Tema: Os impactos da bipolarização política e o discurso de ódio nas redes sociais

  • 1

Na série “Anne With an E”, se passa a vida de Anne, uma garotinha ruiva, adotada, vinda da Nova Escócia e com ideais diferentes dos moradores de Avonlea. Nesse sentido, é retratado as várias ofensas, e rejeições que a menina sofre por não ter o mesmo padrão ao qual é inserido as outras crianças da sua idade. Ademais, Anne sofre por ser inteligente, ter pensamentos revolucionários ao qual seus vizinhos conservadores não toleram. Infere-se que, trazendo para os dias atuais, não se difere ao comparar com o mundo virtual do século XXI: preconceito ao que é diferente maquiados como opinião ou liberdade de expressão, colaborando para a alienação e um mesmo pensamento em massa.

Em primeiro lugar, as redes sociais, de fato,  fazem parte do desenvolvimento, conhecimento e cultura humana. Porém, esse meio transformou-se em um tribunal julgador, o fato é exposto ao julgamento e com ele vem a cultura do “cancelamento”: novo hábito dos internautas se colocarem na posição de juízes nas mídias sociais como Twitter, Facebook, Instagram, etc. Surgindo assim, indivíduos querendo inserir à todo custo sua opinião política, opção sexual ou padrão corporal a fim de tornar o mundo cibernético algo homogêneo.

Em segunda instância, é notório que tal cultura afeta o psicológico dos reputados, aumentando a taxa de suicídio consideravelmente principalmente no Twitter. Além disso, a polarização política é uma ameaça à Democracia, visto que se há uma isonomia de ideias políticas numa população é uma passagem para governos totalitários. Paralelamente, relaciona-se com o filósofo Zygmund Bauman observando que as redes sociais são muito úteis´mas podem ser uma armadilha.

Dessa forma, é necessário que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) elabore medidas advertindo os cidadãos ao discurso de ódio cibernético e alertando sobre o crime cometido. Sendo mister a criação de comerciais televisivos, anúncios publicitários postados na internet com a finalidade de frear a cultura do “cancelamento” para que a internet não seja uma armadilha, não haja suicídios nem ofensas e rejeições como dirigidas a Anne na série.

Compartilhar

2 Correções

  1. Hello!
    Seguem algumas observações referentes ao seu texto:
    Na série “Anne With an E”, se passa a vida de Anne, uma garotinha ruiva, adotada, vinda da Nova Escócia e com ideais diferentes dos moradores de Avonlea. Nesse sentido, é retratado as várias ofensas, e rejeições que a menina sofre por não ter o mesmo padrão ao qual é inserido as outras crianças da sua idade. Ademais, Anne sofre por ser inteligente, ter pensamentos revolucionários ao qual seus vizinhos conservadores não toleram. Infere-se que, trazendo para os dias atuais, não se difere ao comparar com o mundo virtual do século XXI: preconceito ao que é diferente maquiados como opinião ou liberdade de expressão, colaborando para a alienação e um mesmo pensamento em massa.

    • Observações:
    – Separe os aspectos necessários para construção da introdução: contextualização, relação com à temática, tese e núcleos argumentativos.
    – Reduza a contextualização, faça em um período para ficar organizado. Ademais, diminua o tamanho do parágrafo introdutório; coloque em umas 6-7 linhas no máximo com três períodos, nessa ordem:
    1. Período 1: contextualização.
    2. Período 2: como a contextualização se relacionara com tema do texto, traga para realidade. Pode expor a tese nesse momento também.
    3: Período 3: TESE e NÚCLEOS ARGUMENTATIVOS.
    Obs.: Veja minhas últimas redações, as pessoas avaliam bem esse meu quesito. Isto pode te ajudar.
    – Lembre-se de usar conectivos para interligar as ideias.

    Em primeiro lugar, as redes sociais, de fato, fazem parte do desenvolvimento, conhecimento e cultura humana. Porém, esse meio transformou-se em um tribunal julgador, o fato é exposto ao julgamento e com ele vem a cultura do “cancelamento”: novo hábito dos internautas se colocarem na posição de juízes nas mídias sociais como Twitter, Facebook, Instagram, etc. Surgindo assim, indivíduos querendo inserir à todo custo sua opinião política, opção sexual ou padrão corporal a fim de tornar o mundo cibernético algo homogêneo.

    • Observações:
    – Utilize TÓPICO FRASAL para ajudar na boa avaliação de seu texto. Este deixa o texto organizado e situa o leitor. Quando for usar, interligue ao máximo a ideia do núcleo introdutório 1.
    – Evite oralidade e coloquialismo. Seja clara e objetiva, não use termos que só façam sentido para você. Pense se o leitor irá entender o que você quer dizer.
    – Não use crase antes de palavras masculinas, é errado.
    – Estrutura:
    1. Tópico frasal.
    2. Repertório e relação com à temática.
    3. Problematização/desfecho. É interessante apresentar a causa e consequência do problema, sobretudo, para possibilitar uma proposta interventiva adequada.

    Em segunda instância, é notório que tal cultura afeta o psicológico dos reputados, aumentando a taxa de suicídio consideravelmente principalmente no Twitter. Além disso, a polarização política é uma ameaça à Democracia, visto que se há uma isonomia de ideias políticas numa população é uma passagem para governos totalitários. Paralelamente, relaciona-se com o filósofo Zygmund Bauman observando que as redes sociais são muito úteis´mas podem ser uma armadilha.

    • Observações:
    – Toda vez que colocar um repertório, ele deve ser discutido e explicado como se relaciona com o assunto.
    – Reveja o nome do filósofo, não perde nota por isso, mas pode influenciar na opinião do leitor no que tange o seu texto.
    – Não utilize palavras rebuscadas, prefira sempre a simplicidade. Pelo menos por enquanto, escreva objetivamente e de forma simples e, a posteriori, você altera sua escolha.
    – Evite o uso de gerúndio, pode influenciar negativamente em sua nota.

    Dessa forma, é necessário que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) (AGENTE) elabore medidas advertindo os cidadãos ao discurso de ódio cibernético e alertando sobre o crime cometido (AÇÃO). Sendo mister a criação de comerciais televisivos, anúncios publicitários postados na internet com a finalidade de frear a cultura do “cancelamento” (DETALHAMENTO) para que a internet não seja uma armadilha (FINALIDADE) , não haja suicídios nem ofensas e rejeições como dirigidas a Anne na série (RETOMADA DA CONTEXTUALIZAÇÃO INICIAL).

    • Observações:
    – Retome a tese.
    – Não colocou todos os aspectos imprescindíveis. Faltou o MEIO/MODO.
    – Coloque termos chaves para facilitar identificação das partes necessárias. Por ex.: “por intermédio, por meio, a fim, para que…”

    Caso não entenda alguns jargões descritos acima, pesquise, pois, são fundamentais para uma boa construção textual, bem como são os alicerces do conhecimento sobre o modelo dissertativo-argumentativo.

    Espero qur tenha te ajudado de alguma forma. Seja resiliente, está no caminho certo. Abraço!!!

    • 0
  2. Boa noite emyletx !!!

    SUA REDAÇÃO ESTÁ BOA, PORÉM OBSERVEI SOMENTE ALGUNS PONTOS QUE PRECISAM SER MELHORADOS.

    A sua tese não ficou muito definida , pois no parágrafo da introdução você expõs muito a questão do filme, esquecendo de contextualizar o seu repertório. PRESTE MUITA ATENÇÃO NESSE PONTO..

    Parágrafos do desenvolvimento, bem estruturados, porém senti falta de mais argumentação ( seu repertório).

    Conclusão um pouco vaga, todavia consegui identificar o seu ponto de vista. SEMPRE QUANDO FOR FAZER UMA REDAÇÃO, PARA SER MAIS ESPECIFICA – A CONCLUSÃO, TENTE DETALHAR O MÁXIMO QUE PUDER. Contanto, que não ultrapasse as 30 linhas…

    Procure não usar muito os clichê, isso deixa sua redação um pouco sem muita expressão.

    De acordo com minha correção eu te daria mediante todas as competências do ENEM : NOTA : 780.

    Não ficou ruim a sua redação, mais eu acho que você tem capacidade de fazer ainda melhor, chegando assim a MILLLL.

    SUCESSO :-)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.