O teólogo Rodrigo Silva, em uma de suas entrevistas, alertou que a influência de alguém mal intencionado somada a um público alienado pode resultar em barbáries como o nazismo alemão. Em se tratando da existência das queimadas no Brasil o cenário é bem semelhante ao advertido pelo teólogo, haja vista que a grande mídia cumpre o papel de desinformar os cidadãos comuns. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para tal realidade.
Em primeira análise, deve-se ressaltar que todo o sentimento de medo, desconfiança, e preocupação se dá pela alarmante quantidade de notícias fora de contexto, quando não são completamente falsas, e a divulgação em massa por parte dos veículos comunicativos e pessoas influentes. Exemplo disso são as postagens no Instagram de famosos, em 2020, mostrando preocupação com a suposta destruição da Amazônia, mas, na verdade, as fotos publicadas eram antigas ou de outras florestas.
Ademais, ainda nesse sentido, é fundamental ressaltar que, conforme o filme “Cortina de Fumaça” disponível na plataforma da Brasil Paralelo, o Brasil preserva cerca de 97% da floresta amazônica e 60% de toda sua vegetação, números que são invejados por outras nações. Diante de tal exposto é inadmissível que a maioria da população brasileira não tenha conhecimento desses dados.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos – que são muito mais crendice do que reais. Para isso é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio dos veículos de informação, intensifique o compartilhamento dos reais números e da real situação do país no aspecto ambiental a fim de conter a desinformação causada pela mídia. Assim se consolidará uma sociedade mais próspera, onde o alerta do Rodrigo Silva é devidamente respeitado.
eddiens7
Referências – podcast do Rodrigo Silva no inteligência LTDA; Filme Cortina de Fumaça (Brasil Paralelo); Podcast do Presidente Bolsonaro no Papo hipócrita.
Apesar de ser muito comum devido à massiva dominação da esquerda no Brasil, eu não gosto de colocar toda a culpa e responsabilidade do problema e da resolução do mesmo, respectivamente, no Governo, seja ele de qualquer esfera.
-Vítor-
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Não identifiquei nenhum erro.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160
Acredito que o repertório sociocultural pertinente, porém não foi bem comentado.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
Explore melhor o seu ponto de vista, senti falta disso principalmente no segundo parágrafo.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 140
Não houve repetição de palavras notória, conectivos bem empregados, mas pela falta de profundidade você também perde pontos nesta competência.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Detalhamento: 0
Agente: 40
Finalidade: 40
Ação: 40
Meio/modo: 40
Faltou o detalhamento. Especificação do agente, da ação, do meio/modo ou da finalidade. Apresenta instrumentos, detalhes de atividades, participantes, dinâmicas etc., como: “com exposições verbais e não verbais”, “com a ajuda de funcionários, pais e membros da comunidade”, “com debate sobre filme” etc. Após a apresentação de meio/modo, o uso da preposição “com” ajuda a assinalar a presença do detalhamento. Também são aceitas como detalhamento exemplificações (“como hospitais, clínicas e institutos de assistência”), justificativas (“por ser o responsável pela administração dos recursos empregados”), entre outros.
Resultado: 800
samuk
Irei corrigir como o ENEM pede.
Introdução
”intencionado somada” aqui tem um erro de concordância verbal, troque por ”intencionada somada” é também acredito que deveria ter uma vírgula
”mal intencionado” esse ”mal” é adverbio (tal como bem) troque por ”mau”
Não achei as teses na sua introdução.
Desenvolvimento 1
Você poderia explorar mais seu desenvolvimento 1, sua argumentação está muito rasa.
Falta de repertorio
Explore sua ideias.
Desenvolvimento 2
Mesmo processo do Desenvolvimento 1.
”da Brasil” erro de concordância de gênero, seria ”do Brasil”
Conclusão
A proposta de intervenção deve apresentar os 5 elementos obrigatórios.
Na sua conclusão, não tem:
detalhamento: informação adicional
Adicione uma pontuação ao fim do parágrafo.
”a fim de” possível linguagem informal.
O que tem:
agente- Ministério da Cidadania
intuito- use o intuito assim ”a fim de proporcionar informações sobre o comportamento inadequado e criminoso que estão propiciando” fica bem melhor
meio- ”por meio de través de políticas educacionais” essas coisas simples, deixa seu texto muito melhor.
ação: o que deve ser feito
Enfim, achei uma redação mediana, da pra melhorar muita coisa, principalmente nos desenvolvimentos, onde a argumentação está muito rasa.
Alguns erros gramaticais que podem ser corrigidos.
A conclusão está boa, mas falta alguns elementos que eu citei acima.