Estudante

Jovens consomem remédios sem receita e risco à saúde aumenta

  • 1

Dados do Conselho Federal de Medicina indicam que aproximadamente 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem qualquer orientação médica, entretanto, essa prática é ainda mais frequente na população jovem. Ademas, esse costume corrobora para o aumento das intoxicações causada por drogas exógenas e leva à internações ou óbitos que poderiam ser evitados se os órgãos competentes fiscalizassem com mais rigor a distribuição desses fármacos. Dessa forma é necessário que medidas sejam tomadas para conter o consumo indevido e conscientizar a população sobre seus efeitos adversos.

Em primeiro plano, a Agência de Vigilância Sanitária -ANVISA, é o principal órgão responsável pela fiscalização que pode eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde do consumidor, porém, não isenta a responsabilidade  de cada indivíduo. Outrossim, utilizam da internet  para diagnosticar possíveis  patologias e já associam ao tratamento  medicamentoso, e de fato realizam  por meio da internet sem uma receita ou avaliação medica . Contudo, essa prática  acaba sendo prejudicial, pois a avaliação medica e os exames laboratoriais  acabam sendo ignorados, podendo agravar ainda mais o quadro clínico do paciente.

Sob esse viés, muitos adeptos da automedicação desconhecem o tempo adequado da utilização, a dosagem, os efeitos adversos e a interação medicamentosa; embora, alguns fármacos podem parecerem inofensivos, eles causam efeitos deletérios no organismo, quando consumidos de forma errada. Um  exemplo comum é o uso rotineiro de analgésico que pode causar efeitos transitórios simples até um quadro de  insuficiência renal levando a pessoa a fazer hemodiálises .

Portanto, medidas devem ser tomadas por parte do Ministério da Saúde-MS, em parceria com o Conselho de Farmácia, para mitigar o uso inadequado de remédios.  Além disso, devem fomentar políticas públicas voltadas para a promoção e prevenção de saúde da comunidade, isso pode ser feito através de, mutirões  com atendimento multidisciplinar;  contratar mais médicos da família por meio de concurso ou processo seletivo. Dessa forma, a população terá uma cobertura  de saúde adequada com o intuito de diminui as entraves causadas pela  automedicação.

 

Pessoal pra mim não é fácil redigir sobre qualquer tema, acho meu português muito deficiente, mas estou tentando estudar tudo que me orientam, mas infelizmente meu cérebro não tem um poder de absorção grande, vai aos poucos, mas vou…..tentei estudar o uso da vírgula, conectivos e repertório. Tempo gasto= dois dias de estudo e 2:13:03 9 (duas horas, treze minutos e três milésimo de segundos) pra concluir a redação .

 

 

 

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    Notei erros de grafia e de uso da vírgula.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 200
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
    Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200
    Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Introdução

    Dados do Conselho Federal de Medicina indicam que aproximadamente 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem qualquer orientação médica, entretanto, essa prática é ainda mais frequente na população jovem. Ademas (ademais), esse costume corrobora para o aumento das intoxicações causada por drogas exógenas e leva à internações ou óbitos que poderiam ser evitados se os órgãos competentes fiscalizassem com mais rigor a distribuição desses fármacos. Dessa forma é necessário que medidas sejam tomadas para conter o consumo indevido e conscientizar a população sobre seus efeitos adversos.

    “Dessa forma é necessário que medidas sejam tomadas para conter o consumo indevido e conscientizar a população sobre seus efeitos adversos.” Essa frase cai melhor na conclusão, a introdução é o momento de você convidar o leitor para discutir sobre o tema. Portanto, ao invés de falar que medidas são necessárias para o combate, diga que é necessário discutir o tema.

    O parágrafo está muito bom. Atende os tópicos: contextualização, problematização e tese.

    D1

    Em primeiro plano, a Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA, é o principal órgão responsável pela fiscalização que pode eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde do consumidor, porém, não isenta a responsabilidade de cada indivíduo.

    “Outrossim, utilizam da internet para diagnosticar possíveis patologias e já associam ao tratamento medicamentoso, e de fato realizam por meio da internet sem uma receita ou avaliação medica . Contudo, essa prática acaba sendo prejudicial, pois a avaliação medica e os exames laboratoriais acabam sendo ignorados, podendo agravar ainda mais o quadro clínico do paciente.” Essa parte ficou mal conectada.

    Não fosse essa “inconsistência” o parágrafo estaria perfeito.

    D2

    Sob esse viés, (não é um bom modo de iniciar o D2) Sugestão: Ademais, outrossim, por outro lado e etc…
    muitos adeptos da automedicação desconhecem o tempo adequado da utilização, a dosagem, os efeitos adversos e a interação medicamentosa; embora, alguns fármacos podem parecerem inofensivos, (vírgula mal empregada) eles causam efeitos deletérios no organismo, (vírgula mal empregada) quando consumidos de forma errada. Um exemplo comum é o uso rotineiro de analgésico que pode causar efeitos transitórios simples até um quadro de insuficiência renal levando a pessoa a fazer hemodiálises .

    Bom parágrafo.

    Conclusão

    Portanto, medidas devem ser tomadas por parte do Ministério da Saúde-MS (a siga é desnecessária), em parceria com o Conselho de Farmácia, para mitigar o uso inadequado de remédios. Além disso, devem fomentar políticas públicas voltadas para a promoção e prevenção de saúde da comunidade, isso pode ser feito através de, mutirões com atendimento multidisciplinar; contratar mais médicos da família por meio de concurso ou processo seletivo. Dessa forma, a população terá uma cobertura de saúde adequada com o intuito de diminui as entraves causadas pela automedicação.

    Intervenção completa.

    Essa foi a sua melhor redação dentre as que eu corrigi. Tente sempre seguir esse modelo, aprimorando-o, certamente será bem sucedida.

    • 1
  2. Olá! Li sua redação e meus apontamentos são:
    – O parágrafo de introdução não contou com uma tese clara (no modelo ENEM, prova em que trata-se de problemas sociais, espera-se que o estudante discorra sobre quais as causas do problema em questão, além de suas consequência e POR ÚLTIMO apresentar uma possível intervenção). A frase final do parágrafo inicial se assemelhou mais com um início de conclusão do que com uma apresentação de tese.
    – Os parágrafos de desenvolvimento apresentam alguns problemas. O primeiro conta com uma desconexão de coesão. O período do começo não parece articular com o período seguinte, faltam elementos que estabeleçam relações de sentido. Ademais, no parágrafo posterior, há carência de um argumento embasado, principalmente, com o uso de algum repertório produtivo.
    – Na conclusão, o uso do conectivo “Além disso” talvez tenha comprometido um pouco a proposta de intervenção, pois o primeiro período do parágrafo toca no agente e no objetivo final, todavia, não há explicações acerca do modo e que ações especificamente serão feitas. Essas explicações aparecem depois, porém, o conectivo mencionado não tem a função de fazer esta conexão de ideias (“Para isso” poderia ser utilizado no lugar), impedindo a existência de uma relação de sentido entre elas.
    Notas:
    Competência I: 120 (há erros gramaticais, principalmente de ortografia e coerência)
    Competência II: 120
    Competência III: 160
    Competência IV: 80 (o uso inadequado dos conectivos impactam muito no entendimento do texto e por isso afetam bastante a nota)
    Competência V: 120
    Total: 600

    Continue estudando. O estudo é como construir um edifício, não é possível chegar ao topo sem começar pela base. Deve-se começar colocando tijolo por tijolo até alcançar seus objetivos, comece com o que for mais simples para você, e vai se desafiando aos poucos, encontre novas metodologias de estudo, pratique bastante (muito importante), analise o que deu certo até então e foque em corrigir seus pontos fracos, com o tempo, tenho certeza que terá progredido. Nunca desista!

    • 0
  3. Competência 1: 200
    Sua redação apresenta um bom domínio da escrita formal da língua portuguesa, porém ainda ocorre alguns desvios gramaticais.
    Competência 2: 160
    O tema não foi bem desenvolvido na introdução e faltou expor a tese.
    Competência 3: 160
    Apresenta bons argumentos porém com poucas autorias.
    Competência 4: 160
    Houve boas articulações entre os parágrafos mas ocorreram alguns desvios.
    Competência 5: 200
    A proposta de intervenção foi bem elaborada para os problemas apresentados.
    Nota: 880
    Parabéns!!
    Continue estudando!!

    • 1
  4. *introdução com cara de conclusão, apresentou apenas a indicação de relevância do tema (que ficou de acordo com a proposta da redação), porém, da palavra “óbitos até o final da introdução” sua introdução não apresentou a tese, sendo a parte mais importante da introdução, a tese seria seu ponto de vista, o que será defendido no decorrer do texto!
    *O primeiro parágrafo de desenvolvimento apresenta bons argumentos, a partir de: (utilizam da internet…, até o final do parágrafo) porém, a frase do início do parágrafo não seria ideal coloca-la, ela esta mais para uma solução, sendo ideal usa-la na sua conclusão!
    *O segundo parágrafo de desenvolvimento esta ótimo, porem, fraco na questão de períodos.O período (frase) deve conter um pensamento completo, isto é, deve fazer sentido, mesmo que esteja se relacionando com períodos anteriores ou ampliando os sentidos desses. Isso é importante para que o leitor não tenha que ficar “ligando os pontos”, se torna uma leitura mais clara, compreensível e objetiva.
    *A conclusão esta ótima, mais seria interessante dar apenas uma ou duas soluções para o problema, e desenvolve-los, assim a conclusão fica mais direcionada para a raiz do problema. Dar muitas soluções mais não explica-las deixa o texto e o leitor confusos, a retomada da introdução também é importante.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.