Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Automedicação ou Suicídio?
gabrielleestefanie
Competência 1 – 200 Competência 2 – 140 (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição,argumentação e conclusão.) Competência 3 – 160 (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizadLeia mais
Competência 1 – 200
Competência 2 – 140 (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição,argumentação e conclusão.)
Competência 3 – 160 (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. – Sua argumentação está rasa, busque dar maior prioridade aos argumentos do que aos repertórios, lembre-se, você deve convencer o leitor do seu ponto de vista)
Competência 4 – 160 (Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.)
Competência 5 – 200 (apresenta todos os aspectos de uma boa proposta)
NOTA GERAL: 860
See lessO aumento de homicídios entre jovens brasileiros e seus fatores motivadores.
gabrielleestefanie
Competência 1 – 160 (poucos desvios gramaticais, mas evite o uso do gerúndio) Competência 2 – 140 (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição,argumentação e conclusão.) Competência 3 – 120 (Apresenta informações,Leia mais
Competência 1 – 160 (poucos desvios gramaticais, mas evite o uso do gerúndio)
Competência 2 – 140 (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição,argumentação e conclusão.)
Competência 3 – 120 (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.)
Competência 4 – 160 (Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.)
Competência 5 – 200 (apresenta todos os aspectos de uma boa proposta)
NOTA GERAL: 780
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Nicoli
Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem. Pontos nas competências: 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, oLeia mais
Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem.
See lessPontos nas competências:
1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 120
2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 120
3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 160
4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 160
5- Respeito aos direitos humanos
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 120
Continue treinando e sucesso!
O Desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (CORRIJAM POR FAVOR)
Nicoli
Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem. Pontos nas competências: 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, oLeia mais
Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem.
See lessPontos nas competências:
1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 120
2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 80
3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 120
4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 80
5- Respeito aos direitos humanos
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 80
Continue treinando e sucesso!
Estigma associado às doenças mentais
Nicoli
Você teve um redação impecável Parabéns 900++ Corrige a minha por favor ,estou procurando quem entende de redação igual vc Tema do enem 2020- estigma sobre as doenças mentais Segundo a Lei da Inércia, de Newton, um corpo tende a permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da FíLeia mais
Você teve um redação impecável
Parabéns
900++
Corrige a minha por favor ,estou procurando quem entende de redação igual vc
Tema do enem 2020- estigma sobre as doenças mentais
Segundo a Lei da Inércia, de Newton, um corpo tende a permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber uma analogia em relação à questão das doenças mentais, que segue sem uma intervenção que a resolva. Além disso, o conceito da palavra estigma remete ao preconceito. Sobre isso, convém ressaltar que é comum verificar o preconceito associado à questão das doenças mentais na sociedade brasileira. Por isso, é necessário analisar as causas do preconceito que cerca a questão e que acaba gerando depressão.
See lessSob esse viés, é válido apontar o estigma como um dos agravantes da problemática. A Constituição federal assegura, a todos os cidadãos brasileiros, o direito à saúde. Contudo, por conta do preconceito atrelado ao tema, muitos brasileiros deixam de procurar ajuda profissional quando necessitam e acabam sofrendo. Esse cenário supracitado é lamentável.
Ademais, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 11,5 milhões de brasileiros possuem depressão. Sob essa perspectiva, vale destacar o poder que as redes sociais têm sobre o idealismo popular. De acordo com o criador da Apple, Steve Jobs, “A tecnologia move o mundo.” Dessa forma, revela-se a influência que as mídias têm sobre os ideais da população. Esse quadro nefasto precisa, urgentemente, de medidas interventivas.
Depreende-se, portanto, que o Ministério da Saúde – órgão responsável por gerenciar a saúde no Brasil – deve, por meio dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), promover mais ações para que brasileiros com saúde mental prejudicada possam ter acesso à assistência de qualidade, a fim de que doenças como depressão, transtorno bipolar e outras doenças mentais se tornem menos frequentes na população. Além disso, como Oscar Wilde disse, “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.” Por isso, a mídia deve criar campanhas para reduzir o estigma sobre a temática, com o fito de amenizar o impasse. Assim, findará a inércia sobre a questão.
Os estigmas associados as doenças mentais na sociedade brasileira
Nicoli
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 900 pontos
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 900 pontos
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Nicoli
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 800 pontos
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 800 pontos
See less(ENEM 2020) O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Nicoli
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 800 pontos
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 800 pontos
See lessAlfabetismo infantil.
Nicoli
CORREÇÃO INTRODUÇÃO- BOA ABERTURA E ENCONTRI A TESE, MAS VEJA O QUE VOCÊ COLOCOU COMO CAUSA '' a ausência de uma educação eficaz'', NISSO VOCÊ CULPA O ESTADO NO D1 APÓS FALAR DO CONTRATO SOCIAL, ENT´~AO VEJA QUE NA INTRODUÇÃO VOCÊ DEVEREIA COLOCAR '' PASSIVIDADE ESTATAL'' PORQUE O ESTADO NÃO ESTÁ CULeia mais
CORREÇÃO
See lessINTRODUÇÃO- BOA ABERTURA E ENCONTRI A TESE, MAS VEJA O QUE VOCÊ COLOCOU COMO CAUSA ” a ausência de uma educação eficaz”, NISSO VOCÊ CULPA O ESTADO NO D1 APÓS FALAR DO CONTRATO SOCIAL, ENT´~AO VEJA QUE NA INTRODUÇÃO VOCÊ DEVEREIA COLOCAR ” PASSIVIDADE ESTATAL” PORQUE O ESTADO NÃO ESTÁ CUMPRINDO O SEU PAPEL
D2- FALTOU CRASE DURANTE A SITAÇÃO ´´as pessoas´´ ” ÀS PESSOAS”, DARIA MAIS COERENCIA ‘REVERTER OS PROBLEMAS’ AO INVÉS DE COMO VC ESCREVEU ”reversão dos…”
CONCLUSÃO- FALTOU VÍRGULA EM ”é dever do MEC juntamente com o Governo Federal”, O CORRETO É ”é dever do MEC, juntamente com o Governo Federal” PORQUE SEPARA ESSA ORAÇÃO DA OUTRA, TAMBÉM FICOU SUBJETIVO ESCREVER ”desenvolverem projetos” ,O CORRETO É ”DESENVOLVER UM PROJETO” JÁ QUE QUEM VAI DESENVOLVER É O MEC DA PRIMEIRA ORAÇÃO E ESCREVER ”UM PROJETO” DEIXA MAIS CONCRETO CONFORME O MEU CORRETOR; LEMBRANDO QUE É NECESSARIO APENAS UMA INTERVENÇÃO COMPLETA
COM AS DICAS QUE TE DEI VOCÊ VAI MELHORAR AINDA MAIS E GANHAR SEMPRE 900+, BOA SORTE
PASSA NO MEU PERFIL E CORRIGE MINHA REDAÇÃO, COLEGA :)
Analfabetismo digital entre os brasileiros: desafios para a inclusão
Nicoli
Correção: Introdução : erro de concordância nesse período ...em grande parte da população, visto que são privados de... ("grande parte" é singular feminino, então você não usar "são privados", o correto é: ...em grande parte da população, visto que ela é privada de...) Bom uso de vírgulas Erro em :ILeia mais
Correção:
Introdução : erro de concordância nesse período …em grande parte da população, visto que são privados de… (“grande parte” é singular feminino, então você não usar “são privados”, o correto é: …em grande parte da população, visto que ela é privada de…)
Bom uso de vírgulas
Erro em :Inclusão digital ,a letra “i” de inclusão é minúscula
Identifiquei a tese
D1- sem erros, parabéns, mas divercifique seu repertório para não depender de dados do texto base, você usou duas vezes o IBGE nos desenvolvimentos, aumente o uso de conectivos para dar mais coesão à leitura, você repetiu o conectivo “assim”
D2- erro de paralelismo: …A falta de conhecimento do uso da internet e dispositivos eletrônicos…, o correto é: . A falta de conhecimento do uso da internet e DOS dispositivos eletrônicos, porque é sobre o uso DA internet e DOS dispositivos
Erro: …pessoas que não têm acesso à Internet é por não saber usar…, o certo é dessa maneira : …pessoas que não têm acesso à Internet é por não saberem usá-la…, porque pessoas está no plural, então o verbo usar também deve estar e usá-la retoma a palavra internet
Conclusão- erro:… sobre Introdução na Rede Digital…, o certo seria : sobre a introdução da rede digital…, porque de+a=da rede e não em+a=na rede, percebe a diferença? Também as letras devem ser minusculas porque não é nome próprio
Identifiquei os 5 elementos
Lembrando que a redação deve ter no máximo 30 linhas
Continue praticando, você tem potencial, melhore com as dicas e vai conseguir uma ótima nota, indico que assista no YouTube luma e ponto
Competência 1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. (120)
Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão.(160)
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. (160)
Competência 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (120)
Competência 5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (200)
See less