Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Discurso de ódio nas redes sociais

Discurso de ódio nas redes sociais

[protected]Texto 1

Na Sociologia e na Literatura, o brasileiro foi por vezes tratado como cordial e hospitaleiro, mas não é isso o que acontece nas redes sociais: a democracia racial apregoada por Gilberto Freyre passa ao largo do que acontece diariamente nas comunidades virtuais do país. Levantamento inédito realizado pelo projeto Comunica que Muda, iniciativa da agência nova/sb, mostra em números a intolerância do internauta tupiniquim. Entre abril e junho, um algoritmo vasculhou plataformas como Facebook, Twitter e Instagram atrás de mensagens e textos sobre temas sensíveis, como racismo, posicionamento político e homofobia. Foram identificadas 393.284 menções, sendo 84% delas com abordagem negativa, de exposição do preconceito e da discriminação.

— Aquele brasileiro cordial não usa a internet no Brasil — diz Thiago Tavares, presidente da ONG SaferNet Brasil. — O que a gente tem visto nas redes sociais é o acirramento do discurso de ódio, de intolerância às diferenças.

Como resultado do panorama político gerado a partir das eleições de 2014, “coxinhas” e “petralhas” realizam intenso debate nas redes, na maioria das vezes com xingamentos e discursos rasos, que incentivam o ódio e a divisão. Do total de mensagens analisadas, 219.272 tinham cunho político, sendo que 97,4% delas abordavam aspectos negativos. (In: http://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-cultiva-discurso-de-odio-nas-redes-sociais-mostra-pesquisa-19841017#ixzz4aUHsIvCl. Acesso em 05/03/2017)

 

Texto 2

Trecho da entrevista concedida por Raquel Recuero ao jornal Zero Hora, professora da Universidade Católica de Pelotas e autora do livro  A Conversação em Rede: A Comunicação Mediada pelo Computador e as Redes Sociais (Ed. Sulina, 2012):

 

Por que se tem a sensação que existe, nas redes sociais, um excesso de intolerância e violência?

— Acho que isso não está em todos os canais, mas em alguns, principalmente no Facebook e no Twitter. Especialmente após o ano passado, por conta, principalmente, das eleições, essas agressões adquiriram outra proporção. Isso é um efeito direto da guerrilha informacional que tomou a mídia social durante o período (das eleições). Mas não quer dizer que todo mundo seja assim. É preciso entender também que há uma articulação de grupos, e muitas vezes temos o efeito do “grito”, ou seja, aparece mais quem grita mais alto, mesmo que esse grito seja dado por um grupo pequeno.

 

As pessoas são agressivas na internet por quais motivos?

  • Primeiro, porque elas não veem a audiência, que é invisível. Elas interagem com uma tela, e com uma audiência imaginada. No “calor” da emoção, acabam falando coisas para essa audiência, que, claro, não é todo mundo. Isso gera mais agressão ainda, já que as pessoas que não foram intencionalmente agredidas se ofendem, e por aí vai. Em segundo lugar, aquilo que é dito permanece, é difícil de apagar (qualquer um pode dar print screen) e tem muito mais impacto. Em terceiro, as redes são heterogêneas, com pessoas de diferentes credos, opções e ideias. Só que na vida cotidiana, a gente normalmente não procura o conflito na conversa, mas a cooperação. Há exceções, é claro, mas de modo geral a gente conversa com as pessoas sobre o que elas concordam conosco, evitamos os assuntos mais “espinhosos”. Na internet, tu não consegues fazer isso. Não tens como separar as audiências. Além disso, existem os “trolls” e os “haters”, que são grupos organizados para implicar, fazer barulho e criar confusão online, não apenas na seara política, mas em qualquer uma. E esses grupos conseguem se articular bem na internet, porque a rede proporciona isso. (In: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/05/o-discurso-de-odio-se-tornou-mais-visivel-diz-pesquisadora-4766057.html. Acesso 05/03/2017)

 

[box]

Com base nos seus conhecimentos de mundo e nos textos apresentados acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

O ódio nas redes sociais: como resolver esse problema atual?

[/box] [/protected]

 

Conteúdo relacionado

Comente