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OS IMPASSES NO COMBATE À DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

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O romance epistolar ‘Os Sofrimentos do Jovem Werther’, de Johann Goethe, retrata a desventura do protagonista que, ao sofrer por um amor não correspondido, resolve tirar a sua própria vida. Na época, o tom perturbador do livro provocou uma comoção entre os adolescentes os quais, influenciados pelo aspecto depressivo de Werther, cometeram suicídio. Paralelamente, pode-se associar a trama ao contexto hodierno, visto que a depressão tem se mostrado frequente entre os jovens. Nesse viés, convém avaliar tal quadro, agravado não só pela autocobrança excessiva, como também pelo uso indiscriminado das redes sociais.

A priori, é fato que há, na atualidade, jovens mais exigentes sobre si mesmos do que no século passado. De acordo com o filósofo Byung-Chul Han, em seu livro ‘Sociedade do Cansaço’, a imagem de um chefe autoritário foi substituída pela possibilidade de autoliderança entre as pessoas, as quais passam a almejar, a qualquer custo, o melhor aprimoramento individual. Tal conjuntura prova-se prejudicial aos mais jovens, uma vez que, com a proximidade da vida adulta, a pressão para ir bem no vestibular, ter muitos amigos e um relacionamento amoroso, por exemplo, somadas ao excesso de autocobrança, propicia a instalação de psicopatologias, como a depressão. Destarte, hoje o indivíduo se explora e, erroneamente, acredita que isso é realização.

A posteriori, apesar de a humanidade nunca ter sido tão globalizada quanto na contemporaneidade, presencia-se um frequente afastamento entre indivíduos, fomentado pelo contexto cibernético. Sob esse viés, o sociólogo Zygmunt Balman defende que as redes sociais têm contribuído para a fragilidade das relações humanas. Assim, na medida em que ‘seguir’ novas pessoas se tornou mais fácil, ‘bloqueá-las’ também. Ademais, a comparação estimulada pelo estilo de vida ‘perfeito’ postado nas redes sociais é nociva aos jovens, haja vista que a pouca experiência dificulta a percepção dessas irrealidades, acarretando uma menor autoestima entre os adolescentes e, consequentemente, prejuízos na saúde mental dos mesmos.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge que o MEC (Ministério de Educação e Cultura), por meio de verbas governamentais, promova palestras em instituições educacionais de nível fundamental e médio, trazendo psicólogos e psiquiatras especialistas no atendimento de adolescentes, a fim de incentivar o debate acerca da depressão e, consequentemente, diminuir a ocorrência dessa psicopatologia entre os jovens. Somente assim, a sociedade brasileira não mais será análoga a trama de Goethe.

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4 Correções

  1. Parabéns!!! Você escreve divinamente bem, espero um dia conseguir desenvolver um texto tão rico igual ao seu. Você mostrou muito domínio na norma culta padrão da língua, bem como trouxe um repertório recheado, além de uma ótima argumentação. So tome cuidado para que os parágrafos não fiquem muito extensos, como a sua introdução e o nome do sociólogo é com “u” Bauman rsrs… Ademais, todo o seu texto está ótimo e sua conclusão impecável! No enem, se não fosse 1000, com certeza chegaria bem perto disso! Parabéns, amei seu texto! :*

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  2. • Texto bem estruturado.
    • Apresenta bons repertórios e esses são usados de forma produtiva.
    • Muito coerente. Até me emocionou enquanto corretora.
    • Repleto de recursos coesivos.
    • Planejado e relevante.
    • Ao meu ver, a intervenção está ótima, mas sempre aconselho trabalhar melhor o detalhamento.

    Para mim, é 1000!

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  3. Seu texto está excelente!! Com certeza se sairia perfeitamente bem no Enem!
    Sua introdução está otima,o desenvolvimento do texto também está excelente ,da pra entender perfeitamente bem
    E a conclusão também
    Em certas partes do texto eu achei algumas palavras muito formais,mas está excelente minha nota pra vc com certeza n seria a baixo de 900

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  4. Oii, Yane!! Seu texto está excelente!!
    É visível que vc domina a dissertação argumentativa e a gramática, além de fazer um ótimo uso das intertextualidades. O 1000 vem!!!!

    Minhas pontuações:

    + Tenha cuidado com a regência de “análoga”
    “… será análoga à trama de Goethe”

    + Sua conclusão está completa, todavia, caso vc pegue um corretor mais rígido, ele pode tirar pontuação do detalhamento, visto que vc poderia abordá-lo de forma mais completa. Sugiro sempre tentar trazer algum programa análogo ao que vc idealizou na sua proposta!!
    Ex: (n encaixa muito bem, mas estou trazendo só para ilustrar)
    A ONG CVV (Centro de Valorização da Vida)

    + Outra coisa, sempre tente trazer mais de um agente!

    – Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 200

    – Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 200

    – Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 200

    – Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 200

    – Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 180

    Nota Final:
    980

    Continue escrevendo!! Qualquer dúvida, só perguntar!! Valeuuu

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