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As implicações da degradação ambiental no Brasil
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Antes de tudo, vou apontar os erroLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou apontar os erros gramaticais que identifiquei:
Esse pensamento pode fazer apologia a questões → Esse pensamento pode fazer apologia às questões
Segundo a organização das nações unidas (ONU), → Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU),
bem estar afetado → bem-estar afetado para saúde. → para a saúde.
devido a degradação ambiental → devido à degradação ambiental
3,2 bilhões de pessoas tem → 3,2 bilhões de pessoas têm
No geral, é recomendável se atentar a esses pequenos detalhes em relação à gramática, pois podem te prejudicar na competência 1.
A introdução, ao meu ver, está quase completa. Porém, eu não consegui identificar a sua tese e, consequentemente, não foi possível analisar os argumentos que seriam utilizados durante a redação. Recomendo a utilização dela, pois, além de contribuir para a estrutura do texto, é um fator avaliado pela banca.
Ademais, não há a presença de um tópico frasal e nem de um conectivo inicial no começo do segundo parágrafo. A falta desses itens pode prejudicar a sua nota na competência que avalia a organização da redação. Eu faria uma pequena reformulação nesse parágrafo, tendo entendido que o argumento utilizado foi a falta de consciência por parte da população, por exemplo:
Diante desse cenário, é importante abordar a nula consciência da população em relação aos seus atos com o meio ambiente como um fator agravante da problemática. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 3,2 bilhões de pessoas têm o bem estar afetado devido à degradação ambiental. As sequelas envoltas desse fato são resultados de ações humanas, tais quais: queimadas, tem grande liberação de CO2 que modifica negativamente a camada de ozônio, desmatamento, parâmetro considerável para o aquecimento global, entre outros. As ações inconsequentes do homem não afetam somente a flora, mas também, é um fator prejudicial para todos.
Além disso, foram citados os atos derivados desse empecilho, mas o que causa eles? Ou seja, por que a nação brasileira continua promovendo ações que degradam o meio ambiente? Quais são os fatores que colaboram para que isso ocorra? Acredito que, ao responder algumas dessas perguntas, o desenvolvimento estaria mais completo e poderia auxiliá-la na conclusão, tendo em vista que poderiam ser propostas medidas que possam mitigar tais fatores.
Outrossim, o segundo desenvolvimento aparenta ser uma continuação do primeiro desenvolvimento, pois você continuou batendo na mesma tecla das inconsequências dos atos humanos. Além de não conter os mesmos itens que faltaram o D1
Recomendo que, na conclusão, faça uma breve citação dos argumentos utilizados no texto. Na minha visão, faltou um detalhamento maior na proposta de intervenção. Quem são esses agentes remunerados pelo governo? Como será feita a identificação dos indivíduos que colaboram com a poluição ambiental? No mais, ele está de acordo com as exigências do ENEM.
Olha, você escreve bem, mas é preciso que haja uma melhora na estrutura e na organização dos parágrafos, veja alguns conteúdos acerca desse tema e tenho certeza que haverá uma evolução.
Espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar.
See lessO reconhecimento do funk como cultura nacional do Brasil.
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Antes de tudo, vou apontar os erroLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou apontar os erros gramaticais que identifiquei:
Nessa lógica é imprescindível destacar que pessoas no qual cantam o funk, são mortos ou ligados à drogas, como um fator que potencializa o problema e, consequentemente, corrobora com ações policiais. → Nessa lógica, é imprescindível destacar que pessoas no qual cantam funk são mortas ou ligadas às drogas, como um fator que potencializa o problema e, consequentemente, corrobora com ações policiais.
ligada aos indíviduos → ligada aos indivíduos
resulta em uma dificuldade de enxergar e combater os estraves presentes na sociedade → resulta em uma dificuldade de enxergar e combater os entraves presentes na sociedade.
eventos nas cidade, → eventos nas cidades
Há, também, erros de pontuações. Recomendo se atentar nesses detalhes, pois podem prejudicar a redação na competência 1
Apesar de não ser obrigatório, recomendo a utilização de, mesmo que coringa, um repertório na introdução, pois, além de contribuir para uma maior contextualização do tema, é o melhor parágrafo para inserir um repertório sócio cultural. Sua redação não seria penalizada por isso, mas acredito que seria uma estratégia interessante a inserção de um repertório na introdução. Ademais, o que o fato do cantor de funk ser morto(cuidado com a generação, não são todos que morrem) contribui para difícil aceitação do funk como uma cultura nacional? No mais, o seu parágrafo segue, de maneira positiva, as exigências da banca.
Ao meu ver, o primeiro parágrafo de desenvolvimento ficou um pouco confuso. Acredito que você quis criticar o preconceito da população com a música. Porém, a sua frase inicial deixa a entender que o texto concorda com a problemática. Seria mais interessante reformular essa frase, por exemplo:
Primeiramente, deve-se abordar o pensamento comum e equivocado de que o funk é de bandido como um fator que fermenta os obstáculos para o reconhecimento do funk no Brasil.
Além disso, há uma escassez de argumentos. Por que esse preconceito ocorre? Quais são os principais colaboradores para isso? Quais são as consequências que este estigma proporciona para a sociedade? Acredito que, ao responder essa perguntas durante a escrita, haverá uma maior argumentação
O segundo parágrafo também carece de argumentos. Como assim e por que todas as áreas da vida social se relacionam com o funk?
Recomendo que, na conclusão, faça uma breve citação dos argumentos utilizados na redação antes de propor medidas intervencionistas. Outrossim, por que deve-se propagar músicas estadunidenses? Certamente, não iria colaborar para uma maior aceitação do funk que é uma música nacional.
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
See lessEstratégicas para mitigar as problematicas das Cracolândia no Brasil
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Ante de tudo, vou apontar os errosLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Ante de tudo, vou apontar os erros gramaticais:
Nesse sentido e evidente, a Cracolândia → Nesse sentido, é evidente que a Cracolândia
De outro parte, a família também pode ser apontado como promotor → De outra parte, a família também pode ser apontada como promotora. (Não era necessário colocar um ponto final e depois escrever “De acordo..”, apenas uma vírgula era o suficiente.)
as pessoas vai usar a droga pela primeira vez está com problema em casa.→ as pessoas vão usar a droga pela primeira vez quando estão com problemas em casa. (acredito que tenha faltado palavras para colaborar com a coesão textual, então fiz uma suposição do que seria.)
No Brasil é muito comum pessoas próxima consumir drogas → No Brasil, é muito comum pessoas próximas consumirem drogas
a Cracolândia só existe por causa de pessoas que tem → a Cracolândia só existe por causa de pessoas que têm
3% do municípios têm Cracolândia → 3% dos municípios têm Cracolândia
Em 2020 caíram as doações faltou → Em 2020 caíram as doações e faltou
Há outros erros relacionados à utilização da vírgula e alguns que, ao meu ver, tenham sido cometidos apenas no momento de digitar a redação. No geral, nota-se que há uma grande quantidade de erros de concordância e de pontuações. Recomendo que se atente mais a eles, pois podem te prejudicar na competência 1.
Sua introdução segue, de maneira positiva as exigências do Enem, mas há um ponto que eu não entendi na sua tese: O tema é relacionado com estratégias para mitigar as problemáticas das Cracolândias, entretanto o argumento utilizado para que essas problemáticas existam é a própria Cracolândia. Sendo assim, ficou um pouco confuso e acredito que seria melhor apontar fatores que contribuem para a sua existência.
Na minha visão, seu primeiro parágrafo de desenvolvimento é muito raso. É apontado que a falta de medidas para combater a Cracolândia contribui diretamente para a permanência deste empecilho, mas quais são essas ações que deveriam ser tomadas pelo governo? Quais são as intervenções que deveriam ser implementadas visando a combater a dependência das drogas, mas não são? Ademais, por que o crack vicia mais que as demais drogas? Qual substância colabora para isso? São algumas das várias perguntas que, a fim de proporcionar um maior conteúdo no parágrafo, poderiam ser respondidas no texto
Apesar de que poderia ter havido um maior detalhamento no D2, ele está bem argumentado, mas você não propôs medidas intervencionistas para a resolução deste problema na conclusão. É recomendável que, no momento das propostas de intervenção, as resoluções estejam ligadas com os argumentos. Caso contrário, a estrutura do texto pode ser prejudicada e, consequentemente, irá perder pontos
Em relação à conclusão, não recomendo a utilização de dados estatísticos ou quaisquer repertórios. Nesse momento do texto, eles não auxiliam tanto e ocupam linhas que poderiam ser melhor utilizadas. Ademais, se é feito a utilização de estatísticas, deve-se colocar a fonte. Acerca da proposta, faltou detalhes: A criação de clínicas é uma boa solução, mas a criação de barraquinhas não soluciona as problemáticas da existência da Cracolândia, apesar de contribuir para uma vida mais digna para os usuários. Qual o motivo para essas propostas? O que elas visam a propor?
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
Continue treinando e tenho certeza que evoluirá.
See lessa preservação do patrimônio cultural brasileiro ENEM
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Ante de tudo, vou apontar os errosLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Ante de tudo, vou apontar os erros gramaticais:
o filosofo grego → o filósofo grego
Entretanto os descuidos → Entretanto, os descuidos
brasil –> Brasil
Nesse viés e crucial analisar as causas desse revés. → Nesse viés, é crucial analisar as causas desse revés.
“um povo que não conhece sua história está fardado a repeti-la” → “um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la”
Ou seja, é de extrema necessidade a preservação das memorias do pais que está refletida em museus e diversos outros. → Ou seja, é de extrema necessidade a preservação das memórias do país que está refletida em museus e diversos outros.
seu passado em lugares reformado e agradáveis a vista → seu passado em lugares reformado e agradáveis à vista
Fazendo assim, com que eles sejam preservados é continuem → Fazendo assim, com que eles sejam preservados e continuem
Há, também, erros no emprego da virgulo. Recomendo se atentar tanto a eles quanto aos demais, pois podem te prejudicar na competência 1
Em relação à introdução, acredito que tenha faltado, em sua tese, a colocação do argumento utilizado no segundo parágrafo de desenvolvimento. Sendo assim, ela acabou ficando incompleta e prejudicou a estrutura da redação em geral.
O primeiro desenvolvimento ficou, ao meu ver, mais expositivo do que argumentativo, pois ele é muito curto e o repertório ocupa metade do parágrafo. Portanto, ele está bastante raso em relação ao conteúdo. Por que a negligência governamental pode acabar fazendo com que determinado patrimônio se torne obsoleto? Quais são as consequências disso tanto para a população quanto para o território nacional? Ademais, o repertório utilizado diz que “o povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. No entanto, não há informações no seu texto acerca do que pode acabar sendo repetido. Assim sendo, o repertório não foi muito produtivo.
O segundo desenvolvimento está um pouco mais argumentativo, mas há uma desorganização quanto aos argumentos, tendo em vista que é citado, primeiramente, a carência de educação em relação à preservação e, logo depois, é citado a inércia governamental novamente. Acredito que as principais causadoras e as que melhor se encaixam nesse parágrafo são as instituições de ensino, visto que é dever delas educar os cidadãos.
Na conclusão, recomendo que faça uma breve citação dos argumentos utilizados no texto antes de propor medidas intervencionistas. Além disso, poderia ter havido um maior detalhamento na proposta. É interessante utilizar palavras como “por meio de”, “a fim de”, para mostrar a sua ideia com maior clareza.
See less“Estratégias para promover o desenvolvimento sustentável no Brasil”
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Na minha visão, seus dois primeiroLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Na minha visão, seus dois primeiros parágrafos estão bem construídos e seguem, de maneira positiva, as exigências do Enem.
No segundo desenvolvimento, houve a problematização do excesso em relação ao gasto de água, mas por que isso ocorre? Apenas foi dito as consequências deste ato, entretanto não foram citados os fatores que colaboram para essa problemática. Por exemplo, a falta de informação da população em relação à escassez de água é um dos fatores que contribuem. Acredito que citar os causadores do empecilho é uma boa estratégia para tornar o desenvolvimento mais rico em conteúdo e pode auxiliar na proposta de intervenção, já que poderá haver ações para mitigar os fatores que causam tal problema.
Na conclusão, sua proposta de intervenção é boa, mas acredito que tenha faltado um detalhamento maior. Por exemplo, foi dito que deve haver uma maior rigorosidade das leis em relação aos quesitos sociais, econômicos e ambientais. Entretanto, quais atitudes rigorosas são essas? Haverá a aplicação de multas para empresas que propagam uma quantidade excessiva de dióxido de carbono? Haverá a privação da liberdade para os cidadãos que promovem o desmatamento ilegal? Seria interessante se você fosse mais específico ao propor a criação ou mudança de leis.
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar
See lesscaminhos para reduzir o consumo de plástico no Brasil
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Antes de tudo, vou apontar os erroLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou apontar os erros gramaticais que identifiquei
No parágrafo de introdução, mais especificamente na tese, acredito que tenha ocorrido a supressão do “à” no momento de colocar os argumentos. Além disso, tanto o sobrenome do filósofo quanto a sua obra estão iniciados com letra minúscula. Logo:
Dessa forma, essa realidade deve-se insuficiência governamental e falta de conhecimento. → Dessa forma, essa realidade deve-se à insuficiência governamental e à falta de conhecimento.
O filósofo Thomas more, em sua obra “utopia”, → O filósofo Thomas More, em sua obra “Utopia”,
Acredito que. graças ao corretor, tenha ocorrido alguns erros no momento da digitação do texto, pois há a presença de troca de palavras, por exemplo:
grandes ricos → grandes riscos
Conforme a Construção Federal de 1988, → Conforme a Constituição Federal de 1988,
Há, também, erros de concordância:
70 mil toneladas de plástico é descartado → 70 mil toneladas de plástico são descartado
leva aos grandes números de plástico sendo encontrado → leva aos grandes números de plástico sendo encontrados
o Governo federal deve cria → o Governo federal deve criar
afim de reverter → a fim de reverter
Desse, modo, as mazelas sociais, possam não ser mais uma realidade na conjuntura brasileira. → Desse modo, as mazelas sociais podem não ser mais uma realidade na conjuntura brasileira.
Ignorando os pequenos erros citados anteriormente, sua introdução segue, de maneira positiva, as exigências do ENEM.
Ao meu ver, o parágrafo relacionado ao primeiro argumento ficou um pouco bagunçado, pois você termina a argumentação e depois é utilizado o repertório para culpar a insuficiência governamental. Na minha visão, teria havido uma coesão melhor se houvesse a troca destes pontos, ou seja, a utilização do repertório e depois a argumentação. Ademais, foi dito que ocorrerá impactos ambientais para o ecossistemas, mas quais são eles? Apesar do leitor ter uma noção de quais impactos são esses, acho que seria interessante você colocar exemplos para que não haja uma lacuna argumentativa. Fora isso, houve uma boa utilização dos argumentos.
Em relação ao segundo desenvolvimento, você criticou a falta de conhecimento acerca da temática por parte da população brasileira, mas por que isso ocorre? Qual fator colabora para que os indivíduos, em território nacional, não tenham consciência do consumo excessivo de plástico? A resposta dessa pergunta poderia auxiliar, não apenas nesse desenvolvimento, mas também na conclusão, já que seria possível utilizar esse fator nas propostas de intervenção
Na conclusão, recomendo que faça uma breve menção aos argumentos utilizados durante a redação antes de propor medidas intervencionistas. Outrossim, sua proposta é boa, mas faltou um detalhamento maior. Por exemplo, como será esse projeto? Sendo mais específico, como o Governo Federal terá noção de quem é o cidadão que mais colaborou com a diminuição no uso de plástico? Outrossim, como será feita essa intervenção na falta de conhecimento?
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
See lessTema- O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Devo parabenizá-la, pois o seu texLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Devo parabenizá-la, pois o seu texto, na minha visão, está muito bem escrito e argumentado. Porém, há uma repetição notável de palavras como “preconceito” e “sociedade”. Acredito que não haveria uma penalização por essas pequenas repetições, mas recomendo a busca por sinônimos, tendo em vista que deixará o texto com um vocabulário maior. Para uma pequena ajudinha, vou citar os sinônimos que costumo utilizar :)
Para “sociedade”, utilizo: âmbito social, nação e corpo social, além da própria sociedade.
Recomendo a não utilização da expressão “tipo de ou tipos de”, acredito que seja um pouco informal
Ademais, acredito que seria interessante se houvesse uma breve retomada aos argumentos utilizados nos parágrafos de argumentação(inclusive, tanto o A1 quanto o A2 estão muito bons). Novamente, nada que você sofreria algum tipo de penalização.
Sua conclusão está perfeita, ok
No geral, você escreve muito bem! Acredito que, se continuar assim, certamente irá conseguir a nota que almeja.
Bem, não houve muita correção, pois não identifiquei a presença de muitos erros. Entretanto, espero que eu tenha contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
See lessA sub-representação feminina na política.
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Em geral, não houve a utilização dLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Em geral, não houve a utilização de conectivos em todo o texto e eles são fatores que auxiliam na estruturação do texto(tópico avaliado pela banca). Ademais, não há a presença de tópicos frasais(outro fator que contribui para a estrutura da redação e que também é avaliado pelos corretores). Sugiro que comece a utilizá-los, vão contribuir bastante para o texto ;)
Ademais, acredito que seria interessante, na introdução, a presença de uma frase que informa o leitor acerca dos argumentos que serão utilizados nos parágrafos de argumentação. Além disso, deve-se colocar “” no título do livro citado.
Outrossim, o primeiro parágrafo argumentativo ficou, na minha visão, com mais informações do que argumentações, pois é utilizado um dado estatístico acerca das diferenças entre o número de pessoas do sexo feminino e do sexo masculino na candidatura, mas por que houve esse aumento no número de mulheres? Quais são os fatores que impedem que o número seja maior? Foi dito que é válido questionar o porquê disso e realmente é, entretanto você poderia ter abordado o motivo no próprio parágrafo. Tente priorizar o que você pensa acerca do tema e exponha mais às suas opiniões sobre o motivo da problemática.
Em relação ao A1, o seu segundo parágrafo de argumentação foi bem mais opinativo, mas ele é muito breve, faltou um detalhamento maior sobre as consequências do machismo para sociedade. Não é recomendável utilizar o mesmo repertório mais de uma vez na redação. Ademais, sugiro que haja apenas 2 parágrafos para argumentar, pois com a utilização de três, tanto os argumentos quanto a conclusão podem ficar rasos, tendo em vista que há apenas 30 linhas para a dissertação. Seria interessante encaixar o penúltimo parágrafo com o A2.
Recomendo que, na conclusão, você faça uma breve retomada aos argumentos utilizados antes de começar a propor propostas intervencionistas. Acredito que tenha faltado um maior detalhamento nas propostas. Como será possível introduzir esse tema nas escolas? Em outras palavras, por meio do que? Qual é a finalidade desta ação? Por que ela contribuiria para um aumento da representatividade feminina na política? Sua segunda proposta está mais detalhada, mas quais serão estas campanhas que poderão ser ofertadas?
Bem, espero que eu tenha contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
See lessMundo real versus mundo virtual: deve haver limites entre ambos?
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 O seu texto, infelizmente, não segLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
O seu texto, infelizmente, não segue o padrão exigido pelo Enem, pois ele apresenta verbos conjugados na primeira pessoa do plural. Na minha visão, seria interessante, a fim de contextualizar o tema, começar a introdução com um repertório. Ademais, não há a presença de conectivos no início dos parágrafos, detalhe que contribui para uma maior coesão e é avaliado pelos corretores. Também não identifiquei a sua tese e nem os tópicos frasais, fatores que também são avaliados.
Além disso, a conclusão ficou bastante rasa, tendo em vista que não há um detalhamento acerca de como será feita essa proposta e nem por qual motivo esta intervenção seria eficaz. Outrossim, é recomendável que você faça uma breve retomada aos argumentos antes de propor propostas intervencionistas e que termine a redação com uma frase finalizadora.
Houve um excesso na quantidade de erros gramaticais, vou citar alguns:
o número de maquinas → o número de máquinas
população à trabalhar, → população a trabalhar,
extritamente necessario → estritamente necessário
crianças e adolecentes → crianças e adolescentes
Bem, espero que eu tenha ajudado em algo! Se ficou alguma dúvida em relação à correção, pode me chamar :)
See lessTema: Sexo Título: A saúde atribuída através do sexo. Modelo ENEM, por favor :)
Mr.Crozma
1 - Temas ENEM. 2 - Conectivos. 3 - Frases gigantes. 4 - Matérias em que você deve focar. 5 - Tudo o que eu consegui encontrar 1. O Enem pode até, num outro governo, falar sobre o assunto (e não tema) sexo, mas nunca vai pedir um tema com aspectos positivos, obrigando o candidato a inventar problemaLeia mais
1 – Temas ENEM. 2 – Conectivos. 3 – Frases gigantes. 4 – Matérias em que você deve focar. 5 – Tudo o que eu consegui encontrar
1. O Enem pode até, num outro governo, falar sobre o assunto (e não tema) sexo, mas nunca vai pedir um tema com aspectos positivos, obrigando o candidato a inventar problemas para conseguir apresentar uma conclusão propositiva. Eis o grande problema que fez com que vários colegas apontassem problemas na construção de suas ideias: este não é um tema Enem!
Você terá muitos problemas se adotar a estratégia do Enem para qualquer tema que aparecer nas suas provas. É provável que a sua professora tenha outras intenções com ele, e aí é importante você perguntar a ela quais são as outras formas de concluir um texto dissertativo-argumentativo. Dou alguns exemplos: conclusão por ironia; por metáfora; por questionamento… A propositiva é só uma, a mais comum de ser cobrada em vestibulares, mas nem de longe a mais legal de se construir. É aí que reside a diferença entre o cursinho e o colégio: no primeiro, você não tem a obrigação de escrever bem, basta ser funcional – cumprir as funções que estão no edital da sua prova -, ao contrário do segundo, que te prepara para a vida.
2. Com a cabeça no Enem, inventar no uso de conectivos é simplesmente LOUCURA. Você repetirá os seus conectivos preferidos o ano inteiro, enchendo o saco do seu professor, porque na correção oficial o corretor estará lendo o seu texto pela primeira vez. Seja diferente na escolha dos seus preferidos, mas use-os à exaustão nesta reta final.
Isso porque errar em conectivos significa perder pontos na competência mais fácil de gabaritar. Se você usar um conectivo de tom adversativo no lugar de um conclusivo, isso é falta grave, então não invente em conectivos, principalmente nos que ligam parágrafos.
Mais uma vez: no contexto do colégio, invente, crie, teste; no vestibular, nem pensar. As redações nota mil são um porre de ler.
3. Abaixo você verá uma lista enorme de erros que você poderá evitar com uma estratégia de redução do tamanho das frases. O ideal é que cada frase ocupe em torno de 1.5 e 2 linhas. Isso não é uma regra, mas se você escrever várias frases com uma média muito acima disso, desconfie que possa estar fazendo algo errado. O terceiro parágrafo foi todo escrito em uma única frase, e isso é um erro: se a maioria dos seus parágrafos for escrito em frase única, sua nota na competência 1 não passa de 120.
Se você simplificar, vai garantir pelo menos um 160, até porque o 200 é muito difícil. Dói dizer isto, mas o Enem pontua mais quem não se complica e pune quem arrisca, quem tenta sem sucesso fazer construções frasais mais complexas. Eu anoto os seus erros e vou explicar cada um deles porque quero te dar a chance de aprendê-los e ter o prazer de escrever, mas não acho que a sua estratégia para a prova deva ser estudar cada um destes erros; se quiser, passe reto por eles. Corrijo-os também porque ela é pública e pode ajudar outros colegas.
Pra você, que escreveu 396 palavras, o ideal seria reduzir o tamanho do texto e escrever até em frases simples, diretas, sem ousadia; isso te impede de subir aos 200 pontos na C1, mas te afasta dos 120. Vai da estratégia que achar melhor para os seus objetivos.
4. Fiz, porém, uma lista de erros mais comuns na sua redação.
Esse/Este: numa prova de redação você raramente vai fazer uso do esTe. Com o T, o pronome se refere ao que está na frente. “O problema é este: falta de miojo em casa.” Quando se referir ao que vem atrás, use sempre o S.
Paralelismo: sempre reflita sobre o que conecta os seus complementos. É esse paralelismo que torna a leitura mais agradável, então não poupe repetição de preposições. Raramente a omissão desses termos é necessária. Vale a pena estudar isso por fora.
Posso dizer a mesma coisa sobre a vírgula em orações adverbiais. Se eu for escrever muito sobre isso aqui, a correção vira um livro.
Palavras sem sentido: o corretor percebe quando você usa uma palavra estranha para evitar a repetição, mas isso torna a leitura complicada, traz até dor de cabeça. A repetição “rara” não impede você de conseguir 200 na C4; já a perda de sentido da frase pode complicar até nos quesitos argumentativos. Seja bem consciente na troca de palavras e treine bastante justamente as palavras que você percebe que mais repete. Cuidado com as substituições oferecidas pelo google. Confie num dicionário.
5. Todos os que eu encontrei, com a ressalva que já fiz: é possível reduzir o suficiente para alcançar 160 na C1 até o dia da prova. Confia nas dicas que eu passei? Apesar dos vários erros, sua C1 ainda pode ser avaliada no 120 pela proporção com o número de palavras. Evitando os erros repetidos, você aumenta bem as suas chances de 160 na C1.
Na série “Educando sexo”(1) a sexóloga, mãe de Otis (o protagonista)(2) relata a importância de praticar o sexo após a 1ª(3) vez feita(4), que baseia-se em obter mais saúde física e psicológica, como a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. No entanto, trazendo estas(5) verdades para a realidade, sabe-se que a prática exagerada desse(6) ato sexual mencionado anteriormente(7),(8) pode resultar em vício, isso é,(9) a necessidade(10) de relacionar-se intimamente com outros indivíduos.
1 – Vírgula pro adjunto adverbial com mais de 3 palavras.
2 – Digamos que você não vai usar parênteses na sua prova de redação. Aqui use vírgulas.
3 – Sempre por extenso: primeira.
4 – Feita o quê? Essa frase ficou incompleta ou sem sentido.
5 – Essas.
6 – Você não citou nenhum ato sexual em específico; ele é genérico: de um ou de qualquer ato.
7 – Aqui houve um pleonasmo que talvez possa ser explicado pelo erro do “desse”. Se fosse “esse”, já era certa a sua “menção anterior”. Lembre-se da explicação sobre o Esse/Este no ponto 4.
8 – Vírgula separando sujeito e verbo. Esse é o problema das frases gigantes. Você claramente sabe que não pode separá-los por vírgula, mas se esquece quando está há muito pensando naquela frase.
9 – Aqui são dois erros. O primeiro é que a expressão é “isto é”, sempre “T”, mas você não vai cometer esse erro porque o mais grave é que nunca fará sentido você usar uma expressão para repetir ideias que você acha que o corretor não entendeu: isso é sinal de que você mesma crê que não escreveu bem aquela frase e que ela precisa ser reescrita. “Ou seja” e “isto é” a partir de hoje estão proibidos nas suas redações, ok?
10 – Essa “necessidade” é mais específica; uma necessidade “anormal” para se tornar efetivamente um vício.
Ademais(1), a fonte informativa UOL conscientiza que(2) segundo médicos(3) como ginecologistas, psicólogos, e neurocientistas, afirmam que praticar o sexo pode ser muitíssimo benéfico para aliviar o estresse, combater a insônia, aliviar dores de cabeça, e (4)também(5) contribuindo para o bom humor juntamente(6)* a disposição para lidar com diversas situações negativas ou não(7). Entretanto, destaca-se que(8) por assuntos íntimos ainda serem tratados como inadequados na atualidade, observa-se(9) que(10) apesar de o sexo ser uma ferramenta facilitadora, ainda assim há de ser normalizada a distribuição de informações sobre tal ato sexual, para que(11) desta(12) forma(13) a população nacional venha a tomar mais conhecimento sobre este(14) meio que não somente serve para o prazer, mas também(15) para atribuir saúde aos demais envolvidos.
1 – O segundo parágrafo é onde você começa a argumentar, uma função completamente diferente da que é exercida pelo primeiro, então não fará sentido nunca uma adição aqui; faz, sim, sentido no terceiro parágrafo, que cumpre a mesma função argumentativa que cumpre o segundo parágrafo.
2 e 3 – Vírgula. Sempre que você se referir a um “conforme”, “segundo”, vai querer dar ênfase a essa autoridade, então usará vírgulas para destacá-la. Tem uma regrinha de português que justifica essas vírgulas também: oração adverbial conformativa pede vírgulas, mas acho que assim é mais difícil de entender kkkk.
4 e 5 – “E também” é uma redundância, mas o “também”, nesse caso, é aceito como uma ênfase na adição, e essa ênfase deve ser apontada com as vírgulas. Sem elas, redundância desnecessária. Não há necessidade de dar essa ênfase, inclusive.
6 – Juntamente também é uma adição diferente, acentuada, e vai precisar de destaque com a pausa da vírgula, mas por que não usar o “e”? Nesse caso, além da ausência de vírgula, houve o problema da crase: junto a alguma coisa.
7 – Negativas ou positivas. Esse “não” quebra a expectativa do leitor.
8 – Vírgula na oração adverbial causal.
9 – Destaca-se, observa-se… Eco para ser evitado.
10 – Vírgula na oração adverbial concessiva.
11 e 13 – Vírgulas para destacar a expressão explicativa/conclusiva.
12 – Desta/Dessa.
14 – Este/Esse.
15 – Aqui o problema é a ideia: prazer e saúde não estão na mesma categoria?
Diante desse ocorrido(1), vale mencionar e explicitar(2) que a prática com bastante frequência do sexo pode ser um problema na vida do indivíduo, pois(3) segundo psicanálises(4)(5) os hormônios provocados pelo ato sexual —como o homônio do prazer—(6), se constantemente(7) obtido(8) por este(9) meio íntimo, os estímulos neurológicos tornam-se uma necessidade, o(10) qual o praticante ficará obstinado a obter, e incapacitando-o em sua relação intrapessoal, ou seja(11), não tendo(12) o controle sobre suas emoções, (13)consciência e (14)foco nas diversas outras áreas de sua vida.
1 – Não houve ocorrido algum no texto até aqui!! É adição: ademais, além disso. Inverteu os parágrafos na hora de passar pro site?
2 – Mencionar e explicitar num mesmo parágrafo determinada declaração me parece contraditório. Acho que você quer assumir para si tamanha responsabilidade como a de explicitar. Sê humilde, mantenha-se nas menções.
3 e 4 – Vírgula da oração adverbial conformativa.
5 – Psicanalistas.
6 – O travessão tem espaço, tá? “sexual — como o hormônio do prazer —, se”.
7 – Não é da constância que você está reclamando. É do exagero.
8 – Obtidos. Plural na frase gigante.
9 – Esse/Este.
10 – A qual (felicidade) ou os quais (estímulos neurológicos). Preferível “a qual”.
11 – Mesmo problema do “isto é”.
12 – Quem “não tendo”? Os estímulos neurológicos? Olha o problema da frase gigante aí de novo.
13 e 14 – “Suas” não se aplica a consciência e foco, então você deve repetir o pronome: suas emoções, sua consciência e seu foco, de preferência com o artigo definido. “Sobre as suas emoções, a sua consciência e o seu foco”.
Contudo(1), faz-se necessário o agir do Ministério da Saúde(2) juntamente ao Ministério da Comunicação(3) quanto a(4) conscientização da população(5) dos(6) demais benefícios consequentes da prática do sexo, como(7) por exemplo(8)(9) desenvolvendo(10) palestras com profissionais especializados na área sexóloga esclarecendo(11) os atributos da relação intimamente sexual. Todavia(12), para que seja(13) formado(14) jovens conhecidos(15) do vício sexual, com o objetivo de disseminar(16) pessoas que possam não sofrer tal problema social e íntimo, é mister que aja(17) uma ação do Ministério da Educação objetivada à estruturação e(18) encaixe de professores sexólogos que não apenas instruam os alunos, mas também conscientizem os estudantes dos possíveis problemas exaltados. Desta(19) forma, aos poucos conquista-se(20) a resolução do vício sexual e(21) desconhecimento da saúde atribuída(22) através(23) do sexo.
1 – Portanto. Nada de inventar.
2 e 3- Vírgulas de novo.
4 – Crase.
5 – Comunicação, conscientização, população. Eco, evite-o.
6 – “A respeito dos”, ou “sobre”.
7, 8 e 9 – Mais uma vez, o problema é de pleonasmo: o “como” já introduz um exemplo; se quiser enfatizar, ponha a segunda expressão entre vírgulas. E, não, essa ênfase também não é necessária.
10 – Quebra de paralelismo: “o agir” pede “o desenvolvimento”.
11 – Assim como aqui pede “o esclarecimento”, ou: “de forma a esclarecer os atributos”. Evite o gerúndio, ele empobrece a relação entre as orações.
12 – Não era esse o conectivo que você queria usar meeesmo! Todavia não é adição.
13 e 14 – Sejam formados jovens.
15 – Informados. Ser conhecido tem um sentido bem diferente. Conhecedores, no máximo. Conscientes. Palavra demais no texto traz esse tipo de problema também.
16 – Informar também. Se o objetivo era evitar a repetição, alertar. Prefira a repetição em lugar de usar palavras desconhecidas! Mudar o sentido da frase é muito mais grave.
17 – Haja. Verbo haver.
18 – Objetivada à estruturação e AO encaixe. Paralelismo de novo.
19 – Dessa/Desta.
20 – Aos poucos se conquista. Menor dos seus desvios.
21 – A resolução do e do.
22 – Obtida, alcançada, conquistada, recebida. Atribuir é outra coisa.
23 – Nunca use “através”. Use “por meio de”. Através é um termo da física, atravessar.
Se restaram dúvidas, minha DM segue à sua disposição! Dessa vez a redação veio sem erros de digitação e por isso fiz questão de corrigi-la. Foco nos 4 primeiros pontos que destaquei, ok? Até a próxima!
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