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Práticas alimentares alternativas em ascensão no Brasil

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“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como seus animais são tratados”. Essa assertativa do ativista Mahatma Gandhi demonstra o reflexo da sociedade baseado nos respectivos princípios. Contudo, é evidente no sistema mundial atual, a comercialização de alimentos e adereços originados dos bichos onde grande parte da população não é ciente do seu processo de produção. Sob essa perspectiva, alguns indivíduos são adeptos a alimentações alternativas devido a exploração animal e os impactos ambientais ocasionados pelas indústrias.

Primordialmente, vale ressaltar que a consciência da exploração animal torna o cidadão mais reflexivo, e , consequentemente, permite formar uma opinião acerca do assunto. Sob esse viés, no documentário “Dominion”, lançado no ano de 2018, é mostrado com clareza desde o nascimento até o abatimento os animais que serão servidos nas mesas de milhares de pessoas. Dessa forma, é visto que por detrás das câmeras e toda glamourização positiva a respeito da carne, existe muita dor e sofrimento animal para tal produção, seguido de maus tratos, cuidados mínimos e uma vida “inteira” incapacitados dentro de uma cela.

Ademais, a prática da criação de gado para o consumo apesar da estética “não nociva “, é responsável por diversos dados ao meio ambiente. Nesse contexto, de acordo com uma pesquisa feita pela organização da Sociedade Vegetariana Brasileira são gastos o equivalente 17.100 litros de água para 1 Kg de carne bovina, 14 Kg de Co² emitidos na atmosfera correspondendo a 100 km rodados em um carro comum, e ainda o extensivo desmatamento na região amazônia sendo assim 24 m² de terras para uso como pasto. Logo, tem-se um desastroso impacto não somente para a fauna e a flora mas também aos seres humanos.

Diante do exposto, é essencial buscar soluções para reverter esse cenário. A princípio, cabe ao IBAMA juntamente com ONGs de preservação ambiental abordar tais questões problemáticas com a população, por meio de campanhas e movimentos de antevisão, a fim de promover a reflexão de cada pessoa. Além disso, é necessário o uso de meios variados da comunicação, seja através das rádios, seja pelos programas televisivos ou até mesmo as redes sociais, para o maior alcance possível do público a respeito da situação.Assim, será possível construir uma nação mais humanitária e democrática como visado por Gandhi.

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2 Correções

  1. Oii, Yasmin!!
    Seu texto apresenta uma ótima estruturação de parágrafos, porém alguns erros, especialmente, gramaticais prejudicaram o seu texto.

    Minhas dicas:

    + Revise o uso da vírgula e da crase! Percebi que também houve alguns erros de concordância e ortografia, mas acredito que tenha sido no momento de digitar, assim, sempre leia o seu texto antes de entregá-lo para correção. (C1)
    Ex:
    – “Contudo, é evidente, *no sistema mundial atual, a comercialização de alimentos e adereços originados dos bichos,* onde grande parte da população não é ciente do seu processo de produção.”
    – “Sob essa perspectiva, alguns indivíduos são adeptos a alimentações alternativas, *devido a (devido à****) exploração animal …”
    – “Dessa forma, é visto que,* por detrás das câmeras e toda glamourização positiva a respeito da carne, existe muita dor e sofrimento animal para tal produção, seguido de maus tratos, cuidados mínimos e uma vida “inteira” incapacitados (de incapacidade**) dentro de uma cela.”
    – “Ademais, a prática da criação de gado para o consumo,* apesar da estética “não nociva “, é responsável…”
    – região amazônia (Região Amazônica**)
    – “Logo, tem-se um desastroso impacto não somente para a fauna e a flora,* mas também aos seres humanos.”
    – “A princípio, cabe ao IBAMA,* juntamente com ONGs de preservação ambiental,*”

    + Explore mais o uso dos repertórios socioculturais e, principalmente, foque naquilo que é necessário!! Vc precisa explicar melhor a citação de Gandhi, no sentido de fazer uma associação clara com a temática – (Minha opinião) Acho mais interessante trazer um filme ou série nessa parte (Ex: Madagascar, Okja ), pois, além de vc poder usar essa citação posteriormente, traria uma maior diversidade de referências -. Além disso, quando vc citou o documentário, vc já poderia ter sinalizado o ponto que converge com a tese, deixando, assim, mais linhas para a composição argumentativa. (C2)

    + Cuidado com o uso de coesivos!!
    “Contudo, é evidente, no sistema mundial atual, a comercialização de alimentos e adereços originados dos bichos, onde (na qual) grande parte da população não é ciente do seu processo de produção” : O “onde” está inadequado (C4)

    + Tenha cuidado com o surgimento de “rimas” no texto!!
    Ex:
    – “no sistema mundial atual” al-al
    – “originados dos bichos” os-os-os (C1)

    + Yasmin, o uso de dados estatísticos é extremamente importante para o texto dissertativo argumentativo, todavia evite trazer tantos, afinal, além de acreditar q vc não vai decorar essas informações para o dia da prova (pelo menos não essa quantidade toda kkk), acaba tomando muito espaço, fazendo com que o seu parágrafo fique expositivo!! (C3)

    + Traga mais advérbios, adjetivos e verbos de comentário para o seu texto a fim de deixá-lo bem posicionado criticamente (C3)
    Ex:
    “Sob esse víes, convém apontar* o documentário “Dominion” por denunciar* os constantes abusos sofridos pelos animais para a produção de alimento, sinalizando* a danosa* glamourização a respeito do consumo de carne hodiernamente.”

    + Traga um maior detalhamento para sua proposta!! Vc pode fazer isso mediante o apontamento de exemplos já existentes ou descrevendo melhor o como esses meios de comunicação, apresentados na proposta, iriam trabalhar!!! (C5)

    – Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120

    – Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 180

    – Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    Nota Final:
    780

    Continue escrevendo!! Qualquer dúvida, só perguntar!! Valeuuu

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  2. Ótima redação, apresentou estrutura organizada e coesa, contendo síntese, argumentos ( com causa e consequência) e referencias para dar fundamento a problemática. Bom uso de conectivos intrafrasais e intraparagrafais Citou órgão para realização da intervenção e deteve de muita originalidade! Entretanto o repetitivo de palavras é perigoso (animais, animal, exploração) ,períodos longos e atente-se ao limite de linhas.

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