Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O combate ao suicídio entre jovens no Brasil
madriele03
Nota 01 - 180 - Poucos erros gramaticais. Nota 02 - 200 - Excelente estrutura textual e aplicação adequada de outras áreas de conhecimento. Nota 03 - 180 - Excelente argumentação, mas, use mais seu senso crítico. Nota 04 - 200 - Uso excelente dos conectivos Nota 05 - 180 - Não está tão evidente os eLeia mais
Nota 01 – 180 – Poucos erros gramaticais.
See lessNota 02 – 200 – Excelente estrutura textual e aplicação adequada de outras áreas de conhecimento.
Nota 03 – 180 – Excelente argumentação, mas, use mais seu senso crítico.
Nota 04 – 200 – Uso excelente dos conectivos
Nota 05 – 180 – Não está tão evidente os elementos conclusivos.
saúde pública no Brasil
madriele03
Nota 01 - 160 - Poucos erros gramaticais Nota 02 - 200 - Excelente estrutura textual e aplicação adequada de outras áreas de conhecimento. Nota 03 - 160- Excelente argumentação, mas, introduza mais seu senso crítico. Nota 04 - 200 - Articulou o texto com o uso dos conectivos. Nota 05 - 120 - Não aplLeia mais
Nota 01 – 160 – Poucos erros gramaticais
See lessNota 02 – 200 – Excelente estrutura textual e aplicação adequada de outras áreas de conhecimento.
Nota 03 – 160- Excelente argumentação, mas, introduza mais seu senso crítico.
Nota 04 – 200 – Articulou o texto com o uso dos conectivos.
Nota 05 – 120 – Não aplicou todos os eventos conclusivos.
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS BRASILEIROS
madriele03
Nota 01 - 200 - Excelente ortografia, com presença de poucos erros gramaticais. Nota 02 - 200 - Boa estrutura textual e uso de outras áreas de conhecimento. Nota 03 - 160 - Use mais seu senso crítico na argumentação, pois, ele está pouco expositivo. Nota 04 - 160 - Use mais conectivos para articularLeia mais
Nota 01 – 200 – Excelente ortografia, com presença de poucos erros gramaticais.
See lessNota 02 – 200 – Boa estrutura textual e uso de outras áreas de conhecimento.
Nota 03 – 160 – Use mais seu senso crítico na argumentação, pois, ele está pouco expositivo.
Nota 04 – 160 – Use mais conectivos para articular seu texto.
Nota 05 – 140 – Notei a ausência de alguns elementos conclusivos.
TEMA: Analfabetismo funcional no Brasil: Por que esse problema ainda persiste?
madriele03
Nota 01 - 160 - Poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Nota 02 - 140 - Pouco uso de outras áreas de conhecimento e boa estrutura textual. Nota 03 - 140 - Use mais seu ponto de vista e senso crítico. nota 04 - 160 - Bom uso dos conectivos. Nota 03 - 140 - Não usou todos os elementos cLeia mais
Nota 01 – 160 – Poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
See lessNota 02 – 140 – Pouco uso de outras áreas de conhecimento e boa estrutura textual.
Nota 03 – 140 – Use mais seu ponto de vista e senso crítico.
nota 04 – 160 – Bom uso dos conectivos.
Nota 03 – 140 – Não usou todos os elementos conclusivos.
Desafios para a proteção da População LGBTQ+
madriele03
Nota. 1 - 180 - demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita. Nota 02 - 140 - O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos. Nota 03 - 120 - seleciona, organizaLeia mais
Nota. 1 – 180 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
See lessNota 02 – 140 – O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
Nota 03 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
Nota 04 – 160 – recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.
A prática de bullying nas escolas do Brasil
madriele03
Nota 01 - 160 - demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Nota 02 - 140 - desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos. Nota 03 - 120 - seleciona, organiza e relaciona as informações, fatLeia mais
Nota 01 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
See lessNota 02 – 140 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
Nota 03 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
Nota 04 – 120 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
Nota 05 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
A importância da Educação Física para o desenvolvimento infantojuvenil
madriele03
Nota 01 - 180 - Poucos erros gramaticais e de pontuação. Nota 02 - 160 - na introdução, senti falta do direcionamento argumentativo. Fora isso, os conhecimentos de outras áreas foram bem aplicados. Nota 03 - 140 - achei sua redação muito expositiva, exponha mais seu ponto de vista ao longo da argumeLeia mais
Nota 01 – 180 – Poucos erros gramaticais e de pontuação.
See lessNota 02 – 160 – na introdução, senti falta do direcionamento argumentativo. Fora isso, os conhecimentos de outras áreas foram bem aplicados.
Nota 03 – 140 – achei sua redação muito expositiva, exponha mais seu ponto de vista ao longo da argumentação.
Nota 04 – 200 – usou de forma adequada os conectivos, o que permitiu a conexão entre as partes do texto.
Nota 05 – 200 – aplicou todos os elementos conclusivos e, a proposta de intervenção não é utópico e respeita os direitos humanos.
Tema: Os impactos da bipolarização política e o discurso de ódio nas redes sociais
Avicii
Hello! Seguem algumas observações referentes ao seu texto: Na série “Anne With an E”, se passa a vida de Anne, uma garotinha ruiva, adotada, vinda da Nova Escócia e com ideais diferentes dos moradores de Avonlea. Nesse sentido, é retratado as várias ofensas, e rejeições que a menina sofre por não teLeia mais
Hello!
Seguem algumas observações referentes ao seu texto:
Na série “Anne With an E”, se passa a vida de Anne, uma garotinha ruiva, adotada, vinda da Nova Escócia e com ideais diferentes dos moradores de Avonlea. Nesse sentido, é retratado as várias ofensas, e rejeições que a menina sofre por não ter o mesmo padrão ao qual é inserido as outras crianças da sua idade. Ademais, Anne sofre por ser inteligente, ter pensamentos revolucionários ao qual seus vizinhos conservadores não toleram. Infere-se que, trazendo para os dias atuais, não se difere ao comparar com o mundo virtual do século XXI: preconceito ao que é diferente maquiados como opinião ou liberdade de expressão, colaborando para a alienação e um mesmo pensamento em massa.
• Observações:
– Separe os aspectos necessários para construção da introdução: contextualização, relação com à temática, tese e núcleos argumentativos.
– Reduza a contextualização, faça em um período para ficar organizado. Ademais, diminua o tamanho do parágrafo introdutório; coloque em umas 6-7 linhas no máximo com três períodos, nessa ordem:
1. Período 1: contextualização.
2. Período 2: como a contextualização se relacionara com tema do texto, traga para realidade. Pode expor a tese nesse momento também.
3: Período 3: TESE e NÚCLEOS ARGUMENTATIVOS.
Obs.: Veja minhas últimas redações, as pessoas avaliam bem esse meu quesito. Isto pode te ajudar.
– Lembre-se de usar conectivos para interligar as ideias.
Em primeiro lugar, as redes sociais, de fato, fazem parte do desenvolvimento, conhecimento e cultura humana. Porém, esse meio transformou-se em um tribunal julgador, o fato é exposto ao julgamento e com ele vem a cultura do “cancelamento”: novo hábito dos internautas se colocarem na posição de juízes nas mídias sociais como Twitter, Facebook, Instagram, etc. Surgindo assim, indivíduos querendo inserir à todo custo sua opinião política, opção sexual ou padrão corporal a fim de tornar o mundo cibernético algo homogêneo.
• Observações:
– Utilize TÓPICO FRASAL para ajudar na boa avaliação de seu texto. Este deixa o texto organizado e situa o leitor. Quando for usar, interligue ao máximo a ideia do núcleo introdutório 1.
– Evite oralidade e coloquialismo. Seja clara e objetiva, não use termos que só façam sentido para você. Pense se o leitor irá entender o que você quer dizer.
– Não use crase antes de palavras masculinas, é errado.
– Estrutura:
1. Tópico frasal.
2. Repertório e relação com à temática.
3. Problematização/desfecho. É interessante apresentar a causa e consequência do problema, sobretudo, para possibilitar uma proposta interventiva adequada.
Em segunda instância, é notório que tal cultura afeta o psicológico dos reputados, aumentando a taxa de suicídio consideravelmente principalmente no Twitter. Além disso, a polarização política é uma ameaça à Democracia, visto que se há uma isonomia de ideias políticas numa população é uma passagem para governos totalitários. Paralelamente, relaciona-se com o filósofo Zygmund Bauman observando que as redes sociais são muito úteis´mas podem ser uma armadilha.
• Observações:
– Toda vez que colocar um repertório, ele deve ser discutido e explicado como se relaciona com o assunto.
– Reveja o nome do filósofo, não perde nota por isso, mas pode influenciar na opinião do leitor no que tange o seu texto.
– Não utilize palavras rebuscadas, prefira sempre a simplicidade. Pelo menos por enquanto, escreva objetivamente e de forma simples e, a posteriori, você altera sua escolha.
– Evite o uso de gerúndio, pode influenciar negativamente em sua nota.
Dessa forma, é necessário que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) (AGENTE) elabore medidas advertindo os cidadãos ao discurso de ódio cibernético e alertando sobre o crime cometido (AÇÃO). Sendo mister a criação de comerciais televisivos, anúncios publicitários postados na internet com a finalidade de frear a cultura do “cancelamento” (DETALHAMENTO) para que a internet não seja uma armadilha (FINALIDADE) , não haja suicídios nem ofensas e rejeições como dirigidas a Anne na série (RETOMADA DA CONTEXTUALIZAÇÃO INICIAL).
• Observações:
– Retome a tese.
– Não colocou todos os aspectos imprescindíveis. Faltou o MEIO/MODO.
– Coloque termos chaves para facilitar identificação das partes necessárias. Por ex.: “por intermédio, por meio, a fim, para que…”
Caso não entenda alguns jargões descritos acima, pesquise, pois, são fundamentais para uma boa construção textual, bem como são os alicerces do conhecimento sobre o modelo dissertativo-argumentativo.
Espero qur tenha te ajudado de alguma forma. Seja resiliente, está no caminho certo. Abraço!!!
See lessDesafios para a vacinação no Brasil
Avicii
Olá, condessa! Seguem algumas observações referentes ao seu texto: Ainda século XVIII, Edward Jenner concluiu que, ao entrarem em contato com patógenos enfraquecidos da varíola, indivíduos saudáveis tornavam-se imunes à doença. Diante dessa descoberta, o médico inglês produziu a primeira vacina da qLeia mais
Olá, condessa!
Seguem algumas observações referentes ao seu texto:
Ainda século XVIII, Edward Jenner concluiu que, ao entrarem em contato com patógenos enfraquecidos da varíola, indivíduos saudáveis tornavam-se imunes à doença. Diante dessa descoberta, o médico inglês produziu a primeira vacina da qual se tem registro. Na contemporaneidade, essa ferramenta é de suma importância para o combate a enfermidades. No entanto, sua eficácia enfrenta diversos desafios, como o surgimento de movimentos antivacina e a falsa sensação de segurança promovida pelo controle epidêmico.
• Observações:
– Contextualizou de uma forma interessante, todavia, ficou prolixa. Ficaria interessante a síntese da alusão, a fim de deixar um maior espaço para a problematização.
– Tese utilizada, mas faltou uma discussão mais aprofundada, ficou simples (só para garantir a nota máxima nesse quesito).
– O terceiro período ficou confuso, incompleto e gerou ambiguidade, haja vista que as escolhas de palavras não foram adequadas, sobretudo, a frase “sua eficácia”.
– Apresentou os argumentos a serem desenvolvidos – núcleos argumentativos- muito bem.
– Em suma, estruturalmente você foi magnífica. Necessita melhorar a forma de escrever suas ideias e informações. Tente preencher todas as lacunas do texto, não deixe espaço para questionamentos.
A priori, é imperioso destacar que a popularização de conclusões médicas falaciosas desestimula a vacinação. Esse fenômeno pode ser elucidado pelo conceito de metanarrativa de Jean François Lyotard. Segundo o filósofo, a experiência pós-moderna é pautada na descrença em visões totalizantes. Sob esse viés, a população trata com descrédito e incredulidade conceitos amplamente defendidos por renomados profissionais. Dessa forma, abre-se espaço para que a pseudociência negue verdadeiras concepções sobre as vacinas. Disseminam-se, assim, completos absurdos, como a afirmação de que o autismo pode ser causado pela imunização ativa. Com isso, a adesão a campanhas sanitárias é drasticamente reduzida, nulificando a eficiência da vacinação.
• Observações:
– Utilizou tópico frasal, demonstrando ter planejado o texto, bem como situando o leitor.
– Faltou uma visão mais crítica em relação ao porquê disso acontecer e em mostrar quais são as causas do impasse. Poderia ter dito que faltam campanhas que incentivam à coletividade para uma boa postura no que tange à vacinação. Isto ajudaria em sua proposta interventiva, pense nessa ideia!
– Cuidado com o truncamento.
– Em alguns momentos apareceram informações que ficariam melhor em um único período ao invés de dois.
Outrossim, é imperativo perceber que o controle e erradicação de doenças promove a sensação de dispensabilidade das vacinas. Durante a Segunda Guerra Mundial, as sucessivas vitórias do exército alemão garantiram a Hitler a confiança necessária para autorizar o ataque à Rússia. Tal presunção foi responsável por parte do declínio do Terceiro Reich. É possível traçar um paralelo entre a insolência alemã e a confiança exacerbada dos brasileiros no controle epidêmico. Diante da diminuição do contágio, a população é acometida por uma falsa sensação de segurança. Por conseguinte, as vacinas são julgadas como desnecessárias e deixam de ser prioridade. Desse modo, a população perde sua imunidade, tornando-se vulnerável a diversas doenças.
• Observações:
– Tópico frasal atrelado ao núcleo introdutório, ótimo!
– Interligue melhor o período 1 com o 2, nos parágrafos dos desenvolvimentos.
– Argumento bem desenvolvido e pertinente à temática, sendo assim, é motivo para nota máxima na subclassificação da competência 2.
Depreende-se, portanto, a necessidade de incentivar a vacinação no Brasil. Para tanto, cabe ao Ministério da Saúde (Agente), mediante a realização de parcerias com veículos midiáticos (MEIO/ MODO), como grandes emissoras televisivas, promover campanhas publicitárias que instruam a população sobre a importância das vacinas (AÇÃO), a fim de incentivar a adesão a campanhas sanitárias (FINALIDADE). Em detalhes, as propagandas desmistificariam falsas concepções sobre esse medicamento, além de reforçarem a indispensabilidade da vacinação (DETALHAMENTO). Somente assim, o Brasil gozará plenamente dos benefícios descobertos por Edward Jenner no século XVIII.
– Retome a tese lara deixar o texto curcular e lógico.
– Colocou todas as características imprescindíveis de uma forma clara e evidente.
VIRÃO GERAL: Escreve muito bem, possui ótimos repertórios, têm bons acervos de conectivos e entendeu a estrutura macroscopicamente. Conquanto, a questão gramatical referente à semantica precisa ser melhorada, com intuito de deixar as ideias organizadas e com um maior sentido. Ademais, melhore nas configurações de seus períodos.
See lessEspero que tenha te ajudado de alguma forma. Abraço!!! Seja resilente, não desista.
Sua nota por competência na minha perspectiva:
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Sistema Carcerário no Brasil, causas dos problemas
Avicii
Olá, PHNALON! Executando sua solicitação... Seguem algumas observações referentes ao seu texto: Consoante a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelas Nações Unidas, é assegurado o direito à dignidade humana. Entretanto, no Brasil hodierno, nota-se que os inúmeros problemas no sistemaLeia mais
Olá, PHNALON! Executando sua solicitação…
Seguem algumas observações referentes ao seu texto:
Consoante a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelas Nações Unidas, é assegurado o direito à dignidade humana. Entretanto, no Brasil hodierno, nota-se que os inúmeros problemas no sistema penitenciário impossibilitam que os detentos desfrutem de tal garantia. Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser considerados: o baixo investimento em educação pública, e a ausência de planejamento e verbas, que permitam a ressocialização dos presos.
• Observações:
– Trouxe uma contextualização interessante, relacionando-a com a temática, muito bem.
– Abordou uma tese – tente problematizar um pouco mais para não ser um obstáculo que atrapalhe a nota máxima.
– Apresentou os argumentos por meio dos núcleos argumentativos, ficou legal.
– Em suma, foi muito bem estruturalmente.
Mormente, é notório salientar que o óbice do sistema prisional brasileiro está relacionado na maioria dos casos com a educação e as desigualdades sociais. Conforme os dados levantados pelo Ministério da Justiça, o perfil da população presa é predominantemente composto por jovens negros e de baixa escolaridade. Nesse viés, com a ausência de investimento do Estado na educação pública, muitos jovens pobres, oriundos das periferias, não possuem a oportunidade de estudar. Desse modo, a falta de escolaridade dificulta o acesso ao campo de trabalho, proporcionando, assim, a busca de alternativas para a sobrevivência, sendo estas muitas vezes encontradas no mundo da criminalidade, o que gera prisões e, consequentemente, a superlotação dos presídios.
• Observações:
– Utilizou tópico frasal, demonstrando planejamento textual e situou o leitor.
– Cuidado com as generalizações, não é bem-visto no ENEM. Use apenas quando tiver um respaldo de autoridade como você fez no período 1.
– Lembre-se de isolar as sentenças explicativas e os vocativos, com vírgulas.
– Trouxe um argumento de autoridade pertinente, problematizou, trouxe as causas do impasse. Isto assegurou sua nota máxima na subclassificação da competência 2.
– Bons usos dos conectivos, possui um ótimo repertório. Além disso, os períodos ficaram de um tamanho agradável.
Ademais, é valioso ressaltar o despreparo de muitos presídios para a realização da ressocialização dos detentos. De acordo com o documentário “Carandiru”, o sistema carcerário brasileiro encontra-se em condições inóspitas e hostis. Nesse sentido, com a escassez de programas que busquem preparar os presos para ingressarem novamente na sociedade, muitos tendem a voltar a cometer delitos, vide que, são influenciados pelo ambiente de violência presente nas prisões. Dessa forma, é ocasionado, por conseguinte, a perpetuação da problemática, visto que, o aumento da criminalidade será algo constante.
• Observações:
– Tópico frasal novamente, isso aí. Usou uma contextualização interessante.
– Lembre-se de focar no núcleo 2, sobretudo, nas CAUSAS, tendo em vista que é a ênfase do tema.
– O d2 ficou um pouco distante do seu planejamento textual, comprometendo sua nota máxima na competência 3.
– Sugiro que use dois núcleos argumentativos simples, bem sintetizados na introdução com intuito de discuti-los de forma profunda.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe o Governo Federal (AGENTE), promover melhorias no sistema penitenciário brasileiro (AÇÃO), por meio (MEIO/MODO) da criação de cursos técnicos dentro dos presídios, de forma opcional, para os presos que queiram aprender alguma profissão (FINALIDADE), além de trabalhos comunitários realizados pelos detentos, que auxiliem com a aceitação deles por parte da comunidade, os cursos deverão ser mantidos por intermédio dos trabalhos comunitários (DETALHAMENTO). Tais medidas tem como fito a ressocialização dos indivíduos (FINALIDADE). Assim, o direito à dignidade humana será mais respeitado no sistema carcerário (RETOMOU A CONTEXTUALIZAÇÃO).
• Observações:
– “Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual.” No lugar dessa frase coloque as ideias da sua tese para conseguir deixar o texto linear e circular, e menos senso comum.
– Embora tenha colocado todas as características imprescindíveis para a conclusão, as informações ficaram difíceis de serem localizadas, pois, ficaram misturadas. Sendo assim, tente dissociar os elementos.
– Tente colocar o agente e ação de forma mais específica.
Enfim, espero que tenha te ajudado de alguma forma. Continue estudando, está no caminho certo. Seja resiliente. Abraço!!!
See lessSua nota por competência na minha perspectiva:
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200