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Existe determinismo em nossa sociedade
Madughzxx
Oii, também não sei muito do modelo de correção que você pediu, mas vou ajudar em algumas pequenas observações! Há alguns desvios de acentuação formado no momento em que nascemos, (virigula) por causa [..] mencionar (o) caso de (um) ex participante do programa [...] Amy e Tammy:Irmãs contra o peso,Leia mais
Oii, também não sei muito do modelo de correção que você pediu, mas vou ajudar em algumas pequenas observações!
See lessHá alguns desvios de acentuação
formado no momento em que nascemos, (virigula) por causa [..]
mencionar (o) caso de (um) ex participante do programa […]
Amy e Tammy:Irmãs contra o peso, ( virigula) é protagonizado por uma mulher que [..]
Somente isso, espero ter ajudado 🥰
ENEM – Tema: O aumento no uso de opioides no Brasil
Madughzxx
Olá!! Eu gostei bastante da sua redação, você escreve muito bem, há poucos desvios gramaticais! Minhas únicas observações aqui, seriam : No seu terceiro parágrafo, você citou a magna carta, mas não fez referência do porque o Estado deveria cumprir com o seu uso, faltou essa parte argumentativa, queLeia mais
Olá!!
See lessEu gostei bastante da sua redação, você escreve muito bem, há poucos desvios gramaticais!
Minhas únicas observações aqui, seriam : No seu terceiro parágrafo, você citou a magna carta, mas não fez referência do porque o Estado deveria cumprir com o seu uso, faltou essa parte argumentativa, que poderia deixar o final do seu texto com uma breve lacuna.
E sempre em modo conclusivo, use e abuse de conectivos para deixar seu ponto de vista ainda mais firme, são os queridinhos dos corretores!
Parabéns!! Nota : 950. Espero ter ajudado! 🥰
A exposição irrefletida dos indivíduos nas redes sociais
Madughzxx
Oii, vou tentar te auxiliar de acordo com os meus conhecimentos!! Adorei o seu primeiro parágrafo, muito bem contextualizado, houve o tópico frasal e você indicou o assunto já pautado nas teses, voltando também a palavra chave do título! Ótimo segundo parágrafo, já mostrado seu posicionamento sobreLeia mais
Oii, vou tentar te auxiliar de acordo com os meus conhecimentos!!
See lessAdorei o seu primeiro parágrafo, muito bem contextualizado, houve o tópico frasal e você indicou o assunto já pautado nas teses, voltando também a palavra chave do título!
Ótimo segundo parágrafo, já mostrado seu posicionamento sobre o tema e chamando a atenção do leitor com uma possível intervenção de um agente!
Gostei muitoo também do seu terceiro parágrafo, excelente repertório sociocultural !
Gostei de toda estrutura do seu texto, agentes que foram utilizados e do detalhamento na sua proposta de intervenção!
Obs :
“Juntamente com” é um pleonasmo (isso tira alguns pontinhos por bobeira mesmo)
Você pode manter o “com” ou “aliado ao”
“Por meio de” (recomenda-se mais o uso de “através de”, corretores do enem, acham a expressão citada “por meio de” mais prolixa.
E a sua nota, poderia variar de 880 até 920 e continue, você vai muito longe, escreve muito bem!! Espero ter ajudado 🥰
O movimento antivacina
Madughzxx
Olá!! Vou te ajudar com os conhecimentos que tenho!! No seu primeiro parágrafo, quando você cita a Constituição Federal (deve estar sempre em letra maiúscula); o art 6°, (use sempre art 6. ); *Movimentos antivacina* (antivacinas é o correto) - Levando a óbito, (virigula) pessoas. Ao usar "pessoas maLeia mais
Olá!! Vou te ajudar com os conhecimentos que tenho!!
No seu primeiro parágrafo, quando você cita a Constituição Federal (deve estar sempre em letra maiúscula); o art 6°, (use sempre art 6. ); *Movimentos antivacina* (antivacinas é o correto)
– Levando a óbito, (virigula) pessoas. Ao usar “pessoas mais sensíveis de saúde”, você poderia ter trocado por “pessoas vulneráveis na questão saúde”
Segundo Parágrafo:
“Previnir” errado, o correto seria “Prevenir”
“Chance” (palavra mais informal) mude para “oportunidade”
“Zugmant” errado, o nome correto é “Zygmunt Bauman”.
Seu quarto parágrafo:
“Juntos com” (Informalidade) use apenas “com”
“Por meio de” é uma expressão prolixa, use sempre “através de” (Se for para o enem, “através de” é um dos conectivos favoritos para os corretores)
De forma geral, é isso, veja mais sinônimos de palavras, você poderia perder muitos pontos por pequenos desvios gramaticais, eu mesma já cometi muitos, mas treino a treino, você vai ficar cada dia melhor!! Espero ter ajudado 🥰
See lessAlternativas para combater a violência urbana nos estados brasileiros
eddiens7
Introdução Excelente parágrafo. Apresenta contextualização, problematização e tese. Nenhuma observação a ser feita. D1 "Esse cenário decorre do fato de que uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista [...]" *Não faz muito sentido dizer que um governante sLeia mais
Introdução
Excelente parágrafo. Apresenta contextualização, problematização e tese. Nenhuma observação a ser feita.
D1
“Esse cenário decorre do fato de que uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista […]”
*Não faz muito sentido dizer que um governante se orienta por um viés individualista. Entendi sua colocação, entretanto, faria mais sentido se o termo “individualista” fosse substituído por populista, esquerdista, socialista ou, simplesmente, corrupto.
D2
“[…] acarreta num aumento da insegurança popular, visto que (vírgula) sem as devidas medidas governamentais (vírgula) há uma vulnerabilidade social […]”
Conclusão
“[…] é mister a atuação governamental *na violência* (no combate à violência) urbana nos estados brasileiros.”
“Assim, cabe ao governo […]” *Qual esfera do governo? Goveno Federal, Estadual… ?
Obs. A conclusão está muito boa, e bem detalhada. Porém, em uma redação em que o tema trata do combate à violência, não faz muito sentido utilizar a educação como o principal meio de intervenção. Quem combate o crime é a polícia e o recrudescimento do vigor das leis. Nesse sentido, a educação seria um complemento dessa solução.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
200 – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativoargumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
200 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
160 -Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Espero que minhas cosiderações auxiliem na evolução de seus textos. Bons estudos !!!
See lessO agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro
eddiens7
O texto carrega uma série de erros de pontuação e de estrutura (separação em parágrafos). Como eu não sei se isso foi um erro de digitação ou de fato falta de conhecimento do autor, não irei corrigir esse aspecto. Introdução “O homem nascer bom, mas a sociedade a corrompe”. Essa máxima dita pelo filLeia mais
O texto carrega uma série de erros de pontuação e de estrutura (separação em parágrafos). Como eu não sei se isso foi um erro de digitação ou de fato falta de conhecimento do autor, não irei corrigir esse aspecto.
Introdução
“O homem nascer bom, mas a sociedade a corrompe”. Essa máxima dita pelo filósofo iluminista Rousseau, representa uma característica atemporal e comportamental na sociedade moderna. Enquanto, ao observar (observa-se) o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro, nota-se uma corrupção moral do indivíduo, a qual adota uma conduta indiferente diante da problemática. Nesse sentido, em virtude do agravamento da fome, e da falta de comida no para os brasileiros, esse determinismo (que determinismo???), além de potencializar a permanência dos fatos, corrobora com o pensamento de Rousseau.
Obs. Enquanto, ao observar (observa-se) o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro, nota-se uma corrupção moral do indivíduo. *Erro: 2 tempos verbais em um mesmo período. Observar/nota-se*
“[…] esse determinismo (que determinismo???), além de potencializar a permanência dos fatos […]” *argumento raso*
Tome nota que todas as informações do seu texto devem estar intimamente relacionadas. Você abordou o “determinismo”, todavia, essa informação não fora previamente estabelecida.
D1
Em primeiro lugar, é necessário destacar o agravamento da fome(novamente? Você já abordou esse aspecto na introdução. Traga algo novo.) como um fator que dificulta atenuação do entrave, visto que as classes sociais mais baixa da população, não tem o que comer. No conto machadiano “A causa secreta” atrevas de um personagem fortuna, há uma abordagem sobre o tema universal: a falta de empatia evidenciando a ausência desse caráter prejudica relações interpessoais, em especial, a atuação adequada contra empecilhos na sociedade. A par desse raciocínio, é exatamente esta a questão, sem uma base sólida o corpo social não reconhece o agravamento da fome, como um episódio grave e urgente, seguindo desinteressado e corrompido, conforme a máxima de Rousseau(não faça recall do parágrafo anterior no D1, nem no D2).
Obs. Parágrafo desorganizado e argumentos desconexos. A saber, você não pode redigir que ”o agravamento da foi é um fator que dificulta a atenuação do entrave” por dois motivos: primeiro porque essa informação já havia sido supracitada e segundo porque isso é o próprio entrave. É como dizer que a existência do crime dificulta o combate ao crime, é redundante.
D2
Em segundo lugar, percebe-se que a falta de comida no país(informação sem procedência. O Brasil tem condições de alimentar praticamente o mundo inteiro. Se há pessoas passando fome o problema é logístico e financeiro.), simboliza uma deficiência estrutural uma vez que os cidadãos que não tem condições de ter uma alimentação, acaba(acabam) passando essa necessidade, por falta de dinheiro e trabalho. De acordo com a constituição federal de 1988, e dever do estado fomentar mecanismos capazes de reduzir os problemas sociais, atreves de verbas públicas e conscientização em massa. Entretanto, tais garantais não cumpridas pelo órgão, ao passo que o agravamento da fome no cenário contemporâneo brasileiro.
Obs. Parágrafo desorganizado.
Conclusão
Depreender-se, portanto, a necessidade de combater o agravamento da fome no Brasil, para tanto cabe ao governo executar projetos, isso será efetivado com a ajudar do ministério da cidadania, para que o governo possa fomentar mecanismos capazes de reduzir a fome e a desigualdade com intuito de resolver a problemática. Desse modo, tornou-se-a um princípio fundamental dos cidadãos, anulando a ideologia de Rousseau, e certamente validando os direitos constitucionais.
Obs. Faltou detalhamento
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Não atribuirei nota
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
80 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
80 – Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
80 – Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Espero que minhas considerações auxiliem na evolução de seus textos.
See lessBons estudos :)
Doenças Mentais
eddiens7
O texto ficou com um caráter expositivo (tal qual uma manchete de jornal). As citações são sempre bem-vindas, sobretudo na introdução. Entretanto, busque enriquecer com argumentos e fechando com uma tese bem definida. Observe os textos mais bem avaliados da redação do enem ou de outros concursos e vLeia mais
O texto ficou com um caráter expositivo (tal qual uma manchete de jornal). As citações são sempre bem-vindas, sobretudo na introdução. Entretanto, busque enriquecer com argumentos e fechando com uma tese bem definida. Observe os textos mais bem avaliados da redação do enem ou de outros concursos e vestibulares e busque “copiar” a estrutura. Com a prática você chegará à perfeição.
See lessTecnologias e o aumento do sedentarismo.
Madughzxx
Olá!! Sua introdução se iniciou perfeitamente bem, mas houve a ausência de suas teses, que são as ideias, passadas na sua última linha do primeiro parágrafo. D1 - aqui você argumentou, mas o tempo todo em primeira pessoa, em um texto dissertativo argumentativo, você não pode se referir dessa forma,Leia mais
Olá!! Sua introdução se iniciou perfeitamente bem, mas houve a ausência de suas teses, que são as ideias, passadas na sua última linha do primeiro parágrafo.
See lessD1 – aqui você argumentou, mas o tempo todo em primeira pessoa, em um texto dissertativo argumentativo, você não pode se referir dessa forma, sempre usando o modo omisso da primeira pessoa. Você deveria ter usado um repertório para embasar a sua argumentação.
Não houve o D2, mas deveria haver, aqui você já teria perdido muitos pontos.
Sua conclusão poderia ter tido elementos fundamentais, mas você acabou pecando nisso (ação, agente, modo, finalidade, detalhamento..)
Cuidado, sua redação poderia ter sido zerada, porque você não apresentou os respectivos critérios para um texto dissertativo argumentativo.
Pesquise e leia sobre redações nota 1000, veja como você pode usar repertórios, dados, veja a estrutura completa de um texto dissertativo argumentativo, veja conectivos, tudo isso deixará seu texto mais rico!
Espero ter ajudado!!
Desafios para a implementação do nome social no Brasil
Madughzxx
Olá, vou tentar te ajudar!! Seu primeiro parágrafo: Excelente! Você associou bem a obra ao tema e colocou as duas teses, bem exploradas. Seu segundo Parágrafo: achei ótima a sua colocação de repertório, apenas uma observação: não use perguntas no final de parágrafo da redação, não é indicado, por seLeia mais
Olá, vou tentar te ajudar!!
See lessSeu primeiro parágrafo: Excelente! Você associou bem a obra ao tema e colocou as duas teses, bem exploradas.
Seu segundo Parágrafo: achei ótima a sua colocação de repertório, apenas uma observação: não use perguntas no final de parágrafo da redação, não é indicado, por ser um texto dissertativo argumentativo, você deve sempre argumentar.
Seu terceiro parágrafo: Bem contextualizado também! Após “menoridade” indicar um (.), aconselhável para que você não repita o uso de virgulas, acaba ficando desconexo e aos olhos de um corretor, isso faz você perder pontos.
Seu quarto parágrafo: excelente tbm!! Vi todos os pontos de agente, modo/meio, finalidade e ainda o detalhamento. Sua redação está ótimo, você escreve bem, fez bom uso dos repertórios, não deixe de abranger para dados, informações extras que você tenha, que possa deixar seu texto mais rico, além dos autores já citados.
Espero ter ajudado!!
Impactos advindos do fanatismo político
Madughzxx
Olá!! Sou estudante e vou tentar te ajudar! O primeiro parágrafo foi ótimo, você apresentou as teses. O segundo parágrafo, aqui não entendi o que você quis mostrar, você citou sobre o comportamento do eleitorado, mas na escolha da sua argumentação, ela foi fugiu ao tema proposto. No terceiro parágraLeia mais
Olá!! Sou estudante e vou tentar te ajudar!
See lessO primeiro parágrafo foi ótimo, você apresentou as teses.
O segundo parágrafo, aqui não entendi o que você quis mostrar, você citou sobre o comportamento do eleitorado, mas na escolha da sua argumentação, ela foi fugiu ao tema proposto.
No terceiro parágrafo, você fugiu ao tema mais uma vez, entendi a ideia que você passou, mas ela foi elaborada de má forma, o que dá pra relacionar com uma polarização, diferente da tese que você apresentou, a segunda, sobre a pretensão de ocupar o cargo chefe.
A sua conclusão foi bem estruturada, senti falta da finalidade, dos agentes e do meio. Mas em geral, ela se perdeu, porque você citou um tema de polarização política ao invés de citar e argumentar sobre o fanatismo.
Espero ter ajudado!