Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os desafios da educação universitária no Brasil
powozumisa
1- Evite repetir algum conectivo, por exemplo, você poderia substituir "no entanto", por "entretanto", para demonstrar um vocabulário amplo. 2- A introdução está completa, com o reperório, contextualização, tese e você ainda diz sobre os argumentos que irá desenvolver ao longo do texto. Contudo, podLeia mais
1- Evite repetir algum conectivo, por exemplo, você poderia substituir “no entanto”, por “entretanto”, para demonstrar um vocabulário amplo.
See less2- A introdução está completa, com o reperório, contextualização, tese e você ainda diz sobre os argumentos que irá desenvolver ao longo do texto. Contudo, poderia contextualizar melhor o repertório.
3- No segundo parágrafo você citou a ideia central do parágrafo, que é que os estudantes têm dificuldades pois não tiverem o preparo necessário na educação básica, no entanto, o parágrafo se restringiu a isso, é necessário algum argumento que comprove isso, uma citação por exemplo.
4- No terceiro parágrafo há citação, mas não está bem clara sua ideia central do parágrafo, por exemplo, ok, as leis não estão sendo cumpridas, mas quais leis? Como isso impacta no tema? Fugiu um pouco do tema que os desafios da educação universitária.
5- Na conclusão você deve resolver um problema que você falou no texto, por exemplo, se você falou que o problema é a educação básica e a não efetivação das leis, é isso que você tem que “resolver”, entende? Dessa forma, mesmo que a conclusão esteja completa, não há coesão com o texto. Além disso, você deveria dizer como funcionariam esses programas de auxílio, também seria interessante retormar a fala de Nelson Mandela para fechar o texto.
C1- 160
C2- 140
C3- 160
C4- 140
C5-160
Nota final: 760- Cuidado para não fugir do tema, procure argumentos que comrpovem melhor sua tese, mas está no caminho certo, parabéns!
A valorização da sociedade indígena brasileira
powozumisa
1- Atenção em "contemporaneidade", ali foi escrito incorretamente e o correto é "outrossim". 2- Na primeira frase falta algo, o correto seria "consiste em firmar que", "consiste em dizer que". 3- A alusão é muito boa, mas não ficou bem contextualizada com o tema, pois não fica claro a relação entreLeia mais
1- Atenção em “contemporaneidade”, ali foi escrito incorretamente e o correto é “outrossim”.
See less2- Na primeira frase falta algo, o correto seria “consiste em firmar que”, “consiste em dizer que”.
3- A alusão é muito boa, mas não ficou bem contextualizada com o tema, pois não fica claro a relação entre as ideias.
4- No segundo parágrafo você tem que se aprofundar mais e especificar os argumentos, quando você falou sobre teria ser que mais específico, por exemplo, “a pandemia da Covid-19 no Brasil em 2020…” Eu achei que tem muitas informações e pouca explicação sobre elas, você tem que deixar sua marca de autoria nos parágrafos.
5- No terceiro parágrafo a primeiro informação sobre os jesuítas também está meio solta, você deve escolher uma citação e aprofundar e explicar ela, além disso você tem que mencionar que não apenas desrespeitou a cultura dos indígenas, mas que foi uma catequização forçada.
6- A conclusão ficou com um número de linhas muito grande…
7- Na proposta de intervenção você deve colocar agente, ação, modo, efeito e detalhamento, por exemplo, o Estado deve fiscalizar as leis, mas como? Pelo o que entendi teve 3 propostas, mas é preferível fazer apenas duas detalhadas de forma mais clara.
C1(180)
C2(180)
C3(100)
C4(180)
C5(140)
Nota final: 780. Você está no caminho certo, dei a minha opnião sobre mas não sou corretora haha, enfim, parabéns!
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E SEUS EFEITOS EM DISCUSSÃO NO BRASIL
powozumisa
1- Gostei bastante da sua introdução, pois traz um repertório sociocultural, a tese e os dois argumentos que serão desenvolvidos ao longo do texto, mas cuidado com a concordância verbal em "ideais que buscam respeitar as diferentes formas de falar não SÃO realidade..." Também achei a contextualizaçãLeia mais
1- Gostei bastante da sua introdução, pois traz um repertório sociocultural, a tese e os dois argumentos que serão desenvolvidos ao longo do texto, mas cuidado com a concordância verbal em “ideais que buscam respeitar as diferentes formas de falar não SÃO realidade…” Também achei a contextualização do repertório com o tema meio confuso, procure uma linguagem mais simplificada se for caso, lembre-se que tem que ficar bem claro para o corretor.
See less2- A variedade dos conectivos está bem legal.
3- No segundo parágrafo, atenção de novo para a coesão em “tendo em vista o potencial maléfico QUE O preconceito linguístico possui…” e “as instituições de educação não SÃO apenas”.
4- Cuidado com a pontuação, a segunda frase do terceiro parágrafo ficou muito longa até a vírgula, pois se utilizada de forma correta, os corretores gostam de pausas para a melhor compreensão do texto. No entanto, em alguns momentos ficaram muitas vírgulas.
5- Note que em “algo errado e motivo de gozação, utilizando-se, geralmente, os nordestinos e moradores da área rural para esse fim…” ficou incompleto, ou você poderia colocar “utilizando-se, geralmente, DE nordestinos…” ou “utilizando, geralmente, nordestinos…”
6- De modo geral, gostei bastante dos seus argumentos, possuem a ideia central, exemplificação e citação para comprovar o argumento, porém algo que você pode melhorar é a organização das ideias, as vezes fica confuso, para isso eu recomendo que você anote as ideias de cada parágrafo antes para ver como fica melhor encaixando no texto.
7- Na conclusão, o correto seria “efeitos prejudiciais advindos DO preconceito linguístico no país…”
8- Na proposta de intervenção, note que você utilizou “através DA exposição…”, então depois você deveria colocar ” DO entendimento…”, pois você está falando que é através “DE” algo…
9- Na proposta de intervenção, na frase que fala sobre a propagação nas redes sociais, não ficou bem claro o que será propagado, se é a campanha já citada ou se é uma proposta nova, acredito que seja o primeiro caso, por isso recomendo que você utilize algum termo que faça referência a proposta anterior, por exemplo, “isso” ou “essa campanha também deve ser propagada…”
C1(140)
C2(200)
C3(200)
C4(140)
C5(180)
Nota final: 860
OBS.: Coloquei algumas palavras em maiúsculo para ficar claro o que eu quis dizer, espero não soar grosso haha. De modo geral você está indo muito bem nas ideias, mas é importante estudar mais gramática e as conjunções.
A INCLUSÃO SOCIAL DO DEFICIENTE FÍSICO EM QUESTÃO NO BRASIL
powozumisa
Boa noite, você deve se atentar nos seguintes pontos: 1- Erros de ortografia: "irrespeito"- desrespeito, "condescendendo"- coincidindo. 2- Concordância de gênero e utilização da vírgula, no primeiro parágrafo o correto é "As pessoas que nascessem com algum aspecto físico diferente eram excluídAs..."Leia mais
Boa noite, você deve se atentar nos seguintes pontos:
See less1- Erros de ortografia: “irrespeito”- desrespeito, “condescendendo”- coincidindo.
2- Concordância de gênero e utilização da vírgula, no primeiro parágrafo o correto é “As pessoas que nascessem com algum aspecto físico diferente eram excluídAs…”
3- No segundo parágrafo seria interessante utilizar algum dado que exemplifique a quantidade de pessoas com deficiência que não possuem esse acesso.
4- Cuidado ao contextualizar a modernidade líquida, alguns professores de redação já me falaram que é um conceito muito batido e pouco diversificado, principalmente quando não está bem adequado ao tema, no terceiro parágrafo não ficou bem claro a relação dessa citação com o tema.
5- No terceiro parágrafo eu acredito que a frase final, em que fala-se sobre a atuação da esfera educacional, ficaria melhor na conclusão, lembre-se que é necessário deixar a marca de autoria nos parágrafos, ou seja, a sua opinião sobre o assunto.
6- A sua proposta de intervenção possui agente, ação(o que irá ser feito) e efeito, mas não há o modo(como isso irá ser feito) e um detalhamento da primeira proposta. O mesmo ocorre na segunda proposta, faltando ainda o efeito(como aquilo produzirá uma mudança).
7- No último parágrafo o correto é “,ocasionado também,”.
C1- língua portuguesa(160)- devido a erros de ortografia e pontuação.
C2- abordagem/gênero(160)- apresenta bom repertório sociocultural mas necessita de argumentos mais consistentes para se enquadrar no texto dissertativo-argumentativo.
C3- defesa/coerência(140)- senti falta de alguns dados para exemplificar a argumentação e indícios de autoria no terceiro parágrafo.
C4- coesão e articulação(200)- a utilização de conectivos e a articulação entre os parágrafos está muito boa.
C5- proposta de intervenção(100)- pois falta o modo de como a ação irá ocorrer, os efeitos que ela irá causar na sociedade e um detalhamento de como isso irá ocorrer, sugiro responder as perguntas mentalmente para organizar e colocar no texto.
Nota final: 760. Gostei muito da utilização dos conectivos, o repertório sociocultural ficou muito bom, a tese ficou bem explícita, a estrutura da conclusão ficou muito boa, parabéns!
Obs.: Vou roubar algumas dessa palavras “difíceis” para as minhas redações haha.
Tema: ASSÉDIO SEXUAL AINDA PRESENTE NO SÉCULO XXI.
powozumisa
Boa tarde, você deve se atentar nos seguintes pontos: 1- Poucos conectivos utilizados ao longo do texto, são eles "segundo, dessa forma, assim sendo...", só há utilização deles no último parágrafo e isso prejudica a coesão do texto, responsável pela competência 4. Por exemplo, no primeiro parágrafoLeia mais
Boa tarde, você deve se atentar nos seguintes pontos:
See less1- Poucos conectivos utilizados ao longo do texto, são eles “segundo, dessa forma, assim sendo…”, só há utilização deles no último parágrafo e isso prejudica a coesão do texto, responsável pela competência 4. Por exemplo, no primeiro parágrafo você poderia utilizar “Dessa forma, a sociedade ilustra uma mulher em forma de boneca.”
2- Erros de ortografia responsáveis pela norma culta da competência 1, são eles: “várias”, “vítimas”, “conclui-se” e alguns que eu acredito que seja erros de digitação, como “desda”, por isso é importante revisar o texto.
3- Períodos muito longos, principalmente no último parágrafo, a falta de pontos finais prejudica a leitura do corretor e a coesão do texto.
4- Cuidado com a repetição de palavras, pois o corretor interpreta como falta de vocabulário, por exemplo, a utilização do conectivo “pois” duas vezes no último parágrafo, você pode substituir por sinônimos como “visto que, uma vez que, já que…”, “mulheres” também ficou muito repetitivo ao longo do texto, para prestar atenção nisso você pode contar quantas palavras iguais você colocou no parágrafo, se foram muitas a leitura fica repetitiva.
5- Deve ser utilizada a linguagem impessoal, ou seja, você não pode usar “nós”, em “obvservamos”, deve-se utilizar “observa-se, nota-se, percebe-se”, pois a impessoalidade é uma exigência para garantir a competência 1.
6- Cuidado com a utilização da expressão “onde”, pois indica apenas lugar, o correto é usar “em que”, por exemplo, “em que não pode sentir, chorar, gritar…”
7- A introdução deve apresentar a seguinte estrutura: repertório sociocultural(pois demonstra conhecimento sobre outras áreas e garante a competência 2) e tese(ideia central do texto, citando dois argumentos que você irá desenvolver ao longo do texto). O repertório pode ser uma citação de um filme, série, livro, música, filósofo, em que você tem que contextualizar com o tema, por exemplo, você poderia citar alguma cena de um filme que falou sobre assédio sexual e dizer que isso está presente na sociedade.
8- Na introdução você poderia deixar mais claro seu ponto de vista sobre o assunto(tese), por exemplo, você deve se perguntar: O assédio sexual ainda persiste? Sim, por quê? Os porquês serão os motivos que você deve deixar claro na introdução e que irá desenvolver ao longo dos argumentos.
9- Procure utilizar termos mais formais, como trocar “mulher em forma de boneca” por “objetificação da mulher”.
10- No segundo parágrafo você deve especificar quais pesquisas são essas, colocando a fonte e aprofundando esse dado, pois a argumentação consistente garante a competência 3.
11- Utilizar “conclui-se” é muito genérico, é um conectivo que os corretores não gostam muito, prefira “Em suma”, “Assim sendo”, “Infere-se, portanto,”
12- A proposta de intervenção está muito pouco detalhada.
13- Você deve selecionar dois argumentos, um será discutido em um parágrafo e um em outro, entretanto, os dois parágrafos estão falando apenas sobre importunação sexual, embora que com outras palavras.
14- No quarto parágrafo ficou confuso, lembre-se que você deve se concentrar em apenas um argumento por parágrafo, ou seja, o argumento sobre a falta de voz ativa das mulheres ficou “solto”.
15- Cuidado com a pontuação, por exemplo, o correto é “Em pesquisas, relatou-se que…”
C1: língua portuguesa(120)- devido a falta de linguagem impessoal, erros de ortografia e utilização inadequada de pontuação.
C2: abordagem/gênero(120)- falta repertório sociocultural e argumentação consistente, você deve se atentar melhor em o que deve ter cada parágrafo.
C3: defesa/coerência(120)- falta dados para defender os seus argumentos, além disso você não deve ir para argumentos que não fazem parte do seu ponto de vista.
C4: coesão e articulação(140)- falta de conectivos para melhorar a progressão das ideias, a articulação entre os parágrafos ficou boa.
C5: proposta de intervenção(100)- na proposta de intervenção deve ter: agente(quem irá realizar), ação(o que irá ser feito), modo(como irá ser feito), efeito(como aquilo irá provocar mudança) e detalhamento(detalhes sobre como aquilo irá ocorrer). A sua proposta de intervenção possui agente( postos de saúde e comunidades escolares), ação(campanhas), efeito(mudar a sociedade), no entanto, falta o modo e o detalhamento, procure organizar melhor as ideias.
Nota final: 600. Recomendações: organizar melhorar quais argumentos você irá explorar, pesquisando dados sobre o assunto. Anotar repertórios quando você assistir filmes ou séries, treinar a pontuação através de videoaulas e exercícios, ler o texto em voz alta para perceber se ficou de fácil entendimento, no geral sua redação ficou muito boa, fique ligado apenas nesses pontos, parabéns! <3
Os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens
powozumisa
Boa tarde, você deve se atentar nos seguintes pontos: 1- Há poucos conectivos ao longo do texto, são eles "segundo, nesse meio, dessa maneira..." Recomendo que você monte uma tabela com conectivos, basta procurar na internet, assim você garante o uso diversificado de conectivos da competência 4, poiLeia mais
Boa tarde, você deve se atentar nos seguintes pontos:
See less1- Há poucos conectivos ao longo do texto, são eles “segundo, nesse meio, dessa maneira…” Recomendo que você monte uma tabela com conectivos, basta procurar na internet, assim você garante o uso diversificado de conectivos da competência 4, pois os conectivos entre as frases deixa o texto mais coeso, por exemplo, na introdução você poderia colocar “Reino Unido em 2019. Dessa forma, nota-se que o ambiente virtual é altamente tóxico e trás inúmeras consequências como ansiedade e depressão.” Outro exemplo: procure começar os parágrafos com conectivos, no segundo parágrafo você poderia começar com “primeiramente, a priori, em primeiro lugar, é necessário mencionar, …”
2- O uso de “coscientizadores” ficou inadequado, opte por utilizar termos como “para conscientização”, dessa forma você irá garantir a competência 1, prezando pela escrita formal.
3- O uso da expressão “tão” no primeiro parágrafo também remete a linguagem oral, podendo ocorrer a perda de pontos na competência 1. Você poderia escrever apenas “maneira ampla”.
4- Fique atenta a concordância do plural dos verbos, no segundo parágrafo o correto é “As crises de ansiedade tornam-se…”
5- No segundo parágrafo o ponto entre “anseio” e “alguns” foi utilizado de forma inadequada, pois continuam falando sobre a mesma coisa, além disso, você poderia começar a frase com algum conectivo, por exemplo, “Com isso, alguns jovens…”
6- Evite usar a expressão “eles”, você pode trocar por “indivíduos, essas pessoas…”
7- Evite utilizar a expressão “obviamente”, pois é muito coloquial, você pode substituir por “Dessa forma, pode se afirmar que…”
8- Nos dois parágrafos de argumentação falta algum dado ou citação que comprove sua tese, uma boa argumentação é constituída de uma ideia central, uma citação para para comprovar seu argumento e o seu posicionamento. Essa citação pode ser um levantamento estatístico, uma pesquisa, uma citação de um filósofo, uma comparação de dados… Isso impacta na competência 3, em que deve-se organizar fatos para comprovar a tese.
9- No último parágrafo você pode substituir “a sociedade irá” por a “sociedade deve”, uma vez que na proposta de intervenção presente na competência 5 você irá sugerir uma solução para aquele problema.
10- No último parágrafo, não há ponto entre “versão” e “mídia”.
11- A proposta de intervenção está pouco detalhada e o agente social ficou muito genérico, é importante especificar bem quem vai fazer o que.
C1- língua portuguesa(120)- devido ao uso de linguagens informais e inadequações no uso da pontuação.
C2- abordagem/gênero(140)- pois falta repertório sociocultural, em que você demonstra pouco conhecimento de outras áreas, além disso é importante se atentar a estrutura do texto dissertativo argumentativo, visto que você deve utilizar argumentos.
C3- defesa/coerência(100)- devido a falta de dados que comprovem seu ponto de vista, prejudicando a defesa de um ponto de vista.
C4- coesão e articulação(100)- o texto apresenta poucos conectivos, prejudicando a interpretação do texto, pois as frases ficam “soltas”.
C5- proposta de intervenção(140)- lembre-se que a proposta de intervenção deve possuir: agente(quem?), ação(o que vai ser feito?), modo(como vai ser feito?), efeito(como isso irá promover mudanças?) e detalhamento(explicação mais aprofundada sobre como irá ocorrer).
Nota final: 600. Recomendação: treinar o uso de conectivos e verificar se o texto ficou de fácil entendimento, recomendo fazer isso lendo em voz alta, pesquisar dados sobre o assunto que irá escrever, treinar o uso da pontuação através de videoaulas e exercícios, checar se as perguntas para a proposta de intervenção foram respondidas e obedecer o que cada um dos parágrafos precisa ter, você está no caminho certo, parabéns! <3
A questão da violência obstétrica no Brasil: como erradicá- la?
powozumisa
Boa tarde, você pode se atentar nos seguintes pontos: 1- Repetição da palavra "pois", procure substituir por " visto que, posto que, já que, uma vez que..." O uso variado de conectivos corresponde a competência 4. 2- As palavras "dessaber" e "conveniada" não se encaixam muito bem na regra formal daLeia mais
Boa tarde, você pode se atentar nos seguintes pontos:
See less1- Repetição da palavra “pois”, procure substituir por ” visto que, posto que, já que, uma vez que…” O uso variado de conectivos corresponde a competência 4.
2- As palavras “dessaber” e “conveniada” não se encaixam muito bem na regra formal da língua portuguesa(competência 1), procure substituir por “falta de saber” e “rede de conveniência”.
3- No início da introdução não há vírgula em “A violência obstétrica é o conjunto…”
4- Também não há vírgula na introdução em “Durante a aparição e não saber…” Além disso, o correto é “parição”, pois deriva de parir.
5- Na introdução é necessário utilizar repertório sociocultural, ou seja, você deve citar algum filme, série, música, livro, poema… Para contextualizar com o tema e atender a competência 2, por exemplo, você poderia citar algum filme que aborde a temática da violência dentro dos hospitais.
6- Uma sugestão é utilizar algum dado estatístico para comprovar ainda melhor sua tese, por exemplo, você poderia dizer quantas mulheres possuem o direito a companhantes negado, de acordo com alguma fonte de pesquisa, que você também deve especificar.
7- Na conclusão, a frase inicial “Mais problemáticas devem ser solucionadas” não resumiu adequadamente a ideia central do texto, pois não especifica quais problemáticas, procure utilizar “A problemática da violência durante o parte deve ser solucionada” ou ” Cabem medidas para solucionar a problemática da violência contra a mulher durante o parto”.
8- Os agentes sociais escolhidos devem ser adequados para a realidade no Brasil, por exemplo, utilizar a OMS é muito amplo e genérico, pois ela lida com a saúde do mundo todo, seria melhor escolher o Ministério da Saúde em parceria com com o PSF. Ademais, a escolha de cartilhas é uma proposta muito comum, procure variar um pouco, pense em algo mais efetivo na solução do problema.
9- No final da conclusão há um equivoco em “profissionais esclareça são”, lembre-se de que é “esclareçam”, mas acredito que seja algum erro de digitação, é importante revisar o texto antes.
C1- Língua portuguesa(120)- devido ao uso incorreto de algumas vírgulas e palavras que remetem a linguagem oral.
C2- Abordagem/gênero(160)- devido a falta de repertório sociocultural, desenvolve bem os argumentos, senti falta apenas de alguns dados mais específicos.
C3- Defesa/coerência(200)- demonstra autoria(sua opinião) em relação ao tema e defende de forma organizada.
C4- Coesão e articulação(120)- o uso de conectivos não está muito diversificado devido a repetição do “pois”. Além disso, procure deixar as frases mais coesas umas com as outras, por exemplo, na conclusão você pode utilizar “Destarte, mais problemáticas devem ser solucionadas. Para isso, é necessário…”, note que o “para isso” conecta melhor as frases.
C5- Proposta de intervenção(200)- apresenta agente, ação, modo, efeito e detalhamento, no entanto, como eu mencionei, procure trazer algo mais original para prender a atenção do leitor.
Nota final: 800. Recomendações: procure realizar anotações de repertórios socioculturais quando você assistir séries e filmes, é interessante treinar a utilização de vírgulas através de videaulas e exercícios, além de construir uma tabela com conectivos e seus sinônimos, você está no caminho certo, parabéns!
Riscos do desequilíbrio entre consumo e sustentabilidade para a humanidade.
powozumisa
Boa tarde, você deve se atentar a estes pontos: 1- Repetição do agente social "população", procure utilizar sinônimos como "nação, cidadãos, habitantes, indivíduos". 2- Erro de acentuação em "egoísta". 3- Utilização de linguagem informal, prefira utilizar "de água", pois "d'água" remete a oralidade.Leia mais
Boa tarde, você deve se atentar a estes pontos:
See less1- Repetição do agente social “população”, procure utilizar sinônimos como “nação, cidadãos, habitantes, indivíduos”.
2- Erro de acentuação em “egoísta”.
3- Utilização de linguagem informal, prefira utilizar “de água”, pois “d’água” remete a oralidade.
4- Na introdução falta o repertório sociocultural, ou seja, você deve buscar alguma citação de filmes, séries, livros, contexto histórico, música… Para encaixar e contextualizar no tema, mostrando que você domina outras áreas de conhecimento, atendendo a competência 2.
5- No segundo parágrafo a citação do filme se encaixa melhor se utilizado como repertório na introdução, recomendo utilizar algum dado estatístico para comprovar a “falta de responsabilidade das empresas”, visto que nos argumentos você deve comprovar sua tese, utilizando o filme torna-se muito expositivo. É importante atentar-se a marca de autoria, ou seja, você deve expressar sua opinião sobre o assunto para fechar o parágrafo.
6- No segundo parágrafo a frase ” Cabe as autoridades combater a problemática” encaixa-se apenas na conclusão, entretanto, seria necessário especificar quais autoridades, por exemplo, Governo Federal.
7- No terceiro parágrafo é bom se atentar para dados que falem especificamente da realidade brasileira, pois apesar da contextualização com o Brasil, ficou muito vago, por exemplo, após a frase “Visto que grandes metrópoles apresentam altas taxas de poluição…”, você poderia apresentar um dado brasileiro que confirme isso.
C1- norma culta(180): devido ao erro de ortografia e ao desvio de oralidade
C2- abordagem/gênero(160): devido a falta de repertório sociocultural na introdução e a argumentação pouco consistente do segundo parágrafo
C3- defesa/coerência(120): pois senti falta de argumentos mais aprofundados para comprovar a tese.
C4- coesão e articulação(200): uso diversificado de conectivos e articulação entre as partes do texto.
C5- proposta de intervenção(200): a sua proposta possui agente, ação, modo, efeito e detalhamento.
Nota final: 860. Recomendações: procure se atentar a estrutura dos parágrafos, por exemplo, a introdução deve possuir um repertório sociocultural, tese e dois argumentos que você irá desenvolver ao longo dos dois parágrafos de desenvolvimento, de modo geral você está no caminho certo, parabéns!!