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O estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira
Daniel Barbosa
C1 - 160 C2 - 180 C3 - 180 C4 - 180 C5 - 200 ======= 900 Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte! Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também! Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@ =================== A minha redação é a última q fiz
C1 – 160
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 200
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900
Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte!
Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também!
Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@
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See lessA minha redação é a última q fiz
Tema: Sexo Título: A saúde atribuída através do sexo. Modelo ENEM, por favor :)
Mr.Crozma
1 - Temas ENEM. 2 - Conectivos. 3 - Frases gigantes. 4 - Matérias em que você deve focar. 5 - Tudo o que eu consegui encontrar 1. O Enem pode até, num outro governo, falar sobre o assunto (e não tema) sexo, mas nunca vai pedir um tema com aspectos positivos, obrigando o candidato a inventar problemaLeia mais
1 – Temas ENEM. 2 – Conectivos. 3 – Frases gigantes. 4 – Matérias em que você deve focar. 5 – Tudo o que eu consegui encontrar
1. O Enem pode até, num outro governo, falar sobre o assunto (e não tema) sexo, mas nunca vai pedir um tema com aspectos positivos, obrigando o candidato a inventar problemas para conseguir apresentar uma conclusão propositiva. Eis o grande problema que fez com que vários colegas apontassem problemas na construção de suas ideias: este não é um tema Enem!
Você terá muitos problemas se adotar a estratégia do Enem para qualquer tema que aparecer nas suas provas. É provável que a sua professora tenha outras intenções com ele, e aí é importante você perguntar a ela quais são as outras formas de concluir um texto dissertativo-argumentativo. Dou alguns exemplos: conclusão por ironia; por metáfora; por questionamento… A propositiva é só uma, a mais comum de ser cobrada em vestibulares, mas nem de longe a mais legal de se construir. É aí que reside a diferença entre o cursinho e o colégio: no primeiro, você não tem a obrigação de escrever bem, basta ser funcional – cumprir as funções que estão no edital da sua prova -, ao contrário do segundo, que te prepara para a vida.
2. Com a cabeça no Enem, inventar no uso de conectivos é simplesmente LOUCURA. Você repetirá os seus conectivos preferidos o ano inteiro, enchendo o saco do seu professor, porque na correção oficial o corretor estará lendo o seu texto pela primeira vez. Seja diferente na escolha dos seus preferidos, mas use-os à exaustão nesta reta final.
Isso porque errar em conectivos significa perder pontos na competência mais fácil de gabaritar. Se você usar um conectivo de tom adversativo no lugar de um conclusivo, isso é falta grave, então não invente em conectivos, principalmente nos que ligam parágrafos.
Mais uma vez: no contexto do colégio, invente, crie, teste; no vestibular, nem pensar. As redações nota mil são um porre de ler.
3. Abaixo você verá uma lista enorme de erros que você poderá evitar com uma estratégia de redução do tamanho das frases. O ideal é que cada frase ocupe em torno de 1.5 e 2 linhas. Isso não é uma regra, mas se você escrever várias frases com uma média muito acima disso, desconfie que possa estar fazendo algo errado. O terceiro parágrafo foi todo escrito em uma única frase, e isso é um erro: se a maioria dos seus parágrafos for escrito em frase única, sua nota na competência 1 não passa de 120.
Se você simplificar, vai garantir pelo menos um 160, até porque o 200 é muito difícil. Dói dizer isto, mas o Enem pontua mais quem não se complica e pune quem arrisca, quem tenta sem sucesso fazer construções frasais mais complexas. Eu anoto os seus erros e vou explicar cada um deles porque quero te dar a chance de aprendê-los e ter o prazer de escrever, mas não acho que a sua estratégia para a prova deva ser estudar cada um destes erros; se quiser, passe reto por eles. Corrijo-os também porque ela é pública e pode ajudar outros colegas.
Pra você, que escreveu 396 palavras, o ideal seria reduzir o tamanho do texto e escrever até em frases simples, diretas, sem ousadia; isso te impede de subir aos 200 pontos na C1, mas te afasta dos 120. Vai da estratégia que achar melhor para os seus objetivos.
4. Fiz, porém, uma lista de erros mais comuns na sua redação.
Esse/Este: numa prova de redação você raramente vai fazer uso do esTe. Com o T, o pronome se refere ao que está na frente. “O problema é este: falta de miojo em casa.” Quando se referir ao que vem atrás, use sempre o S.
Paralelismo: sempre reflita sobre o que conecta os seus complementos. É esse paralelismo que torna a leitura mais agradável, então não poupe repetição de preposições. Raramente a omissão desses termos é necessária. Vale a pena estudar isso por fora.
Posso dizer a mesma coisa sobre a vírgula em orações adverbiais. Se eu for escrever muito sobre isso aqui, a correção vira um livro.
Palavras sem sentido: o corretor percebe quando você usa uma palavra estranha para evitar a repetição, mas isso torna a leitura complicada, traz até dor de cabeça. A repetição “rara” não impede você de conseguir 200 na C4; já a perda de sentido da frase pode complicar até nos quesitos argumentativos. Seja bem consciente na troca de palavras e treine bastante justamente as palavras que você percebe que mais repete. Cuidado com as substituições oferecidas pelo google. Confie num dicionário.
5. Todos os que eu encontrei, com a ressalva que já fiz: é possível reduzir o suficiente para alcançar 160 na C1 até o dia da prova. Confia nas dicas que eu passei? Apesar dos vários erros, sua C1 ainda pode ser avaliada no 120 pela proporção com o número de palavras. Evitando os erros repetidos, você aumenta bem as suas chances de 160 na C1.
Na série “Educando sexo”(1) a sexóloga, mãe de Otis (o protagonista)(2) relata a importância de praticar o sexo após a 1ª(3) vez feita(4), que baseia-se em obter mais saúde física e psicológica, como a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. No entanto, trazendo estas(5) verdades para a realidade, sabe-se que a prática exagerada desse(6) ato sexual mencionado anteriormente(7),(8) pode resultar em vício, isso é,(9) a necessidade(10) de relacionar-se intimamente com outros indivíduos.
1 – Vírgula pro adjunto adverbial com mais de 3 palavras.
2 – Digamos que você não vai usar parênteses na sua prova de redação. Aqui use vírgulas.
3 – Sempre por extenso: primeira.
4 – Feita o quê? Essa frase ficou incompleta ou sem sentido.
5 – Essas.
6 – Você não citou nenhum ato sexual em específico; ele é genérico: de um ou de qualquer ato.
7 – Aqui houve um pleonasmo que talvez possa ser explicado pelo erro do “desse”. Se fosse “esse”, já era certa a sua “menção anterior”. Lembre-se da explicação sobre o Esse/Este no ponto 4.
8 – Vírgula separando sujeito e verbo. Esse é o problema das frases gigantes. Você claramente sabe que não pode separá-los por vírgula, mas se esquece quando está há muito pensando naquela frase.
9 – Aqui são dois erros. O primeiro é que a expressão é “isto é”, sempre “T”, mas você não vai cometer esse erro porque o mais grave é que nunca fará sentido você usar uma expressão para repetir ideias que você acha que o corretor não entendeu: isso é sinal de que você mesma crê que não escreveu bem aquela frase e que ela precisa ser reescrita. “Ou seja” e “isto é” a partir de hoje estão proibidos nas suas redações, ok?
10 – Essa “necessidade” é mais específica; uma necessidade “anormal” para se tornar efetivamente um vício.
Ademais(1), a fonte informativa UOL conscientiza que(2) segundo médicos(3) como ginecologistas, psicólogos, e neurocientistas, afirmam que praticar o sexo pode ser muitíssimo benéfico para aliviar o estresse, combater a insônia, aliviar dores de cabeça, e (4)também(5) contribuindo para o bom humor juntamente(6)* a disposição para lidar com diversas situações negativas ou não(7). Entretanto, destaca-se que(8) por assuntos íntimos ainda serem tratados como inadequados na atualidade, observa-se(9) que(10) apesar de o sexo ser uma ferramenta facilitadora, ainda assim há de ser normalizada a distribuição de informações sobre tal ato sexual, para que(11) desta(12) forma(13) a população nacional venha a tomar mais conhecimento sobre este(14) meio que não somente serve para o prazer, mas também(15) para atribuir saúde aos demais envolvidos.
1 – O segundo parágrafo é onde você começa a argumentar, uma função completamente diferente da que é exercida pelo primeiro, então não fará sentido nunca uma adição aqui; faz, sim, sentido no terceiro parágrafo, que cumpre a mesma função argumentativa que cumpre o segundo parágrafo.
2 e 3 – Vírgula. Sempre que você se referir a um “conforme”, “segundo”, vai querer dar ênfase a essa autoridade, então usará vírgulas para destacá-la. Tem uma regrinha de português que justifica essas vírgulas também: oração adverbial conformativa pede vírgulas, mas acho que assim é mais difícil de entender kkkk.
4 e 5 – “E também” é uma redundância, mas o “também”, nesse caso, é aceito como uma ênfase na adição, e essa ênfase deve ser apontada com as vírgulas. Sem elas, redundância desnecessária. Não há necessidade de dar essa ênfase, inclusive.
6 – Juntamente também é uma adição diferente, acentuada, e vai precisar de destaque com a pausa da vírgula, mas por que não usar o “e”? Nesse caso, além da ausência de vírgula, houve o problema da crase: junto a alguma coisa.
7 – Negativas ou positivas. Esse “não” quebra a expectativa do leitor.
8 – Vírgula na oração adverbial causal.
9 – Destaca-se, observa-se… Eco para ser evitado.
10 – Vírgula na oração adverbial concessiva.
11 e 13 – Vírgulas para destacar a expressão explicativa/conclusiva.
12 – Desta/Dessa.
14 – Este/Esse.
15 – Aqui o problema é a ideia: prazer e saúde não estão na mesma categoria?
Diante desse ocorrido(1), vale mencionar e explicitar(2) que a prática com bastante frequência do sexo pode ser um problema na vida do indivíduo, pois(3) segundo psicanálises(4)(5) os hormônios provocados pelo ato sexual —como o homônio do prazer—(6), se constantemente(7) obtido(8) por este(9) meio íntimo, os estímulos neurológicos tornam-se uma necessidade, o(10) qual o praticante ficará obstinado a obter, e incapacitando-o em sua relação intrapessoal, ou seja(11), não tendo(12) o controle sobre suas emoções, (13)consciência e (14)foco nas diversas outras áreas de sua vida.
1 – Não houve ocorrido algum no texto até aqui!! É adição: ademais, além disso. Inverteu os parágrafos na hora de passar pro site?
2 – Mencionar e explicitar num mesmo parágrafo determinada declaração me parece contraditório. Acho que você quer assumir para si tamanha responsabilidade como a de explicitar. Sê humilde, mantenha-se nas menções.
3 e 4 – Vírgula da oração adverbial conformativa.
5 – Psicanalistas.
6 – O travessão tem espaço, tá? “sexual — como o hormônio do prazer —, se”.
7 – Não é da constância que você está reclamando. É do exagero.
8 – Obtidos. Plural na frase gigante.
9 – Esse/Este.
10 – A qual (felicidade) ou os quais (estímulos neurológicos). Preferível “a qual”.
11 – Mesmo problema do “isto é”.
12 – Quem “não tendo”? Os estímulos neurológicos? Olha o problema da frase gigante aí de novo.
13 e 14 – “Suas” não se aplica a consciência e foco, então você deve repetir o pronome: suas emoções, sua consciência e seu foco, de preferência com o artigo definido. “Sobre as suas emoções, a sua consciência e o seu foco”.
Contudo(1), faz-se necessário o agir do Ministério da Saúde(2) juntamente ao Ministério da Comunicação(3) quanto a(4) conscientização da população(5) dos(6) demais benefícios consequentes da prática do sexo, como(7) por exemplo(8)(9) desenvolvendo(10) palestras com profissionais especializados na área sexóloga esclarecendo(11) os atributos da relação intimamente sexual. Todavia(12), para que seja(13) formado(14) jovens conhecidos(15) do vício sexual, com o objetivo de disseminar(16) pessoas que possam não sofrer tal problema social e íntimo, é mister que aja(17) uma ação do Ministério da Educação objetivada à estruturação e(18) encaixe de professores sexólogos que não apenas instruam os alunos, mas também conscientizem os estudantes dos possíveis problemas exaltados. Desta(19) forma, aos poucos conquista-se(20) a resolução do vício sexual e(21) desconhecimento da saúde atribuída(22) através(23) do sexo.
1 – Portanto. Nada de inventar.
2 e 3- Vírgulas de novo.
4 – Crase.
5 – Comunicação, conscientização, população. Eco, evite-o.
6 – “A respeito dos”, ou “sobre”.
7, 8 e 9 – Mais uma vez, o problema é de pleonasmo: o “como” já introduz um exemplo; se quiser enfatizar, ponha a segunda expressão entre vírgulas. E, não, essa ênfase também não é necessária.
10 – Quebra de paralelismo: “o agir” pede “o desenvolvimento”.
11 – Assim como aqui pede “o esclarecimento”, ou: “de forma a esclarecer os atributos”. Evite o gerúndio, ele empobrece a relação entre as orações.
12 – Não era esse o conectivo que você queria usar meeesmo! Todavia não é adição.
13 e 14 – Sejam formados jovens.
15 – Informados. Ser conhecido tem um sentido bem diferente. Conhecedores, no máximo. Conscientes. Palavra demais no texto traz esse tipo de problema também.
16 – Informar também. Se o objetivo era evitar a repetição, alertar. Prefira a repetição em lugar de usar palavras desconhecidas! Mudar o sentido da frase é muito mais grave.
17 – Haja. Verbo haver.
18 – Objetivada à estruturação e AO encaixe. Paralelismo de novo.
19 – Dessa/Desta.
20 – Aos poucos se conquista. Menor dos seus desvios.
21 – A resolução do e do.
22 – Obtida, alcançada, conquistada, recebida. Atribuir é outra coisa.
23 – Nunca use “através”. Use “por meio de”. Através é um termo da física, atravessar.
Se restaram dúvidas, minha DM segue à sua disposição! Dessa vez a redação veio sem erros de digitação e por isso fiz questão de corrigi-la. Foco nos 4 primeiros pontos que destaquei, ok? Até a próxima!
See lessEvasão Escolar em Questão no Brasil (ENEM)
Mr.Crozma
Sem ter informações suas como a idade ou o projeto, torna-se difícil fazer algumas presunções a seu respeito. Espero, então, que receba de bom grado algumas preocupações que tenho a respeito da sua forma de estudar. Começamos pelo começo: tese é adjetivo, é posicionamento, é a firmeza da sua posiçãoLeia mais
Sem ter informações suas como a idade ou o projeto, torna-se difícil fazer algumas presunções a seu respeito. Espero, então, que receba de bom grado algumas preocupações que tenho a respeito da sua forma de estudar.
Começamos pelo começo: tese é adjetivo, é posicionamento, é a firmeza da sua posição a respeito do tema. Dizer o que a Constituição diz é apenas um fato. Adjetivo seria citar que “infelizmente” há evasão escolar, apesar da garantia constitucional. Eu diria, porém, que não há nenhuma contradição pelo direito constitucional não estar sendo posto em prática. Ele é o nosso projeto de nação e, portanto, sempre inacabado, sempre necessitado de vigilância. A razão constitucional apenas revela a importância do tema para a nação, e não exatamente algo que seja um absurdo quando não posto em prática. Use essas reflexões para melhorar a sua abordagem no primeiro parágrafo, já que ele corre o risco de ser avaliado como embrionário, devido à pouca quantidade de palavras que investiu ali. Expor a tese de forma clara e solene é uma garantia de coerência para o resto do texto, que à tese responde com argumentos. Para o corretor, que não te conhece, isso é de extrema importância para avaliar positivamente o seu texto.
Minha maior preocupação, na verdade, é que o seu texto não está mal escrito, mas tem poucas palavras, o que sugere uma leitura prévia a respeito do tema. Bom, isso é perigoso no sentido de criar uma escrita ilusória, que não tende a se repetir na hora da prova. Se você estiver sentindo necessidade de ler sobre o tema, é fundamental que procure melhorar a escrita com temas em que você já tenha alguma propriedade pessoal para falar. Gosta de carnaval? Então escreva sobre carnaval. Tem intimidade com algum deficiente? Então fale sobre acessibilidade. É mais ou menos essa a ideia para quem está começando. Concomitante, você também aprofundará o seu conhecimento em outros temas a partir de leituras mais densas e genéricas. Não é para fazer leitura direcionada, menos ainda para memorizar dados. Dados na hora de um tema fora da expectativa podem ser bem perigosos. Dados retirados dos textos de apoio só servem para alcançar o 120 na C2. Você talvez queira os 200.
Mais do que os 200, você definitivamente não quer fazer um texto curto, e os dados estão te induzindo a pensar que eles não precisam de explicação, que eles se bastam em si mesmos. Ora, imagine-se discutindo com um ser humano escroto: “se abandonaram os estudos por gravidez, a Constituição não tem nada a ver com isso; e a pobreza, que pobreza? Pagamos os impostos e garantimos até comida gratuita para as crianças em escolas públicas!”
Talvez se imaginando a enfrentar um troglodita você consiga entender que dados não bastam. Pense comigo que os dados da gravidez precoce podem, sim, ser complementados por pensamentos sobre políticas de informação, por mais profundidade nas consequências da evasão para essas meninas e por reflexões históricas sobre o papel da mulher no Brasil. Quanto mais você preencher as lacunas, mais o troglodita se apequena.
No segundo argumento, vi que tentou formular causa e consequência. É importante aprofundar com causa da causa e consequência da consequência. Nessas horas, reflexões econômicas, sociológicas, psicológicas, históricas… Enfim, todo tipo de matéria que você possa agregar para legitimar a sua argumentação conta muito.
Na C3, o corretor procura brechas argumentativas, e eu conto algumas que eram para ser evitadas pelo bom escritor que você promete ser. Leia os manuais de correção. Se você sabe como fazer a C5, saberá tranquilamente conquistar os 200 nas outras competências. Link no meu perfil.
Sua prioridade é aumentar a produtividade, nem que seja para garantir uma boa avaliação na C4.
Bons estudos!
See lessObstáculos para a implementação do ensino domiciliar no Brasil (ENEM)[FIXAREI A MELHOR CORREÇÃO]]
Mr.Crozma
Na pandemia eu tinha tempo para fazer correções com calma, com capitulações e até planejamento de texto. As circunstâncias mudaram e têm dificultado as minhas correções, mas agradeço-lhe pelo convite e aqui me faço presente. Seu foco de estudos deve ser a parte coesiva. Há muitos pontos desconexos pLeia mais
Na pandemia eu tinha tempo para fazer correções com calma, com capitulações e até planejamento de texto. As circunstâncias mudaram e têm dificultado as minhas correções, mas agradeço-lhe pelo convite e aqui me faço presente.
Seu foco de estudos deve ser a parte coesiva. Há muitos pontos desconexos porque você está privilegiando a urgência de um repertório reconhecidamente legitimado.
Outro aspecto em que você merece melhorar é na escolha dos argumentos. É até difícil distinguir a alegada “falha no sistema educacional” da “negligência estatal”. Quanto mais específico você for nos seus argumentos e exemplos, mais fácil é driblar contradições/confusões não tão aparentes, como essa a que me referi. Isso me faz pensar até se o tema que você trabalhou tem o estilo do Enem. Este é um caso mais de regulamentação pelo Poder Legislativo do que propriamente um problema do Judiciário ou mesmo do Executivo. Na real, se a maioria da população é contra o homeschooling, não há sequer um problema em não haver uma regulamentação, o que tornaria bem complicado terminar o texto com propostas de intervenção.
Das várias problematizações que eu poderia fazer quanto ao texto que aqui corrijo, cito como prioridades suas as correções que se seguem:
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Elon Musk, fundador de grandes empresas (Tesla, Spacex, entre outras)(1), afirmou por várias vezes em entrevistas que qualquer pessoa pode aprender o que quiser sem necessariamente frequentar uma faculdade, além de dizer que certificados escolares não são requisitos obrigatórios de suas empresas. No contexto nacional(2), existem muitos entraves para a implementação do ensino domiciliar, fruto do conservadorismo do sistema educacional atual,(3) e também(4) por(5) consequência da negligência estatal.
1 – Este é o meu primeiro “evite parênteses”. Pense, por exemplo, em: “fundador de grandes empresas, como a Tesla e a Spacex…”
2 – A fala do Elon Musk não veio como um “contexto internacional”, até porque ele não representa a política internacional no que tange ao ensino domiciliar. O cuidado que estou lhe pedindo é para não perder pontos bobos na C4 por falhar na conexão entre as frases. Aliás, a segunda frase não tem conexão com a primeira, até porque Elon Musk não cita o ensino domiciliar. Há muito a melhorar aqui, exatamente aqui nessa parte da introdução. Se está começando agora, pense em fazer introduções clássicas, guardar as referências para um espaço onde consegue desenvolver melhor.
3 – Este pode ser um erro ou não a depender do n. 5.
4 – O “e também” geralmente é redundante, mas a expressão passa a ser aceita quando o “também” serve para enfatizar a adição. Não sei bem o uso geral é nesse sentido, mas é interessante destacar o “também” entre duas vírgulas, para confirmar a ênfase, ou simplesmente não escrevê-lo.
5 – A preposição “por” se refere a que verbo? Pense sempre em manter um paralelismo entre as preposições: fruto DO… e DO… muitos entraves PARA e… PARA… Inclusive foi essa a dúvida que me impediu de avaliar a vírgula no n. 3.
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Primeiramente(1), constata-se a permanência da estrutura funcional do modelo educacional(2) uma prática errônea que impede o progresso escolar.(3) Na música “Cidade 2000”(4) do cantor de Trap – gênero musical derivado do Rap –(5) Matuê, um trecho da obra artística ressalta os transtornos obtidos pelo modelo de ensino atual, considerando os equívocos da metodologia adotada: “esse sistema falho, ir pra escola é um atraso”(6). Nesse viés, verifica-se o prendimento(7) ao complexo funcional contemporâneo do modelo “ensino-aprendizagem”(8) um impedimento maléfico para a obtenção vantajosa do homeschooling(termo em inglês que significa: ensino domiciliar)(9).
1 – Não existe a palavra. Ela é aceita genericamente, inclusive por mim, mas pense com a cabeça do pior corretor possível. É, ele pune isso aqui. Então, use “em primeiro lugar”. Aliás, já eleja os seus conectores e repita-os à exaustão.
2 – Faltou uma vírgula aqui, mas percebi que havia erros de digitação, então vou evitar comentar de forma aprofundada coisas que você pode já saber, como o tema das orações adjetivas.
3 – Mais uma vez, falta um operador argumentativo que você apresente ao leitor para guiá-lo no que está querendo dizer. Aqui normalmente recomendo fazer uma explicação do tópico frasal, então espero que use um “Isso porque…” ou variações disso. Operadores argumentativos atuam fortemente na sua C3 também, pois te ajudam a organizar melhor as ideias. O seu objetivo no Enem não é tacar um monte de repertórios sem coesão lógica, pelo menos se veio me procurar, pois ainda corrijo pensando no mil.
4 – Vírgula, mesmo caso das orações adjetivas.
5 – Vírgula depois do travessão também existe. O travessão serve apenas para destacar um comentário e, portanto, não substitui a necessidade da vírgula.
6 – Pense em fazer um jogo de palavras, transformando a citação direta em citação indireta. Com isso, cortará as aspas e terá mais mobilidade para desenvolver as suas próprias ideias também.
7 – Tome cuidado para não inventar palavras na busca pela não repetição. “Poucas” repetições ainda são toleradas no nível mais alto da C4.
8 – Nova vírgula de oração adjetiva. Tema a ser pesquisado por ti.
9 – O “não use parênteses” aqui vem junto com um “não use estrangeirismos”. As repetições de palavras que constem na frase-tema são liberadas.
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Ademais, o estado(1) deve ter condutas morais e justas, devido(2) seu poder de interferência na sociedade. Portanto(3), a(4) esferas públicas educacionais,(5) não devem intervir na(6) modalidade(7) de ensino a ser(8) frequentadas pelos estudantes, pois(9) como defende o filósofo contemporâneo Robert Nozick em sua teoria da ética e justiça, o governo(10) tem que fornecer aos cidadãos o consentimento libertário de tomar atitudes, desde que não tire a liberdade dos outros. Dessa forma, percebe-se que o estado(11) pratica decisões imorais(12) ao impedir o ensino domiciliar, como fez o Supremo Tribunal Federal (STF)(13) ao revogar um projeto de lei aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados no ano de 2022(14).
1 – Estado, no sentido que você usou, é sempre grifado em maiúsculo. Existe o Estado e os estados, e acho que você sabe a diferença entre eles, visto que escreveu corretamente lá no último parágrafo. Erro de digitação compromete a minha correção detalhada e deve chamá-lo a atenção para quando tiver que revisar a sua folha de prova. Não descuide da revisão nos treinos.
2 – Devido a + o. Preposição necessária. O uso do artigo é sempre recomendado para a fluidez do texto.
3 – Nunca fará sentido que a segunda frase do desenvolvimento já seja uma conclusão. Aqui é onde você gasta linhas explicando e justificando o seu posicionamento. Da primeira frase eu espero que venha qualquer raciocínio, menos um conclusivo.
4 – Concordância… Ou digitação. Todo desvio conta.
5 – Até agora não te vi colocar uma vírgula separando o sujeito e o verbo, então devo contar como desatenção?
6, 7 e 8 – Concordância também. Por que não pois tudo no plural?
9 – Vírgula, por um novo motivo. Priorize, porém, os erros mais repetitivos.
10 – Maiúscula, no mesmo sentido de Estado.
11 – Sim, Estado.
12 – Pense bem nos adjetivos que você usará, especialmente na hora de concluir. Quando você conclui atribuindo uma relação lógica que não existe, isso anula toda a força argumentativa que pretendia passar. Não existe moralidade em decisões jurídicas. Decisões são legais ou ilegais, constitucionais ou inconstitucionais.
13 – Veja, ao informar que o Supremo Tribunal Federal é representado pela sigla STF, você está dizendo para o leitor ficar atento à sigla, pois ela aparecerá mais vezes no texto. Só que dificilmente você repetirá a sigla, até por conta do problema da repetição evitável dos termos. Por isso, evite meeeesmo usar os parênteses, já que eles não nos servem muito nesse espaço de prova com trinta linhas.
14 – Eu não costumo recomendar usar estratégias argumentativas que excedam o conhecimento do nível médio. É até difícil para o corretor condenar ou aprovar o seu conhecimento jurídico. Eu tenho formação jurídica para criticar isso aqui, mas isso não deveria importar para a minha avaliação, entende? Aí você entra num campo que não vale a pena, ainda mais se você pode trocar as estratégias para exemplos de famosos, analogias com filmes, contra-argumentação do senso em comum, entre outras bem mais simples.
Portanto, o Estado, com(1) apoio do MEC (Ministério da Educação e Cultura)(2) deve reelaborar suas diretrizes – no quesito educacional –, com uma reformulação de leis na Constituição Federal Brasileira de 1988, para(3) fim de legalizar o ensino residencial. Com isso, torna(4) uma sociedade mais justa e moral para todos os cidadãos, levando em consideração a teoria filosófica de Robert Nozick.
1 – Aqui eu peço o artigo, normalmente ele contribui para a leitura agradável.
2 – Vírgula.
3 – Para o fim de legalizar; ou, a fim de legalizar.
4 – Quem ou o que torna uma sociedade mais justo e moral? O “isso” não pode ser, pois ele está precedido de uma preposição, e não de um artigo, estando proibido, portanto, de ser um sujeito, ainda mais estando separado do verbo por uma vírgula. Acabou se tornando um verbo sem sujeito.
Seu foco não deve ser a nota, mas a organização dos raciocínios e o reparo dos erros repetidos que constatei. Estás na faixa dos 700-800.
Fique à vontade para tirar dúvidas sobre a minha correção e, mais uma vez, peço desculpas por não conseguir fazer algo mais aprofundado.
See lessImpacto da pandemia na habitação no Brasil:
nubiagomess
Boa noite Beatriz! Segundo a Constituição Federal de 1988 todos os cidadãos brasileiros tem o direito {1} a moradia, mas não é isso que se nota quando {2}olhamos o período de pandemia no país. {3} Isso ocorre por causa da triste crise econômica que o país vem enfrentando. Por isso, os altos preços dLeia mais
Boa noite Beatriz!
Segundo a Constituição Federal de 1988 todos os cidadãos brasileiros tem o direito {1} a moradia, mas não é isso que se nota quando {2}olhamos o período de pandemia no país. {3} Isso ocorre por causa da triste crise econômica que o país vem enfrentando. Por isso, os altos preços de imóveis é o grande potencializador do acesso de mordia para a população.{4}
Constituição, pandemia, crise econômica.
1 – à
2 – Bom, eu não recomendo que você empregue o uso da primeira pessoa do plural em redação do ENEM, tente escrever tudo em terceira pessoa do singular :))
3 – Insira um conectivo!
4 – Eai? O que você sugere que seja feito? Analisar, propor ações… o que? Isso deve ser inserido na introdução.
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Além disso, {1}observasse um alto número de familias despejadas de suas casas. {2}Onde segundo a pesquisa feita pela Campanha Despejo Zero em 2021-6.373 famílias despejadas até agosto de 2020, e até agosto de 2021 foram removidas 21.725 famílias. Com essa pesquisa nota-se que a pandemia foi e é um impulsionador para o número de despejados aumentar.{3}
Famílias despejadas, pesquisa, pandemia
1—Observa-se
2—Insira um conectivo
3—Ficou muito expositivo este D1, recomendo você treine mais a estrutura da redação!
_________________________________________________________________________________________________________
Ademais,o número de desempregados no país aumento drasticamente durante esse período. Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2020-{1}o Brasil encerrou o nono mês do ano com um contingente de 13,5 milhões de desempregados, cerca de 3,4 milhões a mais que o registrado em maio. {2}Isso representa uma alta de 33,1% no período. {3}Certamente, esse é também um dos grandes motivos que agrava ainda mais o número de despejadas.{4}
Pesquisa, desemprego.
1—Insira conectivo
2—Frase totalmente desnecessária.
3—Basicamente você só disso os motivos, não dissertou sobre..
4—Um conselho que eu te dou é de não usar somente dados estatísticos como repertório sociocultural, pois é uma coisa muito engessada e dá um ar de Ctrl C Ctrl v. E os corretores não gostam disso…
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Sendo assim, percebe-se que a pandemia foi um grande agravador para o direito {1}a moradia de brasileiros que vivem em situação de {5}probreza. Dessa forma, seria de extrema importância se os órgãos governamentais fazerem medidas para ajudarem{2} como aumento de auxílios, pois iria {3}ajudar gradativamente os que necessitam voltar à ter uma moradia como {4}manda a Constituição.{5}
See lessPandemia, órgãos, Constituição.
1—Crase
2—Ajudarem quem?
3—Dois verbos iguais em uma mesma frase… varie um pouquinho…
4—Como manda? Bom, acho que “sugere” cairia melhor…
5—Especifique mais os Órgãos. Reescreva a sua proposta de intervenção, pois está faltando agentes. Lembre-se:
Quem, vai fazer o que, como, onde(detalhamento), para que?
Por fim:
Não sou corretora de redação apenas transmito o que eu sei e procuro dar o meu melhor nisso.
Desculpa pelo meu senso crítico apurado, mas eu acho super necessário, uma vez que é com os erros que a gente aprende!
Dica: Veja algumas redações nota 1000 para você ter uma base forte, reveja a sua argumentação, abuse de conectivos e treine bastante.
Sucesso!
O carro será o novo cigarro?
nubiagomess
Bom dia Giulia! A Revolução Industrial foi um movimento que surgiu na Inglaterra (1)no século XIX, como forma de ampliar as riquezas das grandes potências. (2)De maneira análoga, as chaminés das fábricas eram comparadas com os cigarros devido a quantidade de fumaça e a definição de status na época.Leia mais
Bom dia Giulia!
A Revolução Industrial foi um movimento que surgiu na Inglaterra (1)no século XIX, como forma de ampliar as riquezas das grandes potências. (2)De maneira análoga, as chaminés das fábricas eram comparadas com os cigarros devido a quantidade de fumaça e a definição de status na época. Nesse sentido, no contexto atual, há o surgimento dos carros,(3) estes que também soltam fumaça e (4) podem mostrar o status de um indivíduo, podendo ser o novo substituto do cigarro.
1- insira vírgula
2- De maneira análogo a que? Achei esse conectivo bem infleliz!
3- este – termo posterior esse — termo anterior
4- Achei vago essa parte do status…. minha opinião.
Primeiramente, a (1)conferência de Estocolmo foi criada com o objetivo de proteger o mundo do efeito estufa e diminuir o que tendia seu aumento. Entretanto, (2)um carro libera dióxido de carbono para o meio do ambiente e, consequentemente, colabora para o aumento do aquecimento global e dos gases poluentes. (3)A poluição gera doenças respiratórias e problemas para pessoas no meio urbano, assim como a inalação constante de fumaça tóxica. Logo, a poluição causada pelos carros é comparada com os malefícios causados pelo cigarro.(4)
1- Boaaaa! Conferencia de Estocolmo é perfeita para citar!
2- Nem todos os carros liberam CO2, então vale especificar mais!
(3)- insira um conectivo
4- desenvolva mais!
Além disso, durante parte do século XX, o tabaco era considerado uma maneira de status social e era consumido pela maior parte da população jovem, por ser considerado algo(1) “popular”. Na atualidade, os carros também são vistos como padrão e poder existente na sociedade de acordo com o modelo do veículo. Com o passar das décadas,(2) o cigarro foi perdendo a fama e é caracterizado pejorativamente e, por isso, os automóveis também podem perder seu devido valor futuramente.
1- não precisa de aspas! Elas servem para: citação textual, conceitos em evidencia, palavras estrangeiras, títulos.
2- Isso é muuuiito relativo, muito opinativo também. Não achei desenvolvida a sua d2 :(
(1)Por conseguinte, nota-se semelhanças existentes entre o fumo e veículos, que estes causam problemáticas na contemporaneidade.
Assim, os malefícios das máquinas foram avistados nas revoluções industrais e prolongados com o uso desenfreado dos cigarros e os carros, que podem acarretar no aumento dos gases do efeito estufa e, portanto, é preciso de medidas eficazes a fim de evitar que os danos casos não se perpetuem nas próximas gerações, com a ampliação dos novos modelos automotivos.2
1- Retomada check!
Estou corrigndo conforme o modelo ENEM!
2- Basicamente não há agentes da proposta de intervenção. Tem que ter: quem, oq, como, onde/detalhamento, para que.
No mais gostei da sua redação, treie mais a estrutura, se atente nas pontuações, treine a proposta de intervenção e varie/abuse mais dos conectivos.
See lessParabéns pelo esforço!
O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA
nubiagomess
Na pré-história, os homens não tinham como registrar acontecimentos, devido (1)a inexistência de um padrão identificável que pudesse se comunicar. (4)De maneira análoga a isso, percebe-se o poder de transformação da leitura, tendo em vista a alfabetização nos dias atuais. Nesse prisma, destacam-se dLeia mais
Na pré-história, os homens não tinham como registrar acontecimentos, devido (1)a inexistência de um padrão identificável que pudesse se comunicar. (4)De maneira análoga a isso, percebe-se o poder de transformação da leitura, tendo em vista a alfabetização nos dias atuais. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: (2)O aprimoramento da escrita que se dá (3)através da leitura, perpetrando alusão a pré-história e o conhecimento amplo e diversificado que é absorvido através do hábito de ler.
See less1-Insira crase
2-Letra minúscula
3-Muitos corretores já me disseram que “por meio de “ fica melhor que “atráves”, enfim sugestão.
4-Acredito que você poderia dissertar mais sobre.
Em primeira análise, evidencia-se o aprimoramento da escrita que se dá através da leitura. Sob essa ótica, é (1)notório a necessidade da leitura para o desenvolvimento dos seres humanos. No artigo 6º da Constituição de 1988, prescreve os direitos dos cidadãos, incluindo a educação. Dessa forma, todo cidadão tem o direito de acatar a alfabetização, porém na realidade (2)Brasileira existe um agravamento da desigualdade social, tornando-se comumente o abandono da escolaridade e necessitando percorrer a buscas de empregos para o sustento familiar.
1-Notória
2-Brasileira, letra minúscula
Ademais, é indiscutível o conhecimento amplo e diversificado que é absorvido,(1) através do hábito de ler. Desse modo, Voltaire – o Filósofo Iluminista Francês – cita que, “A leitura engradece a alma”. Consoante a isso, o Filósofo reafirma a ideia que a leitura é uma grande fonte de conhecimento, entretenimento e de estudo para a formação dos indivíduos, tornando-se capazes de posicionamentos para a melhoria de qualidade de vida.
1-Você escreveu “através” duas vezes, varie mais!
Desprende-se, portanto, a adoção de medidas que possam ampliar o hábito de leitura. Dessa maneira, cabe ao Estado e ao Ministério de Educação disponibilizar materiais educativos, e auxílios a rede mais pobre, fazendo com que, todos possam ir à escola. Somente assim, para não retroceder ao período da pré-história.
Faltou detalhamento a meu ver.
No mais gostei da redação! Parabéns!
A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See lessDesafios atuais das grandes cidades brasileiras.
nubiagomess
Boa tade! Vamos lá! (2)Segundo Priscila Pacheco, analista de comunicação da WRI brasil, cidades são hoje , antes de tudo, aglomerações de pessoas. (1)Essas concentrações passaram a ser o modelo dominante em relação aos grupos nômades, devido (3)a domesticação de animais para a pecuária e (4)o domíniLeia mais
Boa tade! Vamos lá!
(2)Segundo Priscila Pacheco, analista de comunicação da WRI brasil, cidades são hoje , antes de tudo, aglomerações de pessoas. (1)Essas concentrações passaram a ser o modelo dominante em relação aos grupos nômades, devido (3)a domesticação de animais para a pecuária e (4)o domínio da agricultura, há cerca de (5)15 mil anos.(6)
1- insira um conectivo!
2- Não achei de relevância absurda você colocar a Priscila Pacheco como um repertótio sociocultural, não ficou muito desenvolvido. Você poderio ter colocado um filme, livro, filósofo, etc…
3- à
4- ao
5- De onde veio essa fonte? Você tem que especificar, pois senão os corretores pensarão que inventou esse dado.
6- E agora? O que deve ser feito? Sugestão: Assim, faz-se necessário analisar…. no sentido de ….
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De acordo com a professora Denise Duarte, da Universidade de São Paulo, duas forças moldam as cidades de hoje, que são: o crescimento da população e as taxas de urbanização. Dessa forma, com aumento da densidade vem os desafios: as forças econômicas afastam as pessoas dos centros das cidades, impelindo-as para áreas mais distantes, onde o preço das moradias são mais baixos. (1)Esses locais tornam -se densos, o que dificulta o acesso a serviços urbanos básicos, além de serem as áreas mais vulneráveis à criminalidade e a desastres naturais.
1- insira um conectivo!
2- Esse d1 ficou bem desenvolvido!
Segundo o site Carta capital 2020, a população negra e periférica é mais vulnerável a pandemia, representando 57% dos óbitos enquanto a população branca 41%.(2) Isso é resultado da dificuldade de acesso dessa população a serviços de saúde, principalmente os de maior complexidade.(1)(3)
1- É melhor fazer 2 desenvolvimentos muito bem argumentados do que três, sendo 1 muito superficial.
2- Conectivo!
3- Se eu fosse você, eu dissertaria bem mais. Ficou meio incompleto…
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See lessAlém disso, o aumento da poluição dos grandes centros urbanos colabora para o desenvolvimento de doenças atreladas, não só, aos poluentes atmosféricos dessas cidades, mas também à qualidade de vida do indivíduo . De acordo com Paulo Saldiva, patologista, as doenças causadas pelo meio urbano são resultado da gestão imobiliária, em que uma pessoa perde três à quatro horas do dia dentro de um trem, ônibus ou carro.(1)
1- Tente ver redações nota 1000! Não houve o fechamento do seu D3. Argumente mais!
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Portanto, é preciso a atuação do governo federal junto com os estados e o Ministério da infraestrutura elaborar políticas de implementação de cidades compactas, as quais não vão se expandir, evitando desperdício de uma grande rede de infraestrutura para bairros distantes, ademais os empregos e serviços ficarão mais perto das residências, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida e impedindo que a população vulnerável fique à margem desses centros e sofrendo com a falta de infraestrutura e seus direitos básicos.
Nada a reclamar da sua conclusão, ficou boa ao meu ver! Só acrescentaria uma retomada no final.
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No mais, parabéns pelo empenho! Foca nos conectivos e reveja a sua estrutura! Sucesso!
Democratização do acesso ao cinema no Brasil
nubiagomess
Bom dia Cristian! Bora lá! “O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonhos”.(1) A frase do pensador Orson Welles, tem o sentido de que, no cenário fictício dos cinemas,(2) você não tem limites para pensar ou sonhar. (3)A sala escura com telão, se tornou algo que faz parte doLeia mais
Bom dia Cristian! Bora lá!
“O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonhos”.(1) A frase do pensador Orson Welles, tem o sentido de que, no cenário fictício dos cinemas,(2) você não tem limites para pensar ou sonhar. (3)A sala escura com telão, se tornou algo que faz parte do cotidiano das pessoas que querem ter um entretenimento no seu dia a dia e por este motivo, deveria ser algo de fácil acesso a todos.(4)
(1)- Insira um conectivo!
(2)- O fato de colocar “você” na dissertação dá a impressão de um texto informal, esse que deve ser evitado no ENEM.
(3)- Insira um conectivo!
(4)- Você não criou a situação problema! O que a não democratização do cinema acarreta? Quem é o responsável por criar empecilhos para a mazela? Disserte mais sobre!
obs: Sei que você tem potencial para aprimorar muito a sua introdução! Veja introduções nota 1000 e se espelhe!
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(1)Porém, esse tipo de (2)“entretenimento”, na maioria das vezes,(3) são instalados nas áreas mais modernas e ricas das grande cidades, assim, pessoas que vivem nas zonas periféricas, ou que moram em locais distantes das grandes cidades ou capitais, não conseguem ter acesso ao cinema.(4) (5)
(1) Acredito que um “primordialmente” ficaria melhor.
(2) Não precisa de aspas, essas servem para termo estrangeiro, citação… não para um termo em português já dito anteriormente.
(3) Erro na concordância verbal! ” é”
(4) Ok, você narrou os efeitos, mas eai?Achei que você dissertou pouquíssimo sobre o tema. Relacione com um fato histórico, citação…
(5) De maneira geral o seu D1 deve ter: 1-apresentação de uma tese, podendo fazer analogia aos repertórios socioculturais. // 2- Relacionar com a atualidade.// 3- Dissertar sobre e revelar consequencias + argumentos. Isso é o básico do básico, daí depois você aprimora.
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(1)(2)A dificuldade de democratização desse acesso ocorre devido ao interesse político em fins particulares e monetários,(3) de forma que as áreas mais ricas vão dar mais lucros a eles, ao contrário das áreas de periferia e de baixa renda.(2) E dessa maneira há um interesse reduzido do estado em democratizar esse acesso para todos.
(1) Isso cairia bem para a introdução, não para o D2 :)
(2) Novamente, insira conectivo!
(3) “Já que” fica melhor que “de forma que”
obs: Você infelizmente não estruturou bem esse D2, ele está muito incompleto! Recomendo você a rever os seus conceitos e treinar uma estrutura boa! Olhe as redações nota 1000!!
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(1)Esse problema é algo que vem desde fase da modernidade no Brasil, e para que (2)isso se torne algo mais favorável para as pessoas de baixa renda, deveriam ser organizados, juntamente com o governo, a realização de mutirões em pequenas cidades, com o intuito de democratizar esse acesso a esse meio de cultura, entretenimento e lazer para (3)todos.(4)
(1) Depreende-se, portanto, que ….
(2) Isso o que? Acentuar o problema para os pobres? Sei que é a democratização do cinema, mas ficou confuso!
(3) Se você já vai democratizar, subentende-se que já é para todos, logo esse “para todos” é completamente desnecessário”
(4) Retome a algo dito no d1/d2 ou na conclusão!
QUEM:governo. Ficou vago, especifique um orgão! Por exemplo: Para tanto, o Ministério da Cidadania deve, em conjunto ao …
O QUE: Ficou vago
COMO:a realização de mutirões
ONDE/ DETALHAMENTO:em pequenas cidades. Isso tem mais potencial einnn, disserte mais!
PARA QUE: com o intuito de democratizar esse acesso a esse meio de cultura, entretenimento e lazer para todos.
Conclusão ficou incompleta, faltou agente!
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See lessNão irei dar nota pois acredito que essa é apenas um número!
Desculpe pelo meu apurado senso crítico, mas acreditivo que é disso que todos nós precisamos. Não adianta dizer só as qualidades para aumentar o ego coisa e tal, é com os erros que a gente aprimora po!
Foca nisso que é sucesso!
No mais, gostei da redação!
Tenha um bom dia, um bom ano e uma boa vida!