramaticalmente em seu texto, sobretudo em relação aos usos de vírgula. Bons estudos e sucesso!
–
Nota: 960
A DESVALORIZAÇÃO DA CULTURA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO (SEJAM CRÍTICOS)
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. - É preferível usar o verbo no passado: Em 1985, o governo Sarney CRIOU - Inserir vírgula: Conquanto, no Brasil hodierno, - Remover vírgula e isolaLeia mais
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
See less– É preferível usar o verbo no passado: Em 1985, o governo Sarney CRIOU
– Inserir vírgula: Conquanto, no Brasil hodierno,
– Remover vírgula e isolar conectivo de realce: Deve-se pontuar, de início,
– apesar DE A Constituição afirmar (sujeito não vem preposicionado)
– É preferível usar o nome e sobrenome do presidente: Michel Temer
– Inserir vírgula: Como consequência do desrespeito com essa temática, surgem acidentes
– 42% não consomem cultura: inadequação vocabular e falta o sujeito (quem não consome?). Reescrevendo: 42% dos cidadãos brasileiros não praticam atividades culturais.
– concordância: cultura popular
– Evite o excesso de gerúndio no texto, pois é marca da oralidade, pode ser considerado um vício de linguagem pelo corretor, além de empobrecer o vocabulário do seu texto.
–
Competência ll (160): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
– Você apresentou uma boa contextualização para seu texto, parabéns. Entretanto, é necessário que você explicite a tese, ou seja, seu posicionamento crítico, de forma mais clara. Se o acesso é ineficiente, como há democratização do acesso? No caso, apenas coloque ” o acesso cultural ineficiente”. Além disso, seria ideal trocar “desrespeito do Estado” por “a ausência de importância/reconhecimento cultural por parte do Estado”, já que você fala da desvalorização estatal nessa área.
– Você traz a extinção do Minc na introdução e no desenvolvimento. Por isso, diversifique os repertórios.
– Retome as teses no início da conclusão, para que o seu texto fique mais circular.
–
Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões a respeito do tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– com os cortes de verbas, em 2016, por Temer: Traga fontes que comprovem esse argumento.
– Após citar o dado, seria bom você enfatizar que tipo de público não possui acesso a esses locais, como cidadãos carentes e com uma posição econômica desprivilegiada. Amplie mais a reflexão sobre os dados!
– Como os cortes na cultura influenciaram no acidente do Museu Nacional? Problematize mais!
–
Competência lV (160): Articula o texto com algumas inadequações e possui repertório diversificado de elementos coesivos.
– Não utilize “Através de” na escrita, já que é um termo com o sentido de “atravessar”. Utilize “por meio de” ou “por intermédio de”.
– apesar de a Constituição afirmar que todos têm o direito à cultura, sendo dever do Estado apoiar, incentivar e difundir as questões culturais, tal premissa não é colocada em prática no país.
– “elitizando” a participação: elitiza a participação de quem ou do que? Os referentes precisam aparecer aqui.
– Por conseguinte, impedem que os cidadãos tenham contato, influenciando negativamente na concepção de cultura dos populares. Quem impede? Retome o referente.
–
Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima.
– OBSERVAÇÃO: O Ministério da Cultura foi extinto no começo do governo Bolsonaro, sendo reincorporado pelo Ministério da Cidadania. Logo, evite colocar Ministérios inexistentes como agentes interventores.
–
– Portanto, para que a valorização da cultura seja algo factível no país, urge que o Ministério da cultura (AGENTE), com apoio das empresas privadas, forneça descontos nos ingressos e incentive a participação do corpo social em ações culturais (AÇÃO). Ademais, será realizado por meio de incentivos às empresas (MODO/MEIO) como desconto em impostos fiscais (DETALHAMENTO) a fim de fomentar um maior engajamento da população (FINALIDADE). Paralelamente, o Minc deve fornecer verbas para as reformas dos espaços públicos culturais e propagar campanhas nas mídias sociais (AÇÃO)
–
Nota: 840
OS DESAFIOS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL (SEJAM CRÍTICOS)
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. - como causas - não separar sujeito de predicado verbal: dados disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Estudantil afirmaram que o pLeia mais
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
See less– como causas
– não separar sujeito de predicado verbal: dados disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Estudantil afirmaram que o principal
– não separar sujeito de predicado verbal: um estudo realizado na Universidade de Ohio demonstrou que os alunos
– Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural: têm (os alunos) o aprendizado prejudicado
– MEC: o ideal é escrever por extenso
-inserir vírgula: juntamente ao envio de ofícios, solicitando especialistas no serviço de alimentação
–
Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
– Introduziu muito bem, com consistência e elementos da temática apresentados. Ainda as teses logo na introdução.
– Conseguiu fazer a relação dos elementos da temática com suas ideias, demonstrando compreensão completa do tema. Ademais, apresentou bom domínio do texto dissertativo-argumentativo. Excelente!
– Boa retomada de contextualização no final da conclusão, trazendo uma frase positiva e reflexiva.
– Observação: o ideal é você retomar a tese no início da conclusão. A tese é seu posicionamento crítico sobre o tema e deve ser elaborada na introdução e retomada na conclusão. Após isso, inicie a intervenção.
–
Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– Você compreendeu a proposta da redação. Portanto, tenho certeza que você pode potencializar ainda mais seus argumentos para defender seu ponto de vista. Tenha atenção às ideias que você escolheu e procure se lembrar de exemplos que se relacionem com elas. Podem ser fatos históricos, comportamentos da natureza, citações de Filosofia e Sociologia, séries, filmes, músicas, publicidades, estudos científicos e outros acontecimentos de acesso público.
– Com base nisso, falta desenvolver a justificativa da sua primeira tese: Você fala que não há muitas equipes especializadas para produzir os alimentos, ok? que profissionais são esses? mas por que isso acontece? o governo não disponibiliza vagas para empregar os nutricionistas? Reflita e amplie o argumento!
– Além disso, no desenvolvimento 2, falta o desfecho argumentativo, seja isso uma consequência, uma incitação à solução ou uma síntese de ideias.
–
Competência lV (200): Articula muito bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
– Você foi muito bem nessa competência, usou conectores entre os parágrafos e dentro deles, sem nenhum uso inadequado. Excelente!
–
Competência V (200): Elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada. Muito bem!
–
– Você apresentou os 5 elementos necessários para alcançar a nota máxima:
–
– Portanto, para que os desafios na alimentação escolar sejam superados, urge que as escolas e as prefeituras, com apoio do MEC (AGENTES), façam uma capacitação da equipe (AÇÃO), juntamente ao envio de ofícios solicitando especialistas no serviço de alimentação escolar. Em soma, a capacitação será executada por intermédio da participação de nutrólogos, disponibilizados pelas prefeituras (MODO/MEIO), ensinando como produzir comidas saudáveis, de baixo custo e com sabor (DETALHAMENTO DO MODO/MEIO), com intuito de fomentar a adesão dos alunos e melhorar a saúde (FINALIDADE)
–
Nota: 920
A Obesidade no Brasil e suas causas. (Sejam críticos)
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registLeia mais
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
See less– Os maus hábitos alimentares e o sedentarismo
– fast-food
– remover vírgula: TV, rádio e internet
– IBGE: O ideal é você escrever por extenso
– Tal fato vai AO ENCONTRO DA Organização Mundial da Saúde
– perigos
–
Competência ll (200): O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto. Excelente!
– Ótima introdução: Apresentou contextualização, problematização da proposta temática e levantou a tese a ser defendida durante o texto.
– Você trouxe repertórios socioculturais pertinentes, produtivos e articulados às discussões desenvolvidas nos parágrafos.
– Observação: Retome a tese no início da conclusão. A tese é seu posicionamento crítico sobre o tema e deve ser elaborada na introdução e retomada na conclusão. Apenas após isso, inicie a intervenção.
–
Competência lll (200): Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria. Excelente!
Competência IV (160): Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– Faltou acrescentar uma informação no tópico-frasal do D2: Ademais, é inegável que a AUSÊNCIA da prática de atividades físicas, como caminhadas e academias, é um fator determinante para a proliferação da obesidade no país.
– A conclusão apresenta um período muito longo. Sendo assim, Construa períodos sempre curtos. Estes, se longos, prejudicam a fluidez, a coesão e a estética do texto. Estes três pontos são imprescindíveis a um ótimo texto.
– Evite clichês como “medidas são necessárias”, pois se o texto é dissertativo-argumentativo, entende-se que há um problema a ser debatido e, consequentemente, medidas serão sempre imprescindíveis. Logo, trata-se de uma obviedade, um jargão, que empobrece seu texto. Nesse caso, faça retomada de tese.
–
Competência V (200): Elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada. Muito bem!
– Apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima:
–
Logo, cabe ao Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios (AGENTES), conscientizar a população a respeito dos peridos da obesidade e suas consequências (AÇÃO), por meio de palestras e seminários nas escolas (MODO/MEIO), realizadas trimestralmente por nutricionistas, explicando aos jovens sobre a importância de uma alimentação saudável, (DETALHAMENTO) além da criação de academias públicas e lugares seguros para a prática de atividades físicas , com o fito de obter uma população mais saudável (FINALIDADE).
–
Nota: 920
Manipulação do usuário pelo controle de dados na internet
Jobson
Competência l (200): Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. Nesse sentido, você quase não cometeu deLeia mais
Competência l (200): Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. Nesse sentido, você quase não cometeu desvios, demonstrando ótimo domínio da língua portuguesa. Parabéns!
See less– concordância: esses conteúdos
– Para deixar o vocabulário do seu texto mais sofisticado, evite o gerundismo.
–
Competência ll (200):Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Apresentou uma ótima introdução: Contextualizou o tema, problematizou e levantou a tese a ser defendida. Ótimo!
– Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção a Thomas More, Kant e Pierre Bourdieu – algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Muito bem!
– Observação: Retome a tese no início da conclusão. A tese é seu posicionamento crítico sobre o tema e deve ser elaborada na introdução e retomada na conclusão. Apenas após isso, inicie a intervenção.
–
Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– Sempre feche os argumentos ao final, por meio de incitação a solução, síntese da idéias ou conseqüência, a fim de apresentar autoria: projeto de texto prévio em que há a hierarquia das ideias.
– Aprofunde a justificativa da tese 2, pois está pouco argumentativa. Ao elaborar sua argumentação, faça análises, comparações de dados e informações relacionadas ao assunto, pois assim, certamente sua argumentação ficará melhor.
–
Competência lV (160): Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
– Desenvolvimento 1: Construa períodos sempre curtos. Estes, se longos, prejudicam a fluidez, a coesão e a estética do texto. Estes três pontos são imprescindíveis a um ótimo texto.
– O elemento coesivo “onde” foi usado de maneira inadequada. Substitua por “a qual se padroniza”
– Evite clichês como “medidas devem existir”, pois se o texto é dissertativo-argumentativo, entende-se que há um problema a ser debatido e, consequentemente, medidas serão sempre imprescindíveis. Logo, trata-se de uma obviedade, um jargão, que empobrece seu texto. Nesse caso, faça retomada de tese.
–
Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– Sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
Para isso, urge que o Tribunal de Contas da União (AGENTE) libere capital (AÇÃO) que, por intermédio do MEC (MODO/MEIO), será convertido na realização de palestras com a presença de especialistas em publicidade digital, bem como entrevistas com a população. Tais ações devem ser transmitidas via “web” e publicadas nas redes sociais do ministério supracitado (DETALHAMENTO) , objetivando alcançar um maior público e trazer mais lucidez acerca da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (FINALIDADE)
–
Nota: 920
A superpopulação carcerária no Brasil
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. - Evite expressões ou palavras sentimentalistas como "infelizmente" ou lamentavelmente", pois são muito pessoais. Seja impessoal! - Evite o excessoLeia mais
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
See less– Evite expressões ou palavras sentimentalistas como “infelizmente” ou lamentavelmente”, pois são muito pessoais. Seja impessoal!
– Evite o excesso de gerúndio no texto, pois aproxima-se da oralidade, além de empobrecer o vocabulário do seu texto.
– Isolar entre vírgulas conectivo de realce: é oportuno ressaltar que, muitas vezes, a população
– Evite repetição de palavras muito próximas: é oportuno ressaltar que muitas vezes a [população] dificulta a redução da [população] carcerária
– Faltou o artigo: Ademais, As escolas devem
–
Competência ll (180): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
– Você apresentou uma boa introdução: contextualizou o tema, problematizou e apresentou a tese a ser defendida no texto. Muito bem!
– Traga uma diversidade de repertórios socioculturais pra fundamentação do argumento: sociólogos, filósofos, alusões históricas, etc. Você usou dados estatísticos da mesma fonte nos dois desenvolvimentos.
–
Competência lll (200): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
– Você levantou as teses, argumentou e finalizou a discussão sobre elas nos respectivos desenvolvimentos, mostrando uma ótima progressão de ideias. Excelente!
–
Competência IV (180): Articula bem as partes do texto, mas apresenta repetição de elemento coesivo.
– Você repetiu os conectivos “a fim de” e “por meio de”. Procure sinônimos, a fim de ampliar o repertório dos mecanismos linguísticos.
–
Competência V (160): Elabora bem a proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito/finalidade (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento (que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos).
– Ainda que a sua redação possua duas propostas de intervenção, apenas a mais completa será pontuada pelo corretor. Sendo assim, observando a sua conclusão, percebe-se que as duas propostas estão incompletas:
–
PROPOSTA 1: Falta o detalhamento.
–
Para reverter tal quadro, a Defensoria Pública (AGENTE) deve acelerar o julgamento de presos provisórios (AÇÃO), por meio de mutirões carcerários (MODO/MEIO), com o fito de desafogar as prisões e garantir os direitos desses indivíduos. (FINALIDADE)
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PROPOSTA 2: Falta o detalhamento.
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Ademais, escolas (AGENTE) devem promover a conscientização da sociedade acerca dos direitos dos presos (AÇÃO), por meio de palestras e debates (MODO/MEIO), a fim de melhorar seu convívio social e diminuir a reincidência. (FINALIDADE)
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Nota: 880
O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE VALORES DA SOCIEDADE
Jobson
Competência l (160): Apresenta bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita. - 3° Geração Romântica, com iniciais maiúsculas, pois é um período literário. - Evite o uso de palavras e expressões sentimentalistas. Palavras comLeia mais
Competência l (160): Apresenta bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
See less– 3° Geração Romântica, com iniciais maiúsculas, pois é um período literário.
– Evite o uso de palavras e expressões sentimentalistas. Palavras como “infelizmente” e “lamentavelmente” são muito pessoais.
– concordância e flexão verbal: que APRESENTEM (algumas redes de tv) minisséries baseadas em livros e, junto à função apelativa, FAÇA o público
– emblemas?
– Representam as mazelas ainda tão presentes em [nossa] realidade. Seja impessoal! Troque por: ainda tão presentes na realidade.
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Competência ll (160): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
– Você apresentou uma boa contextualização para seu texto, parabéns. Entretanto, é necessário que você explicite a tese, pois é o ponto de vista que irá conduzir os argumentos em defesa deste. Uma boa introdução é muito importante para apresentar o tema e a tese para o leitor.
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Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– Desenvolvimento 1: Citações de autoridade do assunto em questão, no desenvolvimento do texto é um ótimo recurso para enriquecer sua discussão e argumentação. Ao elaborar sua argumentação, faça análises, comparações de dados e informações relacionadas ao assunto, pois assim, certamente sua argumentação ficará melhor.
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Competência lV (200): Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
– A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Em outras palavras, essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais. Você usou conectivos dentro dos parágrafos e entre parágrafos. Muito bem!
– OBSERVAÇÃO: É preferível iniciar os desenvolvimentos com conectivos, para que haja maior articulação de ideias. Assim, no desenvolvimento 1, você poderia iniciá-lo com conectivos de relevância: em primeiro lugar, em primeira analise, a princípio.
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Competência V (160): Elabora bem a proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos. Ainda que a sua redação possua mais de uma intervenção, apenas a mais completa será pontuada pelo corretor do Enem. Sendo assim, a segunda proposta está mais completa, embora falte 1 elemento para alcançar os 200 pontos.
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PROPOSTA 1: Faltam o modo/meio, a finalidade e o detalhamento.
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Para estimular o hábito de ler e, também, o interesse por textos literários, a escola (AGENTE) deve promover rodas de leitura, discussão das obras e, ainda, explorar os temas para a apresentação de filmes e peças teatrais (AÇÃO)
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PROPOSTA 2: Falta o modo/meio.
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Ademais, a mídia (AGENTE) pode atuar com a informação e a acessibilidade cultural, em algumas redes de tv (AÇÃO) ,que apresenta minisséries baseadas em livros e, junto à função apelativa, faz o público repensar alguns emblemas, entre eles, a igualdade de direitos (DETALHAMENTO DA AÇÃO). Assim, a literatura será valorizada e continuará, como na 3ª Geração Romântica, ajudando leitores a desconstruírem a intolerância em prol de uma sociedade mais inclusiva. (EFEITO)
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Comentário final: Olá, você escreve e articula as partes do texto muito bem. No entanto, atente-se às competências exigidas no Enem. Você apresentou poucos desvios gramaticais. Na competência ll, o ideal é você já problematizar o tema na introdução e levantar teses (causas) que intensificam a problemática. Quanto à competência lll, adorei a organização dos seus parágrafos, mas sempre traga algum exemplo ou citação de autoridade para denotar credibilidade de argumento. Por fim, busque aperfeiçoar a sua proposta de intervenção, colocando os 5 pontos essenciais para obter a nota máxima da competência V. Bons estudos!
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Nota: 840
O mapa da fome no Brasil e no mundo.
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. - Nesse viés, não nota-se a falta de alimento, mas sim a má distribuição de renda - fazem-se necessárias medidas - inserir crase: o Ministério do DLeia mais
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
See less– Nesse viés, não nota-se a falta de alimento, mas sim a má distribuição de renda
– fazem-se necessárias medidas
– inserir crase: o Ministério do Desenvolvimento, aliado ao Ministério da Educação e ÀS entidades da ONU
– tão vulneráveis a essa problemática: Não há crase antes dos pronomes demonstrativos esta e essa
– o ideal é sempre citar o nome completo na primeira vez e empregar a sigla entre parênteses
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Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção à Revolução Tecnocientífica, a Euclides da Cunha e à Declaração dos Direitos Humanos – algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns!
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Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– No segundo desenvolvimento, você trouxe bons dados, mas esqueceu-se de ampliar mais a reflexão sobre eles. Minha sugestão é que você traga apenas um dado sociocultural por trecho, assim, você terá espaço para refletir sobre a informação.
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Competência lV (200): Articula muito bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
– Você foi muito bem nessa competência, usou conectores entre os parágrafos e dentro deles. Excelente!
– OBSERVAÇÃO: Prefira não utilizar “através de ” na escrita, já que é um termo com o sentido de “atravessar”, assim, prefira os sinônimos : por meio de, por intermédio de.
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Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A sua proposta de intervenção possui os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
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Logo, o Ministério do Desenvolvimento, aliado ao Ministério da Educação e as entidades da ONU (AGENTES), deve promover maiores oportunidades às populações em situações de marginalização (AÇÃO), tão vulneráveis à essa problemática. Tal ação deve ocorrer por meio de uma maior atenção às áreas com maiores taxas de miséria e fome (MODO/MEIO), com base em dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mediante a promoção de cursos profissionalizantes aos moradores e incentivo financeiro às empresas dessas áreas (DETALHAMENTO). Assim, será possível impulsionar a economia da região, promover uma maior circulação de capital e poder aquisitivo (FINALIDADE), o que distanciará a realidade atual da retratada na emblemática obra de Euclides da Cunha.
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Comentário final: Olá, você apresentou um ótimo texto. Porém, atente-se às regras gramaticais. Você compreendeu totalmente a proposta temática e trouxe repertórios pertinentes à discussão do tema, além da excelente articulação das ideias por meio dos conectivos. Sobre a Competência III: A base de um texto Dissertativo-Argumentativo é o comentário crítico. Isso quer dizer que muito mais que informar, é imprescindível que você se posicione em defesa de um ponto de vista. É preciso que você problematize o tema e apresente dados que sustentem seus argumentos. Se os dados apenas forem apresentados, o texto não atenderá ao gênero solicitado. Por fim, sua proposta de intervenção está completa e articulada as ideias do texto. Bons estudos!
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Nota: 920