Estudante

A questão da água: efeitos da escassez desse recurso no Brasil (Se possível coloquem nota)

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No livro ‘’ O príncipe e o Mendigo’’, de Mark Twain, o protagonista Tom Cant é um garoto pobre que passa por muitas dificuldades entre elas, a escassez de água em sua casa. Fora do mundo fictício, no Brasil, este cenário não é diferente. É frequente casos, nos quais muitos brasileiros sofrem com as consequências da falta de água no dia a dia. Diante disso, este fato é sustentado pelo uso inconsciente e exagerado desse recurso pela população e por falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema.

Primordialmente, a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo causa inúmeros impactos, já que necessitamos dessa fonte para basicamente todas nossas atividades, como: na preparação dos alimentos, para nossa higiene, afazeres domésticos. Nessa perspectiva, é lícito citar o filme ‘’ Inácio Garapa – O Matuto Sonhador, da produtora ‘’Barriguda Filmes’’, o personagem Inácio e sua família, enfrenta muitos impasses, inclusive a falta de água, que prejudicou e limitou suas necessidades diárias. De maneira semelhante a longa metragem, à muitos casos como esses no país, principalmente no Nordeste, em que é frequente a carência de chuvas durante o ano, em meio a circunstância, muitos vivem se adaptando com a escassez. E mesmo diante dessa situação, muitas pessoas persistem em gastar mais que o necessário para suas atividades, prejudicando e agravando ainda mais à situação.

Além disso, vale ressaltar que embora a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garantir bem-estar, segurança e saúde, como inerente a todo cidadão brasileiro, tal benefício não é aplicado na prática, quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões, como: para a sua alimentação e para matar a sede e quando adquirem é por curto prazo e com pouca qualidade. Ademais, segundo o relatório do Desenvolvimento Humano 2006 do programa da ONU, quando comparado o uso diário de água limpa da população dos países desenvolvidos com o Brasil, grande parte dos brasileiros usam em seu dia a dia em média 10% do total usado diariamente pelos indivíduos de países mais avançados, ficando bem abaixo da utilização dessa fonte. Em meio a isso, é evidente que esta temática precisa ser solucionada.

Portanto, cabe ao Ministério da Educação promover projetos voltados para pais e alunos, em dias uteis, por meio de palestras ministradas por docentes especializados no assunto, tal temática deve ser abordada em locais públicos, como: escolas e praças, para que todos consigam ter acesso, para desenvolver, então, o conhecimento sobre o uso correto da água. Outrossim, é importante que o Governo crie políticas públicas que visem alternativas para evitar a escassez de água, por exemplo, alternar os dias que tal recurso estaria disponível, mas antes é considerável que haja um aviso para a população sobre tais medidas. Para que assim, seja possível que ocorra um cenário diferente do personagem Tom.

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4 Correções

  1. Olá. Vou apontar alguns detalhes no seu texto.

    No livro ‘’ O príncipe e o Mendigo’’, de Mark Twain, o protagonista Tom Cant é um garoto pobre que passa por muitas dificuldades(1) entre elas, a escassez de água em sua casa. Fora do mundo fictício, no Brasil, este cenário não é diferente. É frequente casos,(2) nos quais muitos brasileiros sofrem com as consequências da falta de água no dia a dia. Diante disso, este fato é sustentado pelo uso inconsciente e exagerado desse recurso pela população e por falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema.
    (1) Vírgula. Adjunto adverbial.
    (2) Vírgula indevida.
    *Boa introdução. Trouxe os pontos que deverão ser debatidos no desenvolvimento um e dois: uso inconsciente da água e a falta de medidas governamentais ineficientes no problema.

    Primordialmente, a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo causa inúmeros impactos, já que necessitamos dessa fonte para basicamente todas nossas atividades, como:(1) na preparação dos alimentos, para nossa higiene,(2) afazeres domésticos. Nessa perspectiva, é lícito citar o filme ‘’ Inácio Garapa – O Matuto Sonhador(3), da produtora ‘’Barriguda Filmes’’, (4)o personagem Inácio e sua família,(5) enfrenta muitos impasses, inclusive a falta de água, que prejudicou e limitou suas necessidades diárias. De maneira semelhante a longa metragem, (6)à muitos casos como esses no país, principalmente no Nordeste, em que é frequente a carência de chuvas durante o ano, em meio a circunstância, muitos vivem se adaptando com a escassez. E mesmo diante dessa situação, muitas pessoas persistem em gastar mais que o necessário para suas atividades, prejudicando e agravando ainda mais à situação.
    (1) Eu não teria colocado os dois pontos aqui, mas não acredito que seja um erro.
    (2) A vírgula aqui está indicando que teria mais exemplos. Seria ideal ter utilizado o “e” ou o próprio “ou” aqui.
    (3) Faltou fechar as aspas aqui.
    (4) Ficou um pouco desconexo aqui. Seria melhor ter utilizado “em que o personagem Inácio e sua família…”
    (5) Vírgula separando um elemento importante para o entendimento da frase anterior.
    (6) O correto seria “há”, de haver.
    *Note que você citou o uso inconsciente apenas no final do texto. O propósito desse desenvolvimento seria você ter se aprofundado mais na pauta que prometeu na introdução. Você disse que sem a água indivíduos têm problemas em relação as necessidades diárias. Ok, mas isso não explica muito bem o uso inconsciente da água, entende? Sinto que faltou um pouco de organização nesse desenvolvimento.

    Além disso, vale ressaltar que embora a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garantir bem-estar, segurança e saúde, como inerente a todo cidadão brasileiro, tal benefício não é aplicado na prática,(1) quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões, como: para a sua alimentação e para matar a sede(2) e quando adquirem é por curto prazo e com pouca qualidade. Ademais, segundo o relatório do Desenvolvimento Humano (3)2006 do programa da ONU, quando comparado o uso diário de água limpa da população dos países desenvolvidos com o Brasil, grande parte dos brasileiros usam em seu dia a dia em média 10% do total usado diariamente pelos indivíduos de países mais avançados, ficando bem abaixo da utilização dessa fonte. Em meio a isso, é evidente que esta temática precisa ser solucionada.
    (1) Aqui seria o momento perfeito para o ponto final. A frase já está bem longa.
    (2) Ficou estranho essa construção, talvez uma vírgula aqui seria melhor.
    (3) Faltou um “de”.
    *Mais uma vez faltou você dar detalhes sobre a ineficiência governamental. Você trouxe dados que não explicam muito bem isso. Ok, os brasileiros utilizam no dia a dia mais ou menos 10% do pessoal de países desenvolvidos. Mas o que isso tem haver com a ineficiência governamental que você comentou na introdução? Perceba que pode ter realmente alguma relação, mas você não a desenvolveu, impossibilitando o corretor de descobrir qual seria essa relação.

    Portanto, cabe ao Ministério da Educação(agente — quem fará) promover projetos voltados para pais e alunos(efeito — para quem: pais e alunos), em dias uteis, por meio de palestras ministradas por docentes especializados no assunto(ação — o que será feito: palestras e modo — de que forma: por meio de docentes especializados no assunto), tal temática deve ser abordada em locais públicos, como: escolas e praças, para que todos consigam ter acesso, para desenvolver, então, o conhecimento sobre o uso correto da água.(detalhamento) Outrossim, é importante que o Governo crie políticas públicas que visem alternativas para evitar a escassez de água, por exemplo, alternar os dias que tal recurso estaria disponível, mas antes é considerável que haja um aviso para a população sobre tais medidas. Para que assim, seja possível que ocorra um cenário diferente do personagem Tom.
    *Na minha opinião, o pessoal pegou pesado aqui na nota da prop. de intervenção. Como eu mostrei, você colocou todos os elementos necessários para tirar mais que 60 com certeza. Você não precisa fazer duas propostas de intervenção. O ENEM irá analisar apenas uma, e caso você faça duas, a que estiver mais completa. Por isso, nem coloquei os detalhes na outra proposta, pois pessoalmente eu acho ela um pouco absurda kkkk.

    Enfim, a maior parte dos seus erros é na organização do próprio texto. Você precisa apenas ser mais coerente quando abordar algum tema. Se você prometeu comentar sobre tal assunto na introdução, você precisa se aprofundar nele nos parágrafos de desenvolvimento. Existem alguns errinhos gramaticais, especialmente de pontuação, mas se eu fosse você focaria mais em organizar o texto primeiro.

    Vou tentar dar uma nota, pois teve um pessoal aqui que deu nota 100 sendo que nem existe essa nota no ENEM kkkk (só ver na cartilha do participante publicada pelo próprio INEP: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_no_enem_2019_cartilha_do_participante.pdf)

    C1: Vários erros gramaticais, com alguns desvios. 120
    C2: Domínio médio do texto dissertativo argumentativo. 120
    C3: Aqui vai ser sua menor nota, pois como eu disse, houve falta de organização — especialmente comparando com a introdução/desenvolvimento —. 80.
    C4: Ok, houve uma falta de uso de conectores em alguns momentos, mas nada tão grave. Porém, não vale 200. 120.
    C5: Vou colocar 160 pois acredito que essa seria a nota mesmo. Alguns corretores talvez não colocariam da maneira que eu coloquei os 5 elementos ali, então, 160.
    Total: 600
    Lembre-se que a nota é apenas uma estimativa. Poderia ser menos ou até um pouco mais na hora real da prova.
    Essa nota está bem baixa. Você consegue mais, já que não é tão difícil conseguir um 800-900 no ENEM. Se atente especialmente na parte da organização textual, como eu já disse acima.

    Parabéns, e continue treinando!

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  2. Olá, boa noite! Gostei da sua redação, mas algumas mudanças são necessárias, em especial na parte de compreender o tema da redação e conhecimento dos mecanismos linguísticos. Tente ler mais redações nota 1000. Se eu não me engane o Felipe Felpi tem uma cartilha de redações nota 1000 de graça, dá uma olhada no canal dele ou até no Instagram.

    C1;100
    C2;80
    C3;100
    C4;80
    C5;160

    Nota final; 520

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  3. Olá

    Parabéns pela redação,mas se atente as vírgulas e amplie mais os seus argumentos para dar mais sustentação.
    Leia redações nota mil para você ter uma base delas
    Estude os conectivos
    Organize a introdução, desenvolvimento e conclusão

    Competência 1: 100
    Competência 2: 80
    Competência 3: 100
    Competência 4: 80
    Competência 5: 160

    Nota: 520

    • 1
  4. Bom dia, segue correção comentada.
    MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
    *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
    *OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO.

    No livro ‘’ O príncipe e o Mendigo’’, de Mark Twain, o protagonista Tom Cant é um garoto pobre que passa por muitas dificuldades (VÍRGULA) entre elas, (COMO VOCÊ VAI DIZER UMA DAS DIFICULDADES, EXEMPLIFICANDO-A E/OU ESMIUÇANDO O “dificuldades”, VOCÊ DEVERIA TER POSTO “:” E NÃO “,”) a escassez de água em sua casa. Fora do mundo fictício, no Brasil, este cenário não é diferente. (O “.” NÃO ESTÁ ERRADO, MAS EU SUGIRO UM “;”) É frequente casos, nos quais muitos brasileiros sofrem com as consequências da falta de água no dia a dia. Diante disso, este fato é sustentado pelo (VOCÊ VAI EXEMPLIFICAR PELO QUE ESSES CASOS SÃO SUSTENTADOS, DEVERIA HAVER UM “:” AQUI) uso inconsciente e exagerado desse recurso pela população (CONVENHAMOS QUE “exagerado desse recurso pela população” E “uso inconsciente” SÃO A MESMA COISA. SENDO ASSIM É REDUNDÂNTE) e por falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema. (ESSE TÁ SUPIMPA)

    Primordialmente, a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo causa inúmeros impactos, já que necessitamos dessa fonte para basicamente todas nossas atividades, como: na preparação dos alimentos, para nossa higiene, afazeres domésticos. Nessa perspectiva, é lícito citar o filme ‘’ Inácio Garapa (ESQUECEU DE FECHAR AS ASPAS)– O Matuto Sonhador, da produtora ‘’Barriguda Filmes’’, o personagem Inácio e sua família, enfrenta muitos impasses, inclusive a falta de água, que prejudicou e limitou suas necessidades diárias. De maneira semelhante a longa metragem, à (O USO DA CRASE “`” TÁ ERRADA. NO ENEM NÃO É COBRADO O USO CORRETO DA CRASE”`”, ENTÃO SUGIRO NÃO USAR. ALÉM DISSO O QUE VOCÊ QUERIA DIZER É “há” DE “haver” E NÃO “à” DE “a a”. SENDO ASSIM CONTA COMO ERRO ORTOGRÁFICO) muitos casos como esses no país, principalmente no Nordeste, em que é frequente a carência de chuvas durante o ano, em meio a circunstância, muitos vivem se adaptando com a escassez. E mesmo diante dessa situação, muitas pessoas persistem em gastar mais que o necessário para suas atividades, prejudicando e agravando ainda mais à situação. (VOCÊ ABORTA NA INTRODUÇÃO COMO CAUSA DA PROBLEMÁTICA: “efeitos da escassez de água no Brasil” o “uso inconsequente” SE QUER VOCÊ CITA ALGO PARECIDO, NEM MESMO DA SEGUNDA CAUSA “falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema” VOCÊ CITA. O PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO É PARA DESENVOLVER OS PRONTOS CAUSADORES DA PROBLEMÁTICA, APONTADOS POR VOCÊ NA INTRODUÇÃO. VOCÊ SIMPLESMENTE ENVENTOU OUTRA PROBLEMÁTICA: “a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo”)

    Além disso, vale ressaltar que embora a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país (SUPIMPA, GOSTEI), garantir bem-estar, segurança (O QUE SEGURANÇA TEM HAVER COM CRISE HÍDRICA? PARA QUE CITAR ISSO?) e saúde, como inerente a todo cidadão brasileiro, tal benefício não é aplicado na prática, quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões, como: para a sua alimentação e para matar a sede e quando adquirem é por curto prazo e com pouca qualidade. Ademais, segundo o relatório do Desenvolvimento Humano 2006 do programa da ONU, quando comparado o uso diário de água limpa da população dos países desenvolvidos com (“com” NÃO ERA PRA SER “como”? TÁ… VOU LEVAR COMO ERRO DE DIGITAÇÃO) o Brasil, grande parte dos brasileiros usam em seu dia a dia em média 10% do total usado diariamente pelos indivíduos de países mais avançados, ficando bem abaixo da utilização dessa fonte. Em meio a isso, é evidente que esta temática precisa ser solucionada. (AQUI VOCÊ ABORDOU O PRIMEIRO CAUSADOR DO PROBLEMA CITADO NA SUA INTRODUÇÃO. ISSO SIGNIFICA QUE ESSE DEVERIA SER SEU PRIMEIRO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO. E CADÊ A ABORDAGEM DO SEGUNDO CAUSADOR DO PROBLEMA, SE ERA PARA ELA ESTÁ AQUI?)

    Portanto, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE) promover projetos voltados para pais e alunos (QUE PROJETOS?), em dias uteis, por meio de palestras (ERA PRA SER A AÇÃO, MAS VOCÊ NÃO DISSE QUE PALESTRA, SOBRE O QUE SERIA A PALESTA [sim parece besteira e bem óbvio, mas você não pode fazer isso]) ministradas por docentes especializados no assunto, tal temática deve ser abordada em locais públicos (MODO), como: escolas e praças, para que todos consigam ter acesso (DETALHAMENTO), para desenvolver, então, o conhecimento sobre o uso correto da água (FINALIDADE). Outrossim, é importante que o Governo crie políticas públicas que visem alternativas para evitar a escassez de água, por exemplo, (VOCÊ VAI EXEMPLIFICAR, O USO DO “:” É INSUBISTITUÍVEL PELA “,”) alternar os dias que tal recurso estaria disponível, mas antes é considerável que haja um aviso para a população sobre tais medidas. Para que assim, seja possível que ocorra um cenário diferente do personagem Tom (NÃO É VIÁVEL PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA. COMO ISSO LEVARIA ÁGUA PARA LOCAIS ONDE “quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões” QUE FOI ABORDADO EM SEU TEXTO? E COMO VOCÊ PODE DIZER: “quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões” QUE INSINUA QUE O BRASIL NÃO É O CAUSADOR DO PROBLEMA DA ESCASSEZ HÍDRICA, E DIZER QUE PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA É NESCESSÁRIO QUE CONSUMAMOS METADE DA ÁGUA QUE JÁ CONSUMIMOS?)

    COMPETÊNCIA 1: avalia a gramática e o domínio da norma culta de escrita: 120 (MUITAS PARTES ERAM INFORMAIS, DEIXANDO O SEU TEXTO COM LINGUAGEM INCONSISTENTE; MUITOS ERROS EM PONTUAÇÃO, E ALGUNS ACERTOS, DEMONSTRANDO QUE VOCÊ PODE ATÉ SABER USAR, MAS NÃO SABE INDENTIFICAR ONDE)

    COMPETÊNCIA 2: avalia a consistência do texto em relação a proposta: “A questão da água: efeitos da escassez desse recurso no Brasil”: 80 O TEMA FOI PERDIDO NO SEGUNDO PARÁGRAFO, ONDE VOCÊ INVENTOU UM NOVO TEMA PARA ABORDAR: “a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo”, ERRO GRAVÍSSIMO; E NÃO FOI ABORDADO UM DOS CAUSADORES DO PROBLEMA, QUE FOI CITADO POR VOCÊ: “falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema”, VOCÊ NÃO FEZ UM PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO EXPLICANDO POR QUE ISSO É UM PROBLEMA. E A ABORDAGEM DO CAUSADOR DA PROBLEMÁTICA É PARTE ESSENCIAL DE UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO)

    COMPETÊNCIA 3: avalia o conhecimento sociocultural aplicado no texto: 100 ( VOÊ USOU UM DADO QUE ARGUMENTA CONTRA A PROBLEMÁTICA: “o Brasil, grande parte dos brasileiros usam em seu dia a dia em média 10% do total usado diariamente pelos indivíduos de países mais avançados, ficando bem abaixo da utilização dessa fonte” EM UM TEXTO QUE ERA PRA ABORDAR A MÁ ADMINISTRAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL, VOCÊ APONTA QUE O BRASIL ADMINISTRA ÁGUA MELHOR QUE OS PAÍSEES MAIS DESENVOLVIDOS)

    COMPETÊNCIA 4: avalia sua capacidade de argumentar: 80 (VOCÊ NÃO CONVENSE EM APONTAR QUE A CRISE HÍDRICA NO BRASIL DEVE SER COMBATIDA, NA VERDADE VOCÊ SE CONTRADISSE EM UMA PARTE DO TEXTO: parágrafo 3)

    COMPETÊNCIA 5: avalia sua proposta de intervenção e a capacidade de amenizar o problema: 60 (VOCÊ NÃO ESPECIFICA NENHUMA AÇÃO, DE MODO OBJETIVO E CLARO, ALÉM DE TENTAR FAZER A SEGUNDA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO QUE VAI CONTRA: “Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garantir bem-estar” E UMA MEDIDA DRÁSTICA DE CORTAR A ÁGUA DIA SIM, DIA NÃO SÓ DEIXARIA PESSOAS QUE NÃO TEM CAIXAS D’ÁGUA, OU ATÉ TEM, MAS É PEQUENA, SEM ÁGUA POR UM TEMPO, NÃO SOLUCIONANDO O PROBLEMA E AINDA DIFICULTANDO O “bem-estar” QUE DEVERIA SER GARANTIDO PARA TODOS OS BRASILEIROS)

    NOTA TOTAL: 440

    ESPERO QUE TENHA AJUDADO,E QUE NÃO TENHA SIDO MUITO DURO NAS PALAVRAS.
    ALÉM DISSO, PESSO QUE POR FAVOR CORRIJA ESSES PONTOS, QUE GARANTO QUE SUA NOTA VAI SUBIR BASTANTE :)

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