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Os impactos dos jogos eletrônicos na vida dos jovens

Os impactos dos jogos eletrônicos na vida dos jovens

TEXTO I

“Historicamente, a criação do primeiro videogame ou jogos de computador data de 1958 e se deve ao físico Willy Higinbotham, um dos cientistas que colaboraram para a invenção da bomba atômica. Em 1968 Ralph Baer patenteou o primeiro videogame. A partir daí, desde a criação da Atary, na década de 70, por Nollan Busnell e Ted Dabney, a indústria desse artefato não parou de crescer. 

Diante deste visível crescimento dos jogos como meio de diversão, há uma crescente preocupação em realizar estudos empíricos sobre este assunto. Para elencar um conjunto de recomendações com vistas a subsidiar os profissionais de saúde em suas orientações aos pais e à sociedade quanto ao uso saudável de jogos de videogame, buscamos compreender o impacto do uso do videogame sobre a cognição e sobre a própria sociedade. 

Pesquisas revelaram que os jogos violentos podem levar a comportamentos agressivos e à delinquência. Segundo Uhlmann e Swanson (2004), determinados jogos com conteúdo de violência podem levar o adolescente a perceber-se como agressivo. A dependência ou vício de jogos é outro aspecto que motiva investigações. Em revisão sistemática com enfoque na dependência de internet e de jogos eletrônicos, as análises revelaram que as prevalências apontadas em diferentes estudos são muito diferentes entre si, o que poderia ser delinquência das diferentes nomenclaturas utilizadas nas referências a este problema.

Os aspectos da saúde que podem ser afetados pelo uso do videogame são vários, porém a literatura da área ainda é reduzida e outros estudos devem ser feitos para esclarecer melhor os mecanismos subjacentes a cada uma das entidades nosológicas [que dizem respeito à classificação de doenças] e sua associação com o videogame”.

Fonte: CARVALHO, A; ALVES, L. Videogame: é do bem ou do mal? – Acesso em 13.03.2021 [Adaptado].

 

TEXTO II

“O uso de jogos, com fins pedagógicos demonstra a relevância desse instrumento para situações de ensino – aprendizagem e para o desenvolvimento infantil. O jogo é tão importante quanto o brincar para a aprendizagem humana, é inestimável as suas contribuições para o desenvolvimento, a autonomia, a criatividade e o convívio social da criança. 

Antunes (2003), diz que o jogo tem função fundamental na aprendizagem do aluno e que os educadores têm o objetivo de estimular as crianças para uma transformação em relação ao processo de ensino visando à concretização da aprendizagem. Esta mudança acontecerá através da mediação feita pelo professor, tendo o aluno o maior interessado pela busca dos conhecimentos. 

Diante do exposto, é importância que os educadores conheçam e saibam utilizar essa ferramenta como um recurso pedagógico que vai auxiliar positivamente no processo de aprendizagem. E não apenas como um ‘vilão’”. 

Fonte: SILVA, S. Jogos eletrônicos: contribuições para o processo de aprendizagem. – Acesso em 13.03.2021 [Adaptado].

 

TEXTO III

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/videogame-no-limite-entre-o-bem-e-o-mal/ – Acesso em 13.03.2021.

A partir da leitura e interpretação dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema: Os impactos dos jogos eletrônicos na vida dos jovens na contemporaneidade. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

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