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Possíveis ações de combate ao sedentarismo infantil no Brasil
Jorge_Junior
Sua redação está boa, deu pra ver que você teve um projeto de texto e que se preocupou em fundamentar sua argumentação. Entretanto, cabe algumas ressalvas: 1 - Não é bem um erro, mas a sua introdução apresenta um problema de estrutura sintática bem comum: ela é monofrásica. Com monofrásica quero dizLeia mais
Sua redação está boa, deu pra ver que você teve um projeto de texto e que se preocupou em fundamentar sua argumentação. Entretanto, cabe algumas ressalvas:
1 – Não é bem um erro, mas a sua introdução apresenta um problema de estrutura sintática bem comum: ela é monofrásica. Com monofrásica quero dizer que vc utilizou apenas um período em todo o parágrafo. Isso é potencialmente ruim para organização e apresentação das ideias, pois fica um tanto desorganizado. Por isso eu dei uma leve organizada nela:
“O sedentarismo no Brasil se tornou tão “comum” à sociedade, principalmente a população infantil, que medidas de combate são pouco utilizadas e buscadas em território nacional. Nesse sentido, observa-se que a influência da tecnologia é um grande empecilho ao combate, assim como a falta de incentivo dos familiares, tornando, assim, um cenário infantil necessitado de ações contra tal problema.”
2 – Além do problema de estrutura, observei alguns desvios gramaticais:
*Erro de vírgula: no trecho “(…) e tempo a eles, é um fator importante ” a vírgula está separando sujeito do verbo, o correto seria sem a vírgula.
* No trecho “(…) importante ser mencionando” faltou o artigo “a” antes do verbo “ser”.
*Erro de concordância: no trecho ” o público infantil deixou de praticar atividades físicas e se movimentarem” o verbo “movimentar” deveria estar concordando em número com o sujeito “o público infantil”. Por isso o correto seria “se movimentar”.
*Erro de vírgula: no trecho “acima do peso, pela fata de atividade” a vírgula está separando o verbo do complemento, o correto seria sem ela.
*Erro de crase: faltou a crase no trecho “(…) perigo a população.”
*Você se equivocou quanto ao uso da palavra “aja” no trecho “(…) familiar para que aja a busca (…)”. “Aja” vem do verbo “agir”, o que não faria sentido nesse contexto. O correto seria “haja”.
*Você se equivocou no uso da palavra “nociva” no trecho “(…) realização de atividades nocivas à saúde dos mesmo.” “Nocivo” significa algo ruim, maléfico, o que não faria sentido algum na frase, tipo eles iriam buscar atividades nocivas a sua própria saúde?
*Erro de concordância: no trecho “A falta de atividade física destroem (…)” o verbo “destruir” deveria estar concordando em número com o sujeito “a falta”. Por isso o correto seria “destrói”.
*Erro de crase: no trecho ” visando à prática de atividades” o verbo “visar” é transitivo direto, portanto a crase não deveria ser utilizada.
3 – Sua proposta de intervenção está boa, porém faltou o agente.
nota: 840
See lessC1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
CORRIJO DE VOLTA!!!!
Jorge_Junior
Olá, Angel, tudo bem? Irei corrigir sua redação a partir dos erros em suas respectivas competências. Desde já, desculpe a prolixidade. COMPETÊNCIA I - 160 - Mais de dois erros gramaticais: *"(...) ações do Estado frente a problemática". O "a" deveria ter crase. * "(...) garantam o bem estar coletivoLeia mais
Olá, Angel, tudo bem? Irei corrigir sua redação a partir dos erros em suas respectivas competências. Desde já, desculpe a prolixidade.
COMPETÊNCIA I – 160 – Mais de dois erros gramaticais:
*”(…) ações do Estado frente a problemática”. O “a” deveria ter crase.
* “(…) garantam o bem estar coletivo”. A palavra “bem-estar” é escrita com hífen.
* “(…) cabe ao Ministério da Cidadania, proporcionar”. Vírgula separado sujeito de verbo.
COMPETÊNCIA II – 160 – Houve a abordagem do tema proposto, porém você não conseguiu dar produtividade aos seus repertórios. Revisando: o repertório precisa ser legitimado, pertinente e produtivo para receber nota máxima na CII. Na sua redação, vc cumpriu os dois primeiros requisitos, menos a produtividade. Isso é notório no repertório do D1, que, embora vc tenha relacionado o “Contrato Social” com o problema em questão, não houve a articulação de argumentos para torná-lo produtivo ao tema.
COMPETÊNCIA III – 160 – Sua argumentação (principalmente no Desenvolvimento 1) foi demasiadamente expositiva, isto é, você expôs muitas informações mas não explicou ou detalhou o problema. No D1, por exemplo, vc fala que o Estado é negligente, mas em que especificamente ele falha? Por que ele é “um dos causadores do problema”? O que Estado faz ou deixa de fazer que o torna negligente? Percebe que há lacunas na sua argumentação? Recomendo que sempre que vc for escrever pergunte-se: “O que?”; “Por que?”; “Como?”. Tente responder essas perguntas no decorrer do seu parágrafo, isso ajuda a evitar lacunas argumentativas.
COMPETÊNCIA IV – 200 – Ótimo uso dos elementos coesivos intra e interparágrafos.
COMPETÊNCIA V – 200 – Proposta completa.
Nota: 880
Percebi que vc escreve muito bem e tem um ótimo domínio de gramática. Parabéns pela redação, ela está muito bem escrita e estruturada. Se estiver precisando de materiais de redação manda msg no e-mail [email protected], posso te enviar alguns arquivos que talvez lhe sejam úteis. No mais é isso, bons estudos!
See lessOs impactos das fakes news sobre o Coronavírus na sociedade brasileira. -ENEM
16588751761
Olá!! Tome cuidado com a concordância, por exemplo, no título, "fake news" está no plural e no feminino - "Os impactos DAS fakes news..." , já no texto, você inicia como singular e masculino - "Visto que o combate AO fake news..." A alusão histórica que você trouxe no primeiro parágrafo sobre o ilumLeia mais
Olá!!
Tome cuidado com a concordância, por exemplo, no título, “fake news” está no plural e no feminino – “Os impactos DAS fakes news…” , já no texto, você inicia como singular e masculino – “Visto que o combate AO fake news…”
A alusão histórica que você trouxe no primeiro parágrafo sobre o iluminismo foi boa, mas tente contextualizar mais, fazer um link com o tema.
No segundo parágrafo você traz informações estatísticas e informáticas (muito bom) mas como é um texto dissertativo argumentativo, você tem que argumentar, e não só expor dados, se não vira um texto expositivo. O examinador quer ver sua capacidade de argumentação.
Um parágrafo poderia ser estruturado assim:
– Tópico frasal (Você inicia falando sobre o tema)
– Repertório sociocultural (alusão história, dados estatísticos etc)
– Link (você faz a ligação do dado externo que trouxe com o tema proposto)
– Argumentação conclusiva (você fecha o parágrafo com uma “mini conclusão” do tópico tratado naquele parágrafo ( não do texto do, atenção)
Parabéns pelo esforço e informações pesquisadas para escrever o texto, treine agora sua argumentação! Parabéns e boa sorte! 😉
See lessInteligência Artificial
16588751761
Olá!! No trecho: "No ramo de ciência da computação, existe a inteligência artificial que buscam dispositivos tecnológicos para simular o raciocínio humano." - ficou sem concordância, "a inteligência artificial" no singular e "buscam dispositivos" no plural. Ou coloca tudo no singular, ou tudo no pluLeia mais
Olá!!
No trecho: “No ramo de ciência da computação, existe a inteligência artificial que buscam dispositivos tecnológicos para simular o raciocínio humano.” – ficou sem concordância, “a inteligência artificial” no singular e “buscam dispositivos” no plural. Ou coloca tudo no singular, ou tudo no plural.
No trecho: “Isso porque o uso excessivo da inteligência artificial haveria uma substituição do homem pela máquina” faltou coerência, o ideal seria colocar a preposição “com”, para ficar assim: “Isso porque COM o uso excessivo da inteligência artificial haveria uma substituição do homem pela máquina”
Cuidado com a repetição de palavras, como “verbas” no terceiro parágrafo. Tente usar sinônimos e pronomes.
Você está no caminho certo, vá ajustando esses pontos e continue treinando! Parabéns!
See lessOs desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade.
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Olá, boa tarde!!! No trecho "é retratada a realidade vivenciada" ocorreu cacofonia, que é essa rima dos fonemas dos sufixos. Não é bem vinda no estilo de texto argumentativo, tente substituir as palavras pra não acontecer. A introdução está boa, repertório sociocultural+link+tese. O desenvolvimentoLeia mais
Olá, boa tarde!!!
No trecho “é retratada a realidade vivenciada” ocorreu cacofonia, que é essa rima dos fonemas dos sufixos. Não é bem vinda no estilo de texto argumentativo, tente substituir as palavras pra não acontecer.
A introdução está boa, repertório sociocultural+link+tese.
O desenvolvimento seguiu um bom caminho e a conclusão cumpriu com o que o texto propôs.
Como repertório sociocultural para dar mais credibilidade ao texto, você pode usar leis relacionadas ao tema, por exemplo, educação: LDB, crianças e adolescentes: ECA, etc.
See lessViolência, no Brasil, contra a mulher
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Olá, boa tarde!!! Estude o uso da vírgula, quando usar e não usar, isso trará mais clareza e coerência ao seu texto. Tente fazer períodos mais longos, frases curtas às vezes denotam uma argumentação frágil. Nesse trecho: "Há também as psicológicas que são um tipo de agressão de difícil percepção", oLeia mais
Olá, boa tarde!!!
Estude o uso da vírgula, quando usar e não usar, isso trará mais clareza e coerência ao seu texto.
Tente fazer períodos mais longos, frases curtas às vezes denotam uma argumentação frágil.
Nesse trecho: “Há também as psicológicas que são um tipo de agressão de difícil percepção”, ocorreu cacofonia, que é essa rima que não é bem vinda no estilo de texto dissertativo argumentativo, tente substituir as palavras para não acontecer.
See lessA crescente crise da mobilidade urbana no Brasil
Jorge_Junior
Correção Ctrl C Ctrl V pra ganhar ponto... francamente .... ...
Correção Ctrl C Ctrl V pra ganhar ponto… francamente
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A crescente crise da mobilidade urbana no Brasil
Jorge_Junior
Olá Adriele Almeida, obrigado pela correção. Na vdd, eu usei mais um aquele argumento no D2 apenas de forma adicional, por isso não citei na tese. No cursinho que faço eles pedem para ter dois argumentos em cada desenvolvimento, então escolhi um argumento principal (defasagem dos transportes coletivLeia mais
Olá Adriele Almeida, obrigado pela correção. Na vdd, eu usei mais um aquele argumento no D2 apenas de forma adicional, por isso não citei na tese. No cursinho que faço eles pedem para ter dois argumentos em cada desenvolvimento, então escolhi um argumento principal (defasagem dos transportes coletivos) e coloco um de forma secundária, sem se aprofundar muito. E você poderia me dizer onde há erro gramatical? é que tenho que enviar essa red pra correção e quero mandar sem erros.
See lessLimites entre estética e saúde
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Olá! No trecho que inicia seu primeiro parágrafo "A Grécia Antiga já trazia essa concepção de corpo perfeito." Quando você usa "essa" dá a ideia de que você já disse algo e está retomando. Estude anáfora e catáfora. É muito bom trazer dados externos, repertório sociocultural, como você fez com o filLeia mais
Olá!
See lessNo trecho que inicia seu primeiro parágrafo “A Grécia Antiga já trazia essa concepção de corpo perfeito.” Quando você usa “essa” dá a ideia de que você já disse algo e está retomando. Estude anáfora e catáfora.
É muito bom trazer dados externos, repertório sociocultural, como você fez com o filme. No entanto, é bom que você contextualize mais, o texto é argumentativo, e não expositivo.
Continue treinando, você está no caminho certo!
A ENRAIZAÇÃO DO MACHISMO NA SOCIEDADE.
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Olá! Sendo uma crônica como você colocou, o texto está bem o interessante e acredito que cumpre o que uma crônica pede: ser interessante ao leitor, tornando a leitura agradável. Como não é dissertação não há problemas quanto a impessoalidade. Só no trecho: "submissa as vontades" - teria crase "às"
Olá! Sendo uma crônica como você colocou, o texto está bem o interessante e acredito que cumpre o que uma crônica pede: ser interessante ao leitor, tornando a leitura agradável.
See lessComo não é dissertação não há problemas quanto a impessoalidade.
Só no trecho:
“submissa as vontades” – teria crase “às”