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Sobre direitos humanos e literatura

Sobre direitos humanos e literatura

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Pensar em direitos humanos tem um pressuposto: reconhecer que aquilo que consideramos indispensável para nós é também indispensável para o próximo. Essa me parece a essência do problema, inclusive no plano estritamente individual, pois é necessário um grande esforço de educação e auto-educação a fim de reconhecermos sinceramente este postulado. Na verdade, a tendência mais funda é achar que nossos direitos são mais urgentes que os do próximo.

(…)

A função da literatura está ligada à complexidade da sua natureza, que explica inclusive o papel contraditório mas humanizador (talvez humanizador porque contraditório). Analisando-a, podemos distinguir pelo menos três faces: (1) ela é uma construção de objetos autônomos como estrutura e significados; (2) ela é uma forma de expressão, isto é, manifesta emoções e a visão do mundo dos indivíduos e dos grupos; (3) ela é uma forma de conhecimento, inclusive como incorporação difusa e inconsciente.

(…)

Entendo aqui por humanização (já que tenho falado tanto nela) o processo de confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos eres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos trona mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante. (In: CÂNDIDO, A. O direito à Literatura. In: Vários Escritos, 2004)

 

Para ampliar o seu conhecimento sobre o assunto, aconselhamos a leitura na íntegra do artigo ‘O direito à literatura’. É só clicar aqui para ler!

Os trechos acima foram recortados do texto do teórico Antônio Cândido, O direito à literatura, o qual apresenta uma bela argumentação sobre a importância da literatura para a formação do sujeito. Com base nos excertos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto sobre o seguinte tema:

Direitos humanos e literatura: o direito à literatura

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