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Os desafios da educação universitária no Brasil

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De acordo com o político e ativista social Nelson Mandela, a educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo. No entanto, no cenário brasileiro atual do século XXI, observa-se que há dificuldades em relação a educação universitária, o que, por diversas vezes, leva o estudante a desistir de sua formação. Dessa forma, são necessárias estratégias a serem aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas a educação básica deficitária e ainda a insuficiência de leis para garantir o que os alunos necessitam.

Deve-se pontuar de início, que a deficiência na educação básica dos acadêmicos configura-se como um grave empecilho no que diz respeito à educação universitária. Isso se comprova ao observar que os estudantes têm dificuldades em relação aos vestibulares, visto que os conteúdos exigidos, as vezes, nunca foram estudados, e ainda, já na faculdade, se encontram com dificuldades por não terem tido prévio contato com os assuntos básicos. Tais questões levam muitos estudantes a nem ingressar na faculdade, ou logo, evadir.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da insuficiência de leis. O filósofo John Locke defende que “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão da educação universitária, a legislação não tem sido suficiente para garantir aos alunos suas necessidades básicas.

Logo medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Sendo assim, o Governo deve garantir investimentos ao Ministério da Educação, para que esse possa promover melhores condições às universidades desde questões voltadas às suas estruturas, quanto ao apoio à jornada do aluno em seu curso, através de programas de auxílios. Com o intuito de que cada vez mais pessoas ingressam na Universidade e concluam seus cursos, trazendo mais profissionais à sociedade.

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5 Correções

  1. Olá!
    • Introdução
    – Citação direta entre aspas;
    – “Atual do século XXI” ficou redundante;
    – Atente-se ao uso da crase, por exemplo, “em relação a”;
    – Contemplou todos aspectos imprescindíveis à um introdução: contextualização, relação com a temática, tese e núcleos argumentativos. Entretanto, é necessário melhorar a tese e a relação com a frase de Mandela, deixar mais evidente.
    • Desenvolvomento
    – Tópico frasal, muito bem!
    – O termo “visto que” remete a uma ideia anteriormente dita no texto, sendo assim, é bom evitar caso não tenha mensioado antes;
    – D1 faltou um argumento de autoridade;
    – Melhore as conexões entre os períodos.
    • Conclusão
    – Logo (vírgula);
    – Aparentemente adicionou os aspectos necessários: Ação, agente, meio e para que, juntamente ao detalhamento. Contudo, não ficaram evidentes e causou confusão na hora de analisar de qual característica se tratava.
    Visão geral, compreendeu a estrutura, possui questão gramatical em um nível bom, conhece recursos coesivos e sabe aplicá-los.
    Tente deixar sua opinião indiretamente mais vezes ao longo do texto, demonstre indícios de autoria, blz?
    Enfim, espero que tenha te ajudado. Continue estudando, está no caminho certo! Abraço!!!
    Sua nota por competência na minha perspectiva:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 160

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  2. Você escreve bem
    Foram interessantes seus repertórios sobre Nelson Mandela e o filósofo, mas deixou a desejar no D1 que precisava estar embasado com dados ou alguma autoridade
    A sua proposta foi válida com os 5 elementos
    Avalie minha correção, CORRIJA A MINHA ÚLTIMA REDAÇÃO PARA ME AJUDAR! Por favor, faça críticas.

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  3. 1- Evite repetir algum conectivo, por exemplo, você poderia substituir “no entanto”, por “entretanto”, para demonstrar um vocabulário amplo.
    2- A introdução está completa, com o reperório, contextualização, tese e você ainda diz sobre os argumentos que irá desenvolver ao longo do texto. Contudo, poderia contextualizar melhor o repertório.
    3- No segundo parágrafo você citou a ideia central do parágrafo, que é que os estudantes têm dificuldades pois não tiverem o preparo necessário na educação básica, no entanto, o parágrafo se restringiu a isso, é necessário algum argumento que comprove isso, uma citação por exemplo.
    4- No terceiro parágrafo há citação, mas não está bem clara sua ideia central do parágrafo, por exemplo, ok, as leis não estão sendo cumpridas, mas quais leis? Como isso impacta no tema? Fugiu um pouco do tema que os desafios da educação universitária.
    5- Na conclusão você deve resolver um problema que você falou no texto, por exemplo, se você falou que o problema é a educação básica e a não efetivação das leis, é isso que você tem que “resolver”, entende? Dessa forma, mesmo que a conclusão esteja completa, não há coesão com o texto. Além disso, você deveria dizer como funcionariam esses programas de auxílio, também seria interessante retormar a fala de Nelson Mandela para fechar o texto.
    C1- 160
    C2- 140
    C3- 160
    C4- 140
    C5-160
    Nota final: 760- Cuidado para não fugir do tema, procure argumentos que comrpovem melhor sua tese, mas está no caminho certo, parabéns!

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  4. É um bom texto. Mais você tem que tentar colocar mais seu ponto de vista, entende? O corretor precisa saber da sua opinião sobre esse assunto escrito, ficou parecendo que você só fez unir várias informações que tem sobre o tema. Procure também melhorar na parte da Tese, deixe evidente qual é o problema que o tema da redação trá.

    • 1
  5. Olá!
    Então… Eu acho que você usou muito de textos já existentes. Percebe-se que, algumas palavras foram substituídas por sinônimos. E você citou algumas pessoas, fazendo com que sua redação seja mais voltada à pesquisa. Quanto mais autonomia em sua redação, melhor.
    Fora isso, o texto está bem redigido. Parabéns.

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