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Os riscos da escassez hídrica no Brasil
João_Lucas
Bom tarde, quase noite, segue correção comentada. MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO *OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À COLeia mais
Bom tarde, quase noite, segue correção comentada.
MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
*EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
*OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO.
Com o advento da Revolução Industrial, vários avanços importantes assolaram a sociedade moderna, em destaque, os de meios de produção. Nessa conjuntura, a diversificação e a variabilidade de mercadorias diversas, gera, por conseguinte, o aumento do consumo de água na extração da matéria prima e em sua produção. Hodiernamente, além da grande quantia de água virtual utilizada pelas unidades fabris e pela agricultura, a negligência estatal contribui avidamente para a escassez hídrica no país. (INTRODUÇÃO PERFEITA, SEM DEFEITOS, NEM GRAMÁTICAIS NEM ESTRUTURAIS)
Diante desse cenário, cabe salientar que as grandes empresas são as responsáveis pelo consumo desenfreado de água no país. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), cerca de 70% do montante de água do país é utilizado pelo processo produtivo de bens de consumo e pela irrigação e cerca de 10% na obtenção da matéria prima. Dessa maneira, a falta de responsabilidade no consumo de água por parte das grandes instituições privadas nas regiões mais ricas do país ocasiona, por conseguinte, a falta dela em outras partes deste (A UTILIZAÇÃO CORRETA “deste” É MUITO RARA, POR ISSO NO TEXTO ENRIQUECE BASTANTE, PARABÉNS). Vê-se, então, a necessidade de mudar a política de consumo e reuso das grandes companhias.
Outrossim, cabe salientar (USO DE “cabe salientar” DA MESMA MANEIRA QUE NO PARAGRAFO PASSADO É CANSATIVO. ACHO QUE UM “Outrossim, importa destacar…” SERIA MELHOR) que a ineficiência do governo é uma das principais razões para a persistência desse problema social. De acordo com (NOVAMENTE O USO DA MESMA FRASE NO MESMO PERÍODO QUE NO TEXTO PASSADO. UM “Segundo o…” JÁ SERIA MENOS CANSATIVO) o filósofo francês Barnett, o Estado é incapaz de obedecer às suas próprias leis e, consequentemente, inapto e contraditório como legislador. Logo, por mais que o governo tente, de forma jurídica, minimizar essa mazela social, ele próprio a acentua com sua incapacidade de fiscalizar e colocar leis em prática. Desse modo, é preciso reafirmar as normas jurídicas em vigor no país. (ÓTIMO!! NA CITAÇÃO EU FIQUEI MEIO CONFUSO, MAS TEVE A EXPLICAÇÃO EM SEGUIDA, ACHEI GENIAL)
Portanto, existe a necessidade de realizar medidas não somente no âmbito governamental, como no cultural, fazendo com que, os problemas sociais sejam atenuados (O QUE VOCÊ DISSE AQUI, É QUE: DEVE-SE MODIFICAR O ÂMBITO CULTURAL PRA ACENTUAR OS PROBLEMAS SOCIAIS?… E DEIXOU POR ISSO MESMO? DEIOU ABERTO À INTERPRETAÇÃO DE QUE VOCÊ QUER QUE HAJA MUDANÇAS PARA FAVORECER OS PROBLEMAS SOCIAIS?). Assim sendo, cabe ao governo federal [AGENTE], instância máxima de poder, reafirmar as leis sobre o consumo hídrico[AÇÃO], por meio de palestras com as instituições privadas[MODO], com o fim de diminuir o gasto com a água[DETALHAMENTO] (QUANDO VOCÊ DIZ “diminuir o gasto COM a água” VOCÊ ESTÁ DIZENDO QUE VAI DIMINUIR O VALOR DO LITRO DA ÁGUA; E NÃO QUE VAI DIMINUIR O GASTO DE ÁGUA. PELO CONTRÁRIO, AO DIMINUIR O CUSTO DA ÁGUA VOCÊ INSENTIVA UM MAIOR GASTO). Ademais, convém ao Ministério do Meio Ambiente[AGENTE] (DEVERIA TER UMA VIRGULA AQUI) desenvolver cartilhas informativas[AÇÃO], por intermédio das redes sociais[MODO], a fim de alertar os empresários sobre consumo consciente e a reutilização de água da chuva[FINALIDADE]. Neste sentido, os avanços conquistados na Revolução Industrial não serão em vão e nos acompanharão ao longo das décadas. (EM MOMENTO ALGÚM VOCÊ SUGERIU QUE O AVANÇO NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PODERIA SER INUTIL OU QUE A CRISE HÍDRICA FARIA RETROCESSO NOS AVANÇOS DA REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL. A TENTATIVA DE RETOMAR O PRIMEIRO PARÁGRAFO É ALGO A SER BUSCADO, MAS FOI FEITO DE FORMA INCORRETA)
COMPETÊNCIA1: avalia a sua gramática: 200 (SÓ ENCONTREI 1 ERRO DE PONTUAÇÃO, e é que sou bem chato com isso)
CONPETÊNCIA 2: avalia a coesão e coerência do seu texto: 160 (SEU TEXTO TINHA TUDO PRA SER PERFEITO, NO ENTANTO ERRA EM SER REPETITIVO NOS DOIS PARÁGRAFOS DE ARGUMENTAÇÃO. ALÉM DISSO, TEM UMA RESTROSPECTIVA, NO ULTIMO PARÁGRAFO, INCOERENTE COM O CITADO AO LONGO DO TEXTO)
COMPETÊNCIA 3: avalia o conhecimento sociocultural: 200 (USO DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DE FORMAS CORRETAS)
COMPETÊNCIA 4: avalia a seus argumentos e capacidade de argumentação/convencer: 180 (APRESENTA ONTRADIÇÃO COM O OBJETIVO DO TEXTO NO PARÁGRAFO DE INTERVENÇÃO)
COMPETÊNCIA 5: valia sua proposta de intervenção: 150 (APRESENTA CONTRADIÇÕES DENTRO DO PRÓPRIO PRAGRAFO, ONDE VOCÊ AGRAVA O PROBLEMA QUE DEVERIA SOLUCIONAR)
TOTAL: 890 poxa… tinha tudo pra ser perfeito, faltou tão pouco, espero que corrija esses errinhos, espero ter ajudado
See lessA importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance
João_Lucas
Bom dia, segue correção comentada. MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO *OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO. Ao longLeia mais
Bom dia, segue correção comentada.
MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
*EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
*OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO.
Ao longo dos últimos anos, a saúde mental vem sendo um dos termos mais repercurtidos (“reperCUTIdo”) no mundo todo. A saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o bem estar fisico (“FÍsico”), mental, emocional e social de um indivíduo. Assim, é de suma importância estar saudavel (“sauDÁvel”), principalmente para atletas esportivos, que lidam com pressões e desafios constantes. Dessa forma, é de extrema importância um atleta estar bem psicológicamente (“psicoLOgicamente”) para exercer com melhor performance o esporte que prática.
Primeiramente, profissionais de qualquer área lidam com pressões e exigências nas funções em que exercem, caso não estiverem bem no ambiente ou não aguentarem as pressões, consequentemente o desempenho na função cai (VOCÊ TIROU ESSA INFORMAÇÃO DE ONDE? QUEM FOI QUE DISSE QUE O RENDIMENTO CAI? TEM QUE POR NO TEXTO). Para atletas esportivos, (ESSA VÍRGULA NÃO DEVERIA ESTAR AÍ) aguenatr (ESSA PALAVRA TEM UM ERRO DE DIGITAÇÃO, MAS MESMOA SSIM DEVERIA SER NO PLURAL “aguentarem”, POIS SE REFERE À “atletas” QUE ESTÁ NO PLURAL) todas as pressões – que podem ser vindas de treinados (“que podem ser vinda de treinados”? TUDO ERRADO, ACHO QUE QUIS DIZER “que podem ser oriundas de: treinos”), colegas de equipe, torcedores e as cobranaças (ISSO EU VOU CONSIDERAR ERRO DE DIGITAÇÃO E NÃO CONTAR, MAS TOME CUIDADO) internas- (DEVERIA SER UM PONTO “.”, POIS VOCÊ VAI PARAR DE FALAR O QUE ESTAVA FALANDO PRA FALAR UMA COISA TOTALMENTE DIFERENTE) é de suma importância para poderem competir com a melhor performance possível.
Outrossim, o bem estar psicológico do atleta deve ser sempre prezado pela instituição ou nação que defende. Pode-se citar como exemplo a atleta de ginastica dos Estados Unidos, que era esperança de ouro no país (VÍRGULA “,”) nas Olímpiadas de Tokyo (EM JAPONÊS “Tokyo” ESTÁ CORRETO, MAS EM PORTUGUÊS É “Tóquio”) 2020, se retirando das finais para focar na sua saúde mental. Dessa forma, apesar de ser uma grande promessa, a norte americana desistiu de competir, devido a problemas com a saúde mental, mostrando que é necessário estar bem psicológicamente (“psicoLOgicamente”) para apresentar os melhores resultados.
Portanto, é cábivel (“caBÍvel”) aos clubes e instituições esportivas (AGENTE) disponibilizarem psicólogos para acolher e fortalecer a mente de um atleta (AÇÃO). É necessário que o tema saúde mental repercurta (“reperCUTA”) nas mídias sociais (AÇÃO), meio que exerce muita influência sob a população (DETALHAMENTO), mostrando a importância de uma mente saudável para desempenhar melhor suas funçoes (CADÊ A ACENTUAÇÃO AQUI? VOU CONSIDERAR COMO ERRO DE DIGITAÇÃO E NÃO CONTAR. NOVAMENTE DIGO: CUIDADO) (FINALIDADE). Assim, a performance iria melhorar muito, melhorando resultados.
COMPETÊNCIA 1: avalia a sua gramática: 100 (MUITOS ERROS GRAMÁTICAIS E LINGUAGEM MUITO INFORMAL)
CONPETÊNCIA 2: avalia a coesão e coerência do seu texto: 160 (A COESÃO TÁ BOA, VOCÊ NÃO SAIU DO TEMA, MAS A COERÊNCIA NEM TANTO, TEM ALGUMAS FRASES CONFUSAS E DIFÍCEIS DE ENTENDER)
COMPETÊNCIA 3: avalia o conhecimento sociocultural: 160 (NÃO POR NENHUMA REFERÊNCIA, CITAÇÃO OU DADO EM UM PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO, DEMONSTRA QUE VOCÊ NÃO TINHA MUITO CONHECIMNETO SOCIOCULTURAL. PORÉM OS QUE FORAM UTILIZADOS NÃO FICARAM SOLTOS OU FORAM SÓ INFORMAÇÃO VAZIA, ELE ENCAIXA COM O TEXTO)
COMPETÊNCIA 4: avalia a seus argumentos e capacidade de argumentação/convencer: 180 (POR MAIS QUE TENHA PECADO FEIO EM CITAR UMA INFORMÇÃO TIRADA DE LUGAR NENHUM NO PARÁGRAFO 2: “caso não estiverem bem no ambiente ou não aguentarem as pressões, consequentemente o desempenho na função cai”, FOI BEM CONVINCENTE NO RESTO DO TEXTO)
COMPETÊNCIA 5: valia sua proposta de intervenção: 100 (SÃO 5 COISAS QUE SE PROCURA AO CORRIGIR ESSA COMPETÊNCIA, SÃO ELAS: agente (quem?); ação (o quê?); modo (como?); detalhamento (“com…?”); e finalidade (afim dê?), NO SEU PARÁGRAFO NÃO SE ENCONTRA O “MODO” EM CANTO ALGÚM, E ALGUNS DOS OUTROS SÃO DIFÍCEIS DE ACHAR.
QUEM TEM QUE SER INFORMADO DA “importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance” NÃO É A POPULAÇÃO, NÃO FAZ SENTIDO, ISSO QUEM DEVE ESTAR ATENTOS SÃO OS CLUBES, ENTÃO É INVIÁVEL ESSA PROPOSTA. O CORRETO É FAZER ALGO MAIS OBJETIVO, PARA RESOLVER O PROBLEMA DE FORMA MAIS EFICIENTE)
TOTAL: 700
See lessOs desafios para promover a integração dos moradores de rua á sociedade
João_Lucas
Bom dia, segue correção comentada. MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO *OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO. No filmLeia mais
Bom dia, segue correção comentada.
MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
*EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
*OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO.
No filme “O triste fim de Policarpo Quaresmo”, o protagonista vê o Brasil como uma nação perfeita e, por isso , é apaixonado por ela. Entretanto, caso ele visse que os desafios para promover a integração dos moradores de rua á ( O CORRETO SERIA “à”, PORÉM O ENEM NÃO COBRA O USO CORRETO DA CRASE “`”, MAS ELE COBRA O USO CORRETO DO ACENTO AGUDO “´”) sociedade é, ainda, um grande problema para a população brasileira, com certeza, teria seu patriotismo ufanista ferido. Esse empecilho ocorre, infelizmente, seja pela negligência governamental, seja pelo preconceito social.
(CARAMBA!!! BOM DE MAIS!!! <3 AMEI!!)
Em primeiro lugar, vale ressaltar a omissão estatal (GOSTEI DA MANEIRA QUE VOCÊ RESSALTOU: "negligência governamental", QUE É O MOTIVO APONTADO PELO QUAL A PROBLEMÁTICA OCORRE, SÓ QUE COM SINÔNIMOS. SÓ TOME CUIDADO, PQ SE O CORRETOR NÃO ENTENDER QUE É A MESMA COISA PODE NÃO RECONHECER O QUE VOCÊ FEZ, ENTÃO É BEM TÊNUE FAZER ISSO QUE FEZ. EU SUGIRO IR PELO MAIS SEGURO), no que tange a inclusão dos moradores de rua a (AQUI VOCÊ NÃO COMETEU O MESMO ERRO, ENTÃO O ANTERIOR PODE SER CONSIDERADO UM DESLISE, E ASSIM SER SIMPLESMENTE IGNORADO) sociedade, é um dos fatores que impedem esse processo. Nessa perspectiva, a escassez de projetos estatais que visem a assistência e incorporação desses indivíduos sem- (E ESSE HÍFEN " – "? ERRO NA DIGITAÇÃO?) moradia ao corpo social contribui para precariedade desse setor e para a continuidade dos desafios envolvendo essa temática. Dessa maneira, parte da população deixa de desfrutar uma moradia adequada, o que resulta na impossibilidade de integração social e na sua exclusão social. No entanto, apesar da Constituição Federal de 1988, determinar como direito fundamental do cidadão brasileiro o acesso á (OPA, AQUI VOCÊ VOLTA A CCOMETER O MESMO USO INCORRETO DO ACENTO AGUDO "´" ONDE ERA PRA SER O ACENTO GRAVE "`". MESMO QUE O ENEM NÃO VÁ CORRIGIR ERROS DE ACENTO GRAVE "`" ELES VÃO CORRIGIR DE ACENTO AGUDO "´") moradia e condições habitacionais , essa lei não é concretizada, pois, (AQUI ENCAIXARIA MELHOR UM ":" POIS VOCÊ VAI EXPLICAR ALGO) não há investimentos estatais suficiente e eficazes nessa área .Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa realidade.
Ademais, o preconceito efetuado pela sociedade, existente no território nacional dificulta a superação desses desafios. Nesse cenário, o Sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra “O Homem Cordial”, expõe o egoísmo presente na comunidade brasileira que tende a priorizar ideais particulares em detrimento do bem-estar coletivo. Dessa modo, observa-se que os moradores de rua são frequentemente associados á (USO INCORRETO DO ACENTO AGUDO "´", ONDE DEVERIA SER ACENTO GRAVE "`") “vagabundos” ou “criminosos” por destoarem do ideal inalcançável de sucesso de vida ligado a dinheiro cultivado no ideal nacional , o que faz com que sejam alvos de preconceito e exclusão social, fatos que (VOCÊ VAI EXPLICAR ALGO, ENTÃO DEVERIA TER USADO O DOIS PONTOS ":") demonstram o egoísmo presente no povo brasileiro. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade da construção de valores empáticos e solidários no Brasil,
Portanto, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE), principal agente (KKK NOSSA É PRO CORRETOR NÃO ERRAR MESMO KKK. MAS É VÁLIDO, TEM ERRO AQUI NÃO) organizador do sistema de ensino no país (CADÊ A VÍRGULA "," ?) promover a informação segura a respeito do moradores de rua (AÇÃO) (E A VÍRGULA, DE NOVO?) desde os primeiros anos escolar ("escolar" ESTÁ NO SINGULAR POR QUÊ?) (A VÍRGULA, NOVAMENTE) por meio da adição de uma disciplina de empatia á Base Comum Curricular (MODO), além de realizar campanhas na mídia (AÇÃO… ACHO NESSE EU FIQUEI CONFUNSO EM IDENTIFICAR) de incentivo a doação destinada a esses indivíduos (MODO… ACHO NESSE EU FIQUEI CONFUNSO EM IDENTIFICAR), visando á plena educação da sociedade (FINALIDADE). Somando a isso, o Ministério do Trabalho e do Emprego (AGENTE, MAS O NOME É "ministério do trabalho e emprego" É UMA COISA SÓ E NÃO DOIS MINISTÉRIOS DIFERENTES) destinar vagas de emprego a essas pessoas (AÇÃO), por meio de programas voltado para a preparação (MODO) e (ARTIGO QUE INDICA SOMA, ENTÃO NESCESSÁRIAMENTE TEM QUE ESTAR FALANDO DA MESMA COISA, ENTÃO NÃO DEIXA DE SER MODO. NÃO SEI SE FOI A INTENÇÃO, MAS NÃO SUGIRO POR MAIS DE 1 DE CADA, PQ VOCÊ TEM POUCAS LINHAS PRA FICAR ENROLANDO COM MAIS E MAIS INFORMAÇÃO DESNECESSÁRIAS) inserção desses seres (A PALAVRA "seres" DESUMANIZA ELES) ao mercado de trabalho (MODO), a (ESSE ARTIGO "a" É MUITO DESNESCESSÁRIO, NÃO VOU ONTAR COMO ERRO GRAMATICAL, SÓ POR NÃO TER CERTEZA, MAS ACREDITO QUE É SIM) afim de ("afim de" INDICA FINALIDADE E NÃO DETALHAMENTO, QUE EU VEJO QUE A INTENÇÃO FOI DETALHAR, DO QUAL O QUE INDICARIA O DETALHAMENTO É "com") atenuar o números de pessoas em situações de rua (finalidade). Com essas medidas a realidade tratada em “O Homem Cordial” será apenas um retrato passado do Brasil (ÓTIMO!! UMA REFERÊNCIA AO PRÓPRIO TEXTO, MARAVILHOSO!)
COMPETÊNCIA 1: avalia a gramática e domínio de linguagem: 160 (ALGUNS ERROS DE PONTUAÇÃO NÃO TÃO GRAVES, E ACENTUAÇÃO, SUANDO O ACENTO AGUDO "´" NO LUGAR DO GRAVE "`". LEMBRANDO QUE NÃO RECOMENDO O USO DO ACENTO GRAVE "`" PORQUE ELES NÃO VÃO CORRIGIR ISSO)
COMPETÊNCIA 2: avalia a coesão, coerência e constância do texto: 180 (VOCÊ NÃO SAIU DO PROPÓSITO QUE O TEMA OFERECE, NEM DAS SUAS PRÓPRIAS PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA. PORÉM VOCÊ COMEÇA O TEXTO COM UM PARÁGRAFO PERFEITO, MAS DECAI CONFORME OS PARÁGRAFOS, ISSO É UMA INCONSTÂNCIA NA QUALIDADE DA REDAÇÃO)
COMPETÊNCIA 3: avalia o conhecimento sociocultural aplicado: 200 (DEU PARA A PARECER QUE TEM MUITO CONHECIMENTO SOBRE O TEMA, E FOI MUITO BEM ENCAIXADO AO LONGO DE TODO O TEXTO)
COMPETÊNCIA 4: avalia os argumentos e capacidade de argumentação/convencer: 200 (PASSOU MUITO BEM O SEU PONTO DE VISTA E FORAM MUITO BEM USADOS OS CONHECIMENTOS SOCIOCULTURAIS, DE MANEIRA QUE NÃO FICOU INFORMAÇÃO SOLTA NO TEXTO. DEMONSTRANDO UMA CAPACIDADE MUITO BOA EM ARGUMENTAÇÃO)
COMPETÊNCIA 5: avalia a proposta de intervenção: 150 (VOCÊ ESCREVEU 3 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO, E NENHUM DELAS TEM AS 5 RESOLUÇÕES ESPERAS: agente (quem?); ação (o quê?); modo (como?); detalhamento ("com.."); finalidade (afim dê?), DE FORMA NÍTIDA E CLARA. O USO DE MAIS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO É VÁLIDA, MAS NO MINIMO UMA DELAS PRECISA ESTAR COMPLETA E CLARA)
NOTA TOAL: 890
ESPERO TER AJUDADO, ME DESCULPA QUALQUER COISA, E SINCERAMENTE DESEJO QUE CONTINUE MELHORANDO.
See lessA questão da água: efeitos da escassez desse recurso no Brasil (Se possível coloquem nota)
João_Lucas
Bom dia, segue correção comentada. MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO *OS PARÊNTESES REFEREM-SE "( )" À CORREÇÃO. No livrLeia mais
Bom dia, segue correção comentada.
MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
*EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
*OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO.
No livro ‘’ O príncipe e o Mendigo’’, de Mark Twain, o protagonista Tom Cant é um garoto pobre que passa por muitas dificuldades (VÍRGULA) entre elas, (COMO VOCÊ VAI DIZER UMA DAS DIFICULDADES, EXEMPLIFICANDO-A E/OU ESMIUÇANDO O “dificuldades”, VOCÊ DEVERIA TER POSTO “:” E NÃO “,”) a escassez de água em sua casa. Fora do mundo fictício, no Brasil, este cenário não é diferente. (O “.” NÃO ESTÁ ERRADO, MAS EU SUGIRO UM “;”) É frequente casos, nos quais muitos brasileiros sofrem com as consequências da falta de água no dia a dia. Diante disso, este fato é sustentado pelo (VOCÊ VAI EXEMPLIFICAR PELO QUE ESSES CASOS SÃO SUSTENTADOS, DEVERIA HAVER UM “:” AQUI) uso inconsciente e exagerado desse recurso pela população (CONVENHAMOS QUE “exagerado desse recurso pela população” E “uso inconsciente” SÃO A MESMA COISA. SENDO ASSIM É REDUNDÂNTE) e por falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema. (ESSE TÁ SUPIMPA)
Primordialmente, a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo causa inúmeros impactos, já que necessitamos dessa fonte para basicamente todas nossas atividades, como: na preparação dos alimentos, para nossa higiene, afazeres domésticos. Nessa perspectiva, é lícito citar o filme ‘’ Inácio Garapa (ESQUECEU DE FECHAR AS ASPAS)– O Matuto Sonhador, da produtora ‘’Barriguda Filmes’’, o personagem Inácio e sua família, enfrenta muitos impasses, inclusive a falta de água, que prejudicou e limitou suas necessidades diárias. De maneira semelhante a longa metragem, à (O USO DA CRASE “`” TÁ ERRADA. NO ENEM NÃO É COBRADO O USO CORRETO DA CRASE”`”, ENTÃO SUGIRO NÃO USAR. ALÉM DISSO O QUE VOCÊ QUERIA DIZER É “há” DE “haver” E NÃO “à” DE “a a”. SENDO ASSIM CONTA COMO ERRO ORTOGRÁFICO) muitos casos como esses no país, principalmente no Nordeste, em que é frequente a carência de chuvas durante o ano, em meio a circunstância, muitos vivem se adaptando com a escassez. E mesmo diante dessa situação, muitas pessoas persistem em gastar mais que o necessário para suas atividades, prejudicando e agravando ainda mais à situação. (VOCÊ ABORTA NA INTRODUÇÃO COMO CAUSA DA PROBLEMÁTICA: “efeitos da escassez de água no Brasil” o “uso inconsequente” SE QUER VOCÊ CITA ALGO PARECIDO, NEM MESMO DA SEGUNDA CAUSA “falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema” VOCÊ CITA. O PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO É PARA DESENVOLVER OS PRONTOS CAUSADORES DA PROBLEMÁTICA, APONTADOS POR VOCÊ NA INTRODUÇÃO. VOCÊ SIMPLESMENTE ENVENTOU OUTRA PROBLEMÁTICA: “a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo”)
Além disso, vale ressaltar que embora a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país (SUPIMPA, GOSTEI), garantir bem-estar, segurança (O QUE SEGURANÇA TEM HAVER COM CRISE HÍDRICA? PARA QUE CITAR ISSO?) e saúde, como inerente a todo cidadão brasileiro, tal benefício não é aplicado na prática, quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões, como: para a sua alimentação e para matar a sede e quando adquirem é por curto prazo e com pouca qualidade. Ademais, segundo o relatório do Desenvolvimento Humano 2006 do programa da ONU, quando comparado o uso diário de água limpa da população dos países desenvolvidos com (“com” NÃO ERA PRA SER “como”? TÁ… VOU LEVAR COMO ERRO DE DIGITAÇÃO) o Brasil, grande parte dos brasileiros usam em seu dia a dia em média 10% do total usado diariamente pelos indivíduos de países mais avançados, ficando bem abaixo da utilização dessa fonte. Em meio a isso, é evidente que esta temática precisa ser solucionada. (AQUI VOCÊ ABORDOU O PRIMEIRO CAUSADOR DO PROBLEMA CITADO NA SUA INTRODUÇÃO. ISSO SIGNIFICA QUE ESSE DEVERIA SER SEU PRIMEIRO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO. E CADÊ A ABORDAGEM DO SEGUNDO CAUSADOR DO PROBLEMA, SE ERA PARA ELA ESTÁ AQUI?)
Portanto, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE) promover projetos voltados para pais e alunos (QUE PROJETOS?), em dias uteis, por meio de palestras (ERA PRA SER A AÇÃO, MAS VOCÊ NÃO DISSE QUE PALESTRA, SOBRE O QUE SERIA A PALESTA [sim parece besteira e bem óbvio, mas você não pode fazer isso]) ministradas por docentes especializados no assunto, tal temática deve ser abordada em locais públicos (MODO), como: escolas e praças, para que todos consigam ter acesso (DETALHAMENTO), para desenvolver, então, o conhecimento sobre o uso correto da água (FINALIDADE). Outrossim, é importante que o Governo crie políticas públicas que visem alternativas para evitar a escassez de água, por exemplo, (VOCÊ VAI EXEMPLIFICAR, O USO DO “:” É INSUBISTITUÍVEL PELA “,”) alternar os dias que tal recurso estaria disponível, mas antes é considerável que haja um aviso para a população sobre tais medidas. Para que assim, seja possível que ocorra um cenário diferente do personagem Tom (NÃO É VIÁVEL PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA. COMO ISSO LEVARIA ÁGUA PARA LOCAIS ONDE “quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões” QUE FOI ABORDADO EM SEU TEXTO? E COMO VOCÊ PODE DIZER: “quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões” QUE INSINUA QUE O BRASIL NÃO É O CAUSADOR DO PROBLEMA DA ESCASSEZ HÍDRICA, E DIZER QUE PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA É NESCESSÁRIO QUE CONSUMAMOS METADE DA ÁGUA QUE JÁ CONSUMIMOS?)
COMPETÊNCIA 1: avalia a gramática e o domínio da norma culta de escrita: 120 (MUITAS PARTES ERAM INFORMAIS, DEIXANDO O SEU TEXTO COM LINGUAGEM INCONSISTENTE; MUITOS ERROS EM PONTUAÇÃO, E ALGUNS ACERTOS, DEMONSTRANDO QUE VOCÊ PODE ATÉ SABER USAR, MAS NÃO SABE INDENTIFICAR ONDE)
COMPETÊNCIA 2: avalia a consistência do texto em relação a proposta: “A questão da água: efeitos da escassez desse recurso no Brasil”: 80 O TEMA FOI PERDIDO NO SEGUNDO PARÁGRAFO, ONDE VOCÊ INVENTOU UM NOVO TEMA PARA ABORDAR: “a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo”, ERRO GRAVÍSSIMO; E NÃO FOI ABORDADO UM DOS CAUSADORES DO PROBLEMA, QUE FOI CITADO POR VOCÊ: “falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema”, VOCÊ NÃO FEZ UM PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO EXPLICANDO POR QUE ISSO É UM PROBLEMA. E A ABORDAGEM DO CAUSADOR DA PROBLEMÁTICA É PARTE ESSENCIAL DE UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO)
COMPETÊNCIA 3: avalia o conhecimento sociocultural aplicado no texto: 100 ( VOÊ USOU UM DADO QUE ARGUMENTA CONTRA A PROBLEMÁTICA: “o Brasil, grande parte dos brasileiros usam em seu dia a dia em média 10% do total usado diariamente pelos indivíduos de países mais avançados, ficando bem abaixo da utilização dessa fonte” EM UM TEXTO QUE ERA PRA ABORDAR A MÁ ADMINISTRAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL, VOCÊ APONTA QUE O BRASIL ADMINISTRA ÁGUA MELHOR QUE OS PAÍSEES MAIS DESENVOLVIDOS)
COMPETÊNCIA 4: avalia sua capacidade de argumentar: 80 (VOCÊ NÃO CONVENSE EM APONTAR QUE A CRISE HÍDRICA NO BRASIL DEVE SER COMBATIDA, NA VERDADE VOCÊ SE CONTRADISSE EM UMA PARTE DO TEXTO: parágrafo 3)
COMPETÊNCIA 5: avalia sua proposta de intervenção e a capacidade de amenizar o problema: 60 (VOCÊ NÃO ESPECIFICA NENHUMA AÇÃO, DE MODO OBJETIVO E CLARO, ALÉM DE TENTAR FAZER A SEGUNDA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO QUE VAI CONTRA: “Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garantir bem-estar” E UMA MEDIDA DRÁSTICA DE CORTAR A ÁGUA DIA SIM, DIA NÃO SÓ DEIXARIA PESSOAS QUE NÃO TEM CAIXAS D’ÁGUA, OU ATÉ TEM, MAS É PEQUENA, SEM ÁGUA POR UM TEMPO, NÃO SOLUCIONANDO O PROBLEMA E AINDA DIFICULTANDO O “bem-estar” QUE DEVERIA SER GARANTIDO PARA TODOS OS BRASILEIROS)
NOTA TOTAL: 440
ESPERO QUE TENHA AJUDADO,E QUE NÃO TENHA SIDO MUITO DURO NAS PALAVRAS.
See lessALÉM DISSO, PESSO QUE POR FAVOR CORRIJA ESSES PONTOS, QUE GARANTO QUE SUA NOTA VAI SUBIR BASTANTE :)
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Nicoli
Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem. Pontos nas competências: 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, oLeia mais
Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem.
See lessPontos nas competências:
1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 120
2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 120
3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 160
4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 160
5- Respeito aos direitos humanos
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 120
Continue treinando e sucesso!
O Desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (CORRIJAM POR FAVOR)
Nicoli
Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem. Pontos nas competências: 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, oLeia mais
Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem.
See lessPontos nas competências:
1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 120
2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 80
3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 120
4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 80
5- Respeito aos direitos humanos
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 80
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Estigma associado às doenças mentais
Nicoli
Você teve um redação impecável Parabéns 900++ Corrige a minha por favor ,estou procurando quem entende de redação igual vc Tema do enem 2020- estigma sobre as doenças mentais Segundo a Lei da Inércia, de Newton, um corpo tende a permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da FíLeia mais
Você teve um redação impecável
Parabéns
900++
Corrige a minha por favor ,estou procurando quem entende de redação igual vc
Tema do enem 2020- estigma sobre as doenças mentais
Segundo a Lei da Inércia, de Newton, um corpo tende a permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber uma analogia em relação à questão das doenças mentais, que segue sem uma intervenção que a resolva. Além disso, o conceito da palavra estigma remete ao preconceito. Sobre isso, convém ressaltar que é comum verificar o preconceito associado à questão das doenças mentais na sociedade brasileira. Por isso, é necessário analisar as causas do preconceito que cerca a questão e que acaba gerando depressão.
See lessSob esse viés, é válido apontar o estigma como um dos agravantes da problemática. A Constituição federal assegura, a todos os cidadãos brasileiros, o direito à saúde. Contudo, por conta do preconceito atrelado ao tema, muitos brasileiros deixam de procurar ajuda profissional quando necessitam e acabam sofrendo. Esse cenário supracitado é lamentável.
Ademais, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 11,5 milhões de brasileiros possuem depressão. Sob essa perspectiva, vale destacar o poder que as redes sociais têm sobre o idealismo popular. De acordo com o criador da Apple, Steve Jobs, “A tecnologia move o mundo.” Dessa forma, revela-se a influência que as mídias têm sobre os ideais da população. Esse quadro nefasto precisa, urgentemente, de medidas interventivas.
Depreende-se, portanto, que o Ministério da Saúde – órgão responsável por gerenciar a saúde no Brasil – deve, por meio dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), promover mais ações para que brasileiros com saúde mental prejudicada possam ter acesso à assistência de qualidade, a fim de que doenças como depressão, transtorno bipolar e outras doenças mentais se tornem menos frequentes na população. Além disso, como Oscar Wilde disse, “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.” Por isso, a mídia deve criar campanhas para reduzir o estigma sobre a temática, com o fito de amenizar o impasse. Assim, findará a inércia sobre a questão.
Os estigmas associados as doenças mentais na sociedade brasileira
Nicoli
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 900 pontos
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 900 pontos
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Nicoli
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 800 pontos
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 800 pontos
See less(ENEM 2020) O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Nicoli
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 800 pontos
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 800 pontos
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